A criatividade de cada dia nos daí hoje!
Já percebeu como somos criativos diariamente? A capacidade de criarmos transpassa os limites de qualquer imaginação. Combinar o que irá vestir, qual acompanhamento combina melhor no prato, qual é o dia da semana para fazer uma atividade específica. Logicamente, muitos podem até falar que não tem criatividade nenhuma. Alguns especialistas abordam a criatividade como um processo que já nascemos com ele e, ao longo do tempo, vamos perdendo aos poucos.
Porém, o mais importante do que questionar se somos ou não criativos, é saber como podemos nutrir e melhorar essa capacidade que não tem limites. O fato é que a nossa criatividade se alimenta de bagagem cultural, experiências e, logicamente, muito estudo.
Ter criatividade requer uma boa comunicação. Sim! Não se pode expressar as ideias sem saber se comunicar. As duas disciplinas, alinhado ao estudo, se conectam de maneira leve e assertiva como uma engrenagem. Muito se fala das softs skills, que são aquelas competências necessárias para se desenvolver e posicionar-se no mercado de trabalho. A capacidade criativa é uma competência que pode ser desenvolvida por qualquer cabeça pensante.
Ser criativo é romper barreiras. É o “famoso” pensar fora da casinha. Porém, uma pergunta que sempre vem à tona: existe escola pra ser criativo? Sim! Atualmente, existem muitos cursos de graduação que afloram e alinham toda essa criatividade como profissão. Cursos como Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing, Design e muitos outros se destacam no mercado educacional como um berço criativo.
Os prudentinos Bruno Reis e João Corazza, ambos da Agência África de São Paulo, egressos da Unoeste, levaram Cannes Lions, como uns dos prêmios de criação publicitária de 2022. Cannes Lions é um Festival Internacional de Criatividade e que acontece todo ano, desde 1954, e reúne a indústria de comunicação como marcas, agências, empresas e consultorias de mídia e marketing criativo. Pois é! Uma boa escola de comunicação dá a opção de se profissionalizar e ainda viver uma experiência incrível.
Fazer uma graduação é transformar a vida pelo conhecimento, abrir portas para a realização de um sonho, mudar de vida ou até mesmo um caminho para virar um gênio da criação. Alinhar os estudos com o poder da criatividade é exercitar o cérebro a ter ideias inovadoras e construtivas. É lubrificar as engrenagens da ideias. A nossa cabeça não para nem por um segundo. Ser uma pessoa criativa não custa nada! Mas, pode te render muito. Basta pensar! Que assim seja.
Dennis Luiz Gomes Pereira é publicitário, professor dos Cursos Técnicos, da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais e da pós-graduação da Unoeste e coordenador de criação do Departamento de Marketing da universidade.