Este estudo apresenta os resultados da pesquisa sobre as relações do telejornal e o seu público nas Redes Sociais, na Internet. A presente investigação pretende colaborar com futuras pesquisas sobre a temática, que visa compreender as mudanças ocorridas no sistema de interação entre os atores (público/telejornal/ambiente midiático) do período analógico ao digital. O trabalho está organizado da seguinte forma: em um primeiro momento, discute-se o sistema de interação do público no telejornal. O passo seguinte envolve a caracterização do corpus da pesquisa, evidenciando a relação entre o público (fã) e o telejornal (ídolo/mito) nas Redes Sociais Online, as análises dos procedimentos metodológicos empregados e os resultados obtidos. Na sequência, trabalha-se com os conceitos evidenciados pela parte empírica da pesquisa: a audiência convergida, a cultura fã e o simulacro da representação da imagem dos atores no telejornalismo e a sociedade midiatizada por múltiplas telas ou ecrãs. Ao final, apresentam-se as conclusões da pesquisa.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Foro Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras,
cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNTICB), dos Organismos de Normalização
Setorial (ABNTIONS) e das Comissões de Estudo Especiais (ABNTICEE), são elaboradas por Comissões de
Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores
e neutros (universidade, laboratório e outros).
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e das Comissões de Estudo Especiais Temporárias (ABNT/CEET), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros). A ABNT NBR 15290 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT/CB-40), pela Comissão de Estudo de Acessibilidade em Comunicação (CE-40:000.03). O Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital nº 04, de 29.04.2005, com o número de Projeto 40:000.03-003.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O volume 2 da coleção Bordando o manto do mundo, Artes e Psicanálise, de Mayra Rodrigues Gomes, é a iniciativa da compreensão dos leitores para as “histórias” da autora, por um percurso que a todo momento fomenta discussões sobre a imagem, sobre representações e sobre identificações. Sempre enxergadas da perspectiva do arcabouço teórico da pesquisadora, que se dá no complexo cruzamento entre o campo das ciências da linguagem, os estudos da análise de discurso, o paradigma do estruturalismo e os pensamentos da psicanálise. Aqui observamos a fabulação como fio condutor da obra no emprego dos termos que desde já remetem à narrativa, a qual, ao fim e ao cabo, é uma das concretizações da fabulação; e, novamente, temática muito cara à autora, Mayra.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O volume 3 da coleção Bordando o manto do mundo, "Censura e Classificação Indicativa", de Mayra Rodrigues Gomes, realiza um percurso pelas estratégias de controle sobre a palavra, localizando seu debate na tradição censória brasileira ao teatro e, na sequência, nas reverberações que se fazem sentir desse processo enquanto corrente de classificação indicativa sobre produtos de mídia. Trata-se, em termos gerais, de uma incursão nos mecanismos de proibição e resistência que levam, conflituosamente, para um debate sobre o controle, regulação e uso dos prazeres a partir de uma riqueza de exemplos que vivificam, demonstram e tornam, assim, inescapável a visualização de uma topografia da constrição aos discursos.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O volume 1 da coleção Bordando o manto do mundo, Prática Jornalística, de Mayra Rodrigues Gomes, retoma dois pilares da atividade periodística presentes desde seu início mais remoto e romântico, dos textos mais opinativos e autorais a textos estruturados a partir de leads estritos, do texto escrito ao audiovisual. Uma delas é faceta valorizada, desejada e ideal, e a outra segue sendo obscurecida e, de certo modo negada, na tentativa de neutralidade e no apagamento das marcas da linguagem e da autoria. Trata-se, de um lado, de uma certa função social do jornalismo e, de outro, seu efeito disciplinar; o primeiro, um ideal, e, o segundo, um resultado.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Livro das actas do III Sopcom, VI Lusocom, II Ibérico - Campos da Comunicação. Disciplinares. Dedicados aos temas da Informação, Identidades e Cidadania, os Congressos de Ciências da Comunicação na Covilhã constituíram um momento privilegiado de encontro das comunidades académicas lusófona e ibérica, fazendo público o estado da pesquisa científica nos diferentes países e lançando pontes para a internacionalização da respectiva investigação. Ao mesmo tempo, contribuíram de forma importante para a consolidação, tanto interna como externa–relativamente à comunidade científica, ao mundo académico e ao próprio público em geral – das Ciências da Comunicação como campo académico e científico em Portugal.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Comunicação e, mais especialmente, o Jornalismo consolidaram-se, nas últimas décadas, como áreas de extensa e intensa produção no Brasil, na forma de pesquisas em centenas de
laboratórios, grupos e instituições de Ensino Superior. Em paralelo, essas áreas continuam tendo grande interesse entre vestibulandos, fazendo com que elas estejam entre algumas das mais concorridas, sobretudo em instituições públicas de ensino. Esperamos que este livro possa provocar reflexões e estimular professores e pesquisadores a continuarem a ensinar a partir do crescimento pedagógico promovido por experiências compartilhadas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Esta obra tem por objetivo trazer espaços reflexivos acerca do impacto da pandemia causada por coronavírus, possibilitando a abertura de amplas perspectivas de discussão e ação por parte de agentes econômicos, públicos e privados. Esperamos que este conjunto de pesquisas amplie as possibilidades de ação dos agentes econômicos, públicos e privados, considerando os desafios que a pandemia do corona vírus trouxe para as sociedades em todo o mundo.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A comunicação online está a revolucionar o modo como damos e recebemos a informação e como comunicamos uns com os outros. Poder-se-ia pura e simplesmente constatar o facto, aceitá-lo como uma alteração decorrente das novas tecnologias da informação e comunicação e, sem questioná-lo mais, assumi-lo como uma premissa adquirida. Contudo, o sentido da ciência está em questionar e problematizar aquilo que nos é dado como facto e compreendê-lo à luz das suas razões, perspectivas e consequências.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Existirá um ponto – chamemos-lhe “crítico” – a partir do qual é possível dizer, de uma sociedade, que ela não é já a que era? Dir-se-á que, no limite, qualquer sociedade é sempre “a mesma”, na medida em que, para ser sociedade, ela envolve sempre uma certa continuidade – de território, de cultura, de traços físicos, etc... Mas até que ponto se pode dizer dessa sociedade, que é sempre “a mesma”, que ela já entrou num novo “ciclo”, numa nova “fase” da sua existência? (...) Aquilo que parece certo é que há, nas sociedades que conhecemos (...) momentos em que as maneiras mais ou menos habituais, mais ou menos consolidadas de pensar e fazer as coisas começam a provocar estranheza naqueles que as vivem e as sofrem. Mais do que uma tomada de consciênca clara e racional, parece haver uma vaga impressão, uma Stimmung que, pouco a pouco, de forma irresistível, vai alertando os protagonistas para o seu desfasamento em relação ao “espírito do tempo” (Zeitgeist).
[ Acessar Conteúdo ]
|
Centrando-se nos diferentes interfaces da comunicação com a cultura, ao longo deste livro são equacionadas temáticas próximas dos estudos de comunicação organizacional e de relações públicas, mas também, outros olhares mais transversais, que possibilitam outras reflexões sobre essas mesmas temáticas. Cultura e identidade organizacional, cultura local e internacional, storytelling, diplomacia, participação, design, produção cultural, organizações culturais, espaço público e participação, cultura do consumo e de media, são alguns dos eixos temáticos aqui discutidos, pela mão de investigadores portugueses e brasileiros.
Este livro constitui o 4º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A ideia desde ebook é auxiliar os professores, em especial do Ensino Fundamental 1, a entender os conceitos-chave do jornalismo, de seus métodos, elementos textuais e gêneros, entre outros pontos. Sempre de uma forma didática. Esperamos, contribuir para que os educadores e, consequentemente, os alunos, trabalhem o jornalismo de múltiplas formas e interdisciplinarmente. Com tanta informação disponível, em diferentes formatos e mídias, sabemos que a missão não é fácil, mas acreditamos ser possível. Porque o direito à informação de qualidade pertence a todos, especialmente aos alunos.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A coletânea Jornalismo e convergência: reflexões sobre o futuro do jornalismo está organizada em duas seções, a fim de ajudar o leitor a se mover por dentro dos 20 capítulos. Nesta publicação, estamos preocupados em oferecer discussões acerca de um dos principais temas do campo do jornalismo na contemporaneidade: as implicações e repercussões das tecnologias digitais, em especial as determinadas pela internet, no jornalismo. Além disso, este esforço inaugura parceria teórico-conceitual entre os grupos de pesquisa na área do jornalismo baseados no curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Desde o primeiro evento sobre jornalismo para dispositivos móveis, organizado pelo LABCOM em Outubro de 2009, esta área de investigação tem crescido a um ritmo assinalável. Na origem deste crescimento estarão certamente três fatores: a rápida evolução tecnológica, o sucesso comercial dos dispositivos e a aposta dos meios de comunicação social neste novo e promissor mercado. Este livro, que compila os melhores trabalhos apresentados no JDM 2014, mostra que o jornalismo móvel é um espaço de investigação com enorme potencial, possibilitando as mais variadas abordagens científicas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
The types of communicating vessel systems that form public and private "spheres" constitute a multifaceted, complex system that is connected to an almost intractable range of issues. The fact is that the facets of mobile technology – ubiquity, multimediality, multidirectionality – form a new context in which trends to renegotiate, defend, adapt or challenge notions of public and private are developed by individuals in their everyday lives and by social institutions through their rules and goals. This book, which brings together presentations from the conference "Public and Private in Mobile Communications", held in March 2015 at Beira Interior University, Portugal, particularly favors discussions on the uses that individuals make of mobile devices in their everyday practices. However, as a background issue, it also includes the sometimes implicit approach about the transformations that connect new technologies to certain cultural practices, forms of interaction and political uses. In fact, as happened in the past with other technological innovations, it is practically impossible to discuss the penetration of mobile devices and their social appropriations without the perspective of a historical side, even if it is "only" an epistemological background.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O percurso do cineasta António Campos é estudado tendo como objectivo maior contribuir para o conhecimento do património cinematográfico português. Ao fixarmos a nossa reflexão na filmografia de António Campos tentámos averiguar o lugar aí reservado ao documentário. O nosso estudo não procurou definir o documentário, pretendeu indagar possíveis modos de o pensar, quer do ponto de vista estético quer teórico.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Constituem a obra capítulos derivados de diferentes perspectivas acerca do tema da televisão digital terrestre, compondo um panorama prismático de diversos aspectos integrantes da inovação a partir das plataformas já existentes e da problemática da implantação, abarcando tópicos distintos componentes da implantação e manutenção do novo sistema – autores na sociedade tecnológica, diversidade cultural e política de informação, educação e participação por meio da interatividade, produção de conteúdos audiovisuais, regulação e políticas de educação, mobilidade e democracia, modelos de negócio, a viabilidade da interatividade, cenários e desafios para as emissoras públicas, a implantação no Brasil e na Espanha, a convergência com instituições educacionais, gestão de conteúdos narrativos, democracia digital, a implantação no Pará e a atuação de emissoras em cada estado, a transição do sinal analógico para o digital, a repercussão midiática sobre a implantação e as controvérsias e desinformações sobre o "apagão digital".
Obs: necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro destina-se aos cursos de graduação em Jornalismo, mas pode ser lido também por colegas em atividade: eles reconhecerão, aqui e ali, sua própria experiência e talvez se surpreendam ao saber que muita teoria recente tem-se preocupado com o assunto.
[ Acessar Conteúdo ]
|