A revista Gearte publica artigos inéditos em português, espanhol e inglês decorrentes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões e debates contemporâneos, bem como resultados de investigação baseada nas artes (Investigación Basada en las Artes – IBA; Arts-Based Research – ABR; Pesquisa Educacional Baseada em Arte – Arts-Based Educational Research – ABER).
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista da Fundarte aceita para publicação artigos, ensaios, relatos de experiência ou resenhas relacionados a Arte, Educação e Performance, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas atualizadas na área. Os textos em português, espanhol e inglês devem ser inéditos, de autores(as) brasileiros(as) ou estrangeiros(as), conforme padrão da REVISTA da FUNDARTE.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A "Alfa: Revista de Linguística", financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – publica trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. A revista edita artigos, retrospectivas, resenhas, entrevistas e traduções vinculados a todas as linhas de pesquisa dos Estudos Linguísticos.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP). O GEPPIP foi criado em 2010 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo composto por discentes e docentes do Brasil e Portugal.
A Revista Ambivalências publicou o seu primeiro número em janeiro de 2013 e a partir do 2º número (jul-dez/2013) o projeto editorial da Revista passou a ser constituído por dossiê, sessão livre de artigos e resenhas. Desde então os dossiês têm sido organizados por pesquisadores que atuam no âmbito nacional e internacional.
A Revista Ambivalências tem como objetivo reunir e divulgar estudos que abordam a temática das identidades como expressão de relações de poder produtoras de classificação, hierarquização e transgressão social, de modo a trabalhá-la em suas conexões empíricas, teóricas e metodológicas. Desta maneira, a Revista Ambivalências busca ampliar a difusão dos estudos que dão conta de realidades caracterizadas pela intersecção entre a dimensões políticas e culturais da vida social contemporânea, tomando como base as novas formas de relações de dominação de um mundo marcado pela fragmentação e descentramento identitário.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista ARJ - ART RESEARCH JOURNAL/REVISTA DE PESQUISA EM ARTES tem o objetivo de socializar resultados da pesquisa em artes para a comunidade artística, acadêmica e científica.
A missão da revista ARJ é divulgar material de referência sobre pesquisa em artes e pesquisa artística para os cursos de graduação dos países de língua portuguesa e, ao mesmo tempo, promover a produção brasileira junto à comunidade acadêmica internacional.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista Ars é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo que reúne trabalhos relevantes no debate da arte produzidos no meio universitário e fora dele. Propõe um foco ampliado na abordagem conforme, ademais, as exigências da própria produção artística contemporânea. Com isso, objetiva contribuir no debate cultural para além dos muros da universidade e interrogar as próprias perspectivas da arte no contexto contemporâneo. Ao mesmo tempo, valoriza a área teórica e a contribuição de disciplinas mais antigas, como a filosofia, a estética e a história da arte, ainda que frequentemente se trate de confrontar ou apontar os limites dessa tradição em face dos desafios da situação contemporânea. Ars tem interesse em divulgar, ao lado dos trabalhos dos artistas, críticos, historiadores de arte e alunos de pós-graduação do Departamento de Artes Visuais colaborações de pesquisadores, artistas, intelectuais e outros profissionais do meio artístico, favoráveis à experimentação e à pesquisa teórica especializada.
[ Acessar Conteúdo ]
|
ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte é uma publicação semestral do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Fomenta o diálogo interdisciplinar entre História, as Artes e a Cultura em geral. Seus eixos de interesse se apóiam nas relações entre História e distintos campos de produção cultural, como cinema, teatro, literatura, música, artes visuais, arquitetura e demais áreas das humanidades.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Aurora é uma revista eletrônica digital com periodicidade quadrimestral do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política – NEAMP - tem como objetivo a divulgação, difusão e produção de pesquisadores, artistas e profissionais, de forma geral, que atuam nas áreas comuns da arte, da mídia e da política. Situa-se no campo da política, buscando ampliar essa área de conhecimento com interfaces na mídia e na arte.
Diante das diferentes modalidades da produção, disseminação e consumo da informação, a análise e o debate voltados aos meios de comunicação de massa e a cultura tornam-se relevantes para explicitar as tramas que envolvem os indivíduos e as instituições na contemporaneidade. Nesse sentido, a Aurora tem como objetivo central ampliar a difusão e produção de pesquisadores inseridos do Brasil e do exterior.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista Baraquitã tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e outros conteúdos produzidos por seus estudantes e professores, além de pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras, na grande área de Linguística, Letras e Artes. O título da revista foi baseado num momento histórico dos primeiros pesquisadores e professores do ILLA no início da década de noventa.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A BOCC constitui um repositório de trabalhos científicos na área das Ciências da Comunicação. Reúne teses de doutoramento, dissertações de mestrado, artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, entre outros.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Cadernos de Arte e Antropologia é uma revista semestral que enfoca os campos de ligação entre as ciências sociais e as artes. A revista publica, com um sistema de arbitragem por pares, tanto artigos científicos "convencionais" como conteúdos textuais, audiovisuais e multimídia que não se enquadram nos meios habituais da comunicação acadêmica, sempre que estes contribuam decisivamente para debater e questionar as fronteiras entre o campo científico e o artístico, entre o analítico e o sintético, entre o visual e o textual.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Editada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/ UFBA), Cadernos do GIPE-CIT é uma revista semestral especializada em Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos científicos, ensaios e entrevistas. A revista mantém seu foco na práxis em Artes Cênicas, privilegiando contribuições que fortaleçam as relações culturais ibero-americanas, bem como em reflexões sobre as matrizes africanas e indígenas e seus impactos na cena contemporânea.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Revista do Programa de Pos-Graduacao em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia voltada para publicação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Mestrado em Artes Visuais.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Canva é um site que oferece acesso a guias, artigos, tutoriais e dicas de design. Possui mecanismos para desenvolvimento de layouts e materiais gráficos. Conteúdo de nível básico de acesso gratuito.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Conceição/Conception, do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP, é um periódico de publicação contínua, online, que abrange os campos do teatro, da dança, da performance e da performatividade social. Publica artigos em português, espanhol e inglês que proponham interfaces, fusões, justaposições e tensões entre esses campos, partindo-se da afirmação e do fortalecimento de suas especificidades.
Tendo como pressuposto a noção de concepção/criação no campo das artes da cena, procura dar visibilidade às produções de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior sobre criação artística, reflexões críticas, atuação e treinamentos de profissionais de dança, teatro ou performance. Busca também dar voz a artistas através da publicação de textos dramatúrgicos ou de escrita performativa. Reflexões para além das artes, sobre temas ligados à performatividade social ou cidadã, são bem-vindas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista Concinnitas é uma publicação semestral do Instituto de Artes da UERJ, criada em 1996 e, a partir de 2005, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES).
O termo Concinnitas, extraído dos tratados de Leon Battista Alberti, refere-se a uma teoria arquitetônica baseada no equilíbrio, refletindo política editorial de independência acadêmica e rigor científico, mas também disponibilidade para novas proposições artísticas e debates teóricos.
O objetivo de difundir conhecimento faz da revista um espaço de incentivo à pesquisa e à produção no campo da criação, da fruição e da reflexão sobre arte e cultura.
Assim, Concinnitas pretende responder à necessidade de formação de artistas, docentes e pesquisadores, bem como do público em geral, atendendo à demanda crescente de profissionalização, aperfeiçoamento e especialização, e contribuindo para melhorar qualitativamente a produção, a pesquisa e o ensino.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Contemporâneos – Revista eletrônica de Artes e Humanidades – especializada em fenômenos ligados à História do Tempo Presente (século XX e XXI) – recebe em fluxo contínuo artigos, resenhas, opiniões e ensaios críticos.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista Cultura Visual, produzida prioritariamente na versão eletrônica, é editada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia e dedica-se à publicação de artigos, resenhas e entrevistas inéditos de autores selecionados, entrevistas, bem como textos de autores convidados pelo Conselho Editorial. Trata-se de um projeto editorial contínuo e sistemático que vem contribuindo há mais de uma década para o intercâmbio de pesquisadores e para a difusão da pesquisa em artes visuais.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Dramaturgia em foco (ISSN 2594-7796) dedica-se à publicação de trabalhos cujas análises se concentrem em textos teatrais ou no texto teatral comparado com outros textos (literários), outras artes e mídias. A periodicidade da revista é semestral. Sua criação está vinculada ao Grupo de Pesquisa Narrativas e Visualidades (CNPq-Univasf).
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista Educação: TEORIA E PRÁTICA é uma publicação quadrimestral do Departamento de Educação - IB - UNESP/Campus de Rio Claro, criada como um instrumento para o diálogo e discussão, entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos. Enquanto veículo de difusão científica e cultural tem por objetivo divulgar trabalhos e experiências que contribuam para o conhecimento teórico e prático da educação.
[ Acessar Conteúdo ]
|
ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico científico dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais. Divulga resenhas de livros e traduções. Anualmente, publica um dossiê temático, organizado por pesquisadores da área-tema, trazendo artigos de especialistas convidados – brasileiros e estrangeiros – e abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação
[ Acessar Conteúdo ]
|
Lançada em 1993, a revista Estudos em Design – primeira publicação de natureza acadêmica e científica sobre Design do Brasil – já veiculou centenas de artigos e vem propiciando a troca de informações entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais, e contando com a participação da maioria das instituições de ensino e pesquisa em Design. Os artigos publicados na revista refletem também um quadro nacional de pesquisa em design feitas em diversas instituições com pós-graduação, sejam da área de design ou em áreas afins.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Extramuros – Revista de Extensão da UNIVASF, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, possui como meta disseminar os resultados, através de relatos e artigos, das práticas extensionistas universitárias e a sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Os textos publicados na EXTRAMUROS revelam um conteúdo interdisciplinar que está diretamente vinculado às áreas temáticas dispostas no Plano Nacional de Extensão (Saúde, Cultura e Artes, Educação, Direitos Humanos e Justiça, Tecnologia e Produção, Gênero e Sexualidade, Meio Ambiente, Comunicação, Trabalho) e convergem para a potencialização da articulação dialética entre os conhecimentos e da função formativa-pedagógica das ações para os indivíduos envolvidos no processo extensionista. A revista também conta com um espaço para outras contribuições, tais como resenhas e entrevistas sobre a área de Extensão.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Fênix – Revista de História e Estudos Culturais é uma publicação eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da Universidade Federal de Uberlândia. Tal iniciativa tem como objetivo dinamizar o diálogo intelectual entre pesquisadores que atuam em diferentes regiões do país e no exterior, bem como fomentar a interlocução entre distintas áreas das humanidades.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Glaúks - Revista de Letras e Artes (ISSN 2318-7131) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Publica artigos inéditos em português, francês, inglês e espanhol, além de ensaios, resenhas, entrevistas e traduções.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Helena é uma publicação trimestral da Secretaria de Estado da Cultura e da Biblioteca Pública do Paraná
[ Acessar Conteúdo ]
|
ÍCONE: Revista Brasileira de História da Arte tem como foco a divulgação de artigos, resenhas, entrevistas e traduções na área de história, teoria e crítica de arte. A Revista tem como público alvo graduandos, pós-graduandos, pesquisadores, especialistas da área de História da Arte.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O objetivo da Revista INTER-AÇÃO consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, abrangendo as seguintes linhas de pesquisa: Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Cultura e processos educacionais; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Fundamentos do processo educativo.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Linguagens, divulga conhecimento produzido por docentes, discentes e demais profissionais das áreas de Letras, Artes e Comunicação. Proporciona à comunidade acadêmica um espaço de incentivo à pesquisa e à criação, nas áreas de Letras, Artes e Comunicação , impulsionar a criação e divulgação do conhecimento proporcionado a partir do estudo, debate e trabalho científico e incentiva o estudo e a prática de pesquisa nas áreas de Letras, Artes e Comunicação.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Linhas é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade do Estado de Santa Catarina, desde o ano 2000; sendo que, desde 2015, vem sendo publicada quadrimestralmente. Tem como finalidade veicular a produção científica interdisciplinar da comunidade acadêmica nacional e internacional, da área de Educação, a fim de contribuir para o desenvolvimento da ciência e do saber.
[ Acessar Conteúdo ]
|
É uma revista semestral de acesso aberto publicada pelo Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid com revisão cega por pares. Publica textos interdisciplinares sobre música, com ênfase para a semiótica musical, bem como no sentido estrito (musicologia, história, crítica).
Dentre os temas de interesse da revista, destacam-se as questões relacionadas à performance e seus modelos: suas relações com corpo e suas diversas camadas de mediação, ao longo da história; o papel da tecnologia e as plataformas midiáticas nos processos da comunicação poética; a concepção de instrumento musical e sua interpolação com diversos dispositivos, existentes ou obsoletas (microfone, amplificação, alta-fidelidade), e plataformas midiáticas; as variações dos padrões de escuta, gosto e sensibilidade estética, mediante a introdução das diferentes mídias sonoras; as paisagens sonoras e as mudanças na sensibilidade; as interfaces da linguagem musical com outras linguagens artísticas; questões ligadas a contemporaneidade, globalização, identidade, pertencimento e vínculo afetivo, por meio da música; memória cultural, musical e midiática; constituição de valores estáveis na era do efêmero.
[ Acessar Conteúdo ]
|
OuvirOuver é uma revista dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia que tem como propósito estimular o debate artístico, científico e pedagógico de questões ligadas à música, artes cênicas, artes visuais e áreas afins.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Trata-se de uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Existe desde 2004, inicialmente na forma impressa e depois apenas em modo eletrônico a partir de 2009. Trata-se de uma revista digital sem fins lucrativos e concebida para ser um veículo de divulgação de pesquisas e produção de conhecimento.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Paralaxe é uma revista eletrônica com periodicidade anual. Tem como objetivo promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos em Estética e Filosofia da Arte e assim incentivar estudos bem como formar pesquisadores nessa área. Está aberta a outras áreas que têm como foco as diversas produções artísticas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista Porto Arte integra o programa editorial do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem como missão principal estimular a reflexão em e sobre as artes visuais. A ênfase recai no moderno e no contemporâneo e divulga resultados de pesquisas de artistas, curadores, historiadores, teóricos e críticos da arte, conceituados, nacionais e internacionais.
[ Acessar Conteúdo ]
|
É um documento que já nasceu histórico e, com o passar dos anos, novos significados foram sendo somados. Dessa maneira, tornamos acessível, de forma digital e gratuita, esse importante entrevista, que fez parte da pesquisa de mestrado de Bia Medeiros.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A equipe editorial da Revista Rebento assume como prioridade a publicação de pesquisas acadêmicas e artísticas originais e inéditas, resultantes do trabalho de artistas-educadores-pesquisadores nacionais e internacionais. Junto a essa produção e a ensaios visuais, são incluídas republicações de textos essenciais às áreas das Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte/educação, integrantes dessa Revista de caráter interdisciplinar.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Publicação quadrimestral do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da UNISC, comprometida com a discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Em sua função de divulgar a produção científica da área da educação e afins, que em seu conjunto constituem um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis pedagógica, conta com a contribuição de educadores e pesquisadores ligados a instituições de expressão nacional e internacional.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Repertório, periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – PPGAC-UFBA, há quase duas décadas, tem por missão incentivar a práxis transdisciplinar em artes cênicas, com ênfase no pensamento contemporâneo. Mantém seu foco na produção do pensar-fazer em arte, predominantemente em duas frentes: no âmbito internacional, ao fomentar e fortalecer as relações ibero-americanas; no âmbito nacional, privilegiando contribuições advindas das regiões Norte e Nordeste do país. Dessa maneira, busca romper com a hegemonia eurocêntrica e aquela do eixo Sul-Sudeste e, sobretudo, produzir e divulgar narrativas mito-poéticas que espelhem e traduzam realidades locais e transnacionais, contribuindo para apresentar a diversidade artística, cultural e acadêmica, nos níveis local, nacional e mundial.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista [compor] é uma publicação eletrônica, com caráter experimental, editada pelo Coletivo [compor] e vinculada ao Grupo de Pesquisa [compor] UDESC/CNPq. A publicação tem como propósito divulgar a produção de artistas, professores e pesquisadores, tendo como foco as relações entre a arte e a educação e suas interlocuções com a literatura e a filosofia, em diferentes aportes teóricos. Publica ensaios visuais e textuais, bem como, entrevistas, traduções e obras artísticas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Ao pé da Letra tem como objetivo estimular e valorizar a escrita acadêmica dos(as) futuros(as) professores(as) e pesquisadores(as) nas áreas de Letras, a fim de legitimar a escrita acadêmica em línguas materna e estrangeira e divulgar as pesquisas realizadas em diferentes instituições de ensino superior no Brasil, possibilitando o intercâmbio entre discentes e docentes da graduação. O público alvo da Revista Ao Pé da Letra consiste, dessa forma, em graduandos(as) das mais diversas áreas de Letras.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista APOTHEKE destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área de Artes Visuais e suas articulações com o ensino aprendizagem, resultantes de pesquisas e práticas artísticas e educativas refletidas teoricamente. Compreende-se por trabalhos os artigos, ensaios visuais e notas de experiência decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências estético-artísticas-pedagógicas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista Arte & Ensaios é uma publicação comprometida com o pensamento científico da produção historiográfica, artística, crítica e curatorial das Artes Visuais, em diálogo permanente com áreas inter e transdisciplinares, constituída a partir de pesquisas de autores nacionais e estrangeiros.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista Arte da Cena tem como ponto de partida conceitual uma perspectiva policêntrica e dialógica entre campos de estudo da cena, circunscritos no âmbito especifico da área da arte, em perspectivas verticais ou em transversalidade relativa a outras áreas do conhecimento. Esta perspectiva policêntrica e dialógica encontra no conceito grego de OPSIS sua referência operacional, tomando os vetores estéticos temporais/espaciais como índice. Deste modo, a cena é compreendida como campo aberto, capaz de englobar olhares diversificados (cor, luz, espaço, corpo, som, objeto, movimento, palavra) em sua lógica cerimonial. Esta perspectiva busca desviar-se da noção habitual do ator/encenador como vetores referenciais do fenômeno cênico, a partir de uma abertura conceitual, segundo a qual, todos os componentes da cena têm/podem ter igual ou maior emergência, de acordo com o enfoque escolhido pelo pesquisador, seja da ordem da encenação, dramaturgia, direção de arte, atuação e das possibilidades de reflexão teórica e/ou histórica que a abordagem comporte.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista ARTERIAIS é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará. Tem a missão de desenvolver redes de relações no circuito da área das artes, visando a divulgação de conhecimentos. Destina-se à publicação de trabalhos acadêmicos e artísticos, propiciando a difusão de processos e projetos nas áreas das Artes Visuais, Cênicas e Musicais, bem como suas interseções, para além de seus campos específicos, transitando da experiência estética à crítica. Neste sentido, estabelece, ainda, seções diferenciadas, conferindo espaço para entrevistas, portfólios e partituras. A publicação de trabalhos pode ser submetida em português, espanhol e inglês.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista aSPAs é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo e tem a missão de divulgar pesquisas em artes cênicas, com foco especial nas metodologias desenvolvidas na área, abrindo espaço para novos autores e para formas que escapem do formato tradicional da academia.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Brasileira de Estudos da Presença tem como principal finalidade a divulgação de pesquisas artístico-científicas no campo das Artes Cênicas e nas áreas de interface que dão sustentação e mantém diálogo com as diferentes linguagens e os múltiplos contextos das artes e das ciências do espetáculo vivo, em especial, a Educação, a Antropologia, a Filosofia e a História.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Cartema contempla trabalhos que envolvem fundamentos teóricos, históricos, metodológicos e artísticos dos processos em Artes Visuais; os percursos de formação docente, artística e criativa dos profissionais que atuam nos múltiplos espaços; das aprendizagens significativas e inclusivas de crianças, adolescentes, jovens e adultos; das práticas artísticas e criativas de docentes e da docência. Além das teorias, histórias da arte, as memórias e o pensamento artístico, criador e estético.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O objetivo da revista é divulgar a produção intelectual de artistas, professores e pesquisadores de artes cênicas com uma pluralidade de pensamentos e constante aprimoramento. Tratam de vários aspectos das artes cênicas na forma de artigos, ensaios, críticas, atualizações bibliográficas, resenha de livro, entrevista ou hipermídia.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Cidade Nuvens abrange Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Performance, Artes Audiovisuais e Circenses contemplando experiências, pesquisas e criações artísticas realizadas, principalmente, na Academia.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Contemporânea tem como missão publicar e divulgar pesquisas que tragam reflexões que apresentem contribuições originais, de natureza teórica ou empírica, difundindo o conhecimento em diversas áreas. É aberta a diferentes abordagens teóricas e metodológicas e recebe contribuições de autores dos diversos níveis acadêmicos. A revista é multidisciplinar.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Digital do LAV tem como missão a divulgação da produção científica na área da educação e respectivas conexões transdisciplinares com o campo alargado das artes, buscando incentivar o debate acadêmico para a produção de novos conhecimentos. Desde seu início, a Revista Digital do LAV vem realizando essa missão por intermédio de uma política editorial consistente e centrada na qualidade dos textos oferecidos aos seus leitores.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista Dramaturgias é uma publicação quadrimestral do Laboratório de Dramaturgia (LADI) da Universidade de Brasília, com foco na discussão e produção de eventos cenicamente orientados a partir da ampliação do conceito de dramaturgia. Nesse sentido, publicam-se artigos originais, foto-ensaios, processos criativos, entrevistas, traduções, textos dramatúrgicos, documentos de pesquisas ou de realizações do LADI e de outras instituições assemelhadas, dossiês temáticos, materiais de encontros nacionais e internacionais sobre dramaturgia, resenhas, redigidos em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Educação, Artes e Inclusão é um periódico vinculado ao Grupo de Pesquisa Formação e Arte nos Processos Políticos Contemporâneos, ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
A REAI recebe artigos, relatos de experiência e entrevistas ORIGINAIS e INÉDITOS para publicação, de autores brasileiros e estrangeiros, que tratem de temas preferencialmente no campo da Arte e da Educação resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas, discussões políticas etc
[ Acessar Conteúdo ]
|
O seu principal objetivo é publicar artigos, ensaios e dossiês sobre temas que contribuam para o recrudescimento do debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área. É dirigida a pesquisadores, profissionais e estudantes da Educação. A revista é multilíngue, porém devido às configurações do site, resumo e palavras-chave aparecem apenas nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Os textos em idiomas que não o Português ou o Espanhol poderão ser traduzidos e apresentados na mesma edição.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Revista Ensaios Pedagógicos é uma publicação científica eletrônica de difusão do conhecimento científico historicamente produzido por pesquisadores iniciantes, seniores e estudiosos cuja temática esteja centrada na problematização da educação e seus desafios para o aperfeiçoamento humano. Estuda-se a Educação Básica (níveis e modalidades), a Universidade e questões transversais aos saberes e fazeres pedagógicos.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista Ephemera tem por foco fomentar e divulgar pesquisas acadêmicas e reflexões críticas que buscam potencializar o desenvolvimento da área de Artes Cênicas. Nela são publicados ensaios e artigos resultantes de revisões bibliográficas, relatos de investigações e experimentações, pesquisas acadêmicas e artísticas sobre processos contemporâneos de criação e sobre marcos históricos importantes da área. É uma revista científica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), editada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e hospedada no Portal de Periódicos da instituição.
São aceitas contribuições de autores nacionais e estrangeiros, nos idiomas português, espanhol, francês e inglês. Além disso, a revista não cobra nenhuma modalidade de taxas (APC).
A revista é dividida em três seções temáticas que buscam contemplar a diversidade de abordagens e temas vigentes na atual cena de pesquisa em artes cênicas:
[ Acessar Conteúdo ]
|
O periódico propõe uma experiência crítica de criação e reflexão, destacando assim sua função como uma fonte significativa de pesquisa bibliográfica, de acesso livre imediato, tanto ao público acadêmico. Como periódico da área de Artes, propõe-se como um espaço complementar de disseminação da produção teórica sobre arte moderna, contemporânea, História da Arte e produções que dialoguem com esses cenários.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista tem como escopo estudos da produção literária e cultural para crianças e jovens, compreendida como fenômeno de arte, inalienável da cultura, da história e da evolução social. Portanto, visa ao estabelecimento de uma discussão interdisciplinar, que compreenda a formação desse gênero específico e os vínculos que estabelece com a concepção de infância e com as instituições que o legitimam. Visa ainda ao estudo dos diálogos que, ao longo da História, essa literatura estabelece com a sociedade, com diferentes formas de cultura e com os processos de desenvolvimento de diferentes suportes e meios de produção de linguagem. Do ponto de vista literário e educacional, pressupõe reflexões acerca da formação do leitor literário; perspectiva que compreende a emergência de um novo perfil de leitor, face ao modo como crianças e jovens contemporâneos relacionam-se com o texto literário diante do hibridismo de códigos e linguagens provenientes de novas tecnologias informacionais. Literartes mantém vínculo e parceria com o Centro de Estudos Portugueses.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Lusófona de Educação é uma publicação científica trianual do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Fundada em 2003, os seus objectivos prioritários são a publicação de trabalhos científicos na área das Ciências de Educação e o intercâmbio com outras publicações científicas da mesma área ou áreas afins.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Manzuá opera com os conceitos matriciais de Fluxo e Permeabilidade nas Artes Cênicas, com o objetivo de refletir sobre os modos contemporâneos de Teatro, Dança e Performance, assim como sobre Cultura Popular, Tecnologias, Escrituras Críticas e Processos Pedagógicos inovadores. Pretendemos construir uma espécie de rede de solidariedade nesta etapa inicial da Manzuá e, como metáfora, lançar nossa rede para os mares de Natal e a comunidade acadêmica global por meio de um debate científico, artístico e cultural no campo de concentração das Artes Cênicas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Mediação parte de uma política que almeja operar como um constante vetor de promoção do encontro entre pesquisadores, autores, estudantes e leitores, nos seus diversos momentos da vida científica e de formação acadêmica. Os escopos temáticos abarcam as Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Artes, com prioridade nas práticas comunicacionais tecnologiacamente midiadas, na indústria cultural, experiências culturais on-line, expressões das artes plásticas, do cinema e demais criações do audiovisual, som e música, artes da dança, literatura e interfaces com a sociologia, antropologia, história, administração, economia, filosofia, semiótica, ciências da linguagem, jornalismo, marketing e publicidade e propaganda.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Moringa - Artes do Espetáculo visa o diálogo interdisciplinar no campo das artes da cena, integrando aspectos de formação, criação e pesquisa em Teatro, Dança, Circo e Performance. Trata das artes espetaculares em relação com os distintos campos de produção cultural e demais áreas das humanidades. Este periódico permite aos autores a manutenção de direitos sem restrições.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Com o objetivo de promover o diálogo e a reflexão sobre arte, pensada de forma expandida e transversal, a Revista Nava promove a publicação científica e interdisciplinar de artigos, ensaios, resenhas, traduções e entrevistas, assim como experimentações sonoras, ensaios visuais e demais formas de difusão de pesquisas que abrangem as áreas de artes, cinema, audiovisual, música, moda, design e assuntos correlatos.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista O Teatro Transcende, do Departamento de Artes – CCEAL da FURB, agora on-line, disponível no portal de periódicos da FURB, surgiu inicialmente como uma publicação do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau/FITUB. Desde 2009 em formato digital, configura-se como um espaço para a divulgação da produção científica ligada à área das artes cênicas - teatro e dança. Tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica, e demais profissionais da área, um espaço de incentivo à pesquisa e criação no âmbito das artes cênicas, impulsionando a criação e divulgação do conhecimento proporcionado a partir do estudo, debate e trabalho científico. Acadêmicos e professores da graduação e pós-graduação na área das artes cênicas das diversas instituições de ensino superior do país e exterior, bem como, comunidade acadêmica em geral e demais profissionais da área, compõe seu público alvo. Os artigos publicados na revista são escritos por mestres e doutores da área das artes cênicas e passam por uma avaliação onde são analisados a pertinência, rigor conceitual e metodológico, clareza de objetivos e relevância de resultados dos estudos. Assim sendo, os originais, sem identificação de autoria, são submetidos à análise de dois membros do Conselho Editorial. O mesmo é formado por quinze doutores de várias instituições do Brasil e exterior. De 2011 até 2023, Ivana Vitória Deeke Fuhrmann e Lindamir Aparecida Rosa Junge atuaram como Editoras da revista. Atualmente, a editoração da revista está a cargo de Ivana Vitória Deeke Fuhrmann. Discutir pesquisa, formação, criação, tradição, experimentação, pedagogia do teatro e da dança em vários espaços engrandece a arte.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Paralelo 31 pretende divulgar a reflexão crítica de pesquisadores que estudam e praticam a arte contemporânea, as artes e as artes visuais, incluindo educadores, críticos, historiadores, pesquisadores, professores e pós-graduandos. Ao compartilhar experiências de pesquisa, a revista propõe abordar as múltiplas questões e fenômenos da arte contemporânea.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Revista Poiésis atua no campo ampliado das artes e tem como objetivo a publicação de pesquisas, através de artigos, trabalhos artísticos, traduções, entrevistas e resenhas que tratem de forma substantiva as questões pertinentes à produção das artes e do pensamento crítico na contemporaneidade
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista PÓS é um periódico eletrônico Qualis A1 editado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Criada em 2011, aceita artigos, traduções, ensaios visuais, resenhas, escritos de artista e entrevistas nas seguintes áreas da Arte: Artes Plásticas, Visuais e Interartes; Ensino-aprendizagem em Arte; Artes da Cena; Cinema; Poéticas Digitais e Preservação do Patrimônio Cultural. São aceitos materiais originais de doutores e doutorandos ou de mestres e mestrandos em coautoria com um doutor. A Revista funciona em sistema de publicação continuada, com a avaliação é feita pelo sistema duplo cego. A Revista é de livre acesso para autores e leitores e contém um conselho editorial com grande maioria de membros externos à UFMG, incluindo conselheiros internacionais.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Rascunhos é destinada à publicação de artigos, ensaios, entrevistas e peças teatrais com temáticas diversas, da área de Artes Cênicas e afins, como também números especiais propostos pelos integrantes do GEAC e outros artistas/pesquisadores que queiram propor dossiês específicos. Destina-se, também, à publicação de entrevistas, textos e traduções inéditos em português, inglês e/ou espanhol, ainda que o texto possua publicações anteriores em outros idiomas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A missão da Revista Sala Preta é divulgar o conhecimento mais recente na área das Artes Cênicas contribuindo para a circulação de saberes, através do livre acesso ao conhecimento de ponta construído por autores nacionais e internacionais na produção de artigos, entrevistas, críticas, resenhas e traduções.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da Educação, centrados nas suas relações com a sociedade.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo é um periódico de publicação independente, semestral e online, que abarca pesquisas nos campos do Teatro, da Dança e da Performance e seus diálogos transversais.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista TRAMA Interdisciplinar é um periódico de publicação eletrônica quadrimestral interdisciplinar, de circulação nacional e internacional da Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Publica trabalhos originais de professores doutores em português, inglês e espanhol, em forma de artigos, entrevistas, ensaios e resenhas que devem ser interdisciplinares quanto à metodologia, bibliografia e teorização, bem como relativos à pesquisa interdisciplinar no campo da Eduacção, Arte e História da Cultura.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista VIS, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPG-AV) da Universidade de Brasília, é uma publicação semestral, dedicada a divulgar e debater pesquisas acadêmico-artísticas e científicas, com enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento devotado às artes visuais. Para isso, a publicação busca dialogar com diferentes áreas de conhecimento, com o objetivo de colaborar com os pesquisadores, educadores e estudantes na divulgação das suas ações. A revista aceita artigos para dossiês temáticos organizados por professores convidados pelo PPG-AV e a convite da Equipe Editorial, bem como, artigos, traduções, entrevistas e resenhas que abordem temas articulados com área de Artes.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista Vista pretende promover o debate transdisciplinar em torno dos processos de mediação visual da cultura, que, além dos estudos sobre fotografia, cinema, televisão, publicidade, jogos de vídeo, média digitais e inclui hoje as artes tecnológicas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A revista Visuais é o periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Unicamp desde 2015.
A revista publica textos relacionados às pesquisas nas linhas de teoria, crítica e história da arte, das poéticas visuais, estendendo-se ao amplo domínio dos campos híbridos e transdisciplinares que se articulam nesta área de conhecimento.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Revista Visualidades é uma publicação de demanda contínua do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, com um volume por ano. Seu objetivo é a publicação e divulgação de trabalhos originais e inéditos – em português, espanhol, inglês e francês.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Zero-a-Seis publica em seu conteúdo: artigos inéditos; artigos traduzidos relacionados à área; resenhas de livros e entrevistas com pesquisadores e professores da área da educação infantil e de áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas. Objetivando manter a ideia que deu origem à Zero-a-Seis, ou seja, ser um espaço para os/as alunos/as de graduação e também os/as professores/as das redes municipais divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil, mantemos as Seções: cotidiano, relatos, resenhas e outras linguagens.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista-Valise (PPGAV/UFRGS) coloca-se como um espaço para publicação de artigos, ensaios visuais e traduções de mestrandos, doutorandos e pesquisadores em geral, realizados no campo das Artes Visuais e áreas afins, na medida em que as artes visuais vivenciam um alargamento de seus limites. Espera-se, ao proporcionar um espaço qualificado de publicação para pesquisadores da área, ativar discussões potentes e promover pontos de intersecção entre práticas e projetos distintos, bem como, difundir resultados de pesquisas acadêmicas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Saberes tem como missão reunir pesquisadores seniores e iniciantes do Brasil e do exterior numa linha editorial que compreenda trabalhos de Ética, Filosofia Política e Filosofia da Educação buscando reunir acadêmicos de Programas de Pós-Graduação em geral.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Tessituras & Criação é uma publicação científica eletrônica, que tem como objetivo dar visibilidade aos estudos de processos de criação em arte, comunicação e ciência, destinada a pesquisadores e profissionais. A revista é resultado do trabalho do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUCSP, existente desde 1993.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura surgiu, em 1999, como espaço aberto para divulgação de textos inéditos resultantes da reflexão sobre língua, literatura e educação, nas suas várias modalidades, provenientes da investigação científica. O periódico está organizado em três seções permanentes, "Literatura", "Língua e Linguística" e "Outras Letras", com três artigos publicados por seção. A seção LITERATURA acolhe ensaios e artigos científicos sobre temas, obras e autores, brasileiros e estrangeiros, isoladamente ou em suas interfaces com outras manifestações artísticas, além de textos acerca de teoria e crítica literária. Na seção LÍNGUA E LINGUÍSTICA, publicam-se reflexões e resultados de investigações sobre a linguagem, em seus diferentes níveis de análise. A seção OUTRAS LETRAS publica temas relacionados à formação de professores e ao ensino de Línguas e Literaturas em suas várias etapas e à área de comunicações. Também são contemplados pela seção, artigos que discutam língua ou literatura a partir de pontos de vista teóricos que evidenciem a interdisciplinaridade.
[ Acessar Conteúdo ]
|
URDIMENTO – Revista de Estudos em Artes Cênicas, fundada em 1997 - é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Alicerçada no diálogo privilegiado entre professoras(es) e pesquisadoras(es), a revista tem compromisso com a criação de um corpo temático de pesquisa, promovendo estímulo e suporte teóricos para futuras reflexões sobre diferentes temas abordados na grande área das Artes Cênicas (teatro, dança, ópera, circo).
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Revista Voz e Cena é uma publicação científica em formato eletrônico instituída em 2020, em razão dos anseios de pesquisadores e professores de voz dos cursos de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília, a Revista Voz e Cena publica, exclusivamente, textos inéditos resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas na área de Artes Cênicas e campos associados - relacionados a sonoridades e visualidades em processos estéticos e pedagógicos.
[ Acessar Conteúdo ]
|