Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Engenharia Mecatrônica



imagem Este texto começa com espaços vetoriais e aborda matrizes somente após transformações lineares. Isso é feito por diferentes motivos: primeiro, para que o leitor tenha tempo para digerir os conceitos abstratos apresentados inicialmente. Se a abstração é construída aos poucos, corre-se o risco de não haver tempo para que essas abstrações sejam devidamente digeridas; além disso, para não passar inicialmente a impressão de que a álgebra Linear trata simplesmente de álgebra de matrizes reais, para que de imediato fique claro que espaços vetoriais não são necessariamente compostos apenas de tuplas (há espaços de dimensão infinita que são facilmente descritos), e também para ilustrar de imediato a natureza abstrata da Álgebra, e da sua relevância em problemas práticos: ao final do primeiro capítulo há vários exemplos de uso de espaços vetoriais em criptografia, códigos corretores de erros e na solução do cubo mágico. Há também uma boa quantidade de aplicações ao final de todos os outros capítulos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O objetivo deste texto é apresentar as principais ferramentas teóricas e situações típicas em circuitos ao estudante e ao profissional interessado num texto de referência. A sequência de apresentação pretende ser natural, iniciando com o geral e caminhando para o particular. Assim trata-se, inicialmente, do circuito (linear ou não-linear) no domínio do tempo. Em seguida passa-se à discussão de circuitos lineares (isto é, a um caso particular) usando as ferramentas pertinentes. Somente depois são tratados fasores e circuitos lineares em regime permanente senoidal (isto é, uma situação especial do caso particular).

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A Física é uma das disciplinas consideradas de mais difícil aprendizagem pela maioria dos alunos do ensino médio, o que faz com que muitos jovens não gostem e não se interessem pela mesma. O índice de reprovação de alunos do Ensino Médio na disciplina de Física costuma superar o índice de reprovação de várias outras disciplinas. Da mesma forma, nos concursos vestibulares de diferentes universidades a média de acertos na prova de Física costuma ser baixa.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha disso omitida.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro visa abordar a maioria dos assuntos relativos ao desenho técnico de forma sucinta, porém completa em uma disciplina de cursos de graduação compostas de 45 a 60 horas, esta apostila foi elaborada. A experiência de 20 anos nesta área, tanto atuando como profissional do ramo de engenharia mecânica, como professor universitário, capacitaram os autores a construir um material que propiciasse tal dinâmica de aprendizagem.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro tem como objetivo auxiliar o leitor a compreender a engenharia em toda a sua extensão e diversidade de disciplinas.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A engenharia de software é, portanto, uma tecnologia de importância crítica para o futuro da humanidade. Devemos continuar a educar engenheiros de software e a desenvolver a disciplina para podermos criar sistemas de software mais complexos. É claro que ainda há problemas com os projetos de software. Às vezes, o software ainda atrasa e custa mais do que o esperado. No entanto, não devemos deixar que esses problemas ofusquem os verdadeiros sucessos na engenharia de software e os métodos e as tecnologias impressionantes de engenharia de software que foram desenvolvidos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Deve-se reconhecer que, entre se introduzir na engenharia e se tornar engenheiro, há muitas etapas de um processo de transformação que devem necessariamente ser percorridas. Este livro do Bazzo e do Teixeira mostra perfeitamente - como se fosse uma planta isométrica - o quanto integrado é esse processo. O acoplamento dos temas, a integração das matérias e a multi e interdisciplinaridade são evidenciadas com leveza e propriedade, permitindo imaginar o percurso necessário para se tornar um engenheiro.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro é ideal para estudantes da área, que podem precisar de informações para seus estudos, professores que, durante uma aula precisam acessar o valor de uma constante ou da característica de um determinado material e, principalmente para os profissionais que num trabalho de projeto ou de manutenção precisam de acesso rápido a informações que nem sempre são fáceis de obter numa busca pela internet.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem O livro separado em duas partes. A primeira com toda a fundamentação teórica necessária para entender as técnicas mais atuais em processamento de sinais. A segunda parte é sobre modelagem probabilística de sinais e sistemas. Esse volume visa ao estudo das principais características de sinais e sistemas tanto em tempo contínuo quanto discreto.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Processamento digital de sinais (PDS) é o tratamento que se aplica a um sinal de tempo discreto. Este processamento é executado por meios digitais: computadores ou processadores digitais. Com o advento dos computadores no início da década de 60, e com o desenvolvimento de algoritmos como o da transformada rápida de Fourier - FFT (Coley and Tukey – 1965), tem início a uma nova etapa no campo de tratamento de sinais e suas aplicações.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A robótica diz respeito a sistemas compostos por partes mecânicas controladas por circuitos elétricos. Na realidade, a robótica é atualmente uma das principais e mais relevantes vertentes no que se refere ao uso de tecnologias em ambientes de aprendizagem. Como explicitado nesta obra, o potencial pedagógico da robótica fomenta interlocuções entre multiplicidades de perspectivas, sejam elas de natureza epistemológica e/ou empírica: o hibridismo humano-máquina, a programação e o pensamento computacional, a educação inclusiva, políticas educacionais, teorias de aprendizagem, o cinema, as artes e a ludicidade em diversificados níveis de ensino. Celebremos as multiplicidades emergentes em projetos de robótica!

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Uma consequência desta abordagem é a necessidade de os engenheiros e técnicos adotarem uma abordagem integrada e interdisciplinar da engenharia. Portanto, engenheiros e técnicos necessitam de habilidades e conhecimentos não restritos a uma única área. eles precisam ser capazes de desenvolver e relacionar uma gama de disciplinas de engenharia e se ligar àqueles com habilidades mais especializadas. Este livro aborda os fundamentos da mecatrônica e fornece indicações para ouras fontes com habilidades mais especializadas.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área