CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Extensão universitária contribui para a formação cidadã

Em quase 50 anos, a Unoeste já realizou mais de 1 milhão de atendimentos na comunidade, nas regiões de Prudente, Jaú e Guarujá


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Extensão universitária contribui para a formação cidadã
Unoeste já realizou mais de 1 milhão de atendimentos

O papel da universidade, além de oferecer formação crítica-reflexiva, é possibilitar uma ampla visão do futuro profissional. Entre as principais universidades do país, a Unoeste completará 50 anos em outubro e em todo esse tempo prioriza o ensino atrelado à extensão acadêmica. Assim, o aluno permanece em contato com a comunidade, conhece as necessidades locais e vincula o aprendizado teórico com a prática por meio de atividades de promoção à saúde, social e ambiental. Em seu histórico, a universidade já realizou mais de 1,3 milhão de atendimentos nas cidades e regiões de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.

Para o pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, são diversos fatores que fazem da extensão um diferencial para a formação profissional. “Em primeiro lugar contribui com a prática, ela traz algo a mais ao aluno. O que ele aprende na sala de aula e nos laboratórios, a extensão aplica na comunidade. Assim, ele ganha vivência prática para que se torne um profissional melhor. Além da responsabilidade social, que está presente na missão da universidade e que busca fornecer ao estudante uma formação cidadã”.

Ainda de acordo com o pró-reitor, a Unoeste desempenha um papel fundamental em Prudente, Jaú, Guarujá e regiões. “Uma das coisas relevantes é que a universidade leva conhecimentos e também pode se apropriar dos conhecimentos que a comunidade gera, uma troca muito importante, principalmente para a melhoria da qualidade de vida, do assistencialismo, da construção do cidadão. A transferência de conhecimentos, a oferta de boas práticas, melhora a educação da população e nós também conseguimos levar desenvolvimento econômico e social junto aos nossos parceiros”, explica.

Extensão em números

Ações de extensão acontecem na Unoeste desde a sua fundação em 1972, com iniciativas voltadas à comunidade. Uma prática que a cada ano foi se tornando mais constante e ampliada agora em 2022 com a sua curricularização. São muitas as atividades de responsabilidade social com serviços gratuitos às pessoas, contribuindo com políticas públicas e promoção da cidadania. Nesses 50 anos, são somados mais de 1,3 milhão de atendimentos, 41,2 mil alunos acompanhados por muitos professores em 304 programas, 3.245 projetos, 1.447 atividades.

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Acadêmicos aplicam na prática conteúdo aprendido em aula
Acadêmicos aplicam na prática conteúdo aprendido em aula

Prêmio e certificações

Os prêmios recebidos atestam a qualidade da extensão associada ao ensino e à pesquisa que mantêm a Unoeste como a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, em avaliação do Ministério da Educação (MEC). Dentre os prêmios estão o Cidadania sem Fronteiras, Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, Top Educacional Professor Mário Palmério, Top of Mind, “Melhores Universidades” Guia do Estudante, Santander Universidades, Walmart Brasil e Incentivo Funcional Croeste – Coordenadoria das Unidades Prisionais do Oeste Paulista.

Tem ainda as certificações Selo Verde “Empresa Amiga da Cooperlix”; Selo de Instituição Amiga do Empreendedor, concedido pelo Ministério da Educação; e Selo de "IES Socialmente Responsável”, pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o qual reafirma o reconhecimento às ações extensivas desenvolvidas e atesta que a Unoeste é comprometida com a educação e com a sociedade, por sua constante e expressiva participação no Dia Nacional da Responsabilidade Social, em setembro de cada ano.

Jubileu de Ouro

A Apec/Unoeste completa 50 anos em 3 de outubro de 2022. Neste ano festivo, várias ações são realizadas. Confira a atualização do cinquentenário no site comemorativo, neste link.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem