Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas até 2030 é o
quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotado por todos os Estados-nação
membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. O Brasil teve, ao longo de toda
a discussão e negociação dos então Objetivos do Milênio (ODMs) e hoje ODS, um importante
papel para a definição deste objetivo ao sustentar posição progressista e avançada nos temas
relacionados à agenda de direitos humanos e redução das desigualdades, característica
histórica de sua atuação no âmbito das relações internacionais.
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O ODS 4 visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Para atingir este objetivo até
2030, foram apresentadas dez metas que envolvem educação infantil, ensino fundamental,
médio, profissionalizante e superior, alfabetização e ensinos relativos à disseminação de conteúdos relacionados à sustentabilidade. Além disso, o ODS 4 abrange questões envolvendo a infraestrutura das escolas, a oferta de recursos para apoiar países menos desenvolvidos e a criação de garantias para que os professores tenham boas condições de trabalho e reconhecimento social.
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Em "Ciências sociais aplicadas: desafios e perspectivas para a sociedade contemporânea 2", coletânea de nove capítulos que une pesquisadores de diversas instituições, congregamos discussões e temáticas que circundam a grande área das Ciências Sociais Aplicadas a partir de uma ótica que contempla as mais vastas questões da sociedade. Temos, no presente volume, reflexões que explicitam essas interações. Nelas estão debates que circundam realidades de sociedades e países diversos, através de temas como reserva do possível, políticas públicas, direito à saúde, pandemia, orçamento da saúde, uberização, e-commerce, trade commerce, contabilidade de gestão, serviço de referência, além de retórica populista e nacionalista.
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Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha disso omitida.
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Esta obra foi organizada pelo grupo de estudos e extensão Redes de
Direitos Humanos do Programa de Pós-graduação em Direito da PUC
Minas.
O Redes é voltado para efetivação dos Direitos Humanos em Minas
Gerais e para construção de conhecimento e ações com e para a rede de
entidades governamentais e não-governamentais que atuam na proteção
e promoção de direitos.
São objetivos do Redes: contribuir com a efetivação dos Direitos
Humanos em Minas Gerais; produzir conhecimento e ações em Direitos
Humanos; atuar no fortalecimento das redes de entidades públicas e
privadas que atuam na proteção e promoção de direitos.
Para cumprir com seus objetivos, o Redes atua na produção de
pesquisas e materiais técnicos e acadêmicos em Direitos Humanos, na
realização de seminários,cursos e palestras e no desenvolvimento de ações
em Direitos Humanos e na mobilização popular.
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Este estudo visa retratar a situação do Brasil de forma a avaliar os avanços obtidos e os desafios que devem ser enfrentados para se atingir as metas do ODS 2. Buscou-se analisar os
principais indicadores do país capazes de demonstrar o esforço brasileiro para a superação
da fome e a promoção da agricultura sustentável, apresentando programas e políticas públicas que tenham contribuído para esses resultados.
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A publicação do livro "Gestão por competências em organizações de governo" consiste numa das várias iniciativas da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) que visam disponibilizar instrumentos para o aumento da capacidade de governo na formulação e implementação de políticas públicas.
Tendo por objetivo contribuir para a discussão do tema gestão por competência, assunto que vem despertando interesse crescente entre os dirigentes responsáveis pela gestão de pessoas em instituições públicas, este trabalho expõe a trajetória das políticas de recursos humanos no setor público brasileiro, bem como conceitos, dimensões e aplicações da abordagem da competência, além de apontar caminhos para a integração do modelo aos diferentes subsistemas de gestão de pessoas, analisando sua viabilidade.
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O rastro do século XX acha-se em grande parte nos cartazes que, com variadas finalidades e das mais diversas maneiras, se foram realizando ao longo do curso desse século, em quadrantes bem diferentes.
Conquanto de trás viessem eles já, não deixam os cartazes de constituir um dos mais característicos e emblemáticos produtos da centúria passada. Natural não pode deixar de parecer que, consistindo eles em objectos válidos pelo seu poder histórico bem como pelo testemunhal e, bastas vezes, pela própria força artística, a sua carga de valor significante e significativo haja de igual modo de ser tida em conta por si mesma e enquanto tal apreciada.
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A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu como Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) um conjunto de doenças que persistem no mundo apesar de existirem ferramentas para a sua prevenção e controle, mas que permanecem coexistindo como problema de saúde pública em populações mais vulneráveis que vivem em locais com baixos indicadores de condições socioeconômicas, dificuldades de acesso à água e de saneamento básico, precárias condições de moradias, dificuldades de acesso aos serviços de saúde, além de aspectos geográficos, linguísticos e culturais que dificultam a atenção à saúde destas populações. Essas doenças se assemelham na dificuldade de enfrentamento e na necessidade de uma resposta integrada entre os diversos setores da sociedade com atuação nas ações de prevenção e controle.
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Crescimento econômico, por si só, não garante avanços sociais e, a depender do padrão
adotado, pode acelerar a deterioração ambiental. Em compensação, sem ele é muito difícil
melhorar as condições sociais e investir na conversão de processos de produção e consumo
“sujos” em padrões mais ecoeficientes. Por isso, se por um lado o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 começa com uma meta de crescimento econômico, por outro lado é complementado por outras onze metas que abordam uma gama ampla de dimensões do desenvolvimento, tão diversas como produtividade, turismo, serviços financeiros, degradação ambiental, bem como aspectos mais diretamente relacionados com as expressões presentes no título deste objetivo.
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O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 (ODS 10) tem como objetivo central reduzir
a desigualdade dentro dos países e entre eles. A desigualdade da renda e a distribuição da
riqueza dentro dos países têm, de modo geral, crescido consideravelmente desde os anos
1980, da mesma forma que, apesar do forte crescimento da China, enfrenta-se uma ascensão da desigualdade global. Esse cenário cria imensas dificuldades para que os esforços voltados para o desenvolvimento e a expansão de oportunidades, especialmente dos mais vulneráveis, logrem êxito.
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Este livro traz em seus capítulos instigantes reflexões e propostas sobre a atuação profissional de relações públicas no atual contexto contribui para renovar a literatura na área.
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Em ocasiões anteriores, o Brasil também participou de esforços semelhantes da ONU,
como os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs). No caso dos ODMs, no entanto,
a questão urbana recebia pouca ênfase e se limitava à questão da inadequação habitacional,
muito semelhante à questão dos assentamentos precários (Ipea, 2014). Já no esforço dos
ODS, a questão urbana ganhou destaque, conformando um objetivo próprio que articula
inúmeras metas relacionadas às questões de habitação, mobilidade urbana, urbanização
sustentável, planejamento e gestão urbana e ambiental.
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