CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Biblioteca | Periódicos e Livros on-line

Livros on-line

Engenharia Mecânica


[Voltar para Áreas]



Administração e economia para engenharia

Administração e economia para engenharia

Os mercados, em diversos setores, estão em constante mutação, pois os momentos econômicos distintos sempre refletirão nas organizações. Com isso, os consumidores estão cada vez mais exigentes, fazendo comparações constantes entre produtos e serviços, para que tomem sua decisão de compra baseada no custo-benefício das suas opções de aquisição. Neste livro, vamos abordar de forma bastante didática, como os conceitos de Administração e Economia serão úteis para que você consiga entender os mercados em que está atuando para que, desta forma, possa estabelecer as ações que deverão ser aplicadas nas organizações, de forma a contribuir para que exista valor agregado aos produtos, para que eles se tornem competitivos.

[ Acessar Conteúdo x]

Código de ética profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia

Código de ética profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia

A ética acompanha o cotidiano dos profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. É inadmissível que esta prática deixe de fazer parte da nossa rotina, considerando que já a nossa formadora Lei nº 5.194/1966 definia o caráter social das nossas atividades. Assim, obras e serviços oferecidos pelos profissionais do Sistema Confea/Crea promovem os princípios éticos, estabelecidos, desde 1971, neste Código de Ética, cuja última atualização remete já a 2002, por meio de nossa, por todos conhecida, Resolução 1002.

[ Acessar Conteúdo x]

Conformação mecânica de múltiplos estágios

Conformação mecânica de múltiplos estágios

Este livro visa dar uma contribuição aos alunos de cursos técnicos e de graduação dos Institutos Federais e Universidades voltados para à fabricação mecânica. Inicialmente conceitos e tipos de conformação são apresentados. Em seguida são explanados assuntos relacionados aos equipamentos, ao processo, às ferramentas de conformação e seus mecanismos de falhas. São abordados assuntos práticos relacionados ao projeto da sequência de conformação de componentes através de equipamentos de múltiplos estágios. A abordagem se baseia na teoria de cálculos simplificados, porém não menos precisos a fim de facilitar a compreensão do público interessado na área de conformação mecânica. São mostrados exemplos de cálculos de sequências de conformação e noções sobre a contribuição da simulação computacional por elementos finitos. Espera-se que este livro possa contribuir com a disseminação do estrito conhecimento em projetos de conformação mecânica de múltiplos estágios e que possibilite o maior interesse por esta área que representa o processo de fabricação mais utilizados na produção de componentes no mundo.

[ Acessar Conteúdo x]

Desenhos técnico no contexto das engenharias

Desenhos técnico no contexto das engenharias

A arte de representar um objeto ou fazer sua leitura por meio do desenho técnico é tão importante quanto à execução de uma tarefa. Esse fato é devido que o desenho tem a necessidade de fornecer todas as informações precisas e necessárias para a construção de uma peça/produto. Visando abordar a maioria dos assuntos relativos ao desenho técnico de forma sucinta, porém completa em uma disciplina de cursos de graduação compostas de 45 a 60 horas, esta apostila foi elaborada. A experiência de 20 anos nesta área, tanto atuando como profissional do ramo de engenharia mecânica, como professor universitário, capacitaram os autores a construir um material que propiciasse tal dinâmica de aprendizagem.

[ Acessar Conteúdo x]

Dinâmica dos corpos rígidos

Dinâmica dos corpos rígidos

O desenvolvimento do texto reflete, em grande monta, a forma com que este autor acredita deva a formação de um engenheiro “conceitual” ser conduzida. Dá-se ênfase à dedução e discussão dos “modelos de mecânica”, procurando-se explicitar as hipóteses sobre as quais são construídos, particularizando-os então às diversas situações de aplicação que se apresentam úteis ao estudo da mecânica e da engenharia. Foge propositalmente, portanto, de uma abordagem usualmente encontrada em livros de cunho mais técnico que, pode-se dizer, adotam “o caminho que vai do particular para o geral”, seguindo a orientação oposta, cuidando para não se desviar do conteúdo conceitual, contudo sem ingressar no formalismo e rigor matemáticos excessivos.

[ Acessar Conteúdo x]

Dinâmica dos fluidos para engenheiros em formação

Dinâmica dos fluidos para engenheiros em formação

Com uma linguagem acessível, apresentamos neste livro os conceitos da Dinâmica dos Fluidos que envolvem, principalmente, a cinética dos fluidos (o movimento). Na intenção de auxiliar no estudo da Dinâmica dos Fluidos, os conceitos, em grande maioria, originais ou adaptados de outros autores, são apresentados em formato textual e de desenhos, além de serem aplicados a situações da realidade brasileira a fim de exemplificarmos o seu uso. O diferencial desta obra está no detalhamento das equações, que têm sua dedução apresentada na forma de passo a passo sem suprimir nenhuma parte. Dessa forma, não partimos do pressuposto de que o estudante “já deve” ter adquirido determinado conhecimento para deduzir uma certa equação sem o apoio de uma explicação minuciosa. Recomendamos o uso desta obra como complemento nos componentes curriculares de Mecânica dos Fluidos, pois acreditamos ser uma ótima aliada na melhoria do desempenho dos estudantes quanto à compreensão e à aplicação dos conceitos apresentados.

[ Acessar Conteúdo x]

Engenharia de sistemas de controle

Engenharia de sistemas de controle

Este livro introduz os estudantes à teoria e à prática da engenharia de sistemas de controle. O texto enfatiza a aplicabilidade do tema na análise e no projeto de sistemas com realimentação. O estudo da engenharia de sistemas de controle é essencial para estudantes buscando formação em engenharia elétrica, mecânica, aeroespacial, biomédica ou química. Os sistemas de controle são encontrados em uma ampla variedade de aplicações nessas áreas, desde aviões e espaçonaves até robôs e sistemas de controle de processos. Engenharia de Sistemas de Controle é uma obra adequada para estudantes de semestres finais de engenharia e aqueles que desejam dominar o assunto como autodidatas. O estudante que utilizar este texto deve ter concluído os cursos básicos típicos de primeiros semestres em física e matemática, incluindo equações diferenciais. O material sobre outros conhecimentos necessários, transformadas de Laplace e álgebra linear, por exemplo, está incorporado ao texto, seja ao longo das discussões apresentadas nos capítulos, seja separadamente nos apêndices ou, ainda, no site da LTC Editora. Esse material de revisão pode ser omitido sem perda de continuidade, caso o estudante não precise dele.

[ Acessar Conteúdo x]

Fundamental concepts and models for the direct problem

Fundamental concepts and models for the direct problem

Este livro é parte de uma série cuja iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais de Engenharia da UnB, organizada como um trabalho colaborativo envolvendo pesquisadores, engenheiros, acadêmicos, de diversas instituições, universidades, indústria, reconhecidos nacional e internacionalmente. Os capítulos do livro discutem vários métodos diretos, métodos inversos e modelos de incerteza disponíveis para problemas inversos baseados em modelos e em sinais, incluindo métodos numéricos discretos para mecânica contínua (Método dos Elementos Finitos, Método dos Elementos de Fronteira, Método Livre de Malha, Método Wavelet). Os diferentes tópicos abordados incluem aspectos relacionados à modelagem multiescala, modelagem multifísica, métodos inversos (Otimização, Identificação, Inteligência Artificial e Ciência de Dados), Modelagem de Incerteza (Métodos Probabilísticos, Quantificação de Incerteza, Risco e Confiabilidade), Validação e Verificação de Modelos. Cada livro inclui um capítulo inicial com a apresentação dos capítulos dos livros incluídos no volume, e sua ligação e relação com todo o conjunto de métodos e modelos.

[ Acessar Conteúdo x]

Introdução à Engenharia: Conceitos, ferramentas e comportamentos

Introdução à Engenharia: Conceitos, ferramentas e comportamentos

Deve-se reconhecer que, entre se introduzir na engenharia e se tornar engenheiro, há muitas etapas de um processo de transformação que devem necessariamente ser percorridas. Este livro do Bazzo e do Teixeira mostra perfeitamente - como se fosse uma planta isométrica - o quanto integrado é esse processo. O acoplamento dos temas, a integração das matérias e a multi e interdisplinaridade são evidenciadas com leveza e propriedade, permitindo imaginar o percurso necessário para se tornar um engenheiro.

[ Acessar Conteúdo x]

Mecânica dos Sólidos – Volume I

Mecânica dos Sólidos – Volume I

Mecânica dos Sólidos é entendida neste livro como a combinação de duas disciplinas muito importantes na formação da maioria dos engenheiros, a saber, a Estática das Estruturas e a Resistência dos Materiais. Em geral, textos associados à Estática das Estruturas abordam diversas técnicas de solução estrutural, fazendo muito pouca menção à análise de tensões internas, enquanto textos de Resistência dos Materiais se limitam ao estudo dos níveis de tensão em estruturas muito simples, que dispensam o uso de técnicas mais elaboradas de solução da estática.

[ Acessar Conteúdo x]

Mecânica dos sólidos – Volume II

Mecânica dos sólidos – Volume II

Este é o segundo volume da obra Mecânica dos sólidos. A mecânica dos Sólidos é entendida neste livro como a combinação de duas disciplinas muito importantes na formação da maioria dos engenheiros, a saber, a Estática das Estruturas e a Resistência dos Materiais. Em geral, textos associados à Estática das Estruturas abordam diversas técnicas de solução estrutural, fazendo muito pouca menção à análise de tensões internas, enquanto textos de Resistência dos Materiais se limitam ao estudo dos níveis de tensão em estruturas muito simples, que dispensam o uso de técnicas mais elaboradas de solução da estática. Assim, o presente texto conjuga os conhecimentos dessas disciplinas de forma natural e breve, fazendo a ligação entre algumas das principais técnicas de solução da estática e o cálculo dos níveis de tensão em estruturas. O enfoque principal do livro é fornecer subsídios ao entendimento dos processos de determinação dos níveis de tensão e deformação em estruturas, bem como das suas consequências na integridade e utilidade das mesmas. Nesse sentido, os princípios básicos, necessários para o entendimento futuro, das normas técnicas e dos procedimentos de cálculo são esclarecidos.

[ Acessar Conteúdo x]

Mecânica geral

Mecânica geral

Os conceitos apresentados são abordados para corpos representados como partículas, o que não indica que são estudados apenas pequenos elementos; na verdade são desconsideradas as formas dos elementos para estudar apenas os seus movimentos. Estas partículas podem ser representações de veículos, satélites, planetas etc., ou elementos como motores, engrenagens, polias, pesos etc. Portanto, a Mecânica Geral é essencial para compreendermos diversos ramos da Engenharia, uma vez que, na prática, muitos dos equipamentos analisados não são estáticos. Assim, o empenho no estudo deste livro didático vai auxiliar na sua formação e, por consequência, na sua empregabilidade, já que um bom rendimento neste estudo levará a uma compreensão do movimento e seus esforços geradores.

[ Acessar Conteúdo x]

Memória da Engenharia em Pernambuco

Memória da Engenharia em Pernambuco

Pincelando a história com perfis de profissionais que fizeram a diferença no estado e no país, o livro “Memória da Engenharia em Pernambuco” resgata registros sobre a Engenharia em um dos estados mais inventivos do Brasil. Preservar a memória é resgatar do esquecimento os instantes, sejam eles permeados por fatos notáveis ou por movimentos rotineiros. Ao fazer este registro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) está valorizando cada um de seus profissionais e cada segundo da história pernambucana. Para o Confea, é motivo de orgulho ter o privilégio de patrocinar este exímio trabalho.

[ Acessar Conteúdo x]

Notas de Aula de Mecânica Clássica

Notas de Aula de Mecânica Clássica

Estas notas foram escritas com o intuito de disponibilizar na internet brasileira conteúdo técnico que permita a qualquer pessoa aprender aquilo pelo que se interessar. O autor se baseou em várias notas de aula que encontrou na internet, além dos livros de Moysés, Marion e Goldstein. A ideia destas notas não é serem referência aos diversos assuntos tratados para uso de especialistas; pelo contrário, foram pensadas como um texto a ser lido apenas uma vez. Promovem a explicação detalhada em forte detrimento da concisão. O objetivo ideal perseguido foi tentar permitir aos interessados aprenderem todo o conteúdo básico de mecânica de maneira logicamente consistente sem precisarem se referenciar a outras fontes.

[ Acessar Conteúdo x]

Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia – Volume I: Engenharias

Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia – Volume I: Engenharias

A publicação de um compêndio sobre a Trajetória e Estado da Arte da Formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia resulta de um projeto idealizado pelo Inep/MEC desde 2006. Em 2009, o Confea passou a coordenar os trabalhos por meio de sua Diretoria Institucional que, em conjunto com a Diretoria de Avaliação do Inep, realizou inúmeras reuniões com diversos professores colaboradores das Escolas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, os quais se dedicaram com afinco a esta desafiante tarefa. A obra, composta por três volumes gerais, um para cada categoria – Engenharia, Arquitetura & Urbanismo e Agronomia – , constitui um marco bibliográfico para essas áreas de conhecimento tecnológico. Foi levantado o estado da arte da formação superior, iniciando-se pelos primórdios da formação, que remontam ao século XVIII, mais precisamente ao ano de 1747, com a criação do primeiro curso de Engenharia na França e com referências, ainda, ao primeiro livro técnico da Ciência da Engenharia editado naquele país, em 1729. O Confea se sente orgulhoso com essa parceria com o Inep/MEC, que permitiu oferecer mais uma fonte de consulta sobre a formação tecnológica de grande importância para a sociedade brasileira.

[ Acessar Conteúdo x]

Trajetória e Estado da Arte da Formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Volume IV – Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Automotiva

Trajetória e Estado da Arte da Formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Volume IV – Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Automotiva

A publicação de um compêndio sobre a Trajetória e Estado da Arte da Formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia resulta de um projeto idealizado pelo Inep/MEC desde 2006. Em 2009, o Confea passou a coordenar os trabalhos por meio de sua Diretoria Institucional que, em conjunto com a Diretoria de Avaliação do Inep, realizou inúmeras reuniões com diversos professores colaboradores das Escolas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, os quais se dedicaram com afinco a esta desafiante tarefa. A obra, composta por três volumes gerais, um para cada categoria – Engenharia, Arquitetura & Urbanismo e Agronomia –, constitui um marco bibliográfico para essas áreas de conhecimento tecnológico. Foi levantado o estado da arte da formação superior, iniciando-se pelos primórdios da formação, que remontam ao século XVIII, mais precisamente ao ano de 1747, com a criação do primeiro curso de Engenharia na França e com referências, ainda, ao primeiro livro técnico da Ciência da Engenharia editado naquele país, em 1729. O Confea se sente orgulhoso com essa parceria com o Inep/MEC, que permitiu oferecer mais uma fonte de consulta sobre a formação tecnológica de grande importância para a sociedade brasileira.

[ Acessar Conteúdo x]
Total de 44 itens.
Alguma mensagem