Somar responsabilidades funciona
hard skills
Empresas que evoluem e se atualizam de acordo com os avanços da tecnologia da informação e novos comportamentos da sociedade buscam atrair profissionais com conhecimentos e habilidades também atualizadas, tais como mentalidade ágil e de crescimento, eficiência na solução de problemas, aprendizado continuado, proficiência no uso da inteligência artificial, assunção de responsabilidades, ouvir com atenção e falar apenas o necessário, e outras.
Algumas dessas e outras habilidades podem ser obtidas e aprimoradas no curso superior com o auxílio dos professores, material didático e os próprios colegas. Outras podem ser obtidas nos estágios, nas atividades de iniciação científica, de extensão, visitas técnicas e outras. Mas há requisitos: envolvimento, comprometimento e responsabilidade.
O curso superior é estruturado e conta com professores com experiência para conduzir os estudantes do zero (apenas alguns poucos alunos já transitam na área) até o início da carreira profissional. Os professores assumem várias responsabilidades, desde as burocráticas exigidas pelo MEC e pela instituição, até as mais elevadas, como a corresponsabilidade pelo trabalho/serviço que serão prestados pelos futuros profissionais.
Por isso, os professores são exigentes, mesmo que em diferentes graus, com o empenho dos alunos para a aquisição dos conhecimentos, das habilidades e capacidades. As , ou conhecimentos técnicos específicos para atuação na área, são essenciais. Mas também são necessárias as soft skills, ou habilidades de comunicação, relação interpessoal, trabalho em equipe, liderança e outras. Os estudantes têm papel fundamental e responsabilidade na busca e apropriação do conhecimento e habilidades.
Se você está se preparando ou já está em um curso superior, esteja ciente de sua responsabilidade, para somar àquela assumida pelos professores. Não seja apenas passivo no aprendizado e na própria formação. Tenha proatividade e empenhe-se para entregar seu melhor. Aplique sempre a regra dos 3 Cs (comece, continue e conclua), pois na maioria dos casos pode significar ganhos e evolução em sua formação e carreira profissional.
Jair Rodrigues Garcia Júnior é fisiologista e professor da Unoeste.