CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Gestão Comercial- Presencial e EAD


[Voltar para Áreas]



Brasil, um país em busca de uma grande estratégia.

Brasil, um país em busca de uma grande estratégia.

O desafio é superar a mais grave crise econômica de nossa história e inaugurar uma trajetória de desenvolvimento que nos garanta sustentabilidade e agregação de valores econômicos, ideológicos e sociais ao conjunto da sociedade brasileira. É romper o ciclo de crescimento, inaugurado a partir dos anos 50 do século passado, que não consegue cristalizar ganhos de renda, produtividade, inovação, integração no mercado internacional, consolidação democrática, segurança jurídica, estabilidade institucional e outros atributos indispensáveis a uma rota ascendente de incorporação de valores. De crise em crise, não estamos saindo do lugar.

[ Acessar Conteúdo x]

Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar

Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar

O livro constrói um diálogo entre pesquisadores brasileiros e franceses, de diferentes campos do conhecimento, sobre dois temas que passaram a ocupar os espaços do debate acadêmico e das ações públicas, nas duas últimas décadas: a questão do desenvolvimento e a questão territorial. Duas questões foram colocadas para os pesquisadores: qual o significado do conceito de território a partir de seu campo de estudo e quais contribuições podem aportar para a compreensão dos processos de desenvolvimento. Além de um rico debate no sentido epistemológico, a partir dos diversos campos de análise o livro aponta também algumas indagações: como trabalhar a relação entre espaço e território, como caraceterizar fronteiras territoriais em um mundo em que, elas marcam profundamente tanto a união/ intercâmbio quanto a ruptura/interdição? E várias outras quetões que compoem a agenda de debate da economia, geografia, ciencias políticas, sociologia e da administração.

[ Acessar Conteúdo x]

Conflitos, eficiência e democracia na gestão pública

Conflitos, eficiência e democracia na gestão pública

É possível ter serviços públicos com mais qualidade? Como gerenciar as relações no setor de modo que todos saiam ganhando? A população dispõe de meios para garantir sua cidadania, ampliando, assim, sua participação na esfera pública? Como? Em Conflitos, Eficiência e Democracia na Gestâo Pública, há respostas a estas e outras perguntas. De maneira simples, o autor discute a negociação coletiva e suas táticas. Mostra exemplos de documentos que podem ser úteis no processo.

[ Acessar Conteúdo x]

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

Inovações tecnológicas e a complexidade do sistema econômico

O objetivo deste trabalho é analisar como o processo de inovações tecnológicas é tratado pela Teoria dos Sistemas Complexos. A abordagem neoclássica tradicional, ao partir de pressupostos bastante restritivos sobre os agentes e os mercados, não é capaz de fornecer explicações plausíveis aos vários problemas econômicos da vida real. Ao desconsiderar a dinâmica dos fenômenos econômicos, essa abordagem foi incapaz de incorporar os aspectos do processo de inovação e mudança tecnológica. A abordagem evolucionária, nesse sentido, ao considerar a racionalidade limitada, incerteza e heterogeneidade presente em ambientes que exibem inovação, foi capaz de fornecer um tratamento mais próximo da realidade. A inovação é, então, entendida como uma mudança descontínua que altera as condições estruturais gerando desenvolvimento, progresso e evolução no sistema. Já abordagem dos sistemas complexos, ao apresentar um arcabouço não reducionista e que se fundamenta sobre uma perspectiva evolucionária e sistêmica, concebe a economia como um sistema composto por agentes heterogêneos que interagem entre si. Apesar do ambiente de incerteza nas decisões tomadas, os agentes procuram se adaptar às informações recebidas do meio e se auto-organizarem gerando com isso novos padrões de auto-ordenamento e estruturas emergentes. A modelagem, nesse sentido, tem por principal objetivo descobrir as propriedades emergentes resultantes da interação entre os agentes no sistema. Por fim chega-se a conclusão de que as inovações tecnológicas apresentaram resultados mais satisfatórios e mais condizentes quando analisadas dentro dessa perspectiva agent-based.

[ Acessar Conteúdo x]

Pequenos negócios : desafios e perspectivas : serviços financeiros

Pequenos negócios : desafios e perspectivas : serviços financeiros

As estratégias dos agentes públicos e privados para conquistar novos clientes, as políticas de inclusão e os impactos do surgimento de novos usuários e clientes potenciais dos serviços financeiros, bem como as novas tecnologias que possibilitam mais eficiência e resultados são alguns dos temas deste livro. O vol.6 da coletânea traz 24 artigos assinados por 32 especialistas. Mostra um panorama atual e detalhado com reflexões plurais sobre o cotidiano dos serviços financeiros e os pequenos negócios. São uma série de reflexões que ajudam o leitor a discernir um pouco mais sobre as possibilidades de acesso aos serviços pelos pequenos negócios.

[ Acessar Conteúdo x]

Pequenos negócios: desafios e perspectivas: desenvolvimento sustentável

Pequenos negócios: desafios e perspectivas: desenvolvimento sustentável

Nas últimas décadas, o Brasil passou a conviver com uma economia estável e viu surgir novas e interessantes oportunidades de negócios, que se multiplicam em todo o território nacional com o crescimento do poder aquisitivo da classe média, do aumento dos níveis de emprego e de escolaridade. Em um cenário econômico altamente positivo, principalmente quando comparado ao momento atual da Europa e dos Estados Unidos, o Brasil irá sediar a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

[ Acessar Conteúdo x]

Pequenos negócios: desafios e perspectivas: encadeamento produtivo

Pequenos negócios: desafios e perspectivas: encadeamento produtivo

Três pontos chamam a atenção quando se tem contato com o tema encadeamento produtivo, apresentado aqui sob diferentes experiências e percepções. O primeiro, pode-se dizer, seria um postulado acerca das relações empresariais na economia atual: por mais acirrada que seja a concorrência, nenhuma empresa sobrevive sozinha no mercado global. Grandes dependem de pequenas e vice-versa, à medida que ambos querem se manter competitivos, atendendo bem o cliente, ou seja, oferecendo produtos e serviços de qualidade garantida e sustentáveis. Pressupõe gestão eficiente, tecnologia e logística excelentes, mão de obra qualificada, além de responsabilidade social, considerando-se padrões de classe mundial.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 19 itens.
Alguma mensagem