Periódicos on-line
Comunicação Social: JornalismoAlfa Revista de Linguística
A Alfa: revista de linguística publica trabalhos inéditos de professores e de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. A revista edita artigos, retrospectivas, resenhas, entrevistas e traduções vinculados a todas as linhas de pesquisa em linguística. Desde seu nascimento, a Alfa tem como objetivo principal propiciar um espaço para divulgação de ideias, de propostas e de resultados de pesquisa relativos às diferentes perspectivas teórico-metodológicas dos estudos linguísticos, tanto no Brasil como no exterior.
Ambivalências
A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP). O GEPPIP foi criado em 2010 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo composto por discentes e docentes do Brasil e Portugal. A Revista Ambivalências publicou o seu primeiro número em janeiro de 2013 e a partir do 2º número (jul-dez/2013) o projeto editorial da Revista passou a ser constituído por dossiê, sessão livre de artigos e resenhas. Desde então os dossiês têm sido organizados por pesquisadores que atuam no âmbito nacional e internacional. A Revista Ambivalências tem como objetivo reunir e divulgar estudos que abordam a temática das identidades como expressão de relações de poder produtoras de classificação, hierarquização e transgressão social, de modo a trabalhá-la em suas conexões empíricas, teóricas e metodológicas. Desta maneira, a Revista Ambivalências busca ampliar a difusão dos estudos que dão conta de realidades caracterizadas pela intersecção entre a dimensões políticas e culturais da vida social contemporânea, tomando como base as novas formas de relações de dominação de um mundo marcado pela fragmentação e descentramento identitário.
Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Animus é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A proposta da revista é propiciar a reflexão, a produção e a difusão do conhecimento em comunicação. Para tanto, a política editorial da revista abrange artigos acadêmicos, resenhas e traduções de pesquisa conceitual e empírica escritos em português, espanhol ou inglês das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e televisão, produção editorial, cinema e audiovisual, além dos estudos que apresentam interface com a comunicação. A revista é destinada a pesquisadores, profissionais, professores e estudantes de comunicação e áreas relacionadas. Animus tem classificação B1 na avaliação Qualis/CAPES (2013-2016) e tem periodicidade semestral.
ArtCultura
Revista de História, Cultura e Arte é uma publicação semestral do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Fomenta o diálogo interdisciplinar entre História, as Artes e a Cultura em geral. Seus eixos de interesse se apóiam nas relações entre História e distintos campos de produção cultural, como cinema, teatro, literatura, música, artes visuais, arquitetura e demais áreas das humanidades.
Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação
O LabCom.IFP é uma unidade de investigação na área de Comunicação, Filosofia e Ciências Humanas da Faculdade de Letras e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), localizada na Covilhã. É apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT), uma instituição do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Português. O LabCom.IFP surgiu a partir da fusão de duas unidades anteriores, nomeadamente o Laboratório de Comunicação e Conteúdo Online (LabCom) eo Instituto de Filosofia Prática (IFP).
Cadernos de Comunicação
O Periódico Cadernos de Comunicação, existente desde 1996, está associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como Foco a publicação de pesquisas da área de Comunicação e correlatas, tanto pela perspectiva teórica como empírica. É direcionado aos pesquisadores em formação e titulados a partir de cinco seções claramente definidas (Artigos livres; Dossiês Temáticos; Comunicação de Resultados de Pesquisa; Relatos de Caso e Resenhas). São aceitos somente textos inéditos nos seguintes idiomas: Português, Inglês e/ou Espanhol. ACESSAR REVISTA | EDIÇÃO ATUAL | CADASTRAR
Caligrama
A revista Caligrama é uma publicação quadrimestral publicada pelo Núcleo de Jornalismo e Linguagem, vinculada ao Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
Canva
Canva é um site que oferece acesso a guias, artigos, tutoriais e dicas de design. Possui mecanismos para desenvolvimento de layouts e materiais gráficos. Conteúdo de nível básico de acesso gratuito.
Colloquium Socialis
A Colloquium Socialis é um periódico científico editado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), com periodicidade quadrimestral, cujo objetivo é divulgar trabalhos científicos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, atendendo a comunidade acadêmica das diversas instituições nacionais e internacionais. A Colloquium Vitae é uma publicação com periodicidade quadrimestral em versão eletrônica (online ISSN: 0000-0000) completa, com livre acesso, disponível na página da UNOESTE (http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cs/index), onde são realizadas também as submissões de artigos, resumo de Dissertações e Teses. Não há custos para os autores para os processos de avaliação e publicação.
Comunicação & Educação
A Revista possui como missão, basicamente, evidenciar que: os meios de comunicação estão nas salas de aula, quer das escolas que possuem um aparato tecnológico de primeira linha (escolas e clientela de nível sócio-econômico A), quer naquelas que muitas vezes são classificadas como “carentes” (escolas e clientela de nível sócio-econômico C, D e E); os meios de comunicação estão presentes no cotidiano das pessoas e nelas introjetados, de tal modo que, onde houver seres humanos, os meios estarão presentes; a partir dessas premissas, compete ao educador conhecer e utilizar os meios, com vistas à consecução de objetivos didático-pedagógicos previamente definidos nos planejamentos escolares; para tanto, professores e educadores precisam ser informados. A Comissão Editorial da Revista considera que o conhecimento dos meios passa por vários caminhos, dentre os quais se pode, sem exclusão: ensinar a fazê-los, possibilitando a todos a construção e edição desse “mundo de ilusões” de tal modo que, ao “receber” os produtos culturais, a percepção seja diferenciada, ou contar como são feitos, de tal modo que seja possível a “recepção” crítica. A primeira é uma realidade que demanda grandes investimentos, fora, portanto, do nosso horizonte; a Revista investe na segunda.
Comunicação & Sociedade
A revista C&S recebe, em regime de fluxo contínuo, artigos científicos e resenhas críticas. Os textos devem versar sobre temas relacionados aos processos comunicacionais, com ênfase em pesquisas empíricas e reflexões teóricas sobre os meios de comunicação social, seus fluxos de produção, difusão e recepção e suas relações sócio-culturais; nos atos comunicacionais das organizações junto aos diversos públicos de interesse, nas dimensões e linguagens da divulgação do conhecimento tecno-científico e nas presentes inovações tecnológicas.
Contemporâneos
A Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades, discute a contemporaneidade levando-se em conta estudos da áreas humanísticas e artísticas de um ponto de vista interdisciplinar. É publicada semestralmente, com circulação nacional, tem qualis CAPES e é indexada pelo Sumarios.org.
Extramuros
A Extramuros – Revista de Extensão da UNIVASF, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, possui como meta disseminar os resultados, através de relatos e artigos, das práticas extensionistas universitárias e a sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Os textos publicados na EXTRAMUROS revelam um conteúdo interdisciplinar que está diretamente vinculado às áreas temáticas dispostas no Plano Nacional de Extensão (Saúde, Cultura e Artes, Educação, Direitos Humanos e Justiça, Tecnologia e Produção, Gênero e Sexualidade, Meio Ambiente, Comunicação, Trabalho) e convergem para a potencialização da articulação dialética entre os conhecimentos e da função formativa-pedagógica das ações para os indivíduos envolvidos no processo extensionista. A revista também conta com um espaço para outras contribuições, tais como resenhas e entrevistas sobre a área de Extensão.
Informática na Educação Teoria & Prática
Informática na Educação: teoria & prática é um periódico científico editado pelo programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Publicado desde 1998, privilegia perspectivas interdisciplinares nas pesquisas que abordam temas relativos à tecnologia no universo educacional. Publicam-se dois números anualmente com artigos, pesquisas, relatos sobre trabalhos em andamento, resumos de teses e resenhas.
Inter-ação
O objetivo da Revista INTER-AÇÃO consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, abrangendo as seguintes linhas de pesquisa: Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Cultura e processos educacionais; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Fundamentos do processo educativo.
Matrizes
Matrizes é um periódico destinado à publicação da produção científica cujo objeto de estudo é a comunicação. Acolhe trabalhos teóricos, experiências de análise e formulações conceituais sobre processos comunicativos, meios, mediações e emergências das interações na sociedade contemporânea de informação generalizada. Trata-se de um periódico aberto às reflexões sobre as transformações históricas das mediações na cultura; sobre as produções de linguagens e suas interfaces; sobre as implicações sócio-políticas das atividades implementadas, bem como de suas conseqüências cognitivas. Para isso, preserva o horizonte inter e transdisciplinar dos aportes teóricos e metodológicos do pensamento comunicacional. Espera-se, por conseguinte, redimensionar conhecimentos e tradições históricas que contribuem para definir, mapear e explorar conceitualmente os eventos comunicativos, reavivando, os compromissos que são, igualmente, parte da história do PPGCOM-ECA-USP. No limite, evidencia-se a necessidade de criar espaço de construção de uma teoria crítica e conseqüente das práticas de estudo da comunicação.
Novos Olhares
A partir de 2012, a Novos Olhares – Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, iniciou uma nova fase. A publicação foi criada em 1998 pelo Grupo de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos, coordenado pelo Prof. Mauro Wilton de Sousa, que se tornou seu editor. Até 2007, quando sua publicação foi interrompida, a revista teve 20 edições impressas, tornando-se uma das principais referências do país na área de estudos culturais. Em sua nova fase, ela passou a ser publicada exclusivamente em formato digital. O Prof. Eduardo Vicente assumiu a função de editor da publicação, que teve o seu Conselho Científico completamente renovado.
Propmark
O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Revista Alterjor
A Revista Alterjor é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisas Alterjor (ECA/USP), que tem como foco o jornalismo popular e alternativo. O primeiro termo se define pelas práticas jornalísticas realizadas em organizações do movimento social e popular, incluindo o chamado Terceiro Setor, que tenham, como objetivos centrais, o fortalecimento institucional de tais organizações e a socialização de temáticas que envolvam a defesa da cidadania e que defendam o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. Já o jornalismo alternativo se conduz pelas experiências de jornalismo nas diversas mídias que tenham, como objetivo central, fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na definição de jornalismo popular. Com isso, Alterjor convida o leitor a pensar sobre a viabilidade da democratização da comunicação para todos os segmentos da sociedade.
Revista ao pé da Letra
A Revista Ao pé da Letra tem como objetivo estimular e valorizar a escrita acadêmica dos(as) futuros(as) professores(as) e pesquisadores(as) nas áreas de Letras, a fim de legitimar a escrita acadêmica em línguas materna e estrangeira e divulgar as pesquisas realizadas em diferentes instituições de ensino superior no Brasil, possibilitando o intercâmbio entre discentes e docentes da graduação. O público alvo da Revista Ao Pé da Letra consiste, dessa forma, em graduandos(as) das mais diversas áreas de Letras.
Revista Estudos em Jornalismo e Mídia
A Revista Estudos em Jornalismo e Mídia tem como objetivo contribuir para o avanço na reflexão científica com foco no Jornalismo e com interesse nas suas relações com a sociedade, o mercado e a academia.
Revista Extraprensa
A Revista Extraprensa destina-se a publicações de teor científico na área de Ciências da Comunicação, abrangendo Ciências Sociais Aplicadas, Antropologia Cultural, Etnologia, Psicologia Social, Educação (Pedagogia), Economia, Ecologia Aplicada, Filosofia, Geografia e Ciências Políticas. Entretanto, o principal enfoque que cada trabalho a ser publicado em Revista Extraprensa deve tratar de: Comunicação Social, Culturas Locais e a perspectiva de integração dos países latino-americanos.
Revista Internacional de Folkcomunicação
A Revista Internacional de Folkcomunicação tem por objetivos: Difundir a produção científica em Folkcomunicação e desvendar possíveis vias de investigação, considerando novos objetos e o fortalecimento de metodologias próprias. Propiciar conhecimento sobre o assunto para professores, pesquisadores e estudantes de Comunicação.
Revista Mídia com Democracia
Fruto do acúmulo de conhecimento, da experiência e da militância pelo direito à comunicação nas últimas décadas, a Lei da Mídia Democrática tem sido analisada como uma peça estratégica para a efetiva democratização do país. O documento já possui milhares de assinaturas e está levando às ruas o debate sobre a comunicação e a liberdade de expressão. O Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação prossegue na luta por um país democrático onde todos tenham acesso à informação e à comunicação.
Revista Panorama - Revista de Comunicação Social
A Revista Panorama é um periódico semestral da Pontifícia Universidade Católica de Goiás que privilegia a área de comunicação social, para divulgar produções científicas e estabelecer intercâmbio científico com outras instituições locais, nacionais e internacionais.
Revista Perspectiva
A Revista Perspectiva publica textos inéditos, nacionais e internacionais, que tematizem a educação, sobretudo os decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, que apresentem contribuições sobre temas candentes da área. Os artigos organizados em forma de Dossiê Temático constituem o núcleo básico da Revista, que contempla, também, artigos na seção de Demanda Contínua.
Revista Thésis
A revista Thésis tem como meta a publicação de artigos de relevância científica decorrentes de pesquisas de caráter teórico ou empírico, análises críticas ou ensaios a partir de perspectivas teóricas e metodológicas diferenciadas, que contribuam para o avanço e a difusão de novos conhecimentos. Conquanto o foco da revista é primordialmente a área de arquitetura e urbanismo, entende-se que a ciência atual é interdisciplinar e portanto, a revista poderá aceitar contribuições de outros campos disciplinares afins.
Revista Visualidades
Revista Visualidades é uma publicação de demanda contínua do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, com um volume por ano. Seu objetivo é a publicação e divulgação de trabalhos originais e inéditos – em português, espanhol, inglês e francês.
Revista Zero-a-Seis
A Revista Zero-a-Seis publica em seu conteúdo: artigos inéditos; artigos traduzidos relacionados à área; resenhas de livros e entrevistas com pesquisadores e professores da área da educação infantil e de áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas. Objetivando manter a ideia que deu origem à Zero-a-Seis, ou seja, ser um espaço para os/as alunos/as de graduação e também os/as professores/as das redes municipais divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil, mantemos as Seções: cotidiano, relatos, resenhas e outras linguagens.
Rumores
RuMoRes – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídia Publicada por MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas e voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas que contribuam para o debate sobre comunicação, cultura, mídias e linguagem.Publicação semestral da Escola de Comunicações e Artes da USP
Significação: Revista de Cultura Audiovisual
Significação– Revista de Cultura Audiovisual é voltada para o público de pesquisadores de Cinema e Audiovisual, publica artigos dedicados ao estudo do cinema, do vídeo, da televisão, do rádio e das mídias digitais, pensando-os como um sistema diversificado de práticas e idéias que envolvem os seus processos específicos de reflexão, criação, produção e difusão. A partir de diferentes perspectivas teóricas, examina uma variedade de objetos audiovisuais com ênfase na sua constituição e existência empírica, ocupando-se das articulações poéticas, das suas perspectivas históricas, dos significados semióticos, das expressões estéticas, da crítica e da análise histórica.
Signos do Consumo
A Revista Signos do Consumo é especializada nos estudos da publicidade e da propaganda, relações públicas e nos fenômenos do mercado e do consumo, e tem como missão criar um espaço de intercâmbio de conhecimentos em rede, por meio de artigos científicos e resenhas de livros, para a comunidade científica nacional e internacional interassada em divulgar os resultados de suas pesquisas, ensaios e reflexões referentes aos estudos da área de Comunicação. Idiomas dos artigos para publicação: Português, Espanhol e Inglês.
Signum: estudos da linguagem
SIGNUM: Estudos da Linguagem tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos (artigos e resenhas) nas áreas de descrição e análise linguísticas, estudos do texto/discurso, ensino/aprendizagem e formação do professor de línguas portuguesa, línguas estrangeiras e de outras linguagens.
TL: todas as letras
Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura surgiu, em 1999, como espaço aberto para divulgação de textos inéditos resultantes da reflexão sobre língua, literatura e educação, nas suas várias modalidades, provenientes da investigação científica. O periódico está organizado em três seções permanentes, "Literatura", "Língua e Linguística" e "Outras Letras", com três artigos publicados por seção. A seção LITERATURA acolhe ensaios e artigos científicos sobre temas, obras e autores, brasileiros e estrangeiros, isoladamente ou em suas interfaces com outras manifestações artísticas, além de textos acerca de teoria e crítica literária. Na seção LÍNGUA E LINGUÍSTICA, publicam-se reflexões e resultados de investigações sobre a linguagem, em seus diferentes níveis de análise. A seção OUTRAS LETRAS publica temas relacionados à formação de professores e ao ensino de Línguas e Literaturas em suas várias etapas e à área de comunicações. Também são contemplados pela seção, artigos que discutam língua ou literatura a partir de pontos de vista teóricos que evidenciem a interdisciplinaridade.
Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
A Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos de pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, de instituições de educação superior nacional ou internacional, tanto como de mestrandos e doutorandos desde que em coautoria com doutores, de diversas áreas do conhecimento, sob a forma de artigos, resenhas e entrevistas para compor dossiê temático ou a seção de artigos livres.