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Área: Educação Física- Presencial e EAD



imagem As Linhas de Cuidado em Hipertensão Arterial e em Diabetes Mellitus constituem-se em importante material técnico que a Secretaria de Estado da Saúde está disponibilizando à rede de serviços do Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo. Este conjunto de documentos, norteados pelas evidências clínicas que envolvem o manejo destes agravos à saúde, é disponibilizado aos profissionais e aos gestores do SUS, como uma ferramenta para o aprimoramento do cuidado em saúde oferecido aos usuários do SUS, seja na Atenção Básica, nos ambulatórios especializados, na urgência ou nas internações.

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imagem O entendimento de conteúdo em Educação Física foi marcado até recentemente (meados da década de 1980) pela ideia de atividade, no caso, de uma atividade física. Enquanto em outras disciplinas escolares o conteúdo sempre foi entendido como um conhecimento de caráter conceitual, na Educação Física, ele era visto como uma atividade. Essa atividade, à qual os alunos deveriam ser submetidos, tinha como principal objetivo melhorar a aptidão física (com suas implicações para a saúde), além de influir no comportamento, moldando o caráter dos alunos. A atividade física mobilizada para atingir esses objetivos (os chamados meios da Educação Física) assumiu diferentes formas, como a ginástica, as lutas, os jogos e os esportes.

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imagem A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família. São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.

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imagem Este material tem como objetivo trazer uma abordagem conceitual e demonstrativa sobre a macroscopia do corpo humano e seu funcionamento, destacando o funcionamento do sistema estomatognático, bem como as instâncias microscópicas.

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imagem Os textos são endereçados a pessoas em formação na área de estudo da atividade física, aos membros da comunidade científica e ao público mais amplo. O conteúdo do livro busca promover a interdisciplinaridade, valor fundamental da EACH-USP. Além disso, os textos visam atender valores apreciados pela EACH-USP: excelência acadêmica, inovação, pluralidade e diversidade. O livro também favorece a consolidação da EACH-USP como instituição de referência, disseminando conhecimento com contribuições integrativas de subáreas da atividade física no âmbito investigativo e pedagógico.

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imagem Este livro tem procurado divulgar conceitos e orientações sobre atividade física e saúde, servindo como ponte entre as evidências científicas publicadas em periódicos especializados e os profissionais em formação na área da saúde, particularmente na Educação Física.

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imagem Este livro contém 24 capítulos distribuídos em sete seções, cujos conteúdos foram escritos por vários autores que se dispuseram a colaborar sem remuneração, e a maioria deles atua em instituições-membros da REBRATS e ou da EVIPNet Brasil.

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imagem A coleção “Avaliação, Atividade Física e Saúde” tem como foco central a apresentação e discussão científica, construída a partir da publicação de produção científica relevante, abordando temáticas contemporâneas e que, por isso mesmo, demanda uma atenção de todos os profissionais de saúde, e especificamente aqueles ligados aos exercícios físicos, esportes e atividades físicas orientadas.

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imagem Este material tem como objetivo neste momento de pandemia por conta do COVID-19, apresentar uma proposta básica de um conjunto de exercícios físicos, alongamentos e técnicas básicas de massagem para auxiliar neste processo de quarentena.

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imagem Este livro busca a multidisciplinaridade da ciência do esporte com capítulos nos seguintes campos: Ciências Aplicadas ao Esporte; Biomecânica e Controle Motor; Dietas que promovem aumento do desempenho esportivo e saúde; Psicologia e esportes e prevenção e reabilitação de lesões esportivas. Os autores são estudantes e profissionais que área, os quais se engajaram para tornar a redação do livro a mais atualizada possível. Portanto, a divulgação destes estudos pode ajudar atletas, treinadores, profissionais ou estudiosos da área na ampliação dos seus conhecimentos.

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imagem A coleção “Ciências da Saúde: da teoria à prática” é uma obra composta de onze volumes abordará de forma categorizada e interdisciplinar trabalhos, pesquisas, relatos de casos, revisões e inferências sobre esse amplo e vasto contexto do conhecimento relativo à saúde. Além disso, todo o conteúdo reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em diversas regiões do país, que analisam a saúde em diversos dos seus aspectos, percorrendo o caminho que parte do conhecimento bibliográfico e alcança o conhecimento empírico e prático.

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imagem No processo de elaboração do Código de Ética para o Profissional de Educação Física tomaram-se por base, também, as Declarações Universais de Direitos Humanos e da Cultura, a Agenda 21, que conceitua a proteção do meio ambiente no contexto das relações entre os seres humanos em sociedade, e, ainda, os indicadores da Carta Brasileira de Educação Física 2000; nesta esteira, repudia-se todas e quaisquer ações que possam incidir em risco para o contexto ecológico da natureza, da sociedade e do indivíduo, nomeadamente, o uso de todos os meios que desencadeiem o subjugo da saúde, segundo os princípios assegurados pelas Agências Nacionais e Internacionais de Controle Anti-dopagem, dentre outros. Esses documentos, juntamente com a legislação referente à Educação Física e a seus profissionais nas esferas federal, estadual e municipal, constituem o fundamento para a função mediadora do Sistema CONFEF/CREFs no que concerne ao Código de Ética.

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imagem Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha disso omitida.

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imagem Acompanhando a tendência de atenuação das condições de injustiça e exclusão social, a partir do esporte recreativo e do lazer, o Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Movimento - GCEM, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, propôs o desenvolvimento de uma investigação sobre a situação do lazer na cidade de Campina Grande – PB, considerando a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC, 2003), a partir do universo das comunidades de bairro.

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imagem Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. Na unidade I você verá as concepções, abordagens pedagógicas e as possibilidades de seu uso na educação básica, a educação física e a prática pedagógica, a atuação do docente na educação física, e por último o planejamento de ensino. Na Unidade II você verá a dança como noção corporal, os esportes na escola a capacidade física para o rendimento escolar entre elas a velocidade, a força, a resistência, a flexibilidade e a coordenação motora. Em seguida alguns esportes que podem ser trabalhados na escola tais como: o atletismo, esportes com bola e as lutas.

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imagem A educação, a saúde, a segurança, o transporte, as instituições estão sofrendo da doença que podemos denominar como falta de ética na governança. A Educação Física está inserida nesse contexto, sofrendo as consequências, mas, podendo ser uma célula viva e ativa na revolução ética tão necessária em nossos dias.

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imagem Estas Diretrizes foram desenvolvidas em parceria com a Comissão Europeia, o Conselho Internacional para a Ciência do Esporte e a Educação Física (ICSSPE), o PNUD, o UNICEF, o UNOSDP e a OMS, para informar sobre o oferecimento da educação física de qualidade para várias faixas etárias, desde os primeiros anos de vida até a educação secundária. Os usuários das Diretrizes serão beneficiados com: marcos de referência para a oferta da EFQ e formação de professores; listas de verificação para o fortalecimento dessa oferta; exemplos de boas práticas e uma matriz de políticas para desenvolver a EFQ inclusiva, no âmbito de um ciclo completo de política educacional.

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imagem O e-book propõe a identificação dos vários tipos de discromias existentes, o estudo dos tipos de lipodistrofia e hidrolipodistrofia ginoide, a classificação dos tipos de estrias e de flacidez por meio de alterações que ocorrem nos diferentes tecidos do corpo humano. Este e-book também aborda a compreensão das mudanças que ocorrem no organismo no processo de envelhecimento, e promove o conhecimento sobre as calosidades, as verrugas e a hiperidrose.

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imagem Este Livro Didático Público chega às escolas da rede como resultado do trabalho coletivo de nossos educadores. Foi elaborado para atender à carência histórica de material didático no Ensino Médio, como uma iniciativa sem precedentes de valorização da prática pedagógica e dos saberes da professora e do professor, para criar um livro público, acessível, uma fonte densa e credenciada de acesso ao conhecimento.

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imagem O objetivo central desta obra é aprofundar o conhecimento sobre as interseções entre políticas públicas e a prática pedagógica em Educação Física, promovendo a análise crítica de como essas políticas influenciam o ensino e a inovação educacional. Além disso, busca-se investigar os fatores motivacionais e os impactos da atividade física na saúde, bem-estar e qualidade de vida. Agradecemos aos autores dos capítulos por sua valiosa contribuição para esta obra. Sua dedicação, e empenho foram fundamentais para o desenvolvimento e conclusão dessa obra (ISBN 978-65-5360-736-1)

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imagem O livro “Educação no Brasil: Experiências, desafios e perspectivas” reúne 79 artigos de pesquisadores de diversos estados e instituições brasileiras. O objetivo em organizar este livro é o de contribuir para o campo educacional e das pesquisas voltadas aos desafios educacionais, sobretudo, das práticas educativas e da formação de continuada de professores.

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imagem "A coletânea contempla capítulos que discutem a Educação Física a partir dos pressupostos da Educação, da Saúde e do Esporte, enquanto importante desafio do momento atual e diante dos avanços e das mudanças que se consolidaram na formação inicial em Educação Física. A obra convida a todos para a realização de futuras investigações, no sentido de concentrar esforços para o fortalecimento de núcleos de estudos e a sistematização de linhas de pesquisa."

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imagem A Pandemia do Covid-19 desencadeada no ano de 2020, no cenário mundial, impulsionou mudanças na vida cotidiana e, na seara da educação fez emergir demandas de reinvenção dos processos educativos em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior. Nesse contexto, fomos absorvidos pelo ensino remoto, passagem da prática pedagógica presencial para o universo digital, implicado pela tecnologia, ferramentas digitais, plataformas, aplicativos e janelas de possibilidades. Nesta correlação este ebook Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas idealizou-se tendo em vista focalizar o ensino remoto na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e o debate teórico, prático e experiencial do processo ensino- -aprendizagem no contexto pandêmico. Com este dimensionamento acolhe em sua tessitura nove capítulos, estudos teóricos, reflexões teórico-práticas, relatos de experiência reflexivos e pesquisas com coletas de dados.

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imagem A longevidade é, sem dúvida, um triunfo. Há, no entanto, importantes diferenças entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. Enquanto, nos primeiros, o envelhecimento ocorreu associado às melhorias nas condições gerais de vida, nos outros, esse processo acontece de forma rápida, sem tempo para uma reorganização social e da área de saúde adequada para atender às novas demandas emergentes. Para o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, é de que existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos, fenômeno esse nunca antes observado.

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imagem O livro vai buscar ilustrar, pelo menos em parte, essa riqueza temática que desafia o pesquisador com sua complexidade e seus rápidos processos de mudança. Manifestações sociais que, em um determinado momento, parecem ocupar um espaço importante nas interações pessoais, podem desaparecer em pouco tempo ou então serem relegadas à paradoxal obsolescência de um passado recente. Procuramos, assim, disponibilizar aos leitores uma coletânea ampla e diversificada que ilustre, pelo menos em parte, a complexidade da reflexão sobre as diferentes manifestações contemporâneas do esporte, no âmbito de uma sociedade cada vez mais integrada, em função da rápida evolução dos meios de comunicação (ISBN 978-85-63007-13-1)

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imagem O processo do envelhecimento é a soma de vários processos entre si, os quais envolvem os aspectos biopsicossociais; têm como base a hereditariedade, sendo conhecido o fato de existirem famílias cujos componentes tendem á longevidade, e outras que apresentam certas patologias com muita frequência. O processo de envelhecimento pode ser acompanhado pelo declínio das capacidades tanto físicas, como cognitivas dos idosos, de acordo com suas características de vida.

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imagem Documento composto por vinte artigos que trazem relatos de boas práticas de ensino, pensadas para propiciar condições de aprendizagem que não excluam nenhum aluno; de educadores que buscam dar respostas às necessidades educacionais especiais, valorizando as diversas formas de aprender, compreender o mundo e dar significado a ele. Nele são apresentadas experiências de gestão dos sistemas de ensino, de organização de recursos e serviços para o atendimento educacional especializado, de práticas educacionais inclusivas em sala de aula e de formação docente na perspectiva da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, bem como reflexões acerca da mudança de paradigma na educação especial.

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imagem Este manual tem como objetivo criar sinais para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS, melhorando o ensino e a aprendizagem neste campo do conhecimento.

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imagem Nesse caderno, portanto, você encontrará um conjunto de orientações metodológicas que vão evidenciar o caráter fundamental da pesquisa e a importância e organização de uma pesquisa acadêmica. Esse caderno lhe orientará na leitura de textos científicos e na própria organização de estratégias de trabalho para que você possa ampliar seu horizonte intelectual e a sua noção de pesquisa

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imagem Este livro reporta-se a questões teórico-metodológicas da Educação Física escolar, tomando-a como metéria curricular que trata dos jogos, da ginástica, do esporte, enquanto elementos constitutivos, dentre outros, do seu conteúdo. Carmen Lúcia Soares, Celi Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Castellani Filho, Micheli Escobar e Valter Bracht, seus autores, preocuparam-se, na sua elaboração, em apresentar elementos básicos para a configuração de uma teoria pedagógica da Educação Física materializada na sugestão de um programa específico para cada um dos graus de ensino, na seleção e sistematização do conhecimento e na organização do trabalho escolar. Pretendem, assim, fornecer fundamentos teóricos para a apreensão do conhecimento por parte dos professores, de modo a auxiliá-los a pensar autonomamente

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imagem Atualmente, imagem do corpo magro, saudável, malhado, voyeur e erótico é perseguido desesperadamente pelas pessoas. É nesse contexto que Lígia Santos apresenta um mergulho investigativo sobre corporalidade e comensalidade como extensão do moderno, urbano e desigual. As dimensões sociais, inevitavelmente presentes nas questões do comer e da comida, são colocadas no ambiente cultural permitindo uma análise compreensiva.

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imagem Quando se fala em Educação Física referimo-nos a um extenso campo de ações. O interesse básico é o movimento humano, mais especificamente a Educação Física se preocupa com o relacionamento entre o movimento humano e outras áreas da educação, isto é, o relacionamento do desenvolvimento físico com o mental, social e o emocional na medida em que eles vão sendo desenvolvidos. Essa preocupação pelo desenvolvimento físico com outras áreas do crescimento e desenvolvimento humano contribui para uma esfera de ação única da Educação Física, pois nenhuma outra área trata do desenvolvimento total do homem, com exceção da Educação no seu senso mais geral possível. A história mostra que as verdades e crenças, dentro de uma dada sociedade, em relação ao homem e seu corpo resultaram em conceitos bastante diferentes e programas que hoje chamamos Educação Física.

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imagem Discutiremos aqui os contornos históricos do surgimento dos clubes de futebol e o processo de disseminação da modalidade pelos meios de transportes. O crescimento econômico das regiões e os investimentos públicos, o desenvolvimento das cidades do Estado de São Paulo num processo de urbanização e a expansão dos meios transportes, como o trem no interior, os portos fluviais na região do Rio Tietê, os portos marítimos no litoral e as rodovias por todo o Estado, foram de suma importância para o incremento do futebol.

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imagem O propósito do Ministério da Educação e do Desporto, ao consolidar os Parâmetros, é apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres.

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imagem AO PROFESSOR O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos. Vivemos numa era marcada pela competição e pela excelência, em que progressos científicos e avanços tecnológicos definem exigências novas para os jovens que ingressarão no mundo do trabalho. Tal demanda impõe uma revisão dos currículos, que orientam o trabalho cotidianamente realizado pelos professores e especialistas em educação do nosso país. Assim, é com imensa satisfação que entregamos aos professores das séries finais do ensino fundamental os Parâmetros Curriculares Nacionais, com a intenção de ampliar e aprofundar um debate educacional que envolva escolas, pais, governos e sociedade e dê origem a uma transformação positiva no sistema educativo brasileiro.

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imagem A partir das definições constitucionais, das legislações que regulamentam o Sistema Único de Saúde (SUS), das deliberações das conferências nacionais de saúde e do Plano Nacional de Saúde (2004- 2007), foi aprovada em 2006, na Comissão Intergestores Tripartite, a Política Nacional de Promoção da Saúde do SUS, visando ao enfrentamento dos desafios de produção da saúde e à qualificação contínua das práticas sanitárias e do sistema de saúde.

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imagem A obra “Política, Planejamento e Gestão em Saúde” emerge como uma fonte de pesquisa robusta, que explora o conhecimento em suas diferentes faces, abrangendo diversos estudos. Por ser uma área que investiga processos de formulação, implementação, planejamento, execução e avaliação de políticas, sistemas, serviços e práticas de saúde, a sua relevância no campo das ciências da saúde é indiscutível, revelando a multiplicidade de aportes teóricos e metodológicos, de caráter interdisciplinar, transdisciplinar e multiprofissional, influenciados por diferentes campos de conhecimento. No intuito de promover e estimular o aprendizado dos leitores sobre esta temática, os estudos selecionados fornecem concepções fundamentadas em diferentes métodos de pesquisa.

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imagem A coletânea abrange diversos temas, entre eles: as concepções da imagem corporal entre praticantes e instrutores de musculação, fisiculturistas e estudantes de Educação Física na região metropolitana de Salvador; a atividade física como fator de proteção para co-morbidades cardiovasculares em mulheres obesas; prevalência e fatores associados à inatividade física em adultos na cidade de Lauro de Freitas-BA, entre outros.

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imagem Estas pesquisas têm como base os estudos multidisciplinares, que apresentam desafios em seu mapeamento, pois envolvem pesquisadores com distintas áreas de atuação. Diante desse cenário, a Atena Editora aglutinou em seis volumes uma grande diversidade acadêmico cientifica com vistas a uma maior contribuição multidisciplinar.

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imagem Este livro traz reflexões que podem motivá-lo (a) na sua conexão consigo mesmo, com a atuação docente e com o campo de saber Educação Física. Todos esses aspectos fazem parte de quem você é e permeiam suas escolhas de vida. Por isso, sinta-se encorajado (a) a pensar sobre suas trajetórias, interesses e potencialidades, ciente de que suas palavras, intenções e ações impactam a vida de todos à sua volta.

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imagem Nesta coletânea, apresentamos 15 capítulos que discutem experiências no âmbito do Programa de residência Pedagógica e do Programa institucional de bolsa de iniciação à docência, os quais foram desenvolvidos no período de 2018 a 2020.

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imagem Adotar medidas para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis, como recomendado na Reunião de Cúpula em Favor da Infância (Nova York, 1990) e na Conferência Internacional de Nutrição (Roma, 1992), significa garantir um direito da população e cumprir uma obrigação do Estado. O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social. Uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde, a partir de 1984, visando a incrementar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde na atenção à criança, foi a de priorizar cinco ações básicas de saúde que possuem comprovada eficácia (promoção do aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunizações, prevenção e controle das doenças diarréicas e das infecções respiratórias agudas). Tais ações devem constituir o centro da atenção a ser prestada em toda a rede básica de serviços de saúde. E, nesse sentido, o Ministério da Saúde estabeleceu normas técnicas, definiu instrumentos operacionais e promoveu a capacitação de recursos humanos.

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