É preciso enfatizar que os meios eletroacústicos agregados à exe-
cução instrumental conservam sua autonomia, suas peculiaridades.
[ Acessar Conteúdo ]
|
|
Poesias no remanso de composições que adicionam ingredientes e gêneros musicais peculiares, bem como, encerram um coração dilacerado. São anjos trilhando um caminho em brasas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos
autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste
texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso,
inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles
tenha disso omitida.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Heitor Villa-Lobos foi, sem dúvida, o responsável pela formulação e implementação do maior projeto de educação musical que se desenvolveu em âmbito nacional no Brasil. Embora conhecido principalmente como o compositor brasileiro de maior projeção nacional e internacional, a sua atuação no campo da educação musical justifica amplamente a sua inclusão numa série como esta, dedicada a apresentar educadores brasileiros e estrangeiros. Pelo seu alcance e complexidade, a prática do canto orfeônico, dirigida pelo maestro durante o governo Vargas (1930-1945), tem merecido a atenção de vários pesquisadores, tornando-se tema de artigos, livros, dissertações de mestrado e teses de doutorado em todo o país.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A música, sobretudo a chamada “música popular”, ocupa no Brasil um lugar
privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de
diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além
disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos
nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais. Para completar, ela
conseguiu, ao menos nos últimos quarenta anos, atingir um grau de reconhecimento
cultural que encontra poucos paralelos no mundo ocidental. Portanto, arrisco dizer
que o Brasil, sem dúvida uma das grandes usinas sonoras do planeta, é um lugar
privilegiado não apenas para ouvir música, mas também para pensar a música.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este estudo tem como objeto a poesia de Bernardo Guimarães e Cruz e Sousa, buscando investigar os elementos grotescos por eles explorados. A presença do grotesco em Bernardo Guimarães e Cruz e Sousa oferece uma perspectiva de análise da lírica romântica brasileira que vai além do quadro canônico usualmente levado em conta. Pertencentes a estágios distintos de nossa história literária – romantismo e simbolismo –, os dois poetas, não obstante, compartilham aspectos e procedimentos composicionais, sendo o ponto de intersecção o grotesco.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro apresenta um panorama de pensamentos atuais e prospectivos da área
acerca dos sentidos, caminhos e desafios do ensino de música em diferentes
espaços, bem como acerca da formação dos profissionais que atuam ou atuarão
neles.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este trabalho visa fomentar alguns
pensadores sofistas e trazer enfoque à Ética
socrática grega. Através de estudos e pesquisas
busca-se aprimorar e aferir percepções e valores
atribuídos às opiniões e ao relativismo apontado
pelos sofistas que moldavam a ética de acordo
com seus valores,
[ Acessar Conteúdo ]
|
É bem sabida a paixão de Mário de Andrade pela Música. E como se dava por inteiro às coisas que amava, estudou-a até o fim de sua vida. Fala, com autoridade de quem entende do assunto, do gregoriano, da música atonal, dos clássicos, dos modernos, da música popular brasileira, fosse a folclórica, fosse a urbana. Esta Pequena História é para eruditos e curiosos. Pequena porque ele condensou, consciente, para efeitos didáticos. Mas imensa pela maioria dos conceitos emitidos (veja-se o resumo do espírito da obra de Beethoven, por exemplo) e por ser, afinal, uma obra daquele que foi a maior organização intelectual que o Brasil já possuiu.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Villa-Lobos é uma personalidade que tem recebido todo o tipo de
homenagens no Brasil e no exterior, e sem duvida é um dos grandes brasileiros
de todos os tempos. O Instituto de França recebeu-o com toda a pompa e
mandou cunhar uma moeda com a sua efígie. Em Paris, na elegante rua Jean
Goujon, há um edifício com o seu nome. No Boulevard Saint Michel de Paris
há uma placa em um prédio onde ele residiu. Também na capital francesa, no
Hotel Bedford, onde ele costumava hospedar-se no final de sua vida, existe
outra placa que recorda as suas estadas. O mais importante jornal do mundo,
o New York Times, publicou um editorial por ocasião de seu 70º aniversário.
O prefeito da cidade de Nova York criou o “Villa-Lobos’s Day” para recordar
o 1º aniversário de sua morte. Leipzig, a cidade de Bach, homenageou o
autor das Bachianas por ocasião do seu centenário de nascimento, em 1887,
com dois concertos pela famosa orquestra do Gewandhaus em Leipzig e em
Berlim. O Conselho Internacional da Música da UNESCO decretou que o
ano de 1987 seria o “Ano Villa-Lobos”, para festejar a efeméride.
[ Acessar Conteúdo ]
|
As Serenatas têm atraído o interesse turístico, jornalístico e acadêmico ao distrito valenciano de Conservatória (RJ) desde o final da década de 1960. Qual é a sua história? Por que essa tradição brasileira sobreviveu nessa pequena localidade? O que caracteriza uma serenata e a distingue de uma seresta? Há riscos ameaçando esse patrimônio cultural? Há ações de salvaguarda para minimizar esses riscos? São perguntas que este livro tenta responder.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Música tem 3 elementos essenciais: MELODIA (combinação sucessiva dos sons),
HARMONIA (combinação simultânea dos sons) e RITMO (cadência obedecendo a
combinação dos sons com periódica repetição).
[ Acessar Conteúdo ]
|
Bem-vindo ao Teoria Musical Fundamental.
Qual é o primeiro pensamento que vem à cabeça do leitor quando pensa em teoria
musical? Será a imagem do seu professor da escola elementar de cara carrancuda atrás do
piano acabando com a sua paciência? Ou talvez a imagem de um pianista arrogante fazendo
música seguindo todas as regras? Se uma destas ideias está perto da sua ideia de teoria
musical então este livro vai ser uma surpresa para si.
Para muitos músicos autodidatas, a ideia de teoria musical parece muito chata e até um
pouco desafiadora. Contudo, se o leitor já consegue ler algumas tablaturas e tocar algumas
escalas numa guitarra, já sabe algo sobre teoria musical.
Até o treino mais básico de teoria musical dão-lhe a chave para expandir as suas
habilidades como músico. Uma boa dose de capacidade de ler pautas irá fazer com que toque
música clássica no piano muito mais facilmente, enquanto que algum conhecimento básico
sobre progressão de acordes irá mostrar-lhe o caminho para escrever as suas próprias
músicas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Bem-vindo ao Teoria Musical Para Leigos!
O que você pensa quando escuta a expressão teoria musical ? A imagem do
seu professor de música do Ensino Fundamental olhando para você de cara
feia por trás do piano vem a sua mente? Ou talvez uma imagem posterior, de
colegas da faculdade em aulas teóricas, determinados a anotar os assobios de
um teremim? Se alguma dessas ideias chega perto da sua percepção sobre o
que é a teoria musical, é possível que este livro seja uma agradável surpresa.
Para muitos músicos autodidatas, a ideia de uma teoria parece assustadora
e até um pouco autodestrutiva. Afinal, se você já consegue ler as tablaturas
do violão e tocar algumas escalas, por que deveria estragar o que já sabe
com teoria?
Até mesmo o mais básico treinamento em teoria musical dará a você as
ferramentas para expandir o limite das suas habilidades como musicista.
Um entendimento razoável da leitura musical irá capacitá-lo a tocar música
clássica no piano, enquanto que algum conhecimento básico sobre as
progressões dos acordes mostrará como escrever a sua própria música.
[ Acessar Conteúdo ]
|