CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Processos Gerenciais- EAD


[Voltar para Áreas]



A (in)sustentabilidade do desenvolvimento

A (in)sustentabilidade do desenvolvimento

O presente livro foi fruto da X Jornada de Ciências Sociais: Jornada de Estudos Celso Furtado, realizada na Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp em novembro de 2006. A retomada do pensamento de Furtado está colocada na ordem do dia, pois a questão do desenvolvimento volta, cada vez mais, a ocupar o centro do debate econômico, depois de mais de duas décadas de predomínio, quase que absoluto, do pensamento ortodoxo neoliberal, cuja preocupação maior reside nas questões relativas à estabilidade econômica e à abertura e desregulamentação das economias sociais do capitalismo globalizado. Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.

[ Acessar Conteúdo x]

Agir comunicativo e planejamento social: uma crítica ao enfoque estratégico

Agir comunicativo e planejamento social: uma crítica ao enfoque estratégico

Estudo teórico, de natureza comparativo-contrastante, abordando a lógica do planejamento estratégico no setor social e da saúde à luz da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas. Na verdade, trata-se de uma 'crítica da crítica', na medida em que são problematizados os enfoques metodológicos tomados, até o momento, como referencial teórico alternativo ao planejamento normativo. A partir da teoria da ação habermasiana, o autor consegue indicações importantes para uma (re)leitura da teoria organizacional, na perspectiva de uma abordagem comunicativa entre todos os atores envolvidos nas organizações de saúde.

[ Acessar Conteúdo x]

Análise de conjuntura em relações internacionais

Análise de conjuntura em relações internacionais

O livro decorre das atividades de pesquisa e extensão no âmbito do Programa de Análise de Conjuntura Internacional do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI-Unesp). Em termos mais amplos, busca-se na análise da conjuntura internacional desvendar como acontecimentos e atores se articulam na atribuição de significado a contexto específico dentro de um determinado processo histórico. Nos oito capítulos que compõem o livro, o recorte combina abordagens teórico-metodologicas e sua aplicação a estudos de caso próximos das áreas de especialidade dos pesquisadores do IEEI-Unesp, particularmente Estados Unidos e América Latina. Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.

[ Acessar Conteúdo x]

Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar

Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar

O livro constrói um diálogo entre pesquisadores brasileiros e franceses, de diferentes campos do conhecimento, sobre dois temas que passaram a ocupar os espaços do debate acadêmico e das ações públicas, nas duas últimas décadas: a questão do desenvolvimento e a questão territorial. Duas questões foram colocadas para os pesquisadores: qual o significado do conceito de território a partir de seu campo de estudo e quais contribuições podem aportar para a compreensão dos processos de desenvolvimento. Além de um rico debate no sentido epistemológico, a partir dos diversos campos de análise o livro aponta também algumas indagações: como trabalhar a relação entre espaço e território, como caraceterizar fronteiras territoriais em um mundo em que, elas marcam profundamente tanto a união/ intercâmbio quanto a ruptura/interdição? E várias outras quetões que compoem a agenda de debate da economia, geografia, ciencias políticas, sociologia e da administração.

[ Acessar Conteúdo x]

Conflitos, eficiência e democracia na gestão pública

Conflitos, eficiência e democracia na gestão pública

É possível ter serviços públicos com mais qualidade? Como gerenciar as relações no setor de modo que todos saiam ganhando? A população dispõe de meios para garantir sua cidadania, ampliando, assim, sua participação na esfera pública? Como? Em Conflitos, Eficiência e Democracia na Gestão Pública, há respostas a estas e outras perguntas. De maneira simples, o autor discute a negociação coletiva e suas táticas. Mostra exemplos de documentos que podem ser úteis no processo.

[ Acessar Conteúdo x]

Crescimento econômico no estado de São Paulo: uma análise espacial

Crescimento econômico no estado de São Paulo: uma análise espacial

Neste livro são abordados os fatores do crescimento econômico e dos desequilíbrios regionais no Estado de São Paulo entre 1980 e 2000. Fundamentado na teoria mainstream de crescimento econômico e nas teorias da localização, bem como nas contribuições da Nova Geografia Econômica, a obra relaciona o crescimento local com seus determinantes econômicos, sociais e geográficos, tais como educação, emprego e composição setorial. Ferramentas fornecidas pela Econometria Espacial também foram aplicadas ao se inserir a geografia como determinante das taxas de crescimento dos municípios. Dessa forma, o livro fornece ainda uma revisão da abordagem clássica de Econometria Espacial e seu ordenamento sistemático.

[ Acessar Conteúdo x]

Design, empresa, sociedade

Design, empresa, sociedade

O objetivo desta pesquisa foi verificar até que ponto a formação acadêmica ministrada nos cursos de design responde aos anseios da sociedade e do setor produtivo e o de coletar subsídios para a discussão da situação do ensino de design no Brasil e elaboração de estratégias que permitam sua melhoria de maneira a ter profissionais adequados ao desenvolvimento de produtos que, embora com a marca da nossa realidade e cultura, sejam também universais.

[ Acessar Conteúdo x]

Gerenciamento de projetos

Gerenciamento de projetos

Este texto foi escrito para um público amplo. Ele cobre conceitos e habilidades usadas pelos gerentes para propor, planejar, garantir recursos, orçamento e liderar equipes de projetos a concluir seus projetos de maneira bem-sucedida. É um livro útil para estudantes e gerentes de projetos, e para os que desejam tornar-se gerentes de projetos, no sentido de ajudá-los a entender a razão pela qual as organizações vêm desenvolvendo um processo formal de gerenciamento de projetos para adquirir vantagem competitiva.

[ Acessar Conteúdo x]

Incubadora de cooperativas populares

Incubadora de cooperativas populares

A Universidade Estadual Paulista, através da Pró-reitoria de Extensão Universitária propôs, desenvolveu acompanhou e financiou o projeto Cooperativas Populares da Unesp, tendo em vista o seu propósito de organizar, sistematizar e favorecer a organização popular e a geração de renda para setores exclusivos da sociedade. Foram formados 7 núcleos: Araraquara, Assis, Bauru, Ilha Solteira, Franca, Ourinhos e Presidente Prudente, os quais contaram com a colaboração de docentes e alunos de graduação e pós graduação. OBS: necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.

[ Acessar Conteúdo x]

Indicadores de gestão para o varejo alimentício

Indicadores de gestão para o varejo alimentício

Esta obra apresenta uma proposição de 218 indicadores de gestão para o varejo alimentício, especificamente o supermercado. Trabalhar com indicadores ajuda o gestor a executar seu planejamento de maneira sustentável e atenta com a dinâmica de metas e processos que englobam o seu negócio. Resultado de dois anos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica do Senac Santa Catarina, o livro oferece contribuições importantes e de cunho prático a atuação neste ambiente, principalmente quando vislumbra a aplicabilidade de todos esses indicadores em cada departamento ou setor de seu supermercado.

[ Acessar Conteúdo x]

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

O objetivo deste trabalho é analisar como o processo de inovações tecnológicas é tratado pela Teoria dos Sistemas Complexos. A abordagem neoclássica tradicional, ao partir de pressupostos bastante restritivos sobre os agentes e os mercados, não é capaz de fornecer explicações plausíveis aos vários problemas econômicos da vida real. Ao desconsiderar a dinâmica dos fenômenos econômicos, essa abordagem foi incapaz de incorporar os aspectos do processo de inovação e mudança tecnológica. A abordagem evolucionária, nesse sentido, ao considerar a racionalidade limitada, incerteza e heterogeneidade presente em ambientes que exibem inovação, foi capaz de fornecer um tratamento mais próximo da realidade. A inovação é, então, entendida como uma mudança descontínua que altera as condições estruturais gerando desenvolvimento, progresso e evolução no sistema. Já abordagem dos sistemas complexos, ao apresentar um arcabouço não reducionista e que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, concebe a economia como um sistema composto por agentes heterogêneos que interagem entre si. Apesar do ambiente de incerteza nas decisões tomadas, os agentes procuram se adaptar às informações recebidas do meio e se auto-organizarem gerando com isso novos padrões de auto-ordenamento e estruturas emergentes. A modelagem, nesse sentido, tem por principal objetivo descobrir as propriedades emergentes resultantes da interação entre os agentes no sistema. Por fim chega-se a conclusão de que as inovações tecnológicas apresentaram resultados mais satisfatórios e mais condizentes quando analisadas dentro dessa perspectiva agent-based.

[ Acessar Conteúdo x]

O estado como empregador de última instância: uma abordagem a partir das finanças funcionais

O estado como empregador de última instância: uma abordagem a partir das finanças funcionais

No presente trabalho, o emprego será estudado sobretudo através da contribuição de Abba P. Lerner (1903-1982), um economista que seguiu os conceitos de Keynes, no que se refere ao nível de intervenção governamental na economia necessário para um bom funcionamento desta. Lerner aprofunda muito dos debates trazidos à tona por Keynes (1936). O mundo que recentemente entrou em crise, por muito tempo teve como diretriz econômica o uso intenso das ferramentas ortodoxas de condução macroeconômica: baixo intervencionismo governamental, orçamento equilibrado e política monetária direcionada para as metas inflacionárias, como bem salientado por Petiffor (2008) e muitos outros. Esse cenário implica dizer que, no geral, temos baixo gasto governamental e taxas de juros mais elevadas do que em um cenário com políticas (pós-)keynesianas. Em sentido totalmente oposto a esta visão ortodoxa, Lerner apresenta um ferramental teórico para alcançar o nível de Pleno Emprego, almejado, ao menos em tese, por todas as escolas de pensamento econômico. Seu diferencial está na forma de alcançar tal patamar de atividade econômica, ou seja, através dos Gastos Públicos e de políticas monetárias corretas. Portanto, não só o Gasto Público deve ser aumentado na visão de Lerner. A utilidade da taxa de juros também muda. Não servirá apenas para manter estável o preço da moeda. Lerner postula a relevância das Finanças Funcionais não somente para combater crises, como muitos a aceitam, mas sim para ser uma política perene.

[ Acessar Conteúdo x]

Pequenos negócios 5: desafios e perspectivas - serviços financeiros

Pequenos negócios 5: desafios e perspectivas - serviços financeiros

As estratégias dos agentes públicos e privados para conquistar novos clientes, as políticas de inclusão e os impactos do surgimento de novos usuários e clientes potenciais dos serviços financeiros, bem como as novas tecnologias que possibilitam mais eficiência e resultados são alguns dos temas deste livro. O vol.6 da coletânea traz 24 artigos assinados por 32 especialistas. Mostra um panorama atual e detalhado com reflexões plurais sobre o cotidiano dos serviços financeiros e os pequenos negócios. São uma série de reflexões que ajudam o leitor a discernir um pouco mais sobre as possibilidades de acesso aos serviços pelos pequenos negócios.

[ Acessar Conteúdo x]

Pequenos negócios 6: desafios e perspectivas - encadeamento produtivo

Pequenos negócios 6: desafios e perspectivas - encadeamento produtivo

Três pontos chamam a atenção quando se tem contato com o tema encadeamento produtivo, apresentado aqui sob diferentes experiências e percepções. O primeiro, pode-se dizer, seria um postulado acerca das relações empresariais na economia atual: por mais acirrada que seja a concorrência, nenhuma empresa sobrevive sozinha no mercado global. Grandes dependem de pequenas e vice-versa, à medida que ambos querem se manter competitivos, atendendo bem o cliente, ou seja, oferecendo produtos e serviços de qualidade garantida e sustentáveis. Pressupõe gestão eficiente, tecnologia e logística excelentes, mão de obra qualificada, além de responsabilidade social, considerando-se padrões de classe mundial.

[ Acessar Conteúdo x]

Sociedade industrial no Brasil

Sociedade industrial no Brasil

Os estudos sociológicos reunidos neste volume pelo Prof. Juarez Rubens Brandão Lopes, da Universidade de São Paulo, representam uma valiosa contribuição à inteligência do processo de industrialização na sociedade brasileira contemporânea. Representam, por vários aspectos, um trabalho pioneiro que, por suas marcadas e amadurecidas diretrizes metodológicas, está destinada a influenciar decisivamente as futuras indagações nesse campo. Como poucas vezes se tem logrado entre nós nas pesquisas de ciências sociais, o autor consegue um equilíbrio e acerto felizes. Entre uma ampla interpretação sociológica e a precisão e minúcia dos dados coletados, na sua grande maioria, diretamente.

[ Acessar Conteúdo x]

Tecnologia e gestão pública municipal: mensuração da interação com a sociedade

Tecnologia e gestão pública municipal: mensuração da interação com a sociedade

Grande parte dos problemas sociais que enfrentamos atualmente poderia ser minimizada com a destinação, e principalmente, com a aplicação mais eficiente dos recursos públicos disponíveis. Faz-se necessário que a sociedade acompanhe de perto o processo de gestão das administrações públicas, começando pela mais próxima, a municipal. Esta tarefa vem sendo facilitada pelo uso de recursos de Tecnologia da Informação que podem propiciar um ambiente mais transparente e acessível, permitindo um olhar da sociedade sobre as ações e decisões da gestão pública. Com isso se abre a possibilidade de acompanhar e cobrar maior esforço dos gestores públicos para ampliar a disponibilidade de opções de acesso aos dados e serviços públicos. Governos realmente transparentes podem estimular a participação popular, a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa. Neste livro são analisados os aspectos envolvidos no processo de construção de um ambiente desse tipo e propostos diversos elementos a serem identificados na busca pela mensuração do nível com que esta interação esta sendo propiciada. Trata-se de um tema de grande atualidade e relevância.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 31 itens.
Alguma mensagem