CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão gratuito de câncer de pele é retomado após dois anos

Prudente teve um dos aproximadamente 100 postos espalhados pelo Brasil, com atendimento sábado no HR 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Mutirão gratuito de câncer de pele é retomado após dois anos
Eliseu Martines: 1º atendido pelo mutirão e encaminhado para cirurgia

Após dois anos de isolamento social por causa da pandemia do coronavírus, os mutirões de conscientização, prevenção e diagnóstico de câncer de pele foram retomados sábado (3) em diversas cidades do país, incluindo Presidente Prudente. A iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizadora da campanha Dezembro Laranja, este ano contou com aproximadamente 100 postos, sendo o de Prudente no Hospital Regional (HR) “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”. Em todos os lugares do país o atendimento foi programado para seis horas seguidas: das 9h às 15h.

O médico dermatologista Dr. Murilo Carapeba, membro da SBD, organizou e conduziu a ação com a participação de médicos voluntários, médicos residentes em dermatologia e a Liga de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste).  Dentre os muitos que buscaram pelos atendimentos gratuitos, esteve o corretor de imóveis aposentado Eliseu Martins. As médicas residentes Luana Dalla Costa e Lara Braschi detectaram câncer de pele no rosto e na orelha do lado direito; e no ombro esquerdo.

Assim que detectado, o morador do Jardim Aviação, na zona norte da cidade, foi encaminhado ao centro cirúrgico para ser operado. Eliseu, que já tinha retirado câncer de pele no rosto e no nariz, estava tranquilo; elogiou o atendimento e o encaminhamento imediato para a cirurgia. Caso tivesse alguma lesão grave, teria sido feito agendamento para a operação em outro dia, de acordo com Luana que é focada em dermatologia desde a graduação e entende que a população está cada vez mais consciente sobre o câncer de pele e disposta a buscar o serviço médico.

Foto: Homéro Ferreira Recepção do ambulatório do HR durante o mutirão de sábado
Recepção do ambulatório do HR durante o mutirão de sábado

Ao enaltecer a iniciativa da SBD e a disposição do Dr. Murilo, professor da residência médica em dermatologia e na graduação em medicina, Lara vê a campanha Dezembro Laranja como importante e diz que a sua participação se dá pelo gosto de fazer o que ama. “O câncer de pele a gente consegue ver. Por isso dá para diagnosticar precocemente e tomar os cuidados. Com isso, é possível dar qualidade de vida às pessoas”, comentou para enfatizar que a conscientização é de extrema importância. Para Luana, se antigamente as pessoas se expunham ao sol sem proteção solar, hoje há maior consciência em se proteger.

Nas entrevistas que concedeu para a TV Record, sucursal de São José do Rio Preto, e à TV Fronteira, afiliada Globo em Prudente, o Dr. Murilo destacou a grande contribuição da SBD com o Dezembro Laranja; orientou a população para passar pelo dermatologista uma vez por ano; recomendou evitar a exposição solar das 10h às 16h; usar boné ou chapéu se tiver que ficar exposto ao sol; e usar protetor. Conforme o Dr. Murilo os mutirões em Prudente têm registrado em média 400 atendimentos; participação significativa e que está entre as maiores do Brasil. 

O site da SBD registra que no último mutirão antes da pandemia, em dezembro de 2019 foram atendidas 25 mil pessoas, em 130 postos espalhados pelo Brasil. A média foi de 192,3 pessoas por posto. No mesmo ano, em Prudente foram 562 pessoas atendidas e 93 foram detectadas com câncer de pelo. Os dados dos últimos anos na cidade resultam na média de 400 atendimentos por mutirão. Agora, em 2022, os atendimentos foram lançados por aplicativo de celular: no HR, foram realizados 230 atendimentos no total, sendo 27 pequenos procedimentos cirúrgicos.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem