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Programa: Pós-Graduação em Educação

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unoeste – Mestrado e Doutorado iniciou sua trajetória em 1994, tendo como missão alcançar uma maior autonomia do pensamento, da reflexão crítica e do processo de produção de conhecimentos pertinentes à área de Educação, com abrangência regional, nacional e internacional.

O PPGE concentra-se na Área de Educação e realiza pesquisas voltadas para diversas temáticas que se inter-relacionam às questões educacionais. Considerando a abrangência dos temas relacionados à área e às especificidades do contexto onde se inserem, o Programa elegeu, como temas fundamentais, as políticas educacionais em articulação com as demais políticas sociais, a formação docente e as práticas educativas, com foco nos processos institucionais de ensino e aprendizagem.

O PPGE possui diretrizes de trabalho muito bem definidas e conta com um Regimento, formulado por meio de amplo debate com os/as docentes e discentes, aprovado pelo Colegiado e alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unoeste, em que se estabelece uma política de pesquisa pautada nas exigências da área de Educação da CAPES e no intercâmbio com os diferentes Programas de Pós-Graduação em Educação, vinculados a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd).

A proposta pedagógica do PPGE está alicerçada a partir de duas linhas de pesquisa:
- Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade;
- Formação e ação do profissional docente e práticas educativas.

Mestrado – Recomendado pela CAPES – Ofício CTC/CAPES 537/2002, de 11/12/2002. Reconhecido pela Portaria No. 1.584, de 20 de junho de 2003, publicada no Diário Oficial da União (DOU), Seção 1, p. 19, em 23/06/2013, que homologa o Parecer da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNES) no. 079/2003.
Conceito CAPES 5 (Quadriênio 2017-2020)

Doutorado – Recomendado pelo Conselho Técnico-Cientifico da Educação Superior (CTCES) da CAPES, na reunião realizada de 20 a 22 de novembro de 2019 (190ª. Reunião). Reconhecido pelo Portaria No. 540, de 15 de junho de 2020, publicada no DOU de 17/06/2020, Seção 1, p. 57, que homologa o Parecer CNE/CES nº. 111/2020,  aprovado na Reunião Ordinária dos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2020, publicado no DOU de 8 de abril de 2020, Seção 1, p. 39.
Conceito CAPES 5 (Quadriênio 2017-2020)

Perfil do egresso
Em consonância com os objetivos do PPGE espera-se para o perfil dos/as mestres/as e doutores/as egressos/as, que sejam capazes de desenvolver pesquisas altamente qualificadas e alinhadas às problemáticas educacionais apresentadas em contextos locais, regionais, nacionais e internacionais; ter autonomia intelectual; motivar a reflexão crítica a respeito da função social da universidade e contribuir com a construção de conhecimentos relevantes para a área da Educação. Espera-se, ainda, que os/as egressos/as estejam aptos atuar em Instituições de Ensino Superior (IES), nos cursos de Graduação e Pós-graduação, e em demais centros e/ou programas de pesquisa voltados à realização de estudos científicos inéditos, cujos resultados permitam o avanço do conhecimento e, consequentemente, o avanço científico e social.


Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II
Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado e Doutorado
Bloco B2 - Sala 205
Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP

Fone: (18) 3229-3264 / ramal 2130, falar com Luciana
e-mail: ppge@unoeste.br