CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Odontologia capacita auxiliares da rede municipal de saúde

Parceria contínua entre a Unoeste e a Prefeitura de Prudente busca aprimorar conhecimentos de prevenção a infecções no ambiente odontológico


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Odontologia capacita auxiliares da rede municipal de saúde
Capacitação para auxiliares da saúde bucal realizada na Clínica Odontológica da Unoeste

Em mais uma ação de responsabilidade social, a Unoeste, por meio do curso de Odontologia e em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente oferta capacitação aos funcionários auxiliares dos 56 consultórios odontológicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Devido à pandemia, a ação busca reforçar as medidas de biossegurança para prevenção à Covid-19 e outras infecções dentro do ambiente odontológico. Nesta segunda-feira (26), a atividade prática ocorreu na Clínica Odontológica da universidade.

Nas 35 unidades de saúde do município, 56 auxiliares atuam no atendimento à população. Eles passam por capacitação orientada pela coordenadora do curso, Dra. Eliane Gava Pizi, e pela professora Lígia Teixeira de Oliveira, acompanhadas pela diretora Cláudia Oliveira Lima Coelho. A ação contou com dois momentos: o primeiro foi on-line, na última quarta-feira (14), com orientações teóricas sobre o tema “Cuidados no atendimento odontológico durante a pandemia – a importância da equipe auxiliar”; já o segundo é realizado presencialmente nesta segunda, nas estruturas da Unoeste.

Para a Dra. Eliane, principalmente neste momento, cuidados devem ser redobrados no atendimento odontológico, por isso a importância de trazer atualização e ampliar o conhecimento dos profissionais. “Nessa capacitação é trabalhado a parte teórica, mas também ações práticas que devem ser tomadas em um consultório odontológico na prevenção de infecções, ainda mais grave nesse momento da pandemia.

Foto: João Paulo Barbosa Professora Lígia de Oliveira orientou sobre esterilização dos materiais
Professora Lígia de Oliveira orientou sobre esterilização dos materiais
 

A professora ainda fala sobre a importância de ações em conjunto entre as instituições. “Nossas atividades são realizadas por meio do projeto de ‘Educação Continuada’ cadastrado na Pró-reitoria de Extensão (Proext). Dessa forma, atendemos às necessidades do município e em contrapartida inserimos nosso acadêmico em ações de estágios na rede pública de saúde, sendo assim uma parceria de mão dupla”. 

Juliane Húngaro de Carvalho é supervisora odontológica no município e conta que a ação em conjunto tem sido excelente, principalmente porque existe a necessidade de reforçar os protocolos de segurança. “Como o planejamento ocorre a partir de nossas necessidades, o resultado vem sempre ao encontro dos anseios dos profissionais da rede de saúde bucal. E a universidade todo semestre trabalha temas relevantes para a educação continuada da rede de saúde bucal por meio de uma metodologia que produz mudanças significativas. Assim, os auxiliares conseguem identificar situações que podem ser melhoradas”.

A responsável lembra que, além da capacitação, a parceria com o curso apresenta outros benefícios. “A Unoeste proporciona a integração entre o ensino universitário e o serviço no Sistema Único de Saúde (SUS). Como é uma parceria, ofertamos e recebemos. Dessa forma, a rede de saúde bucal pode ter acesso aos conteúdos atuais da área e quem ganha é a população, pois os profissionais estarão sempre atualizados para prestar um atendimento de qualidade”, finaliza. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem