CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Gestão da Tecnologia da Informação- Presencial e EAD


[Voltar para Áreas]



A Audiência Convergida do Telejornal nas Redes Sociais

A Audiência Convergida do Telejornal nas Redes Sociais

Este estudo apresenta os resultados da pesquisa sobre as relações do telejornal e o seu público nas Redes Sociais, na Internet. A presente investigação pretende colaborar com futuras pesquisas sobre a temática, que visa compreender as mudanças ocorridas no sistema de interação entre os atores (público/telejornal/ambiente midiático) do período analógico ao digital. O trabalho está organizado da seguinte forma: em um primeiro momento, discute-se o sistema de interação do público no telejornal. O passo seguinte envolve a caracterização do corpus da pesquisa, evidenciando a relação entre o público (fã) e o telejornal (ídolo/mito) nas Redes Sociais Online, as análises dos procedimentos metodológicos empregados e os resultados obtidos. Na sequência, trabalha-se com os conceitos evidenciados pela parte empírica da pesquisa: a audiência convergida, a cultura fã e o simulacro da representação da imagem dos atores no telejornalismo e a sociedade midiatizada por múltiplas telas ou ecrãs. Ao final, apresentam-se as conclusões da pesquisa.

[ Acessar Conteúdo x]

Análise de Sistemas

Análise de Sistemas

Neste caderno você irá estudar sobre análise de sistemas. Este material foi elaborado para capacitá-lo(a) a empregar metodologias de análise e projeto de sistemas para resolução de problemas de clientes, baseados na visão do mundo real. Através desta disciplina você obterá suporte teórico para desenvolver as habilidades empreendedoras buscando soluções por meio do estudo de casos de uso. Aprimorará ainda o raciocínio lógico e a capacidade de abstração para projetar e desenvolver sistemas de software.

[ Acessar Conteúdo x]

Brasil, um país em busca de uma grande estratégia

Brasil, um país em busca de uma grande estratégia

O desafio é superar a mais grave crise econômica de nossa história e inaugurar uma trajetória de desenvolvimento que nos garanta sustentabilidade e agregação de valores econômicos, ideológicos e sociais ao conjunto da sociedade brasileira. É romper o ciclo de crescimento, inaugurado a partir dos anos 50 do século passado, que não consegue cristalizar ganhos de renda, produtividade, inovação, integração no mercado internacional, consolidação democrática, segurança jurídica, estabilidade institucional e outros atributos indispensáveis a uma rota ascendente de incorporação de valores. De crise em crise, não estamos saindo do lugar.

[ Acessar Conteúdo x]

Ciência, Tecnologia e Inovação: desafio para a sociedade brasileira

Ciência, Tecnologia e Inovação: desafio para a sociedade brasileira

O Livro Verde da Ciência, Tecnologia e Inovação, que apresento, resulta de amplo debate, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, acerca do papel do conhecimento e da inovação, na aceleração do desenvolvimento social e econômico do País. Ao resgatar a trajetória da Ciência e Tecnologia brasileira e estimular a reflexão sobre seu futuro, o Livro Verde traz à luz os sólidos alicerces em que se fundam seus avanços contemporâneos. Explicita, sobretudo, valiosos elementos da visão estratégica que hoje orienta a sustentação e a ampliação do esforço nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como condição necessária de desenvolvimento, bemestar, justiça social e de exercício da soberania.

[ Acessar Conteúdo x]

Cognição e Aprendizagem em Mundo Virtual Imersivo

Cognição e Aprendizagem em Mundo Virtual Imersivo

O livro Cognição e Aprendizagem em Mundo Virtual Imersivo1 teve como meta apresentar e discutir os princípios e teorias que dão suporte ao modo de aprender neste contexto. Para que essa aprendizagem possa ocorrer, é preciso, naturalmente, que seja criado um Mundo Virtual Imersivo capaz de ensejar atividades e de levar à cognição e aprendizagem. O objetivo a ser atingido demanda uma aprendizagem significativa que seja capaz de ensejar a formação do pensamento complexo, o que implica exercitar o uso do pensamento de alto nível

[ Acessar Conteúdo x]

Cultura contemporânea, identidades e sociabilidades: olhares sobre corpo, mídia e novas tecnologias

Cultura contemporânea, identidades e sociabilidades: olhares sobre corpo, mídia e novas tecnologias

Este livro reúne a reflexão acerca das identidades na cultura contemporânea,realizada por pesquisadores que participaram do Seminário: Cultura contemporânea, corpo e novas tecnologias: diálogos em torno das identidades. O objetivo geral das reflexões aqui apresentadas é tomar as inovações tecnológicas e seus impactos na vida cotidiana - particularmente na renovação e reinvenção de formas de sociabilidade e de construção de identidades - como uma chave privilegiada para o adentramento em meandros da cultura contemporânea. O corpo, suporte da cultura e território de construção de identidades, ao incorporar os recursos tecnológicos disponibilizados pelo mercado estético, como próteses, implantes, intervenções e tratamentos à base de laser, tem seu estatuto modificado e as fronteiras entre natureza e cultura passam a ser revistas em novos parâmetros, impondo novos desafios à reflexão sócio-antropológica. Este livro busca contribuir para este debate, somar um pequena centelha ao enorme esforço que se faz necessário no sentido de repensarmos as clássicas dicotomias conceituais que vem marcando a reflexão das ciências humanas e se demonstrando cada vez mais abaladas em seu alcance explicativo, frente às aceleradas transformações vivenciadas na vida social nesta modernidade do início do século XXI.

[ Acessar Conteúdo x]

Gestão de segurança da informação e comunicações

Gestão de segurança da informação e comunicações

Editora da Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Série Segurança da Informação A Série Segurança da Informação visa à publicação de produção bibliográfica desenvolvida junto à Universidade de Brasília e relacionada à pesquisa, ao ensino e à extensão na área da segurança da informação. É editada por Jorge Henrique Cabral Fernandes, professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas e da Pós- Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação, ambas da Universidade de Brasília.

[ Acessar Conteúdo x]

Informática Básica

Informática Básica

Utilizar os recursos computacionais básicos, ação inicial para aprimoramento dos conhecimentos no uso de ferramentas da área de informática por parte do estudante. As dimensões continentais e grande diversidade regional e cultural, longe de distanciar, aproxima as pessoas ao garantir acesso à educação de qualidade, e promover o fortalecimento da formação de jovens moradores de regiões distantes, geograficamente ou economicamente, dos grandes centros.

[ Acessar Conteúdo x]

Informática: Fundamentos de engenharia de software

Informática: Fundamentos de engenharia de software

Nesta obra apresenta de forma clara e amigável os princípios e métodos e práticas que guiam a engenharia de software. O livro está organizado em quatro unidades. O conteúdo apresentado no livro destina-se a principalmente a professores e alunos de graduação em ciência da computação ou áreas a fins, fornecendo assim um embasamento teórico e uma clara noção dos princípios e estratégias a serem seguidos no desenvolvimento de software de qualidade.

[ Acessar Conteúdo x]

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

O objetivo deste trabalho é analisar como o processo de inovações tecnológicas é tratado pela Teoria dos Sistemas Complexos. A abordagem neoclássica tradicional, ao partir de pressupostos bastante restritivos sobre os agentes e os mercados, não é capaz de fornecer explicações plausíveis aos vários problemas econômicos da vida real. Ao desconsiderar a dinâmica dos fenômenos econômicos, essa abordagem foi incapaz de incorporar os aspectos do processo de inovação e mudança tecnológica. A abordagem evolucionária, nesse sentido, ao considerar a racionalidade limitada, incerteza e heterogeneidade presente em ambientes que exibem inovação, foi capaz de fornecer um tratamento mais próximo da realidade. A inovação é, então, entendida como uma mudança descontínua que altera as condições estruturais gerando desenvolvimento, progresso e evolução no sistema. Já abordagem dos sistemas complexos, ao apresentar um arcabouço não reducionista e que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, concebe a economia como um sistema composto por agentes heterogêneos que interagem entre si. Apesar do ambiente de incerteza nas decisões tomadas, os agentes procuram se adaptar às informações recebidas do meio e se auto-organizarem gerando com isso novos padrões de auto-ordenamento e estruturas emergentes. A modelagem, nesse sentido, tem por principal objetivo descobrir as propriedades emergentes resultantes da interação entre os agentes no sistema. Por fim chega-se a conclusão de que as inovações tecnológicas apresentaram resultados mais satisfatórios e mais condizentes quando analisadas dentro dessa perspectiva agent-based.

[ Acessar Conteúdo x]

Inteligência Artificial na Saúde: potencialidades, riscos e perspectivas para o Brasil

Inteligência Artificial na Saúde: potencialidades, riscos e perspectivas para o Brasil

A presente publicação é mais um esforço do Cetic.br/NIC.br para compreender o cenário da IA na saúde, e como ela pode ser um instrumento em prol da sociedade. Ela reúne um mapeamento cuidadoso dos principais debates sobre IA e saúde na literatura, com destaque para questões relacionadas a transparência e a explicabilidade, além das perspectivas de pesquisadores, responsáveis por equipamentos de saúde, representantes do poder público e do mercado, e profissionais de saúde sobre os desafios, riscos e oportunidades da tecnologia.

[ Acessar Conteúdo x]

Inteligência artificial: avanços e tendências

Inteligência artificial: avanços e tendências

A obra mostra que a Inteligência Artificial - IA de hoje é parte do mundo real e, de fato, influencia a sociedade. Cenários de ficção científica discutidos em décadas anteriores agora fazem parte do debate sobre essa tecnologia. A relação entre IA e sociedade, entendida de forma ampla, é mais um eixo essencial no estudo de inteligências artificiais. Este livro aborda o tema focado em diálogos interdisciplinares sobre Inteligência Artificial. Cada um dos capítulos busca trazer reflexões de como as diferentes áreas do conhecimento têm lidado, integrado e aplicado a Inteligência Artificial.

[ Acessar Conteúdo x]

Introdução à Ciência de Dados: Fundamentos e aplicações

Introdução à Ciência de Dados: Fundamentos e aplicações

A ampla divulgação de uma “nova” área de aplicação conhecida como Ciência de Dados (Data Science), muitas universidades estrangeiras criaram programas sobre o assunto, primeiramente no formato de MBA e em seguida como mestrados regulares. No entanto, uma visão mais crítica sobre o assunto, mostra que Ciência de Dados nada mais é que a aplicação de técnicas estatísticas por meio da grande capacidade computacional de que dispomos atualmente.

[ Acessar Conteúdo x]

Manual de Mecatrônica

Manual de Mecatrônica

Esta obra visa justamente atender a todos que trabalham com algum setor da automação, seja ele envolvendo Robótica industrial, recreativa, educacional, automação de processos em todos os níveis, controle de equipamentos e circuitos. Este livro é ideal para estudantes da área, que podem precisar de informações para seus estudos, professores que, durante uma aula precisam acessar o valor de uma constante ou da característica de um determinado material e, principalmente para os profissionais que num trabalho de projeto ou de manutenção precisam de acesso rápido a informações que nem sempre são fáceis de obter numa busca pela internet.

[ Acessar Conteúdo x]

Tecnologia para a indústria: a história do Instituto Nacional de Tecnologia

Tecnologia para a indústria: a história do Instituto Nacional de Tecnologia

Os investimentos feitos no Brasil na área de ciência e tecnologia nos últimos 15 anos alteraram de maneira profunda o quadro institucional e humano deste tipo de atividade no país. Grandes programas científicos, tecnológicos e de educação pós-graduada foram lançados - na área energética, agrícola, de saúde, engenharia e várias outras - pela criação de novas instituições ou pela transformação freqüentemente radical de outras, que eram adaptadas para desempenhar os novos objetivos que iam sendo definidos.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 32 itens.
Alguma mensagem