Nesse material são mostradas as várias teorias de diversos autores sobre a Educação Física, sobretudo no contexto Escolar. Esperamos que através desses fundamentos seja possível provocar em você não só conhecimentos e ideias prontas, mas promover a consciência crítica, para que você possa entender como é, e como deve ser realizada a Educação Física Escolar.
[ Acessar Conteúdo ]
|
As Linhas de Cuidado em Hipertensão Arterial e em Diabetes Mellitus constituem-se em importante material técnico que a Secretaria de Estado da Saúde está
disponibilizando à rede de serviços do Sistema Único de Saúde no Estado de São
Paulo. Este conjunto de documentos, norteados pelas evidências clínicas que envolvem o manejo destes agravos à saúde, é disponibilizado aos profissionais e aos gestores do SUS, como uma ferramenta para o aprimoramento do cuidado em saúde
oferecido aos usuários do SUS, seja na Atenção Básica, nos ambulatórios especializados, na urgência ou nas internações.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O entendimento de conteúdo em Educação Física foi marcado até recentemente (meados da década de 1980) pela ideia de atividade, no caso, de uma atividade física. Enquanto em outras disciplinas escolares o conteúdo sempre foi entendido como um conhecimento de caráter conceitual, na Educação Física, ele era visto como uma atividade. Essa atividade, à qual os alunos deveriam ser submetidos, tinha como principal objetivo melhorar a aptidão física (com suas implicações para a saúde), além de influir no comportamento, moldando o caráter dos alunos. A atividade física mobilizada para atingir esses objetivos (os chamados meios da Educação Física) assumiu diferentes formas, como a ginástica, as lutas, os jogos e os esportes.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Em 1997 quando a professora Rossana Valéria de Sousa e Silva defendeu sua tese de Doutoramento em Educação na Unicamp sob o título Pesquisa em Educação Física: determinações históricas e implicações epistemológicas já se semeava através da problematização da área, alguns indicadores do que se colheria 15 anos após. Num espaço dinâmico mas ainda submetido a processos históricos muito arraigados, a Pesquisa em Educação Física tenta heroicamente acompanhar o avanço de outros domínios do conhecimento, incorporando elementos que a façam emancipada e desterritorializada assim como a concebeu Felix Guatari e Gilles Deleuze.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos.
Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família.
São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O presente documento tem por finalidade proceder à análise da Estratégia Global
sobre Alimentação, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial da Saúde1
(EG/OMS), em resposta à demanda da Portaria n. 596/GM do Ministério da Saúde
de 8 de abril de 2004. Este documento reúne e discute, principalmente, as
evidências científicas relacionadas aos objetivos, metas e recomendações da
EG/OMS contidas no parágrafo 22, página 10 da Estratégia, bem como a pertinência
da mesma para o Brasil. Ele é resultado da contribuição coletiva dos especialistas
nas áreas de epidemiologia, medicina e nutrição designados pela referida portaria. O
início do trabalho do grupo foi precedido pela declaração de inexistência de conflito
de interesses por parte dos autores.
A análise da Estratégia Global considerou que a mesma é um instrumento de
promoção geral da saúde para populações e indivíduos, não sendo uma prescrição
de tratamento para grupos especiais de risco.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este material tem como objetivo trazer uma abordagem conceitual e demonstrativa sobre a macroscopia do corpo humano e seu funcionamento, destacando o funcionamento do sistema estomatognático, bem como as instâncias microscópicas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
This atlas is translated from the original atlas entitled "Handbuch der Anatomie des Menschen" which was published in 1841 in Leipzig, Germany. The author of this atlas was Professor Dr. Carl Ernest Bock, who lived from 1809-1874.
Anatomy Atlases is an anatomy digital health sciences library that has been uniquely committed since 2006 and through its predecessors since 1995:
To educate patients, healthcare providers, and students in a free and anonymous manner;
For the purpose of improving patients' care, outcome, and lives;
Using current, authoritative, trustworthy health information;
While serving as a platform for research into the challenges facing world-wide information distribution.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro tem procurado divulgar conceitos e orientações sobre atividade física e saúde, servindo como ponte entre as evidências científicas publicadas em periódicos especializados e os profissionais em formação na área da saúde, particularmente na Educação Física.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O "Atlas do Esporte no Brasil" é uma publicação inicial do Sistema de Informações sobre Esporte e Atividade Física, projeto liderado pelo Conselho Federal de Educação Física - CONFEF e Conselhos Regionais de Educação Física - CREFs, sediados nos estados do Brasil. O CONFEF se associou às entidades abaixo citadas com a finalidade de promover ou criar vias de promoção de levantamentos sobre atividades físicas em geral em perspetivas nacionais e visando à utilidade pública. Os dados desta publicação são referidos até ao final do ano de 2004.
Trata-se de um livro que apresenta os resultados de uma das maiores pesquisas sobre esporte até hoje feitas no mundo: cerca de 410 colaboradores qualificados e 17 editores, trabalharam voluntariamente durante dois anos, levantando memória (passado) e inventário (presente) de diferentes facetas do esporte e de atividades físicas congêneres, cobrindo todo o Brasil.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro contém 24 capítulos distribuídos em sete seções, cujos
conteúdos foram escritos por vários autores que se dispuseram a colaborar sem remuneração, e a maioria deles atua em instituições-membros da
REBRATS e ou da EVIPNet Brasil.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A coleção “Avaliação, Atividade Física e Saúde” tem como foco central a
apresentação e discussão científica, construída a partir da publicação de produção
científica relevante, abordando temáticas contemporâneas e que, por isso mesmo,
demanda uma atenção de todos os profissionais de saúde, e especificamente aqueles
ligados aos exercícios físicos, esportes e atividades físicas orientadas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
As pessoas estão sempre se desenvolvendo, aprendendo, nosso corpo vai mudando com o tempo, éramos pequenos e crescemos, nossa voz muda com o tempo, nossos interesses vão mudando, e agora você está estudando, aprendendo...a todas essas mudanças chamamos de desenvolvimento.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este material tem como objetivo neste momento de pandemia por conta do COVID-19, apresentar uma proposta básica de um conjunto de exercícios físicos, alongamentos e técnicas básicas de massagem para auxiliar neste processo de quarentena.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A coleção “Ciências da Saúde: da teoria à prática” é uma obra composta de onze
volumes abordará de forma categorizada e interdisciplinar trabalhos, pesquisas, relatos
de casos, revisões e inferências sobre esse amplo e vasto contexto do conhecimento
relativo à saúde. Além disso, todo o conteúdo reúne atividades de ensino, pesquisa
e extensão desenvolvidas em diversas regiões do país, que analisam a saúde em
diversos dos seus aspectos, percorrendo o caminho que parte do conhecimento
bibliográfico e alcança o conhecimento empírico e prático.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Educação Física tem possibilitado aos seus profissionais, a tentativa
de a partir dos diversos fenômenos, sejam eles de cunho biológico, fisiológico,
pedagógico, sociais e entre outros, a busca da compreensão do “novo” para a área.
Neste sentido, o volume um do e-book “Ciências do Esporte e Educação Física: Uma
Nova Agenda para Emancipação”, configura-se numa obra composta por 21 artigos
científicos, os quais estão divididos por três eixos temáticos.
[ Acessar Conteúdo ]
|
No processo de elaboração do Código de Ética para o Profissional de Educação Física tomaram-se por base, também, as Declarações Universais de Direitos Humanos e da Cultura, a Agenda 21, que conceitua a proteção do meio ambiente no contexto das relações entre os seres humanos em sociedade, e, ainda, os indicadores da Carta Brasileira de Educação Física 2000; nesta esteira, repudia-se todas e quaisquer ações que possam incidir em risco para o contexto ecológico da natureza, da sociedade e do indivíduo, nomeadamente, o uso de todos os meios que desencadeiem o subjugo da saúde, segundo os princípios assegurados pelas Agências Nacionais e Internacionais de Controle Anti-dopagem, dentre outros.
Esses documentos, juntamente com a legislação referente à Educação Física e a seus profissionais nas esferas federal, estadual e municipal, constituem o fundamento para a função mediadora do Sistema CONFEF/CREFs no que concerne ao Código de Ética.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos
autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste
texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso,
inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles
tenha disso omitida.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Acompanhando a tendência de atenuação das condições de injustiça e exclusão social, a partir do esporte recreativo e do lazer, o Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Movimento - GCEM, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, propôs o desenvolvimento de uma investigação sobre a situação do lazer na cidade de Campina Grande – PB, considerando a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC, 2003), a partir do universo das comunidades de bairro.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) saúde é um estado de completo
bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.
Na unidade I você verá as concepções, abordagens pedagógicas e as possibilidades
de seu uso na educação básica, a educação física e a prática pedagógica, a atuação do
docente na educação física, e por último o planejamento de ensino.
Na Unidade II você verá a dança como noção corporal, os esportes na escola a
capacidade física para o rendimento escolar entre elas a velocidade, a força, a resistência,
a flexibilidade e a coordenação motora. Em seguida alguns esportes que podem ser
trabalhados na escola tais como: o atletismo, esportes com bola e as lutas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A educação, a saúde, a segurança, o transporte, as instituições estão sofrendo da doença que podemos denominar como falta de ética na governança. A Educação Física está inserida nesse contexto, sofrendo as consequências, mas, podendo ser uma célula viva e ativa na revolução ética tão
necessária em nossos dias.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Estas Diretrizes foram desenvolvidas em parceria com a Comissão
Europeia, o Conselho Internacional para a Ciência do Esporte e
a Educação Física (ICSSPE), o PNUD, o UNICEF, o UNOSDP e a
OMS, para informar sobre o oferecimento da educação física de
qualidade para várias faixas etárias, desde os primeiros anos de vida
até a educação secundária. Os usuários das Diretrizes serão beneficiados com: marcos de
referência para a oferta da EFQ e formação de professores; listas
de verificação para o fortalecimento dessa oferta; exemplos de boas
práticas e uma matriz de políticas para desenvolver a EFQ inclusiva,
no âmbito de um ciclo completo de política educacional.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este Livro Didático Público chega às escolas da rede como resultado
do trabalho coletivo de nossos educadores. Foi elaborado para atender
à carência histórica de material didático no Ensino Médio, como uma
iniciativa sem precedentes de valorização da prática pedagógica e dos
saberes da professora e do professor, para criar um livro público, acessível,
uma fonte densa e credenciada de acesso ao conhecimento.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O livro “Educação no Brasil: Experiências, desafios e perspectivas” reúne 79
artigos de pesquisadores de diversos estados e instituições brasileiras. O objetivo
em organizar este livro é o de contribuir para o campo educacional e das pesquisas
voltadas aos desafios educacionais, sobretudo, das práticas educativas e da
formação de continuada de professores.
[ Acessar Conteúdo ]
|
"A coletânea contempla capítulos que discutem a Educação Física a partir dos pressupostos da Educação, da Saúde e do Esporte, enquanto importante desafio do momento atual e diante dos avanços e das mudanças que se consolidaram na formação inicial em Educação Física. A obra convida a todos para a realização de futuras investigações, no sentido de concentrar esforços para o fortalecimento de núcleos de estudos e a sistematização de linhas de pesquisa."
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Pandemia do Covid-19 desencadeada no ano de 2020, no cenário mundial, impulsionou mudanças na vida cotidiana e, na seara da educação fez emergir demandas de reinvenção dos processos educativos em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior. Nesse contexto, fomos absorvidos
pelo ensino remoto, passagem da prática pedagógica presencial para o universo
digital, implicado pela tecnologia, ferramentas digitais, plataformas, aplicativos e
janelas de possibilidades.
Nesta correlação este ebook Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas idealizou-se tendo em vista focalizar
o ensino remoto na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e
ensino médio) e o debate teórico, prático e experiencial do processo ensino-
-aprendizagem no contexto pandêmico. Com este dimensionamento acolhe em
sua tessitura nove capítulos, estudos teóricos, reflexões teórico-práticas, relatos
de experiência reflexivos e pesquisas com coletas de dados.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A longevidade é, sem dúvida, um triunfo. Há, no entanto, importantes diferenças
entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. Enquanto, nos primeiros,
o envelhecimento ocorreu associado às melhorias nas condições gerais de vida, nos
outros, esse processo acontece de forma rápida, sem tempo para uma reorganização
social e da área de saúde adequada para atender às novas demandas emergentes. Para
o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, é de que existirão
mais idosos que crianças abaixo de 15 anos, fenômeno esse nunca antes observado.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Documento composto por vinte artigos que trazem relatos de boas práticas de ensino, pensadas para propiciar condições de aprendizagem que não excluam nenhum aluno; de educadores que buscam dar respostas às necessidades educacionais especiais, valorizando as diversas formas de aprender, compreender o mundo e dar significado a ele. Nele são apresentadas experiências de gestão dos sistemas de ensino, de organização de recursos e serviços para o atendimento educacional especializado, de práticas educacionais inclusivas em sala de aula e de formação docente na perspectiva da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, bem como reflexões acerca da mudança de paradigma na educação especial.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este manual tem como objetivo criar sinais para os termos de Ciências
que não existem em LIBRAS, melhorando o ensino e a aprendizagem
neste campo do conhecimento.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Nesse caderno, portanto, você encontrará um conjunto de orientações
metodológicas que vão evidenciar o caráter fundamental da pesquisa e
a importância e organização de uma pesquisa acadêmica. Esse caderno
lhe orientará na leitura de textos científicos e na própria organização de
estratégias de trabalho para que você possa ampliar seu horizonte intelectual
e a sua noção de pesquisa
[ Acessar Conteúdo ]
|
Neste fascículo problematizaremos o pensamento pedagógico brasileiro da Educação e da Educação Física e sua relação no/com o espaço escolar, no intuito de construirmos para a formação critica e autônoma do professor, potencializando-a na produção de um agir pedagógico capaz de articular os conteúdos presentes à cultura de movimento como os diversos saberes/fazeres atravessadores a vida cotidiana dentro e fora das escolas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Atualmente, imagem do corpo magro, saudável, malhado, voyeur e erótico é perseguido desesperadamente pelas pessoas. É nesse contexto que Lígia Santos apresenta um mergulho investigativo sobre corporalidade e comensalidade como extensão do moderno, urbano e desigual. As dimensões sociais, inevitavelmente presentes nas questões do comer e da comida, são colocadas no ambiente cultural permitindo uma análise compreensiva.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Quando se fala em Educação Física referimo-nos a um extenso campo de ações. O interesse básico é o movimento humano, mais especificamente a Educação Física se preocupa com o relacionamento entre o movimento humano e outras áreas da educação, isto é, o relacionamento do desenvolvimento físico com o mental, social e o emocional na medida em que eles vão sendo desenvolvidos. Essa preocupação pelo desenvolvimento físico com outras áreas do crescimento e desenvolvimento humano contribui para uma esfera de ação única da Educação Física, pois nenhuma outra área trata do desenvolvimento total do homem, com exceção da Educação no seu senso mais geral possível. A história mostra que as verdades e crenças, dentro de uma dada sociedade, em relação ao homem e seu corpo resultaram em conceitos bastante diferentes e programas que hoje chamamos Educação Física.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O propósito do Ministério da Educação e do Desporto, ao consolidar os Parâmetros,
é apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo,
reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres.
[ Acessar Conteúdo ]
|
AO PROFESSOR
O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades
amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se
construir uma escola voltada para a formação de cidadãos. Vivemos numa era marcada pela
competição e pela excelência, em que progressos científicos e avanços tecnológicos definem
exigências novas para os jovens que ingressarão no mundo do trabalho. Tal demanda impõe
uma revisão dos currículos, que orientam o trabalho cotidianamente realizado pelos
professores e especialistas em educação do nosso país.
Assim, é com imensa satisfação que entregamos aos professores das séries finais do
ensino fundamental os Parâmetros Curriculares Nacionais, com a intenção de ampliar
e aprofundar um debate educacional que envolva escolas, pais, governos e sociedade e dê
origem a uma transformação positiva no sistema educativo brasileiro.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um
lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro,
considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo
em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que
permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados
e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania.
Os documentos apresentados são o resultado de um longo trabalho que contou com
a participação de muitos educadores brasileiros e têm a marca de suas experiências e de
seus estudos, permitindo assim que fossem produzidos no contexto das discussões
pedagógicas atuais. Inicialmente foram elaborados documentos, em versões preliminares,
para serem analisados e debatidos por professores que atuam em diferentes graus de ensino,
por especialistas da educação e de outras áreas, além de instituições governamentais e nãogovernamentais.
As críticas e sugestões apresentadas contribuíram para a elaboração da
atual versão, que deverá ser revista periodicamente, com base no acompanhamento e na
avaliação de sua implementação.
Esperamos que os Parâmetros sirvam de apoio às discussões e ao desenvolvimento
do projeto educativo de sua escola, à reflexão sobre a prática pedagógica, ao planejamento
de suas aulas, à análise e seleção de materiais didáticos e de recursos tecnológicos e, em
especial, que possam contribuir para sua formação e atualização profissional.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A partir das definições constitucionais, das legislações que regulamentam o Sistema Único de
Saúde (SUS), das deliberações das conferências nacionais de saúde e do Plano Nacional de Saúde (2004-
2007), foi aprovada em 2006, na Comissão Intergestores Tripartite, a Política Nacional de Promoção da
Saúde do SUS, visando ao enfrentamento dos desafios de produção da saúde e à qualificação contínua
das práticas sanitárias e do sistema de saúde.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A obra “Política, Planejamento e Gestão em Saúde” emerge como uma fonte de
pesquisa robusta, que explora o conhecimento em suas diferentes faces, abrangendo
diversos estudos.
Por ser uma área que investiga processos de formulação, implementação,
planejamento, execução e avaliação de políticas, sistemas, serviços e práticas de saúde,
a sua relevância no campo das ciências da saúde é indiscutível, revelando a multiplicidade
de aportes teóricos e metodológicos, de caráter interdisciplinar, transdisciplinar e
multiprofissional, influenciados por diferentes campos de conhecimento.
No intuito de promover e estimular o aprendizado dos leitores sobre esta temática,
os estudos selecionados fornecem concepções fundamentadas em diferentes métodos de
pesquisa.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A coletânea abrange diversos temas, entre eles: as concepções da imagem corporal entre praticantes e instrutores de musculação, fisiculturistas e estudantes de Educação Física na região metropolitana de Salvador; a atividade física como fator de proteção para co-morbidades cardiovasculares em mulheres obesas; prevalência e fatores associados à inatividade física em adultos na cidade de Lauro de Freitas-BA, entre outros.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A modalidade de EAD, apesar de já estar constituída no cenário nacional e internacional, ainda é uma modalidade relativamente nova e, portanto, carece de estudos aprofundados sobre o tema. Os estudos aqui apresentados trazem a demonstração de novas técnicas, concepções e práticas sobre a EAD no Brasil. Assim, essa leitura contribui cientificamente com novos estudos e uma nova visão sobre a EAD no Brasil.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Estas pesquisas têm como base os estudos multidisciplinares, que apresentam
desafios em seu mapeamento, pois envolvem pesquisadores com distintas áreas
de atuação. Diante desse cenário, a Atena Editora aglutinou em seis volumes
uma grande diversidade acadêmico cientifica com vistas a uma maior contribuição
multidisciplinar.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro traz reflexões que podem motivá-lo (a) na sua conexão consigo mesmo, com a atuação docente e com o campo de saber Educação Física. Todos esses aspectos fazem parte de quem você é e permeiam suas escolhas de vida. Por isso, sinta-se encorajado (a) a pensar sobre suas trajetórias, interesses e potencialidades, ciente de que suas palavras, intenções e ações impactam a vida de todos à sua volta.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Nesta coletânea, apresentamos 15 capítulos que discutem experiências no âmbito do Programa de residência Pedagógica e do Programa institucional de bolsa de iniciação à docência, os quais foram desenvolvidos no período de 2018 a 2020.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Adotar medidas para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis, como recomendado na Reunião de Cúpula em Favor da Infância
(Nova York, 1990) e na Conferência Internacional de Nutrição (Roma,
1992), significa garantir um direito da população e cumprir uma obrigação do Estado.
O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social.
Uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde, a partir de
1984, visando a incrementar a capacidade resolutiva dos serviços de
saúde na atenção à criança, foi a de priorizar cinco ações básicas de
saúde que possuem comprovada eficácia (promoção do aleitamento
materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunizações, prevenção e controle das doenças diarréicas e das infecções respiratórias agudas). Tais ações devem constituir o centro da atenção a
ser prestada em toda a rede básica de serviços de saúde. E, nesse sentido, o Ministério da Saúde estabeleceu normas técnicas, definiu instrumentos operacionais e promoveu a capacitação de recursos humanos.
[ Acessar Conteúdo ]
|