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Área do Egresso Aprender Unoeste

Unocred

O PROGRAMA

O Unocred é um programa interno de inclusão educacional que oferece condições especiais de financiamento parcial das mensalidades dos cursos de graduação da Unoeste.

QUERO SER ALUNO UNOCRED

Como se inscrever?

Os candidatos ao Unocred deverão fazer a sua inscrição para avaliação cadastral exclusivamente pela internet na página do programa. A Unoeste definirá um cronograma semestral de abertura do processo de inscrição para seleção de candidatos.

Quem pode se inscrever?

Para se candidatar ao Unocred, o candidato deve estar inscrito ou já aprovado no vestibular do curso do seu interesse, porém, a análise do pedido fica condicionada à efetivação da matrícula. O Unocred é destinado aos alunos matriculados nos cursos de graduação da Unoeste (exceto Medicina no campus Presidente Prudente) que não possuam outro financiamento estudantil. O programa só é cumulativo com bolsa concedida pelo Concurso de Bolsas (vestibular) e outras bolsas concedidas por liberalidade da Instituição.

Quais os critérios de participação?

Para participar, o aluno precisa estar matriculado em um curso com disponibilidade de vagas para o financiamento; não possuir outro tipo de financiamento estudantil; possuir um fiador; realizar a sua inscrição respeitando o cronograma de abertura informado através dos editais semestrais, apresentar e entregar a documentação necessária para comprovação dos dados informados no cadastro. As inscrições serão analisadas, deferidas e aprovadas pela Comissão de Concessão de Crédito Interno (CoCCI).

Qual o percentual de financiamento?

O Unocred financia até 25% das mensalidades do curso mediante análise da ficha de inscrição. O programa não contempla a matrícula e rematrículas dos alunos. O pagamento do financiamento se inicia no mês subsequente ao encerramento do curso.

Como funciona a classificação?

A aprovação no programa Unocred está condicionada a avaliação cadastral e verificação de capacidade econômica do candidato; a quantidade de vagas disponíveis para o programa, a ser definida a cada semestre letivo; a abrangência do Unocred para o curso a ser utilizado no semestre em questão.

Qual a documentação necessária?
  1. Documento de identificação do candidato e do grupo familiar;
  2. Comprovante de residência;
  3. Comprovante de renda do candidato e do grupo familiar;
  4. Se for casado, documento de identificação, certidão de casamento e comprovante de renda do conjugue;
  5. Comprovante da nota do ENEM realizado a partir de 2010.
  6. O candidato ao Unocred deve apresentar, ainda, um fiador cuja renda mensal deverá ser 4 vezes maior que o valor financiado da mensalidade do curso. O fiador deverá entregar cópias dos seguintes documentos:
  7. Documento de identificação;
  8. Comprovante de residência;
  9. Comprovante de renda;
  10. Se for casado, documento de identificação, certidão de casamento e comprovante de renda do conjugue;
  11. Certidão de propriedade de pelo menos 2 imóveis.

A lista completa de documentos aceitos para cada item pode ser acessada no regulamento oficial.

É preciso fazer o vestibular da Unoeste para concorrer ao Unocred?

Sim. Para fazer a inscrição no Unocred não é necessário estar matriculado. Porém, o financiamento só é aprovado após a efetivação da matrícula do aluno, ou seja, o estudante precisa prestar o vestibular, ser aprovado e pagar a matrícula para o curso escolhido. O Unocred não contempla os valores de matrícula e rematrículas, somente mensalidades.

JÁ SOU ALUNO UNOCRED

Como é feita a renovação do financiamento?

Como o Unocred não contempla as rematrículas é solicitado, após a efetivação e realização do pagamento dessas, que o aluno entre em contato com o setor Sucesso do Aluno para a emissão de um novo Contrato de Renovação do Unocred. Esse contrato deve ser assinado com reconhecimento de firma das partes, aluno e fiador, e entregue de volta para o setor Sucesso do Aluno, ou nas secretarias do Campus de Guarujá e Jaú, para que sejam geradas as ocorrências no financeiro do estudante.

Quando devo fazer a renovação?

A renovação do Unocred é sempre feita após a rematrícula de cada semestre letivo, ou seja, nos meses de janeiro e julho.

Não fiz a renovação, e agora?

Caso o aluno não entre em contato com o setor Sucesso do Aluno para emissão do seu Contrato de Renovação do Unocred, ele não terá o seu financiamento lançado nas mensalidades do curso.

Há uma tolerância de até 1 mês subsequente à realização da rematrícula para que o aluno faça a sua renovação, ou seja, em até no máximo final de fevereiro e final de agosto. Passado essa tolerância, o aluno ficará sem o financiamento em todo o semestre.

Como funciona o repasse de valores?

O Unocred é um financiamento concedido pela Universidade, sem a interferência de um Agente Financeiro externo. Portanto, os valores são descontados diretamente das mensalidades do aluno. É um processo totalmente interno. O pagamento do financiamento se inicia no mês subsequente ao encerramento do curso.

E se a mensalidade do curso aumentar?

O aluno Unocred financia uma porcentagem da mensalidade do curso. Portanto, sempre que houver aumento nos valores da mensalidade, o percentual de financiamento inicial será automaticamente descontado do valor reajustado da mensalidade. Por exemplo, se o aluno contrata 25% de uma mensalidade no valor de R$ 1.000,00 e no ano seguinte essa mensalidade passa a ser R$ 1.200,00, ele continuará recebendo financiamento de 25% sobre o valor atual.

Posso integrar o valor da mensalidade com outro financiamento/bolsa?

Sim. O Unocred é cumulativo com bolsa interna concedida pelo Concurso de Bolsas do Vestibular, acordo coletivo ou outros tipos de bolsas concedidas por liberalidade da Instituição. O Unocred não é cumulativo com Fies, Prouni e Programa Mais Médicos.

O que pode causar o encerramento do financiamento?

O encerramento do Unocred se dá pelos seguintes motivos:

  • Na contratação, pela falta de indicação do fiador ou fiador insolvente.
  • Pela inconclusão das renovações semestrais dentro do prazo estipulado em contrato.
  • Em caso de desistência do curso ou trancamento sem retorno dentro do prazo máximo de 6 meses.
  • Conclusão do curso superior.
Como é feito o pagamento do financiamento? E qual o valor a ser pago?

O Unocred não tem carência para pagamento. Após a conclusão do curso, desistência ou trancamento sem intenção de retorno dentro do prazo estabelecido, o aluno já deve começar a fazer o pagamento do valor financiado, ou seja, o utilizado por meio do Unocred, no mês subsequente a esses eventos.

O aluno paga o percentual financiado sobre o valor da mensalidade vigente no mês de pagamento, e não sobre o valor da mensalidade inicial do Contrato.

O pagamento pode ser feito em até o mesmo período de utilização. Por exemplo: ao utilizar o financiamento Unocred durante o período de um curso de 4 anos, o valor a ser pago poderá ser dividido em até o mesmo período, ou seja, 4 anos para pagamento. É importante ressaltar que os valores serão sempre corrigidos de acordo com a mensalidade vigente ao da data do pagamento. Ou seja, o pagamento do Unocred se baseia nos valores atuais da mensalidade do curso.

Posso trancar o curso e suspender o Unocred?

Sim, desde que obedeça ao prazo de até 6 meses para reativação da matrícula. Em caso de desistência ou trancamento sem a intenção de retorno, o Unocred é encerrado e o pagamento deve ser feito no mês subsequente ao encerramento.

Contato

Presidente Prudente: (18) 3229-1000
Demais localidades: 0800 7715533
WhatsApp: (18) 3229-2003

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