Programa de Pós-Graduação em Educação
Investimento
MESTRADO:
Plano 1 - 25 parcelas de R$ 1.502,00
Plano 2 - 31 parcelas de R$ 1.275,00
Aluno(a) especial - 5 parcelas de R$ 600,00
DOUTORADO:
Plano 1 - 37 parcelas de R$ 2.123,00
Plano 2 - 43 parcelas de R$ 1.923,00
Aluno(a) especial - 5 parcelas de R$ 600,00
SOBRE O CURSO
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unoeste – Mestrado e Doutorado iniciou sua trajetória em 1994, tendo como missão alcançar uma maior autonomia do pensamento, da reflexão crítica e do processo de produção de conhecimentos pertinentes à área de Educação, com abrangência regional, nacional e internacional.
O PPGE concentra-se na Área de Educação e realiza pesquisas voltadas para diversas temáticas que se inter-relacionam às questões educacionais. Considerando a abrangência dos temas relacionados à área e às especificidades do contexto onde se inserem, o Programa elegeu, como temas fundamentais, as políticas educacionais em articulação com as demais políticas sociais, a formação docente e as práticas educativas, com foco nos processos institucionais de ensino e aprendizagem.
O PPGE possui diretrizes de trabalho muito bem definidas e conta com um Regimento, formulado por meio de amplo debate com os/as docentes e discentes, aprovado pelo Colegiado e alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unoeste, em que se estabelece uma política de pesquisa pautada nas exigências da área de Educação da CAPES e no intercâmbio com os diferentes Programas de Pós-Graduação em Educação, vinculados a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd).
A proposta pedagógica do PPGE está alicerçada a partir de duas linhas de pesquisa:
- Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade;
- Formação e ação do profissional docente e práticas educativas.
Mestrado – Recomendado pela CAPES – Ofício CTC/CAPES 537/2002, de 11/12/2002. Reconhecido pela Portaria No. 1.584, de 20 de junho de 2003, publicada no Diário Oficial da União (DOU), Seção 1, p. 19, em 23/06/2013, que homologa o Parecer da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNES) no. 079/2003.
Conceito CAPES 5 (Quadriênio 2017-2020)
Doutorado – Recomendado pelo Conselho Técnico-Cientifico da Educação Superior (CTCES) da CAPES, na reunião realizada de 20 a 22 de novembro de 2019 (190ª. Reunião). Reconhecido pelo Portaria No. 540, de 15 de junho de 2020, publicada no DOU de 17/06/2020, Seção 1, p. 57, que homologa o Parecer CNE/CES nº. 111/2020, aprovado na Reunião Ordinária dos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2020, publicado no DOU de 8 de abril de 2020, Seção 1, p. 39.
Conceito CAPES 5 (Quadriênio 2017-2020)
Perfil do egresso
Em consonância com os objetivos do PPGE espera-se para o perfil dos/as mestres/as e doutores/as egressos/as, que sejam capazes de desenvolver pesquisas altamente qualificadas e alinhadas às problemáticas educacionais apresentadas em contextos locais, regionais, nacionais e internacionais; ter autonomia intelectual; motivar a reflexão crítica a respeito da função social da universidade e contribuir com a construção de conhecimentos relevantes para a área da Educação. Espera-se, ainda, que os/as egressos/as estejam aptos atuar em Instituições de Ensino Superior (IES), nos cursos de Graduação e Pós-graduação, e em demais centros e/ou programas de pesquisa voltados à realização de estudos científicos inéditos, cujos resultados permitam o avanço do conhecimento e, consequentemente, o avanço científico e social.
Mais Informações
De forma a atender os cursos de Mestrado e Doutorado em nível acadêmico, com estreita vinculação à área de concentração "Educação" e a sua missão, qual seja, alcançar uma maior autonomia do pensamento, da reflexão crítica e do processo de produção de conhecimentos pertinentes à área de Educação, com abrangência regional, nacional e internacional.
A proposta de autoavaliação implementada pela Instituição e pelos Programas de Pós-graduação (PPGs) da Unoeste caracteriza-se como um processo fundamental que viabiliza a continua reflexão crítica sobre tomadas de decisões que reflitam uma visão abrangente e integrada. Este processo se faz ímpar para aprimorar a qualidade dos PPGs. Trata-se de uma ação permanente gerenciadas por representantes docentes, discentes, egressos e demais membros da comunidade acadêmica de diferentes níveis hierárquicos - desde os estratégicos até os operacionais.
Dessa forma, a autoavaliação é o eixo estruturante do processo de mudanças significativas no cenário dos PPGs, fomentando novas práticas e enfrentamento dos constantes desafios. Portanto, implicar numa ação vital para a melhoria contínua e a excelência dos programas de pós-graduação da Unoeste.
- O Programa é contemplado com Taxas e Bolsas do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP / CAPES), a serem implementadas de acordo com a disponibilidade, critérios pré estabelecidos pela CAPES e classificação no processo seletivo.
- Programa Interno de Benefícios da UNOESTE - Bolsas de até 15% nas mensalidades dos Cursos de Pós-Graduação "Stricto-Sensu", aos alunos ingressantes a partir de 2017.
O benefício poderá ser pleiteado pelos alunos que cursaram/concluíram cursos nos níveis de Graduação, Tecnólogo, Especialização Lato Sensu e Mestrado na Universidade.
O requerimento, disponível na Secretaria, para ser aprovado, deve ser analisado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Reitoria da UNOESTE, não sendo permitido o acúmulo com outras modalidades de bolsas/descontos.
- Calendário disciplinas - 2º semestre 2025
- Calendário disciplinas - 1º semestre 2025
- Calendário disciplinas - 2º semestre 2024
- Calendário disciplinas - 1º semestre 2024
- Calendário disciplinas - 2º semestre 2023
- Calendário disciplinas - 1º semestre 2023
- Calendário disciplinas - 2º semestre 2022
- Calendário disciplinas - 1º semestre 2022
- Calendário disciplinas - 1º semestre 2021
- Calendário disciplinas - 2º semestre 2021
-
Reuniões do colegiado do PPGE para 2025 (9h):
Data da reunião Data limite para entrega de documentos 06/08/2025 30/07/2025 03/09/2025 27/08/2025 01/10/2025 24/09/2025 29/10/2025 22/10/2025 03/12/2025 26/11/2025
- 19/03/2025
- 16/04/2025
- 14/05/2025
- 18/06/2025
Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen - Coordenadora
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1985), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É Livre-Docente em "Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva" pela UNESP (2015). Foi líder do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Atuou como Coordenadora Geral de Políticas Pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) (2011) e Coordenadora adjunta do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Unesp) (2011-2018). De 2010 a 2018 foi coordenadora do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES). Atualmente é professora adjunta voluntária na UNESP, coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Abordagem CCS, Políticas Públicas, Educação Especial e Inclusiva e Educação a Distância.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/7346754405819238
Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-1138-8541
Prof. Dr. Felipe Viegas Rodrigues - Vice Coordenador
Felipe Viegas Rodrigues é neurocientista cognitivo e trabalha na intersecção entre educação e neurociência junto ao programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), do qual é vice coordenador. Seu programa de pesquisa foca nos processos de atenção, memória e aprendizagem, conduzidos como investigador principal no Laboratório de Psicofísica. Os objetivos deste trabalho incluem investigar: (1) o impacto das funções mentais nos processos de ensino e aprendizagem, em especial as funções executivas; (2) os processos de retenção, consolidação e evocação da memória; (3) a orientação e o controle executivo da atenção, incluindo suas assimetrias; e (4) aprendizagem autorregulada. Ele também investiga alterações cognitivas provocadas pelo desenvolvimento de habilidades específicas (como a educação musical formal, ou Cognição musical - Felipe também é músico) e os prejuízos provocados por disfunções executivas. Ele ministra disciplinas nos níveis de graduação e pós-graduação da Unoeste e suas habilidades estendem-se à programação em python, no uso do software PsychoPy, utilizado para desenvolver os protocolos experimentais do laboratório. É integrante do grupo de pesquisa "Construção dos processos de subjetividade no contexto escolar" (CNPq). Ele é Doutor em Ciências (DSc) pela Universidade de São Paulo (USP) e biólogo pela unesp/Botucatu. Música é seu maior hobby que, felizmente, ele pode desfrutar enquanto analisa dados.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2185311762953362
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-1073-867X
Corpo docente atual
LINHA DE PESQUISA 1 - Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade
• Prof. Dr. Ademir Henrique Manfré (Curriculum Vitae) - ademirmanfre@unoeste.br
https://orcid.org/0000-0002-2067-4657
Conteúdos de investigação:
- Filosofia da educação e da diferença;
- Relações de poder, governamentalidade, diferenças e valores;
- Empobrecimento da experiência e racionalidade instrumental.
• Prof. Dr. Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi (Curriculum Vitae) - utopico92@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-3977-3217
Conteúdos de investigação:
- Políticas educacionais;
- Políticas de formação de professores;
- Educação popular;
- Educação de Jovens e Adultos.
• Profa. Dra. Daniela Ferreira dos Santos (Curriculum Vitae) - danielasantos@unoeste.br
https://orcid.org/0000-0003-0400-6154
Conteúdos de investigação:
- Formação de professores e práticas pedagógicas na Educação Básica;
- Alfabetização, letramento e literatura como práticas sociais de leitura e escrita;
- Políticas educacionais voltadas à Educação Básica e à Educação Especial e Inclusiva;
- Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Histórico-Cultural.
• Profa. Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos (Curriculum Vitae) - danielle@unoeste.br
http://orcid.org/0000-0002-9178-7325
Conteúdos de investigação:
- Políticas públicas de Educação Especial e Inclusiva;
- Processos formativos em Educação Especial e Inclusiva, Surdez e Língua Brasileira de Sinais (Libras);
- Processos formativos contemporâneos e inovadores;
- Pedagogia de projetos.
• Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen (Curriculum Vitae) - tomoefct@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-1138-8541
Conteúdos de investigação:
- Políticas Educacionais;
- Educação Especial e inclusiva;
- Educação Digital e inovação;
- Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS);
- Processos Formativos.
LINHA DE PESQUISA 2 - Formação e ação do profissional docente e práticas educativas
• Profa. Dra. Camélia Santina Murgo (Curriculum Vitae) - camelia@unoeste.br
https://orcid.org/0000-0003-3932-7580
Conteúdos de investigação:
- Autoeficácia na ação docente;
- Práticas educativas e promoção do bem estar no contexto escolar;
- Teoria social cognitiva.
• Profa. Dra. Carmem Silvia de Souza Lima (Curriculum Vitae) - carmemlima@unoeste.br
https://orcid.org/0000-0002-0342-2474
Conteúdos de investigação:
- Educação inclusiva e suas implicações nos processos educacionais;
- Processos formativos em línguas na perspectiva inclusiva;
- Internacionalização da educação e suas interfaces com processos formativos e mobilidade acadêmica;
- Inteligência artificial e tecnologias digitais em contextos educacionais inclusivos e internacionalizados.
• Profa. Dra. Carmen Lúcia Dias (Curriculum Vitae) - carmenlucia@unoeste.br
http://orcid.org/0000-0002-6521-8209
Conteúdos de investigação:
- Formação de professores;
- Aprendizagem e Desenvolvimento em contextos escolares;
- Epistemologia Genética e Educação;
- Valores, Moralidade e Convivência ética.
• Prof. Dr. Felipe Viegas Rodrigues (Curriculum Vitae) - felipe@unoeste.br; rodrigues.fv@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-1073-867X
Conteúdos de investigação:
- Impacto das funções cognitivas nos processos de ensino e de aprendizagem;
- Neurociência da aprendizagem;
- Aprendizagem autorregulada.
• Profa. Dra. Monica Fürkotter (Curriculum Vitae) monicaf@unoeste.br; mofurkotter@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-3479-5289
Conteúdos de investigação:
- Formação de professores;
- Ensino e aprendizagem de Matemática;
- Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Educação escolar.
• Profa. Dra. Raquel Rosan Christino Gitahy (Curriculum Vitae) - raquel@unoeste.br
https://orcid.org/0000-0002-5387-9536
Conteúdos de investigação:
- Formação docente para inclusão digital;
- Tecnologia assistiva e inclusão nas práticas pedagógicas;
- Metodologias ativas de aprendizagem;
- Tecnologias digitais de informação e comunicação.
• Prof. Dr. Sidinei de Oliveira Sousa (Curriculum Vitae) – sidinei@unoeste.br
http://orcid.org/0000-0001-7101-8214
Conteúdos de investigação:
- Metodologias ativas em processos de ensino e aprendizagem na perspectiva deweyana;
- Utilização de Serious Games, Aprendizagem Baseada em Jogos e Gamificação na educação;
- Blended Learning com foco na sala de aula invertida;
- Metodologias e Estratégias Ativas de aprendizagem com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC);
- Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics em processos de ensino e aprendizagem.
Docentes que atuaram no quadriênio
• Profa. Dra. Elsa Midori Shimazaki (professora permanente de 2021 a 2024 e colaboradora de 2025 a atual).
• Prof. Dr. Ricardo Eleutério dos Anjos (professor permanente de 2021 a 2022).
• Profa. Dra. Lúcia Maria Neto Canha (professora visitante internacional)
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (MESTRADO E DOUTORADO):
- Seminários de pesquisa I
Ementa: A proposta central da disciplina é analisar o papel das pesquisas em Educação e seus impactos sociais, bem como os enfoques epistemológicos que as subsidiam. Almeja-se, ainda, discutir e auxiliar os estudantes no processo de elaboração de projetos de pesquisa frente às suas etapas, diferentes enfoques (abordagens) e principais métodos e técnicas de coleta e análise de dados.
Prof. Responsável: Felipe Viegas Rodrigues
- Seminários de pesquisa II
Ementa: Levantamento da literatura pertinente e recente sobre o estado da arte relacionado a elaboração do projeto de pesquisa em educação. Análise individual e grupal, de caráter teórico-prático, do processo de elaboração do projeto de pesquisa e reflexão coletiva sobre cada um de seus elementos essenciais. Apresentação dos projetos de pesquisa elaborados.
Prof. Responsável: Sidinei de Oliveira Souza com a participação de todos/as os/as docentes do PPGE
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA (MESTRADO):
- Teorias e tendências educacionais no Brasil
Ementa: Caracterização das interlocuções entre teoria e prática educativa mediante reflexão sobre as matrizes filosóficas e epistemológicas do pensamento pedagógico brasileiro. Análise sobre as concepções teóricas e ideológicas de educação: tradicional, escolanovista, tecnicista e sua influência no pensamento pedagógico no Brasil. Abordagem das teorias críticas e pós-críticas e suas contribuições para o movimento da escola atual.
Profas. Responsáveis: Carmen Lúcia Dias e Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, com a participação de todos/as os/as docentes do PPGE
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA (DOUTORADO):
- Seminários avançados de Educação: pesquisa e produção do conhecimento
Ementa: Essa disciplina aborda os fundamentos teórico-epistemológicos, o ethos e o modus operandi da produção, disseminação e avaliação do conhecimento científico das Ciências da Educação. Acompanha o delineamento de projetos de pesquisa da tese dos doutorandos, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos frente aos contextos socioeconômico e político- institucionais.
Prof. Responsável: Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi
DISCIPLINAS ELETIVAS:
LINHA 1 - POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DIVERSIDADE
- Políticas de formação de professores: perspectivas e tendências
Ementa: A disciplina analisa as principais perspectivas teóricas e práticas, decorrentes das políticas nacionais e internacionais da formação de professores e delineia algumas tendências nesta área.
Prof. Responsável: Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi
- Fundamentos e práticas de Educação Inclusiva
Ementa: Estudo sobre os Fundamentos Históricos e Políticos da Educação Inclusiva: movimento mundial. Reflexão sobre os conceitos: Direitos Humanos, Diferenças e Diversidade. Análise da trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva no Brasil (políticas e práticas) e a Educação Inclusiva nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Compreensão do tema Atitudes sociais em relação à inclusão. Estudo sobre o tema Ensino Colaborativo.
Profa. Responsável: Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos
- Paradigma da Educação para as diferenças
Ementa: Estudo sobre Direitos Humanos, Diferenças e Diversidade no contexto educacional. Estudo sobre a Pedagogia das Diferenças e a Pedagogia da Contribuição. Compreensão dos fundamentos filosóficos e políticos da Educação Inclusiva e a visão de paradigma nesse contexto. Análise e avaliação do movimento mundial de educação para todos e suas vertentes e impactos no contexto escolar.
Profa. Responsável: Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos
- Políticas educacionais inclusivas e a abordagem CCS
Ementa: Estudos das políticas públicas que orientam os contextos nacional e internacional no processo formativo online, elucidando como a abordagem Construcionista Contextualizada e Significativa que usa como estratégia o trabalho com projetos, possibilitam a promoção da educação inclusiva.
Profa. Responsável: Elisa Tomoe Moriya Schlûnzen
- Trabalho, cultura e educação
Ementa: Elaboração histórico-cultural do trabalho. O trabalho como elemento de transformação na vida do homem. A interação entre trabalho-cultura-educação. O trabalho, a cultura e a educação na produção do conhecimento.
Profa. Responsável: Elsa Midori Shimazaki
LINHA 2 - FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFISSIONAL DOCENTE
- Bem-estar e autoeficácia do professor
Ementa: Conceituação de bem-estar subjetivo. A concepção de autoeficácia na perspectiva sócio-cognitiva de Bandura. Interferências do bem-estar e da autoeficácia nas relações discente-docente e no desenvolvimento profissional do professor.
Profa. Responsável: Camélia Santina Murgo
- Psicologia da Educação
Ementa: Contextualização da psicologia da Educação e aplicabilidade de seus conteúdos à prática pedagógica de professores. A Psicologia da Educação pode contribuir para a formação de profissionais que compreendam os processos de desenvolvimento humano e os processos de aprendizagem, em prol da qualidade da escolarização. A pluralidade de sistemas teóricos da Psicologia da Educação irá favorecer o diálogo e a articulação dos conhecimentos psicológicos com outros componentes da ação docente. Nesta perspectiva, acredita-se no potencial da Psicologia para contribuir com a prática educativa mediada pelo professor. Enfocando as diferentes abordagens psicológicas em Educação pode-se subsidiar a compreensão psicológica, pedagógica e sociológica da aprendizagem humana. Serão, pois, focalizadas os referenciais teóricos da Psicologia da Educação, assim como as novas tendências de evolução e perspectivas de aplicação na área escolar.
Profa. Responsável: Camélia Santina Murgo
- Prática pedagógica, aprendizagem e desenvolvimento humano
Ementa: Estudo sobre a aprendizagem, o desenvolvimento humano e as implicações da educação escolar nesses processos. A prática pedagógica em ambientes escolar e os fatores sociais e emocionais da aquisição de competências. As pesquisas em educação e psicologia.
Profa. Responsável: Carmen Lucia Dias
- Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Educação na sociedade contemporânea
Ementa: A disciplina pretende desenvolver uma compreensão do processo de construção do conhecimento mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Analisa as contribuições e limitações do uso das TDIC na educação. Reflete sobre as modificações nos paradigmas educacionais de ensino e aprendizagem desencadeados pela transposição da sociedade de informação para a do conhecimento. Identifica os principais caminhos de pesquisa trilhados pela área.
Profa. Responsável: Monica Fürkotter
- As metodologias ativas aliadas as tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem
Ementa: Estudo da fundamentação teórica e metodológica para compreensão do processo de aprendizagem ativa com a adoção de recursos educacionais abertos e tecnologia móvel. Analise das tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente educacional. Reflexão sobre letramento digital, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo e formação permanente de docentes.
Profa. Responsável: Raquel Rosan Christino Gitahy
- Neurociência da aprendizagem
Ementa: Introdução e histórico das Neurociências. Ciclo percepção-ação. Funções dos córtices associativos. Percepção e linguagem. Memória e aprendizado. Atenção e consciência. Ciclo percepção-emoção-ação. Implicações das funções cognitivas para os processos de ensino e de aprendizagem.
Prof. Responsável: Felipe Viegas Rodrigues
- Filosofia da Educação e formação de professores: temas contemporâneos
Ementa: A busca do sentido da formação humana. O ideal moderno de formação cultural (Bildung). Nascimento e descentramento do sujeito moderno. Crítica ao Esclarecimento (Aufklärung). Limites do Esclarecimento e seus vínculos com formas de dominação e poder. O mal-estar na (pós) modernidade e seus vínculos com a educação. Ética e educação em tempos de barbárie. Pobreza da experiência (Erfahrung) e educação. Competências e habilidades e a gestão de si. Ética e formação de educadores. Governamentalidade e educação.
Prof. Responsável: Ademir Henrique Manfré
- A ação docente no Ensino Superior: questões didáticas e metodológicas
Ementa: A disciplina enfatiza as particularidades das Ciências Humanas e das dimensões didático-pedagógicas que constituem desafios para os docentes do Ensino Superior. Trata de temas como diferentes perspectivas pedagógicas na Educação, políticas educacionais como elementos norteadoras do Ensino Superior, estratégias para o ensino e para a promoção da aprendizagem com foco nas metodologias ativas e nos recursos tecnológicos, didática e planejamento do trabalho docente e o processo de avaliação a partir de diferentes modelos, práticas e instrumentos.
Profs. Responsáveis: Todos os/as docentes do PPGE
• Política Institucional de Acessibilidade
• Cancelamento Matricula
• Manual Informativo PPGE em Educação da Unoeste
• Pontuação Atividades Complementares
• Regimento do PPGE em Educação da Unoeste
• Regulamento Bolsas PROSUP
• Requerimento Defesa Pública - Dissertação
• Requerimento Defesa Pública - Tese
• Requerimento Exame Geral de Qualificação - Mestrado
• Requerimento Exame Geral de Qualificação - Doutorado
• Requerimento para aproveitamento de créditos cursados como Aluno Especial - UNOESTE
• Requerimento para aproveitamento de créditos cursados como Aluno Especial de outra IES
• Requerimento para aproveitamento de créditos cursados como Aluno de Mestrado
• Suspensão de Matricula
• Roteiro para entrega final - Dissertação ou Tese
Para obter o título de Mestre ou Doutor em Educação, o mestrando ou doutorando deverá completar os créditos exigidos neste regimento e ser aprovado no exame de proficiência em uma língua estrangeira, no exame de qualificação e em defesa pública da Dissertação ou Tese.
Constituem componentes curriculares do Programa de Pós-Graduação em Educação necessários à obtenção do título acadêmico de Mestre ou Doutor em Educação: Disciplinas, Atividades Complementares e Dissertação, expressos em unidades de crédito.
Para obtenção de título de Mestre – Será de, no mínimo, 90 (noventa) o número de créditos para a integralização curricular do curso, sendo pelo menos 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, 2 (dois) créditos em atividades complementares e 52 (cinquenta e dois) créditos para elaboração da Dissertação.
Para obtenção de título de Doutor - Será de, no mínimo, 168 (cento e sessenta e oito) o número de créditos para a integralização curricular do curso, sendo pelo menos 42 (quarenta e dois) créditos em disciplinas, 6 (seis) créditos em atividades complementares e 120 (cento e vinte) créditos para elaboração da Tese.
O Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, em conformidade com sua proposta pedagógica, está vinculado à área de concentração “Educação” e possui duas linhas de pesquisa: 1) Políticas públicas em educação, processos formativos e diversidade; 2) Formação e ação do profissional docente e práticas educativas. Os cursos de Mestrado e Doutorado estruturam-se da seguinte forma:
I – Um Núcleo de 3 (três) Disciplinas Obrigatórias, totalizando 18 (dezoito) créditos para cada um dos níveis: Mestrado e Doutorado;
II – Um Núcleo de, no mínimo, 3 (três) Disciplinas Eletivas, para o Mestrado, sendo duas dessas disciplinas na linha de pesquisa de sua opção, perfazendo um total de 18 (dezoito) créditos;
III - Um Núcleo de, no mínimo, 4 (quatro) Disciplinas Eletivas, para o Doutorado, sendo duas dessas disciplinas na linha de pesquisa de sua opção, perfazendo um total de 24 (vinte e quatro) créditos;
IV - Atividades Complementares vinculadas ao Programa, compreendendo a participação em eventos científicos, publicações, oferecimento de palestras e oficinas, bem como outras atividades previstas em documento organizado pelo Colegiado (Tabela de Pontuação para Atividades Complementares), para a obtenção de 02 (dois) créditos, para o Mestrado e 06 (seis) créditos para o Doutorado.
V – Cumprimento de 52 créditos (cinquenta e dois) relativos à elaboração da Dissertação e 120 créditos (cento e vinte) relativos à elaboração da Tese.
Qualquer disciplina eletiva de uma Linha de Pesquisa poderá ser cursada por estudante de outra linha, por indicação do orientador.
O recebimento da Ata de Defesa da Dissertação ou Tese fica condicionado à entrega do comprovante de submissão ou publicação de manuscrito, em coautoria com o orientador, em periódicos avaliados pela CAPES no extrato, no mínimo, B1. O prazo máximo para comprovação de submissão é de 90 dias após a defesa pública.
O plano de estudos a ser desenvolvido pelo estudante será definido em conjunto com o orientador, observadas as normas estabelecidas neste Regimento.
Poderão ser incluídas no plano de estudos disciplinas teóricas de Pós- Graduação stricto sensu cursadas em Programas recomendados pela Capes, respeitando o limite de 12 (doze) créditos, desde que concluídas nos últimos 3 (três) anos, contados a partir da data de efetivação da matrícula;
O aproveitamento de créditos será requerido pelo interessado e justificado pelo orientador do requerente.
Para o curso de Doutorado o estudante poderá solicitar o aproveitamento de até 18 créditos em disciplinas realizadas no Mestrado, nas seguintes condições:
- - que o título de Mestre tenha sido obtido nos últimos 5 anos;
- - as disciplinas cursadas estejam alinhadas às temáticas da área da Educação, sendo responsabilidade do orientador fazer a primeira avaliação e, em seguida, submeter para aprovação do Colegiado.
O requerimento de convalidação ou aproveitamento de créditos será acompanhado de documentação comprobatória do programa, plano de ensino, carga horária, número de créditos e avaliação do desempenho na(s) disciplina(s).
O curso de Mestrado terá a duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser prorrogado por até 06 (seis) meses, a critério do Colegiado do Programa, mediante justificativa apresentada pelo estudante e seu orientador.
A duração mínima do curso de Doutorado é de 24 (vinte e quatro) meses e a máxima de 48 (quarenta e oito) meses. O estudante deverá, obrigatoriamente, integralizar os créditos das disciplinas até o encerramento do terceiro semestre, contando a partir de seu ingresso no curso.
O pedido de prorrogação somente poderá ser solicitado se o discente for aprovado no exame de Qualificação, dentro dos prazos regulares do curso;
Por motivos justificados, com a concordância do Orientador e a aprovação do Colegiado do Programa, o estudante poderá licenciar-se das atividades acadêmicas por até 1 (um) semestre, não computado para efeito do caput deste artigo;
O tempo de integralização remanescente no momento da solicitação de cada licença deverá ser igual ou superior à duração da licença solicitada;
Nos casos de readmissão e transferência o Colegiado estabelecerá o tempo máximo de integralização.
2021
. X Colóquio de Pesquisa e Encontro de Egressos
2022
. III Congresso Internacional de Educação da UNOESTE: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E HUMANIZADORA
https://www.unoeste.br/congressos/2022/iiieducacao/
. XI Colóquio de Pesquisa e Encontro de Egressos
. I Workshop Discente de Pesquisa Científica do Programa de Pós-graduação em Educação
2023
. XIII Colóquio de Pesquisa e Encontro de Egressos
. II Workshop Discente de Pesquisa Científica do Programa de Pós-graduação em Educação
2024
. XIV Colóquio de Pesquisa e Encontro de Egressos
. III Workshop Discente de Pesquisa Científica do Programa de Pós-graduação em Educação
Anos anteriores
. II Congresso Internacional de Educação da UNOESTE - "A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO" (2019)
https://www.unoeste.br/evento/congressoeducacao
. I Congresso Internacional de Educação da UNOESTE - A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM EDUCAÇÃO (2015)
https://www.unoeste.br/site/UnoEventos/CongressoEducacao/2015/Default.aspx
Políticas e Práticas de Educação Inclusiva (PPEI)
O Grupo de Pesquisa é vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) de Presidente Prudente/SP. A temática que envolve os estudos inseridos no grupo é vinculada ao processo de inclusão, em termos de políticas educacionais e de práticas educativas, centradas no contexto escolar ou não-formal. Para tanto, o objetivo do grupo é desenvolver pesquisas com foco nas políticas e práticas de Educação Especial e Inclusiva. As pesquisas realizadas em nível de graduação e pós-graduação são qualitativas ou mistas. São realizados estudos teóricos (bibliográfico e documental), entrevistas, observação participante e análise das práticas desempenhadas. Espera-se constituir aporte teórico-metodológico para o aprimoramento de documentos, marcos regulatórios e estratégias de Educação Especial e Inclusiva no contexto brasileiro.
Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos (líder)
[Visite o site do grupo]
Contexto escolar e processo de ensino aprendizagem: ações e interações
O grupo de pesquisa "Contexto escolar e processo de ensino aprendizagem: ações e interações" tem por objetivo integrar estudos que envolvam, fundamentalmente, temáticas relacionadas à educação escolar e seus desdobramentos, a saber: projeto político pedagógico, processos de ensino e aprendizagem, interdisciplinaridade, formação docente (inicial e continuada), práticas pedagógicas, relação professor/aluno, dentre outros. Os projetos de pesquisa abrangem concepções teórico-metodológicas e práticas educativas inter-relacionadas com a realidade social em diferentes espaços e níveis de escolaridade.
Carmen Lúcia Dias, Monica Furkotter ( líderes)
[Visite o site do grupo]
Construção dos processos de Subjetividade no Contexto Escolar
Descrição: Entende-se que o papel da escola extrapola a função formativa relacionada ao desenvolvimento cognitivo e aos conteúdos pedagógicos, ao contrário, deve ser reconhecida como um espaço de fortalecimento de seus alunos na construção de interações de qualidade de forma a compor uma rede de apoio. Dessa forma, aspectos subjetivos dos sujeitos envolvidos no contexto escolar se mostram importantes na compreensão dos fatores relacionados ao ensino, aprendizagem e desenvolvimento sócio-afetivo. Conhecer a expressão da subjetividade de alunos e professores na intenção de obter subsídios para apontar caminhos que proporcionem mudanças efetivas nas condições promotoras de desenvolvimento e da estruturação de uma educação positiva é meta principal deste grupo. Compõem o escopo dos estudos do grupo, duas linhas de pesquisa: Subjetividade e processos de escolarização e Bem-estar e autoeficácia do professor.
Camélia Santina Murgo (líder)
[Visite o site do grupo]
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias
O grupo realiza um programa de pesquisa voltado para investigações articuladas a projetos e/ou ações que integram as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao Currículo, de forma contextualizada na realidade de ambientes educacionais estruturados na modalidade presencial, a distância e híbridos. Apresenta como propósito analisar e compreender os fundamentos, encaminhamentos, impactos e perspectivas para a construção do conhecimento nas distintas formas de aprender e ensinar com as tecnologias contemporâneas. Discute e analisa a formação inicial e continuada de professores em relação ao trabalho com as tecnologias digitais no contexto escolar, da Educação Infantil ao Ensino Superior. As vertentes de investigação em foco no grupo de pesquisa são: mudanças nas práticas pedagógicas e nos contextos educacionais diante de práticas voltadas para uma Pedagogia Ativa, articulada às TDIC; criação de espaços educativos colaborativos, por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); integração de tecnologias ao currículo e na gestão escolar; currículo e mobilidade digital; o trabalho com as TDIC, o desenvolvimento de competências, saberes e formação de professores; à produção e análise de materiais didáticos e recursos educacionais abertos; incluindo o uso pedagógico de tecnologias assistivas na construção do conhecimento e viabilização de espaços educativos acessíveis, voltados à inclusão educacional, social, cultural e digital.
Raquel Rosan Christino Gitahy, Sidinei de Oliveira Sousa (líderes)
[Visite o site do grupo]
Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED)
Vinculado à Linha de Pesquisa "Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) o grupo de pesquisa abrange investigações sobre política pública em educação e instituição educacional, considerando seus aspectos filosóficos, políticos, sociais, psicossociais, culturais, gestionários e tecnológicos, dentro de um contexto de complexidade da sociedade, do saber e da educação. As temáticas estudadas articulam-se com: Políticas Educacionais; Instituição Escolar (gestão, organização curricular, avaliação, cultura escolar); Educação e Trabalho; Processos Socioculturais de Produção de Diferenças e Desigualdades. O trabalho desenvolvido é divulgado em eventos nacionais e internacionais, periódicos qualificados e organização de eventos. Constitui-se, ainda, em um espaço de formação de estudantes de graduação e novos pesquisadores em nível de pós-graduação.
Marcos Vinicius Francisco, Cristiano Amaral G. di Diorgi(líderes)
[Visite o site do grupo]
- Linha de Pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade
Esta linha de pesquisa abrange os estudos sobre as políticas públicas em Educação e suas articulações com as demais políticas sociais. A gestão educacional em suas diferentes abordagens, níveis e modalidades de ensino, bem como as condições de trabalho e a organização do espaço escolar. Contempla investigações sobre processos formativos, identidades e diferenças.
- Linha de Pesquisa 2: Formação e ação do profissional docente e práticas educativas
Esta linha investiga os processos institucionais de ensino e aprendizagem envolvendo estudos teóricos e análise das práticas pedagógicas relacionadas à Educação. Abrange estudos sobre formação inicial e continuada dos profissionais docentes analisando a construção e o desenvolvimento de sua identidade, concepções, profissionalização e condições de trabalho. Contempla, ainda, estudos sobre subjetividade e moralidade humana nos processos educativos e pesquisas sobre tecnologias digitais de informação e comunicação, em situações de ensino presencial e a distância.
b) Desenvolver pesquisas em Educação, que revelem apropriação conceitual e metodológica essenciais da área, bem como compromisso ético, político e social;
c) Analisar os fundamentos, o planejamento, a implementação e desdobramentos das políticas públicas educacionais, em articulação com as políticas sociais, nos diferentes espaços educativos e suas relações com o contexto histórico;
d) Investigar e compreender a produção de conhecimentos sobre a formação e a ação docente e os processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educativos, com a finalidade de otimizar o desempenho do docente de nível superior e de outros níveis de ensino;
Editais
Abertos
» Retificação aos editais nºs 06 e 07
» Doutorado, Aluno Regular: edital nº 07 - seleção de discentes para o doutorado/ 2026
» Mestrado, Aluno Regular: edital nº 06 - seleção de discentes para o mestrado / 2026
Encerrados
2025
» Retificação para o edital PDSE 2026
» Edital de Seleção para Bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2026
» Resultado do Edital 4/2025 - aluno regular taxista PROSUP/CAPES - Doutorado
» Edital 4/2025 para seleção de aluno regular taxista PROSUP/CAPES - Doutorado
» Edital 2/2025 para seleção de alunos especiais (mestrado/doutorado)
» Homologação do edital 3/2025 - seleção docente
» Convocação 2ª Etapa - Seleção Docente - Edital 03/2025
» Edital nº 03/2025 para processo seletivo - vaga docente
» Resultado Mestrado e Doutorado - Editais 01 e 02/2025
» Candidatos selecionados para entrevista
» Edital de Seleção de Alunos Especiais para Programa de Educação 1/2025
» Edital de Seleção para Bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2025
» Edital de Seleção Discentes Doutorado - 2025
» Edital de Seleção Discentes Mestrado - 2025
2024
» Homologação Edital 04/2024 - Seleção Alunos Regulares Taxistas
» Convocação de Candidatos Mestrado - Edital nro. 04/2024
» Edital de Seleção de Alunos Especiais 2/2024
» Edital de Seleção de Alunos Regulares Taxistas para o Curso de Mestrado em Educação - Tema Estratégico Tecnologia e Inovação - 2024
» Homologação Processo de Seleção para Bolsa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)-2024
» Edital de Seleção para Bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2024
» Edital de Seleção Interna de Teses - Prêmio CAPES de TESES 2024
» Resultado Aluno Regular - Mestrado e Doutorado - Edital Nº 06 e 07/2023
» Edital de Seleção de Alunos Especiais para Programa de Educação 1/2024
» RETIFICAÇÃO - Edital Seleção de Alunos Especiais 1/2024
» Edital de Seleção Discentes Doutorado - 2024
» Edital de Seleção Discentes Mestrado - 2024
2023
» Homologação Processo de Seleção para Bolsa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)-2023
» Edital de Seleção para Bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE) 2023/2024
» Resultado Aluno Regular Doutorado - Edital Nº 04/2023
» Convocação de Candidatos/Doutorado para Apresentação/Defesa do Pré-Projeto de Pesquisa-EDITAL Nº. 04/2023
» Edital de Abertura das Inscrições para Seleção de Alunos Regulares Bolsistas para o Curso de Doutorado em Educação 2023/04
» Announcement Call for Applications for the Selections of Regular Scholarship Students for the Doctoral Program in Education 2023/04
» Edital de Seleção de Alunos Especiais para Programa de Educação 2/2023
» Resultado Aluno Regular Doutorado - Edital Nº 03/2023
» Convocação de Candidatos para Apresentação/Defesa do Pré-Projeto de Pesquisa
» EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES BOLSISTAS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO 2023
» ANNOUNCEMENT CALL FOR APPLICATIONS FOR THE SELECTION OF REGULAR SCHOLARSHIP STUDENTS FOR THE DOCTORAL PROGRAM IN EDUCATION 2023
» Resultado Aluno Regular Doutorado - Edital Nº 02/2023
» Convocação de Candidatos para Apresentação/Defesa do Pré-Projeto de Pesquisa
» Edital de Seleção de Discentes para o Doutorado 2023/2
» Resultado Aluno Regular Mestrado - Edital Nº 09/2022
» Resultado Aluno Regular Doutorado - Edital Nº 08/2022
» Edital de Seleção de Alunos Especiais para Programa de Educação 1/2023
» Convocação Entrevistas e Pré-Projeto (Mestrado e Doutorado)
» Homologação do Processo Seletivo Docente Edital 07/2022
» Convocação 2ª Etapa Seleção Docente 2023 - Edital 07/2022
» RETIFICAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES PARA O MESTRADO 2023
» RETIFICAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES PARA O DOUTORADO 2023
» Edital de Seleção de Discentes para o Mestrado 2023
» Edital de Seleção de Discentes para o Doutorado 2023
» Processo Seletivo para Vaga Docente
» Retificação 2 Edital 07/2022 (17/01/2023) - Seleção Docente
» Retificação Edital 07/2022 - Seleção Docente
2022
» Edital ESPECIAL - Mestrado - TAXAS/PROSUP/CAPES
» Edital ESPECIAL - Doutorado - TAXA/PROSUP/CAPES
» Edital de Seleção de Alunos Especiais para Programa de Educação 2º/2022
» Edital Seleção para Bolsa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)
» Homologação Processo de Seleção para Bolsa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)
» Homologação do Processo de Seleção de Discentes para o Mestrado 2022
» Homologação do Processo de Seleção de Discentes para o Doutorado 2022
» Edital de Seleção de Alunos Especiais para Programa de Educação 1º/2022
» Homologação do Processo Seletivo para Vaga Docente
» Mestrado - CONVOCAÇÃO APRESENTAÇÃO/DEFESA DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
» Doutorado - CONVOCAÇÃO APRESENTAÇÃO/DEFESA DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
» Seleção Docente - Convocação de Candidatos Habilitados para Entrevista e Apresentação do Plano de Trabalho
» Retificação Edital DOUTORADO 2022
» Retificação Edital MESTRADO 2022
» Processo Seletivo para Vaga Docente
» Edital de Seleção de Discentes para o Mestrado 2022
» Edital de Seleção de Discentes para o Doutorado 2022
2021
» Edital de Seleção para Alunos Especiais 2/2021
» Edital de Seleção para Alunos Regulares Bolsistas - Doutorado 2021
» Edital de Seleção para Alunos Especiais 1/2021
» Seleção de Discentes para o Mestrado 2021
» Seleção de Discentes para o Doutorado 2021
2020
» Resultado da Seleção de Professores - Programa em Educação - Edital 01/2020
» Homologação das Inscrições para Seleção Docente - Edital 01/2020
» Seleção de Professores - Programa em Educação
» Edital de Seleção para Alunos Especiais - Agosto de 2020
» Retificação - Edital 01/2020 - Seleção de alunos regulares - Mestrado
» Edital 01/2020 - Seleção de alunos regulares - Mestrado
» Homologação das Inscrições - Mestrado - Turma 2020
» Edital 02/2020 - Seleção de Discentes para o Mestrado 2020
2019
» PNPD - Resultado Final para Seleção de Bolsa Pós Doutorado
» Homologação das Inscrições - EDITAL - 03/2019 PNPD
» EDITAL - 03/2019 PNPD
» Edital 02/2019 - Alunos Especiais
» Edital para alunos especiais 1/2019
» Homologação do Resultado Final para Seleção de Bolsa Pós Doutorado
» Homologação Seleção Pós Doutorado
2018
» Homologação do Resultado Final da Seleção Docente - Edital 2/2018
» Edital 03/2018 - Seleção Bolsa Pós Doutorado
» Homologação das Inscrições para Seleção Docente - Edital 2/2018
» Edital 2 de Seleção de Professores - Mestrado em Educação - 2018
» Edital 02/2018 - Retificação
» Homologação do Resultado Seleção Docente
» Homologação das Inscrições para Seleção Docente - Edital 1/2018
» Edital Alunos Especiais 2/2018
» Edital de Seleção de Professores - Mestrado em Educação - 2018
» Edital Discentes 2018/2019
» Edital Alunos Especiais 1/2018
2017
» Classificados para Entrevistas Edital ME 02/2017
» Resultado da Seleção de Professores
» Prorrogação do Processo Seletivo Docente
» Segunda Etapa do Processo Seletivo Docente Mestrado em Educação
» Edital de Seleção de Professores - Mestrado em Educação
» Edital ME 02/2017 - Seleção para Ingressantes em 2018
» Edital ME/2017 - Aluno Especial para Ingressantes em agosto de 2017
» Edital 01/2017 - Seleção Bolsa Pós Doutorado
» Edital
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» Revista Colloquium Humanarum (ISSN 1809-8207)
(Editoração e Comitê Editorial sob a responsabilidade de docentes do PPGE)
» Repositório de Produções Acadêmicas (RPA)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II
Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado e Doutorado
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ACESSE A RETIFICAÇÃO AOS EDITAIS DO MESTRADO E DOUTORADO.
MESTRADO
CANDIDATOS/AS SELECIONADOS/AS PARA APRESENTAÇÃO/DEFESA DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA.
ORDEM ALFABÉTICA
| ADRIANA DE OLIVEIRA PICOLI GUEDES |
| ANDRÉIA PAULA FERRACIOLI |
| BLANDA ROBLES CABRAL |
| CAMILA APARECIDA LOGLI RESENDE |
| CAROLINA FERNANDA DELBEN DE OLIVEIRA |
| DENISE IARA DA SILVA |
| DRIELE CHIQUINI DE FREITAS |
| EDNÉIA NUNES MACEDO |
| FELIPE ROSA |
| FLAVIA CAMPELLO |
| GABRIELA VENÂNCIO DIAS |
| GUILHERME SANCHES FRANCISCHINI |
| ISABEL SILVA DE ALMEIDA LIMA |
| JAYLSON TEIXEIRA RESENDE |
| JULIANA ELIAS SABAG |
| LUCAS JOÃO BRAGA |
| MAIARA MOZZINI ALMEIDA GAUDIO |
| MARIA EDUARDA SCHWARZ TERRA |
| MARILIA DE FREITAS SEGALLA BRANCAGLION |
| PATRICIA KELI BOTARI DE SOUZA |
| RAYNES ADIRON CASTRO |
| RENAN DE JESUS CARAPIÁ |
| RENATA MIRANDA FRANÇA |
| ROBERTA LEITE ANDRADE |
| RUAMA THABITA DA SILVA BRASILINO |
| SÉRGIO JOSÉ DE MELLO JÚNIOR |
| SIMONE APARECIDA DA SILVA |
| TAIS APARECIDA MENEZES RICCI |
| VANESSA CRISTINA DE JESUS GIOVANINI |
| VIVIANE MONTEIRO MOREIRA |
DOUTORADO
CANDIDATOS/AS SELECIONADOS/AS PARA APRESENTAÇÃO/DEFESA DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA.
ORDEM ALFABÉTICA
| ALINE MORENO DASSIE |
| ANDRÉ ROSA |
| APARECIDO SEBASTIÃO DE OLIVEIRA |
| CINTIA CAMARGO FURQUIM |
| CLEVERSON MOREIRA DE SOUZA |
| EDILENE CRISTINE WEFFORT LOURENÇO DE OLIVEIRA |
| ELAINE CRISTINA AMORIN |
|
ELAINE CRISTINA CAMARGO NUNES DE ARAUJO |
| ELAINE SAMORA CARVALHO E FRANÇA ANTUNES |
| FERNANDA ANDERSON LUCHESI MORÉ GONINI |
| FERNANDA NEVES IADOCICCO |
| GUSTAVO BRITO RAIMUNDO DA SILVA |
| JIANE MARIA DOS SANTOS GOUVEIA |
| KARIZA MARIA MOREIRA |
| KELLY SABRINA DA MATTA SILVA |
| MÍRIAM ALVES TURESSO |
| SABRINA LIMA RAMOS |
|
THOMAS WILLIAN GALGAROTTO FUMAGALLI |
|
VITOR MARTINEZ DE CARVALHO |