Este livro é resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus São Paulo do Instituto Federal de São Paulo, juntoàdisciplinaArquiteturadaPaisagem1(AAP16),no1° semestre de 2016. Trata-se da sistematização de um exercício que teve como objetivo introduzir o tema da arborização urbana para os futuros arquitetos paisagistas e estimular um contato mais afetivo ou intuitivo com a vegetação. Cada estudante pesquisou árvores nativas e palmeiras (em sua maioria exóticas, já que, em relação às Arecaceae, ainda hoje é difícil encontrar, na cidade, espécies nativas), sistematizando a pesquisa em fichas com informações botânicas e um desenho da espécie, realizado a partir da observação in loco nas ruas da cidade e em áreas verdes públicas e particulares.
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O tema que se apresenta nesta modesta obra visa a preencher, em particular, uma lacuna que se verifica ao pensar sobre lugar, seja ele qual for: físico, matemático, metafísico, enfim, trata-se de uma oportunidade para todos os interessados no assunto quando da necessidade de buscar mais informação ou, simplesmente, uma contribuição para reflexões frente as cada vez mais tangíveis preocupações ambientais.
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Acessibilidade à edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Válida a partir de 11/10/2015.
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Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
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Este livro é o quinto da Série CIDADES EM TRANSIÇÃO, que compõe a Coleção GEOGRAFIA EM MOVIMENTO. É composto de duas pesquisas correlatas: “Uma cidade média na Amazônia Oriental: a centralidade urbano-regional de Marabá no Sudeste Paraense” e “Algunas claves sobre las transformaciones urbanas de la ciudad media de Los Ángeles”.
Os trabalhos buscam conhecer as dinâmicas de estruturação urbana e regional das cidades e, ao mesmo tempo, compará-las entre si; avaliar os níveis de determinações decorrentes da atuação de novos agentes econômicos; elaborar o pensamento com base não apenas em recortes territoriais (escala cartográfica), mas também a partir das articulações entre diferentes dimensões e níveis de organização espaciais (escala geográfica), verificando os fluxos que articulam as cidades médias aos espaços regionais, nacionais e supranacionais. O recorte temporal considerado abarca a década de 1980 até o presente.
Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
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O livro “Água: tratamento, efluentes e lodos” é uma obra escrita por pesquisadores
de renomadas instituições públicas e privadas, preocupada em retratar vários temas que
envolvem a questão da utilização da água pelo homem e dos efluentes e resíduos gerados,
bem como a poluição causada por estas atividades antrópicas.
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A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos.
Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família.
São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.
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Este livro é resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus São Paulo do Instituto Federal de São Paulo, junto à disciplina Arquitetura da Paisagem 1 (AAP16), no 1° semestre de 2016. Trata-se da sistematização de um exercício que teve como objetivo introduzir o tema da arborização urbana para os futuros arquitetos paisagistas e estimular um contato mais afetivo ou intuitivo com a vegetação. Cada estudante pesquisou árvores nativas e palmeiras (em sua maioria exóticas, já que, em relação às Arecaceae, ainda hoje é difiícil encontrar, na cidade, espécies nativas), sistematizando a pesquisa em fichas com informações botânicas e um desenho da espécie, realizado a partir da observação in loco nas ruas da cidade e em áreas verdes públicas e particulares.
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A inserção do tema água e saneamento no conjunto dos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) é resultado da crescente presença do tema nas conferências da Organização das Nações Unidas (ONU), no debate acadêmico e nas políticas públicas
dos diversos países. Desde a Conferência de Estocolmo (1972), passando pela de Mar del
Plata (1977), até a do Rio 1992 e a do Rio+20 (2012), as diretrizes sobre gestão da água,
poluição hídrica e esgotamento sanitário têm se multiplicado no plano internacional, assim
como a estrutura de governança. Por ocasião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
(ODMs), entre os anos 2000 e 2015, o tema esteve presente na Meta 7: garantir qualidade
de vida e respeito ao meio ambiente, com foco em abastecimento de água. Na Assembleia
Geral das Nações Unidas (AGNU) de 28 de julho de 2010, foi reconhecido o direito humano
à água e ao saneamento.
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O livro “Caminhos para a Sustentabilidade Urbana” tem sua importância relacionada à conscientização da
comunidade que a Sustentabilidade vem agregar valor às áreas urbanas. Principalmente, vem lembrar a
necessidade de equilíbrio entre o consumo de recursos naturais e a proteção e preservação do meio ambiente. Em
termos gerais, pode-se dizer que assim se procura colaborar para evitar as catástrofes que podem ocorrer frente
aos impactos das mudanças climáticas e vivenciar um ambiente urbano de qualidade.
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Este livro inaugura uma etapa que visa valorizar os estudos resultantes de recortes temáticos ou analíticos da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe) e intenta divulgar pesquisas que abordam a realidade de cidades médias de diferentes regiões do país, revelando a diversidade e a complexidade da urbanização brasileira.
As cidades médias possuem papéis específicos na rede urbana brasileira, pois, além da destacada importância regional, como referência espacial para as pequenas cidades e o meio rural, estabelecem relações, ao mesmo tempo, com centros urbanos maiores e mais importantes hierarquicamente. O elo urbano-regional das cidades médias confere a elas o papel de núcleos estratégicos na rede urbana, visto que aglutinam as vantagens de serem aglomerados urbanos desenvolvidos, com possibilidades de se articular com o espaço regional, conformando, assim, sua área de influência. Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
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A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel
muito importante para o meio ambiente. Por meio delas,
recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam
tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos
naturais não-renováveis aumenta a necessidade de
reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são
separados na coleta seletiva de lixo. Esta publicação tem
como finalidade indicar os principais passos para a
implantação de um
sistema de coleta, de forma simples e objetiva.
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A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, buscando integrar seus diferentes
órgãos subordinados, criou a Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico
e Educação Ambiental - CPLEA (Decreto 47.604/2002) após longa discussão sobre a
necessidade de reestruturar o Sistema Estadual de Meio Ambiente.
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Este livro é publicado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP).
Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
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Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos
autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste
texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso,
inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles
tenha disso omitida.
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Neste documento, que ora se divulga, é apresentado um diagnóstico sobre a situação
do país em relação ao ODS 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e
dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. O trabalho foi elaborado a partir
dos indicadores disponíveis para os anos mais recentes, cuidando-se para informar sobre
a sua evolução no período imediatamente anterior à vigência da Agenda 2030. Ademais,
destacaram-se políticas públicas relevantes para os resultados observados, buscando, sempre que possível, identificar as lacunas existentes no campo da atuação governamental.
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Uma das questões que mais inquietam os cientistas é desvendar como a Terra transformou-se de uma massa rochosa incandescente em um planeta vivo com oceanos, continentes e seres vivos envoltos por uma camada de ar! Essa história fantástica que tem provocado muita curiosidade não se resume a uma única história, mas compreende a associação de acontecimentos expressos em várias histórias que ocorreram simultaneamente.
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Este livro, composto por sete artigos de diferentes autores, apresenta diversas abordagens da Educação Ambiental como estrutura básica de formação e contribuição para alcançar a sustentabilidade ambiental no processo de desenvolvimento social. Questões éticas, sociais e técnicas são tratadas sob a visão da contribuição da Educação Ambiental para formação da conscientização da necessidade de mudanças.
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Existem diversas definições de Educação ambiental (EA), mas segundo o artigo 1º,
da Lei Federal nº 9.795, de 27/4/99, entende-se por educação ambiental “os processos por
meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos,
habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem
de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
De acordo com o Art. 225 da Constituição Federal “todos têm direito ao meio
ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia
qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e
preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
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A escola é um espaço privilegiado para a conscientização e o desenvolvimento do senso crítico dos alunos que
visa à transformação de valores e atitudes para enfrentar os problemas socioambientais. O Livro “Educação Ambiental
na Escola” elege como tema central assuntos que ampliam as práticas docentes procurando superar o conhecimento
fragmentado, pois os autores entendem que a educação deve promover o conhecimento emancipatório.
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Considerando que a divulgação, disseminação e democratização de informações são
importantes tarefas educativas, com o livro “Educação ambiental: conceitos, metodologia e
práticas”, a ANAP dá mais um passo nesse sentido, corroborando com uma de suas missões,
que é a de “promover a educação ambiental, manter atenção permanente à formação de
valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a
prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais".
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A educação ambiental é um campo de conhecimento que vem sendo problematizada em vários contextos, principalmente a relação entre ser humano, natureza, sociedade e também educação. Portanto, devido à sua importância em nossa sociedade, é necessário estimular um processo de reflexão, a fim de conhecer experiências que envolvem essa temática e suas questões socioambientais emergentes e também para que se desenvolva uma compreensão crítica maior por parte dos leitores.
Para tanto, este livro é resultado da seleção e aprimoramento dos melhores trabalhos apresentados no evento XI Fórum Ambiental da Alta Paulista que ocorreu em 2015 no município de Tupã-SP (Brasil), somado a um trabalho internacional recebido pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, no início do ano de 2016.
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Este trabalho é fruto do convênio ECV 230/06 firmado entre a ELETROBRÁS, no âmbito do PROCEL,
e a UFPB/FUNAPE, tendo como um de seus produtos a elaboração da versão brasileira, ampliada e atualizada,
do manual e programa do EPANET- Programa de Simulação Hidráulica, Energética e de Qualidade
de Água.
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Esta obra apresenta alguns estudos de casos voltados à acessibilidade, desenho universal e aos
mobiliários urbanos presentes em praças e jardins, bem como, discute o uso e a função das áreas verdes enquanto
espaços de livres de uso público.
Dentre os capítulos desse livro, foram reunidos trabalhos desenvolvidos por alunos ligados a Programas
de Pós-graduação Stricto Sensu, a exemplo da PEU/UEM, PPGEO/UFU, PPGG/FCT-UNESP, PPGGCRC/UFG
e PPU/UEM e UEL, todos reconhecidos pela CAPES e por docentes da área da arquitetura,
urbanismo, engenharia civil e geografia.
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A Embrapa Florestas acaba de disponibilizar, para download gratuito, os cinco volumes dos livros “Espécies Arbóreas Brasileiras”, de Paulo Ernani Ramalho Carvalho, pesquisador que hoje está aposentado e dedicou boa parte de sua trajetória profissional à redação e edição destes livros.
Os cinco volumes trazem 340 espécies arbóreas nativas do Brasil, com informações detalhadas tais como taxonomia, descrição, reprodução, ocorrência, aspectos ecológicos, clima, solos, sementes, produção de mudas, características silviculturais, melhoramento e conservação genética, crescimento e produção, características da madeira, principais produtos e usos, pragas e doenças e espécies afins; complementadas com mapas, tabelas e fotografias.
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Este livro, composto de oito capítulos, tem como objetivo principal auxiliar os interessados no assunto
de Bacias Hidrográficas, que pretendem aprofundar seus conhecimentos sobre o tema atual de suma importância.
Nos últimos anos, tem-se constatado acentuada ocorrência de estudos sobre o assunto, pois as regiões
das bacias vêm sofrendo enormes alterações provocadas pelas atividades humanas, pela conversão das paisagens
naturais para outros usos da terra, como, por exemplo, áreas de cultivo de cana-de-açúcar.
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Esta publicação apresenta 11 capítulos na forma de artigos sobre “Estudos
Ambientais Aplicados em Bacias Hidrográficas”, organizada por Leonice Seolin Dias e Sandra
Medina Benini, da Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP).
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Este livro é publicado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP).
Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
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Neste documento, que ora se divulga, é apresentado um diagnóstico sobre a situação do país em relação ao ODS 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria
global para o desenvolvimento sustentável. O trabalho foi elaborado a partir de dados de
2016 ou, na falta destes, de anos anteriores ou posteriores. Ademais, destacaram-se políticas públicas relevantes para os resultados observados, buscando, sempre que possível,
identificar as lacunas existentes no campo da atuação governamental.
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Visando a ampliar e aprofundar sua visão de mundo, recomendo ao
leitor/pesquisador a viajar na leitura e reflexão nos diversos capítulos desta
obra que, de maneira inteligente, apaixonante e comprometida, o fará ver
além do visível que está posto nas discussões e resultados aqui
sistematizados.
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Este livro traz ao leitor exemplos da aplicação de técnicas de geoprocessamento
para a elaboração de análises ambientais. A partir dos capítulos apresentados, se tomará
conhecimento de como tecnologias modernas podem ser utilizadas para espacializar dados e
informações que permitem a avaliação das condições do ambiente em áreas de interesse,
localizando onde está cada característica, possibilitando as intervenções necessárias nos
lugares que delas precisam.
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O livro “Geotecnologia aplicada no planejamento ambiental de bacias hidrográficas”
apresenta uma coletânea de trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em
Geotecnologia, Geoprocessamen, Sensoriamento Remoto e Topografia (GEPEGEO), cadastrado no
CNPQ desde 2007, sobre estudos de tecnologias para coleta, processamento, análise e
disponibilização de informação dos processos que ocorrem na unidade territorial de bacias
hidrográficas e municipais.
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A sociedade, a cada dia, torna-se mais consciente da necessidade de ações que visem a manutenção do
meio e a sustentabilidade de suas ações através, da conservação e preservação da biodiversidade, da reciclagem das
matérias-primas, da redução intensa do impacto humano sobre os recursos naturais.
O presente trabalho apresenta um compêndio de conceitos, ferramentas e instrumentos para nortear os
pesquisadores no desenvolvimento e da formação do conhecimento em gestão ambiental.
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A gestão dos recursos hídricos comtempla um conjunto de ações e medidas destinadas a
regularizar o uso, o manejo e a proteção dos corpos d´água. Para se obter uma gestão eficiente
dos recursos hídricos é necessário a integração de projetos e atividades que visem avaliar e
promover a recuperação e preservação da qualidade e quantidade dos recursos hídricos.
O livro “Gestão e Qualidade dos Recursos Hídricos: Conceitos e Experiências em Bacias
Hidrográficas” apresenta estudos, projetos e propostas de avaliação e recuperação de recursos
hídricos em bacias hidrográficas brasileiras, além de abordar temas relacionados a fontes de
poluição, uso e ocupação do solo, vegetação ciliar, tratamento de águas residuárias e qualidade
de água.
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A instalação e o funcionamento de empreendimentos
habitacionais de forma
inadequada - projetos mal-concebidos,
ausência de investigação prévia do
passivo ambiental do terreno, desconsideração
dos condicionantes do meio físico, condições
precárias de infra-estrutura, análise
socioeconômica insuficiente, ausência da
efetivação de medidas de mitigação, entre
outros aspectos - têm levado a situações de
degradação ambiental, no local de intervenção,
causando prejuízos ao próprio empreendimento
e propiciando impactos ambientais,
que geralmente extrapolam a área do projeto.
Isso acarreta redução da qualidade de
vida da população e elevação significativa e
desnecessária de custos para empreendedores,
usuários, população circunvizinha e Poder
Público.
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Este livro é o resultado de um trabalho de pesquisa em rede envolvendo instituições acadêmicas
e organizações não-governamentais, com o objetivo de avaliar ações voltadas para enfrentar o
problema da habitação social em seis Regiões Metropolitanas do Brasil. Essa abordagem tem como
justificativa o fato de que a literatura especializada que analisou a política habitacional ressalta uma forte tendência,
no período pós-BNH, de descentralização e, ao mesmo tempo, de inovação em políticas habitacionais, como pode
ser evidenciado no texto de Sergio Azevedo, incluído nesta obra, que busca, do ponto de vista da política federal de
habitação, contextualizar a pesquisa. Essa descentralização tem sido encarada sob um duplo aspecto: por um lado,
evidenciam-se possibilidades de maior eficiência e democratização das políticas e, por outro, apontam-se evidências
de clientelismo e corrupção na alocação de recursos. Com relação às práticas alternativas, verifica-se uma grande
propensão à adoção de soluções inovadoras nessas experiências descentralizadas, enfatizadas em bibliografia que
trata das “experiências bem-sucedidas”. Nesse caso, observa-se uma ênfase por vezes exagerada no seu potencial de
reprodutibilidade e em sua capacidade de ultrapassar a etapa dos projetos-piloto.
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Prefácio O Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp), em 1947, publicou o “Manual para Guardas Sanitários” em documento mimiografado que, nos anos seguintes, foi reprodu-zido diversas vezes. Enriquecido pelas experiências e pela pesquisa de campo do Sesp, esse documento foi sendo aprimorado e, a partir de 1961, seus conteúdos começaram a ser revisados. Em 1964, sob a iniciativa da Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (Fsesp) e com base no “Manual para Guardas Sanitários”, foi editado o “Manual de Saneamento”. Sua elaboração contou com a valiosa colaboração do engenheiro sanitarista Szachna Eliasz Cynamon, profissional que muito tem contribuído para a promoção das ações de saneamento no Brasil.
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Esta publicação é um dos produtos da Rede de Pesquisas sobre o tema do Programa de
Pesquisas em Saneamento Básico PROSAB - Edital 04, coordenada pelo Prof. Valter Lúcio de
Pádua da UFMG.
O PROSAB visa ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias nas áreas de águas
de abastecimento, águas residuárias (esgoto), resíduos sólidos (lixo e biossólidos lodos) que
sejam de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção, bem como
visem à recuperação ambiental dos corpos d’água e à melhoria das condições de vida da
população, especialmente as menos favorecidas e que mais necessitam de ações nessas áreas.
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O autor destaca a profunda relação de interdependência entre as plantas e o meio ambiente e mostra como a botânica contribui para a compreensão e a manutenção do meio ambiente, enfatizando seu papel preponderante para entender os impactos ambientais negativos.
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Meio ambiente & escola é assinado pelo educador e gestor ambiental Daniel Luzzi, cujos estudos dedicados às problemáticas ambiental e escolar permitem-lhe afirmar que a única saída para a crise socioambiental que vivemos é uma transformação cultural que alcance todo o conjunto de conhecimentos, valores, crenças, ideias e práticas desta época.
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Neste livro, a convergência de duas importantes áreas do conhecimento propicia uma interação de fundamental interesse para os leitores. Em Meio ambiente & natureza, Rita Mendonça nos oferece suas impressões e descobertas feitas em sua caminhada no desenvolvimento de programas de aprendizagem com a natureza.
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Teresa Emídio mostra como pesquisadores da área de arquitetura e urbanismo mergulham nos estudos ecológicos a partir do ponto de vista da análise da paisagem. Para isso ela traça, com muita argúcia e propriedade, uma espécie de roteiro do desenvolvimento do conceito de paisagem.
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Trata-se de um volume fundamental, que nasceu da demanda atual de discutir o impacto no meio ambiente decorrente de nossos hábitos de consumo. Assim, o livro acaba por provocar reflexões acerca do estado limite de preocupação ambiental a que chegamos. Da formação da Terra à sua transformação pelo homem, a professora Pérola de Castro Vasconcellos nos ensina, com simplicidade e clareza, sobre os processos químicos característicos do nosso planeta e inerentes ao nosso modo de vida.
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Esta publicação é um dos produtos da Rede de Pesquisas sobre o tema “Desenvolvimento
e aperfeiçoamento de tecnologias de condicionamento e de
reúso de águas residuárias, considerando a qualidade do efluente tratado
necessária para as possíveis utilizações e para atender ao padrão do
enquadramento e aos múltiplos usos dos corpos d’água” do Programa de
Pesquisas em Saneamento Básico – PROSAB - Edital 05, coordenada pelo
Prof. Francisco Suetônio Bastos Mota do Departamento de Engenharia Hidráulica
e Ambiental da Universidade Federal do Ceará.
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O estudo do verde é de fundamental importância para se entender a organização do espaço tanto rural, quanto
urbano. No semiárido do nordeste do Brasil, por exemplo, especificamente em áreas do Agreste de Pernambuco verificase
que, em ambos os espaços urbano e rural, há uma nítida falta de conexão entre o verde e o homem devido ao fato de
se perceber que os elementos componentes da flora nativa e da paisagem típica dos sertões, passam a dar lugar ao
exotismo das palmas e gramíneas para a formação de pastagens nas áreas rurais enquanto que na area urbana, a
arborizacao e o paisagismo passam a ser compostos, predominantemente, de exóticas nas calçadas e outros espaços
públicos ficando os cultivos de plantas nativas ou não, ornamentais ou medicinais restritas aos quintais e jardins, os
quais se aproximam da flora local.
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Apresentação: Esta publicação é um dos produtos resultantes da Rede de Pesquisas formada no âmbito do Edital 02 do Programa em Saneamento Básico (PROSAB) em torno do tema Métodos alternativos de desinfecção da água, e que foi coordenada pelo Prof. Luiz Antônio Daniel, da Escola de Engenharia de São Carlos – USP.
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Este livro é publicado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP).
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Este livro nos traz uma série de trabalhos de pesquisa os quais nos levam a (re) pensar sobre a
cidade na qual escolhemos para viver. (Re) pensar sobre as formas de ocupação e o desenho urbano dos
seus espaços, sobre a qualidade de vida urbana, sobre o tratamento dado ao patrimônio cultural e natural,
sobre a habitação da maioria da população, sobre novas formas de participação da sociedade nos processos
de planejamento e de projeto, sobre metodologias de planejamento mais eficazes, sobre o “outro” nos
projetos de intervenção urbana, enfim (re) pensar uma cidade mais sustentável e mais humanizada.
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A presente obra é fruto de uma profunda reflexão da autora, como pesquisadora, e profissional militante no campo do Direito
Urbanístico, com grande experiência na gestão municipal de políticas públicas habitacionais. Poucos são os trabalhos que fazem um
diálogo interdisciplinar que permita ao leitor compreender as distintas dinâmicas entre o viés jurídico, político-urbanístico e
ambiental, na questão da reforma urbana e a problemática socioambiental decorrente da ocupação dos assentamentos irregulares
em APP – áreas de Preservação Permanente, e que ofereçam um aprofundamento da análise deste confronto de interesses, de forma
tão abrangente e ao mesmo tempo tão detalhado como o faz a autora nesta obra, elucidando questões complexas como a
vulnerabilidade das classes menos favorecidas frente a gestão equivocada das políticas habitacionais e a desconsideração aos
impactos ambientais urbanos.
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Os problemas relacionados à produção de resíduos sólidos urbanos, o popular “lixo”, vem despertando
o interesse de diferentes profissionais e podem ser abordados sob diferentes enfoques: o ambiental, o social, o da
educação ambiental e do econômico.
Este livro foi organizado pela ANAP – Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista, que tem
importante atuação na cidade de Tupã (SP) e região e nos apresenta textos que são resultados de pesquisas
realizadas e que refletem a importância de se estudar os resíduos sólidos.
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A vida em sociedade propicia oportunidades e desafios que, para serem vivenciados e superados, exigem ação, conhecimento, compromisso e responsabilidade. A questão dos resíduos sólidos urbanos insere-se nesse contexto como um tema que requer constante dedicação, uma vez que sua geração contínua exige, permanentemente, estudos e ações aplicados em sua gestão e gerenciamento, compartilhados pela sociedade, tendo como fundamento principal o compromisso de todos pela não geração, redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos.
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Resíduos Sólidos: Notas Sobre a Atuação do Estado é uma compilação de materiais acadêmicos, papers e entrevistas temporalmente inscritas no período pertinente a duas investigações em nível de pós-doutoramento com foco na problemática dos resíduos sólidos brasileiros (PNPD/Fundação CAPES, 2015 e UNICAMP/CNPq, 2011).
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O livro “Riscos e Vulnerabilidades Ambientais” consiste em mais uma importante iniciativa da ANAP
em promover publicações que trazem contribuições significativas em estudos ambientais e que sejam de cunho
interdisciplinar. A temática que engloba os riscos e vulnerabilidade deve ser necessariamente composta por
pesquisas e experiências que contemplem as mais diversas ciências e áreas de conhecimento, por se tratar de
conceitos muito amplos e abrangentes.
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O patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, constitui testemunho da história e da identidade de um país, além de ser um valioso ativo econômico e turístico para as cidades. No Brasil, o potencial de geração de riqueza e de externalidades é enorme: são 1.250 patrimônios tombados, entre os quais 85 centros urbanos protegidos, cada um deles com centenas de edificações, podendo-se estimar um total de mais de 5 mil imóveis protegidos.
Desses patrimônios, 21 sítios históricos brasileiros obtiveram o reconhecimento máximo internacional com o título de Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Em 2020, será a vez de o Sítio Roberto Burle Marx concorrer a esse título, como o maior e mais completo espaço dedicado à pesquisa, à difusão e à preservação do legado cultural de um dos mais importantes nomes da arquitetura e do paisagismo do Brasil. São quase 400 mil m² de área, que abrigam uma das coleções mais importantes de plantas tropicais e semitropicais do mundo, com número superior a 3.500 espécies de plantas nativas e exóticas.
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Este livro é publicado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP).
Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
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Informar sobre os principais planos, estratégias e políticas nacionais que contribuem
para o enfrentamento da mudança global do clima, para ampliar a resiliência e a capacidade
adaptativa aos seus riscos e impactos e para incentivar os atores econômicos e sociais a
adotarem práticas de baixa emissão de gases de efeito estufa (GEEs).
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Neste documento, que ora se divulga, é apresentado um diagnóstico sobre a situação
do país em relação ao ODS 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos,
seguros, resilientes e sustentáveis. O trabalho foi elaborado a partir dos indicadores disponíveis para os anos mais recentes, cuidando-se para informar sobre a sua evolução no período imediatamente anterior à vigência da Agenda 2030. Ademais, destacaram-se políticas públicas relevantes para os resultados observados, buscando, sempre que possível, identificar as lacunas existentes no campo da atuação governamental.
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Este texto é resultado do projeto de pesquisa “Manual de qualificação
de assentamentos urbanos degradados”, sob a sigla
REFAVELA, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos
(FINEP), por meio do convênio 01.04.0479.00, e pela Caixa Econômica
Federal (CAIXA), no âmbito do Programa HABITARE, Programa de Tecnologia
da Habitação. O trabalho objetivou a realização de estudos voltados
para a identificação, o registro, a avaliação e a integração de experiências de
intervenções de recuperação de assentamentos urbanos degradados no país,
especificamente a urbanização de favelas.
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O livro “Uso de Sistemas de Informação Geográfica na Análise Ambiental em Bacias Hidrográficas” demonstra
como a utilização de técnicas geoespaciais, tais como o Sensoriamento Remoto e o SIG, pode auxiliar no
planejamento ambiental no âmbito da bacia.
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