E as Green skills?!
hard
Ouvimos, dia após dia, sobre , soft edigital skills dos indivíduos... Ouvimos também sobre sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), economia circular, ESG das organizações... Afinal, em qual ponto esses assuntos se encontram? Ou melhor dizendo, será que esses assuntos se encontram? Sim, eles se encontram, e podemos chamar de Green Skills ou Habilidades Verdes!
As Green Skills estão relacionadas com os aspectos ambientais e comportamentais dos indivíduos, que favorecem a preservação do meio ambiente, por meio de atitudes que visam reduzir a emissão de gases poluentes e o consumo de recursos naturais cada vez mais escassos, assim como reaproveitar ou reusar os recursos para diminuir a geração de lixo.
As Green Skills têm relação direta com as Hard e Soft Skills, pois necessita de conhecimento técnico. Para que o indivíduo tenha essas Skills ele necessita estudar para adquirir conhecimento sobre a importância da sustentabilidade, além de desenvolver a consciência para a preservação dos recursos para as próximas gerações e, principalmente, colocar em prática ações em direção a um mundo mais sustentável. Podemos citar alguns exemplos de Green Skills, tais como: gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, tecnologias sustentáveis, avaliação do impacto ambiental e políticas ambientais.
Em um futuro próximo, profissionais detentores de Green Skills serão vistos como ativos valiosos para as organizações, pois estas necessitam cada vez mais de colaboradores que coloquem em prática atitudes que contribuam para a sustentabilidade ambiental da organização. No mercado atual, para a organização ser sustentável se faz necessário colaboradores engajados em práticas sustentáveis aplicáveis em diversos contextos.
A necessidade das organizações por profissionais com essas skills é notada no Global Green Skills Report 2023 do LinkedIn, maior rede social profissional, a qual destaca o aumento de vagas de emprego com exigência de, pelo menos, uma Green Skill. Ou seja, existe uma tendência, por parte das organizações, de procurar profissionais com Green Skills.
Cabe destacar, entretanto, que a importância pelo desenvolvimento de Green Skills vai muito além do contexto profissional. Antes de pensarmos em organizações sustentáveis, necessitamos pensar em um planeta sustentável, por isso pessoas com essas skills pode colaborar cada vez mais com uma sociedade sustentável.
Para que possamos contribuir para um planeta sustentável, são necessárias pequenas ações no nosso dia a dia, tais como: separação e descarte correto do lixo; economia de água e energia; consumo de produtos biodegradáveis; e diminuição do desperdício de comida. Pequenas atitudes podem tornar o nosso planeta mais sustentável! E você, já começou a desenvolver suas Green Skills?
Gustavo Yuho Endo é professor na Business School Unoeste, doutorando em Engenharia de Produção (UTFPR) e membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).