Simpósio aborda possibilidades na Enfermagem
Com o tema “Uma Imensidão de Caminhos a Seguir”, o curso de Enfermagem da Unoeste em Presidente Prudente realiza até esta sexta-feira (22) o 13º Simpósio de Enfermagem. O evento, que começou nessa quinta (21) com diversas palestras ao longo do dia no campus 1 e conferência de abertura à noite no Teatro César Cava, é destinado a estudantes, profissionais e interessados na área da saúde. O objetivo nessa edição é explorar, por meio das temáticas trabalhadas, as múltiplas possibilidades de atuação na enfermagem e provocar reflexões sobre o papel essencial desses profissionais no sistema de saúde.
A abertura oficial foi marcada pela palestra “Núcleo de doação e captação de órgãos: o papel do enfermeiro na identificação do potencial doador e na logística de captação”, ministrada pela enfermeira Dra. Letícia de Fátima Lazarini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-SP), com apoio da enfermeira Janaíne Fernanda Souza, que atua no Hospital Regional de Presidente Prudente (HRPP) e do enfermeiro Anderson Milhorança, que trabalha na Santa Casa de Prudente.
Organizado em parceria com ligas acadêmicas, a Atlética e o Diretório Acadêmico da Enfermagem, o simpósio oferece uma programação diversificada, abrangendo desde áreas mais tradicionais, como a enfermagem clínica e pediátrica, até segmentos em crescimento, como enfermagem comunitária, psiquiátrica e cuidados intensivos.
O simpósio também reforça a importância do trabalho interdisciplinar e do papel do enfermeiro na promoção da saúde, prevenção de doenças e apoio à recuperação dos pacientes, consolidando sua posição como peça-chave na rede de saúde.
A coordenadora do curso de Enfermagem da Unoeste, professora doutora Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, destaca a importância do evento. "Queremos mostrar aos nossos estudantes que a enfermagem vai muito além do cuidado direto ao paciente. As possibilidades são vastas e incluem pesquisa, educação, gestão e atuação em comunidades. O simpósio é uma oportunidade de ampliar horizontes e preparar os futuros profissionais para os desafios do mercado de trabalho", destacou.
A programação do 13º Simpósio de Enfermagem tem continuidade nesta sexta. À noite, a partir das 19h, tem a tradicional cerimônia da lâmpada no Teatro César Cava. O evento é aberto a estudantes do curso, professores, familiares e convidados.