CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Egressas da 1ª turma partilham memórias cinquentenárias

Professoras já aposentadas destacam a transformação proporcionada pela formação superior em suas vidas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Egressas da 1ª turma partilham memórias cinquentenárias
Maria Darcy Krasucki Alessi, aluna da 1ª turma de Letras da Unoeste

 

As licenciaturas em Estudos Sociais, Letras e Pedagogia iniciavam a história da Apec/Unoeste, por meio da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp). Um sonho dos professores Agripino de Oliveira Lima e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima de criar uma escola superior para formar professores. Faltando exatamente cinco meses para a Unoeste completar 50 anos de atuação na educação, egressas das primeiras turmas dos três cursos precursores compartilham parte de suas trajetórias que tiveram início em outubro de 1972, junto da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste. 

As professoras aposentadas Maria Darcy Krasucki Alessi, Elizabeth Silingowschi Pereira e Naide Videira Braga participaram da aula inaugural, realizada no Colégio Cristo Rei, já que o primeiro prédio da Apec ficou pronto meses depois. “Um dos fatos mais marcantes foi justamente o início das aulas no campus 1 [em fevereiro de 1973]. Foi uma grande conquista, todos vibraram!”, recorda Elizabeth, que na Apec/Unoeste fez duas licenciaturas: Estudos Sociais (1ª turma) e Pedagogia logo na sequência. 

Ela já era formada em geografia, mas foi com o curso de Estudos Sociais que alcançou boas oportunidades. “Naquela época o governo implantava as disciplinas de Educação Moral e Cívica, além da OSPB [Organização Social e Política do Brasil], então com a formação em Estudos Sociais surgiram muitas aulas e até mesmo de coordenação em escola de Álvares Machado”, recorda. Por muitos anos Elizabeth lecionou para o magistério e aposentou-se pelo estado em 1993, mas logo se dedicou a outros projetos na educação. Primeiramente com o antigo Esquema Vestibular, depois atuou na coordenação pedagógica do Esqueminha, o qual se transformou em Centro Educacional Pluri. “Atualmente temos o Pluri Serviços Educacionais, para aulas particulares”. 

O relacionamento com a Unoeste continuou por alguns anos, pois dois dos seus três filhos se formaram na universidade. Um foi egresso da 1ª turma de Comunicação Social – Jornalismo, e o outro cursou Administração. “A educação muda vidas, então eu admiro demais a Unoeste, porque transformou a minha e a de milhares de pessoas”, salienta. Um dos locais mais admirados pela professora é a Biblioteca. “Frequentei muito esse lugar e também trouxe muitos alunos para conhecerem e até pesquisarem aqui”, lembra.

Foto: Mariana Tavares Elizabeth Silingowschi Pereira, aluna da 1ª turma de Estudos Sociais
Elizabeth Silingowschi Pereira, aluna da 1ª turma de Estudos Sociais

Maria Darcy é da 1ª turma de Letras. Ela conta que se não fosse a chegada da Apec, não teria condições de estudar em outra cidade, pois na época já estava com os três filhos, sendo que a caçula tinha apenas seis meses. “Apesar da correria, porque eu trabalhava durante o dia, estudava à noite e tinha as crianças, foi uma maravilha! Lembro que começamos no Cristo Rei e quando viemos para o campus 1 praticamente só existia o prédio da Apec, o Tiro de Guerra e mais pra frente o cemitério. Essa região era vista até como rural. Quando falava em cemitério, era algo muito distante da cidade...”, comenta.

E sua história teve continuidade na Unoeste, pois seu marido se tornou um dos primeiros professores de Matemática da Faclepp. Haroldo Angelo Alessi trabalhou por mais de 30 anos e chegou a lecionar junto do filho, o coordenador de cursos da Faculdade de Informática (Fipp) Haroldo Alessi. “A Unoeste sempre fez parte da minha vida. Foi muito bom ver todo o seu crescimento”, completa Maria Darcy.

Aluna da 1ª turma de Pedagogia, Naide também tem boas recordações da Apec/Unoeste. “As lembranças que tenho são boas, porque eu queria muito fazer uma faculdade, mas eu não tinha condições de estudar fora como tantas amigas que viajavam aos finais de semana”, relembra, enfatizando que a chegada da faculdade foi essencial para a sua carreira na educação. 

Como já era professora efetiva, depois de graduada tornou-se coordenadora pedagógica da escola. Em seguida passou no concurso para diretora e ficou por cinco anos. Também foi aprovada em concurso para supervisora de ensino, em 1990, e em 2008 foi nomeada dirigente regional de ensino, por 11 anos, encerrando sua contribuição na educação em junho de 2019, com a merecida aposentadoria. “Toda carreira construída por meio da faculdade de Pedagogia da Unoeste. Foi um período de realizações!”, enaltece, dizendo que o laço com a universidade permaneceu com seus filhos, formados em Direito, e agora com a neta que cursa Medicina.

Em cargos importantes no ensino, especialmente na diretoria regional de Prudente, que é responsável pelas unidades escolares de 11 cidades, Naide destaca que a Unoeste forma professores para todas as disciplinas, da educação básica ao ensino médio. “E não só os forma professores, como também proporciona a eles capacitação. Porque oferece especializações, mestrados e doutorados. E isso é muito importante para o docente dentro de sala de aula e para a sua carreira”, finaliza. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem