Impulso ao desenvolvimento regional passa pela contribuição da Unoeste
A notoriedade da Unoeste como propulsora do desenvolvimento regional entra na agenda do pré-candidato a governador de São Paulo, o ex-ministro da infraestrutura Tarcísio de Freitas. O seu primeiro compromisso desta terça-feira (26) em Presidente Prudente foi no campus 1, recebido pelo Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) que é a mantenedora da Unoeste.
Com entendimento de que o estado é muito rico, mas com desigualdades ao longo do tempo, como no caso do esvaziamento das fronteiras do oeste paulista, decorrente de várias questões, sendo uma delas a guerra fiscal. A região de Prudente perdeu empresas para o Mato Grosso do Sul, por conta de menor carga tributária no estado vizinho. Conforme Tarcísio, para combater as desigualdades regionais são necessários incentivos.
Para Tarcísio, linhas especiais de crédito para empresas gerarem emprego e renda, infraestrutura de transportes incluindo o modal ferroviário e ações efetivas de regularização fundiária são alguns dos mecanismos essenciais para o efetivo desenvolvimento regional. Questões que passam pela contribuição da Unoeste, com a da formação de profissionais qualificados, serviços de extensão e produção de novos conhecimentos através da pesquisa.
Estiveram presentes na visita o deputado federal Coronel Tadeu, os pré-candidatos a deputado federal Guilherme Piai e a estadual Izaque Silva e Danilo Campetti. Participaram da recepção os pró-reitores Dr. José Eduardo Creste e Dr. Adilson Eduardo Guelfi; a coordenadora pedagógica Darcy Alessi, o assessor da Reitoria Ismael Silva e a responsável pela secretária do campus 1, Nair Marques Vaccaro Rosa.