O material traz – além dos alimentos por região – receitas culinárias, dicas de como
cozinhar com mais saúde e uma lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas, ressaltando nossa diversidade cultural. O resgate, o reconhecimento e a incorporação desses
alimentos no cotidiano das práticas alimentares representam importante iniciativa de melhoria do padrão alimentar e nutricional, contribuindo para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável e da segurança alimentar e nutricional da população brasileira
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A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos.
Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família.
São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.
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O presente documento tem por finalidade proceder à análise da Estratégia Global
sobre Alimentação, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial da Saúde1
(EG/OMS), em resposta à demanda da Portaria n. 596/GM do Ministério da Saúde
de 8 de abril de 2004. Este documento reúne e discute, principalmente, as
evidências científicas relacionadas aos objetivos, metas e recomendações da
EG/OMS contidas no parágrafo 22, página 10 da Estratégia, bem como a pertinência
da mesma para o Brasil. Ele é resultado da contribuição coletiva dos especialistas
nas áreas de epidemiologia, medicina e nutrição designados pela referida portaria. O
início do trabalho do grupo foi precedido pela declaração de inexistência de conflito
de interesses por parte dos autores.
A análise da Estratégia Global considerou que a mesma é um instrumento de
promoção geral da saúde para populações e indivíduos, não sendo uma prescrição
de tratamento para grupos especiais de risco.
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O livro traz reflexões unindo questões sociais, da saúde e da nutrição. Na primeira parte, apresenta uma ampla revisão bibliográfica sobre a área da antropologia e da nutrição. Na segunda parte, abordam-se os paradoxos e repercussões das transformações sociais e da internacionalização da economia na cultura alimentar. A terceira parte dedica-se à alimentação tal como ela se configura hoje nos diferentes espaços, privados e públicos, dos contextos urbanos e diante das transformações sociais ocorridas no país nos últimos 35 anos.
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Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos
autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste
texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso,
inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles
tenha disso omitida.
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Este livro reúne estudos sobre Alimentação e Cultura e prioriza escritas e narrativas sobre o comer em distintos grupos e lugares. Fundamenta-se nas Ciências Humanas para diversas leituras sobre o comer e, assim, busca compreender a nutrição como ação social. E para conhecer o universo simbólico das relações entre cultura e alimentação, estudam-se o habitus, condutas, comportamentos alimentares, valores e crenças.
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A publicação Cadernos ODS foi criada pelo Ipea para divulgar estudos e pesquisas que visam contribuir para o esforço nacional de alcançar os desafios lançados durante a Cúpula
de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Geral das Nações Unidas, da Organização
das Nações Unidas (ONU), de 2015, na qual 193 Estados-membros aprovaram o documento
Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Essa
agenda, proposta para ser implementada a partir de 2016, é um plano de ação que parte do
reconhecimento de que a erradicação da pobreza, em todas as suas formas e dimensões, é
o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável. Nela foram estabelecidos dezessete
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, cujo alcance requererá uma
parceria global com o engajamento de todos – governos, sociedade civil, setor privado,
academia, mídia e ONU.
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A alimentação e nutrição adequadas são requisitos
essenciais para o crescimento e desenvolvimento de todas as
crianças brasileiras. Mais do que isso, são direitos humanos
fundamentais, pois representam a base da própria vida.
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Esta obra apresenta uma proposição de 218 indicadores de gestão para o varejo alimentício, especificamente o supermercado. Trabalhar com indicadores ajuda o gestor a executar seu planejamento de maneira sustentável e atenta com a dinâmica de metas e processos que englobam o seu negócio. Resultado de dois anos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica do Senac Santa Catarina, o livro oferece contribuições importantes e de cunho prático a atuação neste ambiente, principalmente quando vislumbra a aplicabilidade de todos esses indicadores em cada departamento ou setor de seu supermercado.
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Os trabalhos de laboratório, muitas vezes solitário ou em equipe, requerem planejamento e disciplina visando análises precisas e confiáveis. Para análises bioquímicas em tecidos vegetais, por exemplo, faz-se necessário uma gama de procedimentos que vão desde a coleta e processamento, até a melhor maneira de armazenar os extratos e por fim a análise da atividade enzimática ou teor de compostos e macromoléculas de interesse biológico. Este livro foi proposto como desafio para os alunos da disciplina Tecnologia de Enzimas (FCA/UNESP- Campus de Botucatu), como parte de suas atividades acadêmicas. Desafio aceito, o texto foi organizado em capítulos, os quais descrevem diferentes temas e suas metodologias utilizadas em aulas práticas. Esperamos que o texto possa servir de apoio àqueles que necessitem iniciar ou dar continuidade a trabalhos que envolvam análises bioquímicas em tecidos vegetais.
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A análise bromatológica, dentro do contexto da química analítica aplicada,
desempenha importante papel avaliador da qualidade e segurança dos alimentos.
Em determinados momentos, a sua utilização torna-se decisiva
para equacionar e resolver problemas de saúde pública e também para
definir e complementar ações de vigilância sanitária. Atua, também, como coadjuvante nas
inovações tecnológicas de alimentos. Devido à complexidade da sua constituição orgânica, os
alimentos muitas vezes são considerados matrizes difíceis de serem manipuladas; o analista deverá
estar devidamente treinado, e somente a experiência apreendida ao longo dos anos poderá
fornecer segurança analítica. Dentre os requisitos essenciais para evidenciar a qualidade de um
trabalho laboratorial e fornecer confiabilidade aos resultados emitidos, a escolha adequada
de metodologia analítica é, sem dúvida nenhuma, de grande relevância. De nada adianta um
laboratório dispor de instalação e equipamentos de ponta, se o método analítico selecionado
não for apropriado.
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Contribuição para o campo ainda pouco definido da vigilância alimentar e nutricional e do Sistema que pretende integrá-la no País (o Sisvan). De elevado alcance pragmático, a obra questiona o papel do setor saúde - particularmente em relação ao perfil de nutrição da população brasileira - e fornece elementos de decisões para os formuladores de políticas, planejadores e executores de programas e atividades de alimentação e nutrição. Abrange os seguintes assuntos: história do Sisvan e da nutrição brasileira - aí incluída a transição epidemiológica; perfil de morbimortalidade e a situação de crianças, gestantes e adultos; vigilância epidemiológica; programas de atenção à saúde integral da criança, do adolescente e da mulher.
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