Livros on-line
Construção de EdifíciosTécnicas de construção
Neste livro serão abordados os materiais e as técnicas mais empregadas nos edifícios escolares, com dicas para reparos e para a realização da manutenção de equipamentos e de elementos do edifício. Além dessas informações, você terá também unidades dedicadas ao impacto ambiental dos sistemas de construção civil, à história das técnicas de construção e sobre como enfrentar situações que exigem mais que os conhecimentos técnicos, exigem o seu bom senso: como enfrentar a questão das pichações? Como facilitar o acesso aos portadores de necessidades especiais? Como promover áreas verdes na escola? A proposta maior deste módulo é justamente a de qualificá-lo para a execução de melhorias na estrutura física do espaço escolar. Tais melhorias motivam a todos, alunos, professores e funcionários, para fazer da escola um espaço convidativo, educativo e de cooperação.
(Re) Pensando a cidade
Este livro nos traz uma série de trabalhos de pesquisa os quais nos levam a (re) pensar sobre a cidade na qual escolhemos para viver. (Re) pensar sobre as formas de ocupação e o desenho urbano dos seus espaços, sobre a qualidade de vida urbana, sobre o tratamento dado ao patrimônio cultural e natural, sobre a habitação da maioria da população, sobre novas formas de participação da sociedade nos processos de planejamento e de projeto, sobre metodologias de planejamento mais eficazes, sobre o “outro” nos projetos de intervenção urbana, enfim (re) pensar uma cidade mais sustentável e mais humanizada.
Abastecimento de água: informação para eficiência hidroenergética
No setor de abastecimento de água é marcante a necessidade de redução do grande volume perdido de água, pois isso impacta na qualidade do serviço prestado e no consumo de energia elétrica, o que, paralelamente, dificulta a sustentabilidade econômico-financeira da prestação desse serviço essencial para a população. Para isso, devem ser observadas informações de unidades específicas, do Grupo de unidades e da integração no sistema de abastecimento de água (SAA), as quais devem ser utilizadas para que o serviço de abastecimento de água venha a ser prestado com a eficiência planejada pelo município, proposta pelo prestador do serviço e esperada pela sociedade. OBS: NECESSÁRIO EFETUAR CADASTRO GRATUITO
Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos
A inserção do tema água e saneamento no conjunto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é resultado da crescente presença do tema nas conferências da Organização das Nações Unidas (ONU), no debate acadêmico e nas políticas públicas dos diversos países. Desde a Conferência de Estocolmo (1972), passando pela de Mar del Plata (1977), até a do Rio 1992 e a do Rio+20 (2012), as diretrizes sobre gestão da água, poluição hídrica e esgotamento sanitário têm se multiplicado no plano internacional, assim como a estrutura de governança
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
Este documento tem como objetivo apresentar um diagnóstico inicial da situação do Brasil em relação ao ODS 7 – Energia limpa e acessível – e avaliar se as políticas adotadas no país, nos últimos anos, no apoio à expansão das energias renováveis se encontram coerentes com os propósitos e com a implementação das metas acordadas no âmbito da Agenda 2030
Caminhos para a Sustentabilidade Urbana
O livro “Caminhos para a Sustentabilidade Urbana” tem sua importância relacionada à conscientização da comunidade que a Sustentabilidade vem agregar valor às áreas urbanas. Principalmente, vem lembrar a necessidade de equilíbrio entre o consumo de recursos naturais e a proteção e preservação do meio ambiente. Em termos gerais, pode-se dizer que assim se procura colaborar para evitar as catástrofes que podem ocorrer frente aos impactos das mudanças climáticas e vivenciar um ambiente urbano de qualidade.
CONDUTAS DE BOAS PRÁTICAS E INTEGRIDADE EM PESQUISA CIENTÍFICA
Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha disso omitida.
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação
O nono objetivo estabelecido representa um avanço significativo, na medida em que explicita na agenda internacional a importância que a inovação, a infraestrutura e as atividades econômicas têm para o desenvolvimento e, em especial, para o desenvolvimento sustentável ao definir que se pretende "construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação"
Eficiência Energética em Habitações de Interesse Social
Este caderno tem por finalidade facilitar a compreensão sobre o tema da Eficiência Energética, quando aplicada às edificações destinadas à habitação de interesse social, principalmente para os diversos segmentos envolvidos no assunto, quais sejam, governamental, empresarial, financeiro, acadêmico, organizações não-governamentais e comunitárias. OBS: NECESSÁRIO EFETUAR CADASTRO GRATUITO.
Engenharia no século XXl
O presente livro mostra a efetividade da educação corporativa no campo da engenharia nas empresas brasileiras, são abordados estudos e resultados que pretendeu aproximar a academia das empresas no Brasil fornecendo contribuições que servem para mostrar o cenário atual e abrir possibilidades de futuras pesquisas. Os aspectos apresentados nesse livro surgem com base em pesquisas bibliográficas, observação e entrevistas.
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
A disponibilidade de meios financeiros, tecnológicos e de gestão é essencial para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Contudo, a disponibilização de tais recursos não é um desafio trivial, principalmente para os países em desenvolvimento
Iluminação Eficiente- Iniciativas da Eletrobras Procel e Parceiros
O Livro tem o objetivo de agrupar e registrar o conhecimento desenvolvido nos últimos anos pela Eletrobras Procel e seus Parceiros na área da iluminação residencial, comercial e pública. A concepção do livro aconteceu agrupando, para a elaboração de cada capítulo, os participantes dos projetos sobre iluminação pública e especialistas nos assuntos que foram convidados a compartilharem seus conhecimentos. O livro também aborda a vertente tecnológica e apresenta o mercado de equipamentos de iluminação no Brasil e os programas governamentais de avaliação da conformidade. Dessa forma, foi conseguida maior confiabilidade dos relatos, proporcionando um registro mais preciso dos trabalhos executados. OBS: NECESSÁRIO EFETUAR CADASTRO GRATUITO.
Sítio Roberto Burle Marx
O patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, constitui testemunho da história e da identidade de um país, além de ser um valioso ativo econômico e turístico para as cidades. No Brasil, o potencial de geração de riqueza e de externalidades é enorme: são 1.250 patrimônios tombados, entre os quais 85 centros urbanos protegidos, cada um deles com centenas de edificações, podendo-se estimar um total de mais de 5 mil imóveis protegidos. Desses patrimônios, 21 sítios históricos brasileiros obtiveram o reconhecimento máximo internacional com o título de Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Em 2020, será a vez de o Sítio Roberto Burle Marx concorrer a esse título, como o maior e mais completo espaço dedicado à pesquisa, à difusão e à preservação do legado cultural de um dos mais importantes nomes da arquitetura e do paisagismo do Brasil. São quase 400 mil m² de área, que abrigam uma das coleções mais importantes de plantas tropicais e semitropicais do mundo, com número superior a 3.500 espécies de plantas nativas e exóticas.
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Em ocasiões anteriores, o Brasil também participou de esforços semelhantes da ONU, como os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs). No caso dos ODMs, no entanto, a questão urbana recebia pouca ênfase e se limitava à questão da inadequação habitacional, muito semelhante à questão dos assentamentos precários (Ipea, 2014). Já no esforço dos ODS, a questão urbana ganhou destaque, conformando um objetivo próprio que articula inúmeras metas relacionadas às questões de habitação, mobilidade urbana, urbanização sustentável, planejamento e gestão urbana e ambiental