Livros on-line
Educação Financeira - EADA Empresa como Fator de Desenvolvimento do Território: regulamentação legislativa da responsabilidade social corporativa e do terceiro setor
A publicação deste documento – Regulamentação Legislativa da Responsabilidade Social Corporativa – Conceitos e Legislação – representa notável contribuição a empresas e organizações do terceiro setor, constituindo-se em indispensável referencia norteadora de ações no campo da responsabilidade social empresarial. Organizada pela Fundação AVSI, disponibiliza informações valiosas sobre formas de apoio às empresas em sua atuação junto às comunidades, tratando de conceitos e da legislação que facilitam e viabilizam as parcerias intersetoriais tão importantes para o êxito dos projetos . É uma iniciativa que o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais subscreve com entusiasmo, convicto de sua relevância para o cumprimento da missão de liderar o processo de desenvolvimento sustentável da indústria em Minas Gerais, fortalecendo sua competitividade e buscando a melhoria contínua das condições socioeconômicas do estado e do país. Como organização associativa e representativa da indústria mineira, o Sistema Fiemg coloca à disposição do setor privado produtos e serviços que contribuem para a melhoria da competitividade do setor e, sobretudo, para sua gestão sustentável. Regulamentação Legislativa da Responsabilidade Social Corporativa – Conceitos e Legislação – será de grande serventia no trabalho que realizamos no Sistema Fiemg com o objetivo de aproximar as indústrias e as comunidades e de fazer do desenvolvimento econômico um efetivo e eficaz instrumento de transformação e inclusão social.
A Evolução Recente do Setor Bancário no Brasil
É objetivo deste trabalho verificar as diferenças e semelhanças entre as instituições selecionadas e entre esses tipos de controle. Além disso, pretende-se analisar as diferenças entre a atuação dos bancos estrangeiros no Brasil e no exterior, com o objetivo de verificar se estes últimos adotaram estratégias diferentes de atuação em localizações diversas. Para atendimento desses objetivos, será analisado o período de 1998, após a entrada dos bancos estrangeiros, até o primeiro semestre de 2008.
Auditoria Cidadã da Dívida dos Estados
De fato, cenários sobre as dificuldades dos Estados, municípios e da própria União, os altos e baixos da economia, são traçados diariamente, acompanhados de análises e prognósticos de investimentos. Contudo, resta uma lacuna no que diz respeito às origens desses complexos números que refletem, diretamente, sobre o desenvolvimento do país.
Auditoria Cidadã da Dívida Pública: experiências e métodos
A Auditoria Cidadã reforça a atuação da sociedade em uma série de atividades voltadas para a mobilização social, que se alimentam dos trabalhos dessa ferramenta técnica, especialmente: o acompanhamento periódico da evolução da dívida pública e seus impactos econômicos, ambientais e à vida das populações. A sociedade não pode observar passivamente a pilhagem dos orçamentos públicos para alimentar o Sistema da Dívida, enquanto os direitos humanos são violados. É necessária uma atuação firme e mobilizadora, que leve a uma efetiva transformação.
Caderno de Educação Financeira: gestão de finanças pessoais
Este Caderno de Educação Financeira é mais um produto que o BCB disponibiliza à população para difundir conhecimentos básicos sobre finanças pessoais. O Caderno tem o objetivo de promover a reflexão do cidadão sobre sua relação com o dinheiro e sobre como a adequada gestão de suas finanças pessoais pode contribuir para seu bem-estar. Com linguagem cotidiana e abordagem comportamental, procura ser de fácil entendimento e de aplicação prática na vida pessoal, razão pela qual pode ajudar o cidadão na administração dos seus recursos financeiros, abrindo caminho para melhorar sua qualidade de vida.
Código de Defesa do Consumidor
Tais coletâneas incluem dispositivos constitucionais, códigos ou leis principais sobre o tema, além de normas correlatas e acordos internacionais relevantes, a depender do assunto. Por meio de compilação atualizada e fidedigna, apresentase ao leitor um painel consistente para estudo e consulta.
Condutas de Boas Práticas e Integridade em Pesquisa Científica
Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha disso omitida.
Do Latifúndio à Empresa: unidade e diversidade do capitalismo no campo
Este estudo se inscreve num conjunto mais amplo que visa a esclarecer as formas diversas assumidas pela reprodução do capital no campo brasileiro.
Educação Financeira nas Escolas
O presente material é o resultado da atuação coordenada de diversas instituições do Estado e da sociedade civil com o objetivo de promover a educação financeira da população brasileira. Sua origem remonta à iniciativa do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (COREMEC).
Finanças Sustentáveis: esg, compliance, gestão de riscos e ODS
A presente obra coletiva tem o objetivo de reunir contribuições de especialistas dos setores empresarial, financeiro, público, acadêmico, terceiro setor e do Ministério Público e do Poder Judiciário, com o intuito de congregar conhecimentos técnicos e jurídicos sobre os princípios ESG – Environmental, Social and Governance (ou Ambiental, Social e Governança) e atuais questões relacionadas a novos modelos e instrumentos de controle ambiental, social e sustentabilidade, de gestão de riscos, compliance e as práticas de governança corporativa empresarial e pública. Trata-se de uma iniciativa de Conselheiros da Comissão Consultiva do “Projeto Conexão Água: Gestão de Comunicação e Rede Digital para Governança e Sustentabilidade” apoiada pela 4ª. Câmara de Coordenação e Revisão do MPF-Ministério Público Federal, no conceito resolutivo de integração estratégica interinstitucional, interdisciplinar e multissetorial, adotado como metodologia da atuação em governança colaborativa no âmbito do Conexão Água. Conta também a obra com o apoio do CNJ - Conselho Nacional de Justiça, do CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público e da ABRAMPA - Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente. As relevantes contribuições de 67 autores em 33 artigos sobre aspectos regulatórios, de governança, de responsabilidade socioambiental dos agentes financiadores e de investimentos responsáveis, voltados aos objetivos de desenvolvimento sustentável, gestão de riscos e eficiência no compliance visam a aprofundar as reflexões acerca de importantes assuntos relacionados à adequada gestão de melhores práticas de governança e responsabilidades socioambientais, referentes aos princípios de ESG, em especial nos setores empresarial, público e privado e financeiro.
Guia Digital Futuros Poupadores: ensine seus filhos a lidar com o dinheiro de forma saudável
Estamos tão ocupados trabalhando para proporcionar mais conforto às nossas famílias que não encontramos tempo para conversar com as crianças e os adolescentes sobre educação financeira. Ou pior: consideramos o tema “dinheiro” um assunto apenas para adultos – o que, obviamente, é um grande equívoco. Neste e-book, distribuído pela Fachesf, vamos ajudar você a encontrar caminhos possíveis para desmistificar esse pensamento e começar um diálogo com os pequenos sobre dinheiro, responsabilidade, valores e independência. Quanto mais cedo as crianças aprenderem a lidar com essas questões, maior será a chance de se tornarem adultos capazes de tomar decisões financeiras de modo equilibrado. Essas lições, é preciso deixar claro, precisam ser vividas por toda a família. Afinal, as ações e o comportamento cotidiano dos adultos são o que prevalecem para transmitir conhecimento aos mais novos. Como diz o velho ditado: a palavra convence, mas é o exemplo que arrasta.
Judiciário e economia no Brasil
Judiciário e economia no Brasil O trabalho foi concebido com um duplo objetivo: desenvolver uma metodologia para medir os custos econômicos do mau funcionamento do sistema judicial e aplicar essa metodologia ao caso brasileiro, obtendo estimativas numéricas desses custos.
Levando o Direito Financeiro a Sério: a luta continua
Levar o Direito Financeiro a sério é um objetivo que ainda precisa ser alcançado, e o caminho a percorrer ainda parece bem longo.
Matemática Financeira
O conteúdo apresentado nesse curso tem por objetivo levá-lo a solucionar problemas do cotidiano como por exemplo a melhor forma de comprar à vista ou a prazo? Ou ainda de vender um bem à vista ou a prazo? Como otimizar o uso dos seus recursos (gastar da melhor forma possível). No momento de contrair uma dívida, analisar as melhores alternativas disponíveis. Enfim qualquer questão que envolva dinheiro e o seu melhor uso é observada na Matemática Financeira
Mercado de Derivativos no Brasil: conceitos, produtos e operações
A maior motivação para o desenvolvimento desse material é desmitificar os derivativos e apresentar o potencial desses produtos para proteção financeira e de oportunidade de investimento para aqueles que operam e compreendem esses produtos, tais como empresas financeiras e não financeiras e investidores em geral. Esse documento não visa uma recomendação de investimento ou de operações no mercado financeiro. Possui o objetivo principal de apresentar os conceitos, as características e as principais informações sobre os produtos de mercado e como os participantes do mercado utilizam esses produtos com a finalidade educacional para aqueles que desejam conhecer e estudar esse conteúdo ou até mesmo reciclar seus conhecimentos
Perspectivas e desafios para Inclusão Financeira no Brasil: visão de diferentes atores
Com a convicção de que um ambiente de relações financeiras sustentáveis e inclusivas é catalisador para o desenvolvimento, o Banco Central do Brasil, no âmbito de sua competência, trabalha de forma integrada com representantes dos segmentos envolvidos com a inclusão financeira no Brasil, tanto do setor público como do setor privado, com participação ativa na construção do marco regulatório. Nesse sentido, diversas iniciativas podem ser citadas, como é o caso do modelo de correspondentes, dos mecanismos para bancarização da população e do aperfeiçoamento do marco regulatório do cooperativismo de crédito no país, todos de teor essencialmente inclusivo e estimulante à salutar concorrência no Sistema Financeiro Nacional.
Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas: passo a passo
Este manual pretende contribuir para que micro e pequenas empresas que, em todo o país, desenvolvam a força social que representam, compartilhando um novo cenário de negócios. Sua realização é resultado da parceria entre o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Sociedade e Economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento
O livro que agora se apresenta nasce com esse espírito crítico, inovador e democrático, mérito inegável de seus organizadores e de todos os autores participantes. Ao longo dos seus capítulos, o leitor encontrará o conjunto de idéias principais que guiam o debate recente sobre o desenvolvimento econômico e social do país, suas oportunidades e desafios. É também uma publicação plural posto que, lado a lado, autores das mais diferentes escolas econômicas expõem seu pensamento, sem qualquer ruído ou pejo, em favor de um debate franco, aberto e visando um país melhor.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
A concepção de sustentabilidade está associada à qualidade do que é sustentável, que por sua vez está associado com a possibilidade de uma determinada atividade humana prosseguir por um tempo indeterminado, portanto sustentabilidade e sustentável estão vinculadas à possibilidade de continuidade das atividades humanas ao longo de um tempo que transcende gerações e gerações. Na gênese desta concepção está também a impossibilidade de estabelecer garantias de que a sustentabilidade vai se manifestar na prática, isto porque a longo prazo ou na medida do tempo indeterminado, muitos fatores são desconhecidos e imprevisíveis, sobretudo considerando também a persistência de um modelo econômico muito focado na produção e no consumo, ainda sem considerar limites