O leitor encontrará neste livro o resultado de pesquisas científicas sobre temas que fundam a educação problematizam princípios e práticas atuais da educação escolarizada. Sem abandonar as antigas concepções de educação e também sem valorizar apenas as novidades teóricas, os autores apostam numa sólida união entre Psique e Eros, inspirada nas concepções de Freud. A obra abrange estudos sobre o lúdico na educação infantil, a ética, os afetos, o valor da fantasia na aprendizagem e no desenvolvimento emocional, a constituição profissional de docentes e pesquisadores, a orientação sexual e a educação escolar. Pertinências e impertinências da educação são consideradas na medida em que produzem e reproduzem valores humanos na construção de identidade pessoal e profissional.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A autora faz aqui a defesa da teoria de Piaget e aponta os descaminhos dessa teoria no âmbito educacional, esclarecendo, além de rebater, as principais críticas que se faz a ela. Para isso, levanta e discute ideias comumente encontradas em textos educacionais “ditos construtivistas”, artigos e obras de seus críticos e, ainda, nas concepções que emergem no discurso de professores, buscando identificar equívocos, distorções e congruências. O principal objetivo da autora é mostrar como o Construtivismo tem sido “desconstruído” na área educacional e recolocar a teoria piagetiana em seus espaços próprios – os da Epistemologia e Psicologia. Ela procura analisar as concepções que considera falsas ou simplesmente desvirtuadas sobre o Construtivismo no âmbito educacional a partir do interior da teoria, ou seja, recorrendo a argumentos que se apoiam nos “propósitos, questões e conceitos que informaram o trabalho científico de Piaget”. O livro foi dividido em três partes. A primeira, intitulada “Construtivismo, psicologia e educação” trata de elucidar os conceitos-chave da teoria piagetiana, recordar como o Construtivismo veio a tornar-se uma corrente hegemônica na Psicologia e mostrar sua trajetória na educação brasileira. A segunda parte (“Uma pesquisa sobre os desvios do Construtivismo em professores do ensino fundamental”) apresenta dados quantitativos acerca desses “desvios”, os principais equívocos dos professores e uma interpretação sobre as causas de tal “assimilação deformante”. A terceira parte, “Piaget e seus intérpretes”, é dedicada aos intérpretes de Piaget, incluindo seus críticos. Aborda os “recados” enviados aos professores por autores construtivistas e os “pecados” contidos em certas ideias que se transformaram, inclusive, em slogans, além de questionar mais um caso de “assimilação deformante”.
[ Acessar Conteúdo ]
|
“A Educação enquanto instrumento de emancipação e promotora dos ideais humanos”, da forma como se organiza, permite-se ouvir, de diferentes formas, os professores e professoras pesquisadoras em seus diferentes espaços de trabalho, neste livro, portanto, reúnem-se trabalhos de pesquisa e experiências em diversos espaços, com o intuito de promover um amplo debate acerca das diversas problemáticas que permeiam o contexto educacional, tendo a Educação enquanto fenômeno social importante para o fortalecimento da democracia e emancipação humana.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro nasceu do Simpósio “A Narrativa
Ficcional para Crianças e Jovens e as Representações de Práticas de
Leitura”, que coordenamos no Congresso Internacional da ABRALIC,
em 2008, na USP. Gostamos tanto das experiências que trocamos ali,
dos momentos que vivemos juntos, que decidimos concretizar no
impresso um pouco do muito que aconteceu naqueles dias chuvosos
e friorentos de julho, nessa São Paulo querida e provocadora. Alguns
dos capítulos deste livro estão completamente diferentes daquilo que
apresentamos no Simpósio, outros estão um pouco mudados, outros
ainda permaneceram iguais. Todos eles testemunham nossa paixão
pela LIJ e pela leitura. Vejam quem somos em algumas fotos. No
final do livro, na parte “Quem Somos Nós?”, vocês poderão ler um
pouco acerca de nossas ações na docência e na pesquisa.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a indisciplina são na atualidade assuntos que aparecem com forte incidência no cotidiano escolar. Algumas condutas apresentadas pelas crianças, neste contexto, são vistas como indicativos de tal transtorno e isso vem contribuindo para que crianças ainda muito pequenas sejam encaminhadas pelos educadores aos profissionais da saúde, por apresentarem na escola comportamentos considerados indisciplinados, agitados e impulsivos. A presente pesquisa tem como principal objetivo, discutir a relação entre indisciplina e o diagnóstico de TDAH, a partir da queixa do professor da educação infantil. Pretende ainda, analisar a postura dos educadores diante do processo de patologização no campo educacional, levando em conta a sociedade eugênica e disciplinar, que foi consolidada com o processo de higienização ocorrido no início do século XX, como também, construir uma reflexão crítica acerca das práticas sociais e educativas que ora se configuram, mediante a análise da educação contemporânea e do resgate histórico da escolarização no Brasil. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso qualitativo e as estratégias metodológicas empregadas para a coleta de dados incluíram a observação participante, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e análise de documentos. Os resultados foram organizados em oito eixos temáticos e indicaram principalmente que os educadores apresentam dificuldades para estabelecer diferenças entre indisciplina e o TDAH e o que é normal e patológico, o que tem causado o aumento expressivo no número de encaminhamentos de crianças aos profissionais de saúde e a consequente patologização e medicalização da infância.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A publicação Cadernos ODS foi criada pelo Ipea para divulgar estudos e pesquisas que visam contribuir para o esforço nacional de alcançar os desafios lançados durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) de 2015, na qual 193 Estados-membros aprovaram o documento Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Essa agenda, proposta para ser implementada a partir de 2016, é um plano de ação que parte do reconhecimento de que a erradicação da pobreza, em todas as suas formas e dimensões, é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável. Nela foram estabelecidos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, cujo alcance requererá uma parceria global, com o engajamento de todos – governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia e Nações Unidas. Para coordenar a implementação da Agenda 2030 no Brasil, foi criada a Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov/PR), que atribuiu ao Ipea a função de assessoramento técnico permanente aos seus trabalhos. Foi no cumprimento dessa atribuição que o instituto coordenou, em 2018, o processo de adequação das metas globais à realidade brasileira, considerando as estratégias, os planos e as políticas nacionais que podem promover a garantia do desenvolvimento sustentável na próxima década. Merece destaque o pioneirismo dessa iniciativa, que coloca o Brasil em um grupo seleto de países do mundo que passam a dispor de um instrumento que contribui para a incorporação dos ODS nas políticas e prioridades nacionais, mantendo a abrangência e a ambição da proposta da Organização das Nações Unidas (ONU).
[ Acessar Conteúdo ]
|
Segundo a Associação Americana de Psiquiatria (2014), em sua quinta
versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – o DSM V,
o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como uma condição
neurobiológica caracterizada por prejuízos severos e invasivos nas áreas de
interação e comunicação social e por um repertório restrito e estereotipado
de atividades e interesses.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O livro de Actas que apresentamos resulta do Fórum Nacional da Educação com o lema “Por uma Educação Social Participativa”. O fórum foi organizado pela Universidade Pedagógica(UP)- Delegação de Maputo e realizou-se entre os dias 28 e 29 de Setembro de 2017. Contou ainda com uma mesa redonda sobre “Políticas e Gestão da Qualidade no Ensino Superior”. Constituíam objetivos do fórum a promoção do conhecimento e debate em torno das questões da educação, analisando as transformações e o estágio actual da educação nacional com vista a estabelecer plataformas contributivas para o desenvolvimento da educação. O evento foi marcado pela apresentação de comunicações orais em sessões plenárias e paralelas. Nestas actas apresentamos distribuídas em 5 partes que caracterizam as áreas temáticas a que se relacionam, nomeadamente: (i) Cultura, Escolarização e Desenvolvimento Social; (ii) Formação de Professores; (iii) Currículo, Gestão e Coordenação do Desenvolvimento da Educação Escolar; (iv) Financiamento da Educação Escolar e participação Social; (v) Evolução e Dinâmica dos Subsistemas Educacionais.
[ Acessar Conteúdo ]
|
As nove metas globais que compõem o ODS 5 dão conta da quase totalidade das dimensões mais relevantes da desigualdade de gênero. Assim, as metas do ODS 5 cobrem desde temas clássicos, como a violência (meta 5.2) ou a saúde reprodutiva (meta 5.6), até temas relativamente novos, como a igualdade no acesso às tecnologias da informação (meta
5.b) e a efetividade do arcabouço específico de políticas de redução das desigualdades de
gênero (meta 5.c). Para dar conta desta amplitude de temas, como em outros objetivos, o
ODS 5 tem inúmeras metas formuladas como uma espécie de guarda-chuva, a fim de acolher diversas facetas de um mesmo fenômeno. Além disso, uma característica marcante do
ODS 5 é a irredutibilidade das metas relacionadas à violência, à discriminação e às práticas
nocivas, que estabelecem a redução total destes fenômenos, utilizando termos como “acabar” e “eliminar”, bastante em linha com a abordagem internacional dos direitos humanos.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Esta obra apresenta questões importantes e discute tabus sobre o desenvolvimento sexual de pessoas com deficiência intelectual. Acreditando na prática interdisciplinar, busca contribuir para uma melhoria na prevenção, qualidade de vida e adaptação social da pessoa com deficiência mental. Para sua elaboração, a autora contou com algumas referências bibliográficas pertinentes ao tema, relatos de experiências pedagógicas diversas e a própria experiência adquirida ao longo de sua carreira acadêmica.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos.
Para subsidiar as ações voltadas para essa área e contribuir para a implantação, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação – SEESP, convidou especialistas para elaborar esse conjunto de quatro volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, orientações para o professor e à família.
São idéias e procedimentos que serão construídos de acordo com a realidade de cada Estado contribuindo efetivamente para a organização do sistema educacional, no sentido de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços destinados ao atendimento e desenvolvimento de sua aprendizagem.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Inauguramos a área Anos Iniciais do Ensino Fundamental com a disciplina de Didática Geral. A disciplina de Didática Geral, cujos conteúdos estão dispostos neste livro, tem a intenção de orientar os alunos para a assimilação de reflexões e práticas sobre os elementos essenciais que constituem o ato de ensinar em escolas destinadas a estudantes que se iniciam na leitura, na escrita e na apropriação de linguagens mais elaboradas para a compreensão e ação no mundo em que vivem.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O ODS 4 visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover
oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Para atingir este objetivo até
2030, foram apresentadas dez metas que envolvem educação infantil, ensino fundamental,
médio, profissionalizante e superior, alfabetização e ensinos relativos à disseminação de conteúdos relacionados à sustentabilidade. Além disso, o ODS 4 abrange questões envolvendo a infraestrutura das escolas, a oferta de recursos para apoiar países menos desenvolvidos e a criação de garantias para que os professores tenham boas condições de trabalho e reconhecimento social. As metas dos ODS 4 valem para todos os países que integram a ONU.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O Ministério da Educação desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a
transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes e ações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecidos aos alunos com deficiência visando a complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Uma peça de teatro em três atos? Talvez. Baseada em fatos reais? Não,
mas criada a partir da longa experiência da autora com a formação de
docentes e a avaliação de programas educacionais.
Utilizando a estrutura de uma peça teatral, esse livro busca estimular a
reflexão sobre a avaliação em todos os que estão ligados aos processos
de ensino e aprendizagem.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A avaliação do contexto da instituição educacional pode ser vista de vários ângulos, desde o ponto de vista estritamente didático e das estratégias de avaliação da aprendizagem escolar até questões epistemológicas, sociais e políticas que estão implicadas na instituição educacional e em outras instituições que envolvem relações de saber-poder. Esse livro expressa um explícito compromisso com a qualidade e democratização da educação e praticando um diálogo que envolve muitas vozes. Esse compromisso será compartilhado com o leitor, especialista ou não.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, este livro identifica as características do brincar das crianças nas idades de seis e sete anos, período de passagem da Educação infantil para o Ensino Fundamental. Analisa ainda em que circunstâncias os educadores criam espaços para as brincadeiras e como o fazem. Trata-se de um tema de grande atualidade num momento em que as instituições escolares, ao darem prioridade à alfabetização com o uso de materiais apostilados, cada vez mais reduzem os aspectos lúdicos nos processos educativos.
[ Acessar Conteúdo ]
|
pretendemos, com este livro, proporcionar aos educandos da Escola Ativa a construção
de leitura e escrita através de atividades agradáveis, prazerosas e, ao mesmo tempo,
desafiadoras.
Buscar novos caminhos e novas posturas de trabalho para a alfabetização tem sido uma das
metas essenciais do educador alfabetizador.
Sabemos que a alfabetização é um processo, e não se limita apenas a ler e escrever os signos
do alfabeto, mas, sim, compreender como funciona a estrutura da língua e a forma como
é utilizada.
Dessa forma, entendemos a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo
dinâmico, que se faz por duas vias de acesso, uma técnica (alfabetização) e outra que diz
respeito ao uso social (letramento).
[ Acessar Conteúdo ]
|
A conferência Challenges comemora em 2017 a sua décima edição, consolidando,
assim, o reconhecimento como um dos mais significativos eventos no âmbito da
educação com as novas tecnologias em Portugal. Ao longo destas dez edições a
Challenges afirma-se como um marco indelével na agenda dos investigadores,
educadores e professores portugueses de todos os níveis de ensino, formando uma
comunidade dinâmica que, recorrentemente, traz consigo novos colegas. A cada
edição, a Challenges conquista novos “adeptos” e expande-se além-fronteiras,
chegando à generalidade dos países lusófonos e a outros, como a Espanha ou a
Venezuela, o Reino Unido ou a Mongólia, tornando-se num espaço de debate
intercontinental!
[ Acessar Conteúdo ]
|
"Desde a década de 1960, as práticas criativas em Educação Musical têm sido alvo de interesse e estudo de muitos educadores musicais/ compositores em todo o mundo. Esteve também bastante presente no Brasil, com as propostas de Hans-Joachim Koellreutter e Conrado Silva, entre muitos outros. Assinale-se, também, a presença no país do canadense Murray Schafer a partir de 1990, que exerceu grande influência nos estudos dessa temática, desde que começou a visitar o Instituto de Artes da Unesp e a ter seus livros publicados no Brasil. Recentemente, em 2011 e 2012, prosseguindo em sua tradição de pesquisar esse tema, o GEPEM – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical –, sediado no IA/Unesp, recebeu a visita da pesquisadora e docente Chefa Alonso, musicista espanhola especializada em técnicas de Improvisação Livre, em que se destaca o trabalho sistemático de criação e improvisação com instrumentos, voz e corpo. A preocupação com as práticas criativas em Educação Musical é o germe de toda pesquisa desenvolvida pelo GEPEM no decorrer dos anos e a vinda de Chefa Alonso contribuiu fortemente com as investigações do grupo. Sua experiência enriqueceu o trabalho e reforçou a percepção da importância de se aprofundar no estudo dessa temática e em sua aplicação em diferentes contextos, nas escolas, projetos sociais e em cursos profissionalizantes e superiores de Música. No presente trabalho, Marisa Trench de Oliveira Fonterrada oferece ao leitor o resultado de sua pesquisa na área de Educação Musical, partindo da análise da experiência de Chefa Alonso e enveredando por uma profunda reflexão a respeito do tema, graças à colaboração de educadores musicais de todo o país, consultados por internet, e de pesquisadores brasileiros e espanhóis entrevistados. Em Ciranda de sons, apresenta-se um levantamento inédito de como o assunto tem sido tratado no Brasil, tanto no que se refere à produção acadêmica quanto no que diz respeito à atuação de professores de música brasileiros de diferentes formações e que atuam em múltiplos espaços, assim contribuindo para o desenvolvimento da área da Educação Musical."
[ Acessar Conteúdo ]
|
A coleção produção de material didático para diversidade é resultado de um curso ofertado à distância pela UNESP, pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil, aos professores e às professoras da rede pública de ensino, A conjuntura histórica de mudanças e transformações sociais será presente em todos os setores da vida social, exigindo das experiências individuais e coletivas um reinventar de nossas práticas pedagógicas. Dentro dessa perspectiva, a coleção, em todos os seus volumes, delineou alguns propósitos, a destacar três deles: (1) procurou estimular um debate reflexivo sobre temas contemporâneos da diversidade; (2) procurou estimular a avaliação de materiais didáticos existentes; (3) fomentou um debate sobre a realização de projetos de produção de recursos didáticos em diferentes linguagens em temas da diversidade.
Tendo em vista o caráter didático dessa coleção, todos os textos dos volumes foram pensados sob uma mesma estrutura: primeiras palavras – uma introdução ao tema abordado; Problematizando o tema – aqui se adota uma postura bastante crítica e os conceitos e os fundamentos teóricos pertinentes a cada uma das abordagens são expostos e debatidos; Instrumentalizando o tema – trata-se do espaço privilegiado para a reflexão sobre possíveis aplicações em sala de aula do que foi antes, em termos teóricos, exposto; Saiba mais… – momentos dos textos em que se expõem indicações para um maior aprofundamento crítico do debate realizado: completam a obra as referências bibliográficas sugeridas e trabalhadas pelos autores e autoras.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos
autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste
texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso,
inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles
tenha disso omitida.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este Caderno Temático encerra um processo de discussão, estudos e de
produção de material didático-pedagógico sobre a prevenção ao uso indevido de drogas
nas escolas. Esse processo iniciou-se em 2007, com a organização da Coordenação de
Desafios Educacionais Contemporâneos, e teve como ação a formação continuada dos
profissionais da educação da rede estadual de ensino e a elaboração do Caderno
Temático de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, assessorado pela Professora
Regina de Paula Medeiros (PUC-MG).
[ Acessar Conteúdo ]
|
Apublicação que o Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino
Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, deste
Ministério da Educação – MEC, ora apresenta, tem como objetivo principal deflagrar,
em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas
de ensino, sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Apublicação que o Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino
Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, deste
Ministério da Educação – MEC, ora apresenta, tem como objetivo principal deflagrar,
em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas
de ensino, sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração
[ Acessar Conteúdo ]
|
Apublicação que o Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino
Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, deste
Ministério da Educação – MEC, ora apresenta, tem como objetivo principal deflagrar,
em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas
de ensino, sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro é publicado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP).
Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
[ Acessar Conteúdo ]
|
"Se historicamente a educação escolar no Brasil foi marcada por um profundo corte elitista, o processo de democratização do ensino apresentou incontestáveis avanços desde a Constituição de 1988. A caminhada pela universalização, no entanto, não se deu à margem de suas heranças históricas, bem como novas fronteiras surgiram para o desafio da educação emancipatória. Esta obra reúne 17 ensaios que debatem os dilemas existentes no cotidiano da sala de aula. Divididos em três partes - "" Educação, culturas realidade social"", ""Políticas educacionais"" e ""A escola"" -, os textos coligidos abordam temas variados relacionados à prática escolar, como cidadania, políticas afirmativas e gestão administrativa, e compõem um cenário contemporâneo dos principais desafios colocados para a educação de nosso tempo."
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro é produto de um esforço coletivo de pesquisadores
empenhados em discutir, analisar e divulgar reflexões, sobre o
tema Educação Especial e Inclusão, intitulado Diálogos sobre
Educação e Inclusão na Atualidade e assume o compromisso de
contribuir para a formação dos pós-graduandos, profissionais da
educação, bem como para a construção de um sistema educacional
inclusivo na Educação Básica e na Educação Superior.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Esta obra foi organizada pelo grupo de estudos e extensão Redes de
Direitos Humanos do Programa de Pós-graduação em Direito da PUC
Minas.
O Redes é voltado para efetivação dos Direitos Humanos em Minas
Gerais e para construção de conhecimento e ações com e para a rede de
entidades governamentais e não-governamentais que atuam na proteção
e promoção de direitos.
São objetivos do Redes: contribuir com a efetivação dos Direitos
Humanos em Minas Gerais; produzir conhecimento e ações em Direitos
Humanos; atuar no fortalecimento das redes de entidades públicas e
privadas que atuam na proteção e promoção de direitos.
Para cumprir com seus objetivos, o Redes atua na produção de
pesquisas e materiais técnicos e acadêmicos em Direitos Humanos, na
realização de seminários,cursos e palestras e no desenvolvimento de ações
em Direitos Humanos e na mobilização popular.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O início do século XXI apresenta inúmeros desafios à humanidade. Um deles é
o de superar as contradições sociais, especialmente nos países com alto grau de
concentração de renda e desigualdade. A fome, a miséria, a exclusão, a exploração
são condições que exigem projetos políticos nacionais e internacionais de
enfrentamento para sua superação. O Brasil é um exemplo de país contraditório, com
imenso potencial humano e de biodiversidade, mas com excessiva concentração de
renda e altos níveis de pobreza.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Apublicação que o Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino
Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, deste
Ministério da Educação – MEC, ora apresenta, tem como objetivo principal deflagrar,
em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas
de ensino, sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração.
[ Acessar Conteúdo ]
|
É de conhecimento público como o nível e o método de ensino no Brasil são criticados. Porém, o que se pode falar sobre as técnicas e os instrumentos de avaliação da aprendizagem? Com ênfase na diversificação de instrumentos, as autoras buscam apresentar a importância de uma visão mais abrangente e inovadora de avaliação. O livro é uma contribuição para que os educadores possam conhecer os diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Um dos elementos estruturantes da agenda da educação no Brasil diz respeito às inovações tecnológicas e metodológicas voltadas ao trabalho pedagógico e que, efetivamente, contribuem para a melhoria da qualidade da educação, em todos os seus níveis e modalidades. Em uma de suas vertentes, as referidas inovações estão aliadas à modalidade de educação a distância (EAD), tendo em vista a possibilidade de utilização intensiva das tecnologias de informação e comunicação no trabalho pedagógico. Trata-se do modo de ensinar e aprender que reúne naturalmente os requisitos de tecnologia.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A coleção produção de material didático para diversidade é resultado de um curso ofertado à distância pela UNESP, pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil, aos professores e às professoras da rede pública de ensino, A conjuntura histórica de mudanças e transformações sociais será presente em todos os setores da vida social, exigindo das experiências individuais e coletivas um reinventar de nossas práticas pedagógicas. Dentro dessa perspectiva, a coleção, em todos os seus volumes, delineou alguns propósitos, a destacar três deles: (1) procurou estimular um debate reflexivo sobre temas contemporâneos da diversidade; (2) procurou estimular a avaliação de materiais didáticos existentes; (3) fomentou um debate sobre a realização de projetos de produção de recursos didáticos em diferentes linguagens em temas da diversidade.
Tendo em vista o caráter didático dessa coleção, todos os textos dos volumes foram pensados sob uma mesma estrutura: primeiras palavras – uma introdução ao tema abordado; Problematizando o tema – aqui se adota uma postura bastante crítica e os conceitos e os fundamentos teóricos pertinentes a cada uma das abordagens são expostos e debatidos; Instrumentalizando o tema – trata-se do espaço privilegiado para a reflexão sobre possíveis aplicações em sala de aula do que foi antes, em termos teóricos, exposto; Saiba mais… – momentos dos textos em que se expõem indicações para um maior aprofundamento crítico do debate realizado: completam a obra as referências bibliográficas sugeridas e trabalhadas pelos autores e autoras.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A aplicação das tecnologias de informação e comunicação à educação (como o uso dos games como locus de aprendizagem e a midiatização do conhecimento na EAD), o reconhecimento da diversidade cultural, a valorização das trocas interculturais, a importância da ética e dos valores e da história oral de vida, a definição de políticas públicas e a atualidade do pensamento de Freinet, Vigotsky e Paulo Freire são alguns dos temas discutidos neste livro. Se seu tema central é a educação e os desafios que a contemporaneidade apresenta para a formação de profissionais da área, sua maior virtude é não desconhecer as densidades interpretativas que surgem com estas reflexões
[ Acessar Conteúdo ]
|
A realização desta obra EDUCAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FREIRE: DESAFIOS DA ATUALIDADE surge com o desejo de três pessoas que lutam pela difusão do pensamento do educador Paulo Freire. Pessoas simples que vislumbraram na educação mudança significativas na construção de suas histórias. Cada um de nós estabeleceu metas e propósitos em nossas vidas para atingir os nossos objetivos. E um deles foi que, através de uma educação libertadora, vidas puderam ser transformadas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
As comunidades remanescentes de quilombo no Paraná, até então invisibilizadas da história e
da cultura paranaense, passaram a ser explicitadas, consideradas e pautadas na definição e apropriação
de políticas públicas a partir do ano de 2006, com o início do levantamento socioeconômico e
educacional realizado pelo Governo do Estado do Paraná. A análise dos dados relativos aos quilombos
paranaenses provocou a reflexão sobre o impacto das políticas universais em comunidades específicas
e o questionamento sobre sua efetividade enquanto mecanismos de promoção da igualdade social.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e do
Desporto, objetivando a divulgação de conhecimentos técnico-científicos
mais atualizados acerca das diferentes áreas de deficiência, bem como
relativos à superdotação, edita textos e sugestões de práticas pedagógicas
referentes à educação dos alunos com necessidades especiais.
A presente série trata da Educação de alunos com Deficiência
Auditiva.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O enfoque desta obra decorre da relevância que o contexto sociocultural em que a pessoa está inserida serve de parâmetro para classificá-la como normal e anormal, além de enfatizar o ensino e a escola, bem como as formas e condições de aprendizado. Esta perspectiva, ao invés de procurar no aluno a origem de um problema, define o tipo de resposta educativa e de recursos e apoios que a escola deve proporcionar a esse aluno para que ele obtenha o sucesso escolar.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O livro traz texto de apresentação, onde se explicita como a temática se tornou objeto de estudo e trabalho destas duas profissionais, seguido de uma introdução em que se discutem educação, exclusão social, direitos humanos, a realidade das pessoas com deficiência e o papel da escola neste cenário. Um capítulo de Contextualização conceitua as ideias de deficiência, inclusão versus integração, educação inclusiva e formação do professor. Depois, o capítulo Refletindo sobre a educação inclusiva apresenta a psicologia histórico-cultural de Vygotsky e as contribuições da psicanálise. Análise da inclusão na prática faz um delineamento da pesquisa e discute qualificação e problematização da inclusão no cotidiano escolar, a atuação e a formação do professor, os paradoxos e sentimentos despertados pela convivência.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O presente estudo inscreve-se no campo das políticas públicas para a infância destacando a questão da educação infantil como um dos direitos da criança. Atualmente, a criança é reconhecida como sujeito pleno de direitos, ganhando a infância maior visibilidade na sociedade, respaldada por dispositivos legais de âmbito internacional. Em contrapartida, os discursos teóricos e a realidade de milhares de crianças em todo o mundo têm revelado o estado paradoxal da condição da criança e da efetivação dos seus direitos. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de analisar as concepções de criança, seus direitos e educação infantil apresentadas pelas educadoras das creches de Franca, e de que forma essas categorias são manifestadas nas práticas institucionais. A construção da pesquisa, referenciada na abordagem qualitativa, teve como aporte teórico-metodológico a teoria das representações sociais e o emprego de questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos metodológicos para a coleta dos dados empíricos, posteriormente analisados pela técnica da análise de conteúdo. Com base nas análises desenvolvidas, constatou-se nos discursos e nas ações das profissionais representações da criança como um sujeito marcado pela condição de "vir a ser", dependente do adulto, frágil e inocente, associadas a um modelo de educação infantil escolarizante e preparatório de futuras aprendizagens. Desta forma, as representações acerca das categorias criança, direitos e educação infantil não favorecem, efetivamente, para que as crianças exerçam a condição de sujeitos de direitos e protagonistas nos espaços institucionais, e para que as creches sejam legitimadas enquanto espaços de exercício da cidadania da infância.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro ajuda a compreender essas novas circunstâncias. Você tem em mãos a segunda edição revista e ampliada de Educação no século 21 – Tendências, ferramentas e projetos para inspirar cujo objetivo é fornecer respostas para a seguinte pergunta: o que é a Educação moderna? Dessa vez, demos um passo adiante e desenvolvemos esta obra com a colaboração de educadores, professores e instrutores, pessoas que lidam com a Educação profissionalmente, tanto na academia como na sala de aula.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro é resultado da movimentação de negros e negras, de ontem e de hoje,
que participaram e participam ativamente na luta por uma educação anti-racista, pela
implementação de políticas públicas voltadas para a população negra brasileira, entre
outras. Os artigos aqui apresentados são oriundos dos trabalhos de conclusão de curso
do I curso de especialização em Educação das Relações Etnicorraciais e História e
Cultura Africana e Afro Brasileira, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiros
da Universidade Federal de Uberlândia, curso esse financiado pelo Edital UNIAFRO2008, MEC/SECAD/FNDE, com as parcerias da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do
Instituto de Química.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este documento deve constituir-se em subsídio à elaboração de
projetos e propostas curriculares a serem desenvolvidos por organizações
governamentais e não-governamentais, adaptados às realidades
locais e necessidades específicas.
Diante das necessidades apontadas pelo quadro das condições de
trabalho dos educadores, este Ministério entende a conquista da autonomia
pedagógica como uma meta a ser atingida e, portanto, atua
sob a convicção de que o trajeto dessa conquista exige o zelo do esforço
coletivo.
Assim, este trabalho representa para o MEC a possibilidade de
colocar à disposição das secretaria estaduais e municipais de educa-
ção e dos professores de educação de jovens e adultos um importante
instrumento de apoio, com a qualidade de referencial que lhe é
conferida pelo notório saber de seus autores.
Secretaria de Educação Fundamental
Ministério da Educação e do Desporto
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este governo, ao reafirmar a urgência da construção de uma escola inclusiva, cidadã, solidária e de qualidade social para todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros, assume, cada vez mais, o compromisso com a implementação de políticas indutoras de transformações significativas na estrutura da escola, na reorganização dos tempos e dos espaços escolares, nas formas de ensinar, aprender, avaliar, organizar e desenvolver o currículo, e trabalhar com o conhecimento, respeitando as singularidades do desenvolvimento humano.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Pandemia do Covid-19 desencadeada no ano de 2020, no cenário mundial, impulsionou mudanças na vida cotidiana e, na seara da educação fez emergir demandas de reinvenção dos processos educativos em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior. Nesse contexto, fomos absorvidos
pelo ensino remoto, passagem da prática pedagógica presencial para o universo
digital, implicado pela tecnologia, ferramentas digitais, plataformas, aplicativos e
janelas de possibilidades.
Nesta correlação este ebook Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas idealizou-se tendo em vista focalizar
o ensino remoto na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e
ensino médio) e o debate teórico, prático e experiencial do processo ensino-
-aprendizagem no contexto pandêmico. Com este dimensionamento acolhe em
sua tessitura nove capítulos, estudos teóricos, reflexões teórico-práticas, relatos
de experiência reflexivos e pesquisas com coletas de dados.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Os cemitérios são lugares que, a despeito da temporalidade, espacialidade
e estrutura carregam entre si elementos importantes e de interseção. Podemos
destacar alguns destes elementos, quais sejam, as condições que resultam em
seu nascimento e inserção na paisagem urbana ou rural, no qual emergem.
São, neste sentido, tradutores de desejos que perpassam por sentimentos de
vaidade, poder, glória e múltiplas histórias. Podem, também, serem depositários
de artefatos que dialogam com a cultura material e a cultura artística de uma
dada época e sociedade.
Assim compreendemos os cemitérios. E é objetivo deste e-book colocar
em destaque os estudos nacionais que estão sendo realizados no tocante a
este tema. Isto é, o propósito é reunir pesquisas que apresentem em seu cerne
questões tocantes aos espaços cemiteriais no Brasil, revelando sua multiplicidade
e abrangência.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Delineando os caminhos de uma etnografia da educação, este livro provoca os leitores a refletir sobre os processos de escolarização numa sociedade marcada pelo profundo desconhecimento dos mecanismos que cotidianamente se empregam para perpetuar a desigualdade social. O livro, fruto de uma aprimorada aplicação do conceito de etnografia em pesquisas educacionais, reúne trabalhos que desenham os conceitos e usos da etnografia como uma paradigma teórico-epistemológico nas pesquisas qualitativas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A obra apresenta elementos capazes de instigar a reflexão sobre a mídia social Facebook nos mais diversos contextos e situações, envolvendo os usos que as pessoas fazem dessa mídia; os temas que surgem e como esses se configuram enquanto objeto de estudo num ambiente de diálogo; os potenciais sociotécnicos e educacionais da rede, enquanto espaços de subjetivação, sociabilidade e diferença; bem como os usos do Facebook no ensino superior e na formação continuada de professores.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este material tem como finalidade subsidiar teoricamente a disciplina de Filosofia
da Educação, compreendendo que a mesma é uma área da Filosofia que tem como
objetivo fazer uma ampla reflexão em relação às práticas educacionais e às teorias
pedagógicas ou o pensamento pedagógico do ensino formal, isto é, o ensino sistematizado dentro da escola ou dos espaços voltados para o ensino. Portanto, os
principais objetos de estudo dessa área da Filosofia são: as práticas educacionais
e as teorias pedagógicas.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O Ministério da Educação desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a
transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes e ações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecidos aos alunos com deficiência visando a complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular.
[ Acessar Conteúdo ]
|
En este estudio, que se organiza en dos partes, se definirán algunos
fundamentos inéditos o poco frecuentes para la educación. Para ello se cuestionará la formación y la educación radicalmente y se ofrecerán alternativas. Se utiliza un enfoque pedagógico construido por el autor, adjetivado como 'radical e inclusivo'. Desde este enfoque se ha mirado lo mismo de otro modo, como consecuencia de lo cual se han observado asuntos diferentes. Por ejemplo, que la noción que de ordinario de la educación se tiene es llamativamente incompleta, insuficiente y contradictoria, o que la historia de la innovación educativa ha desarrollado una educación deficitaria en Occidente desde su raíz.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O livro “Gestão Educacional nos Municípios: entraves e perspectivas", de Maria Couto Cunha foi lançado no dia 18 de junho no Museu Geológico da Bahia. A obra analisa políticas públicas, implantadas na área educacional, nas últimas décadas, principalmente no que se refere à descentralização do ensino. As análises evidenciaram a gênese destas políticas, as forças que engendraram suas formulações, as implantações das mesmas e, em alguns casos, investigaram os impactos produzidos. O foco dos textos reside no desdobramento destas políticas nos governos municipais, registrando uma pesquisa sobre violência escolar e outra sobre a formação de diretores de escolas estaduais.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Nesta unidade inicial, serão abordados os conceitos de cultura,
história e memória, visando analisar os processos evolutivos e cognitivos que resultaram no surgimento da espécie humana. Nesse sentido,
enfatiza-se a contribuição da antropologia, da sociologia e da história.
Além disso, tem-se a compreensão da memória enquanto representação/subjetividade, discutindo da memória étnica à memória mítica e
da memória à história.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Eis alguns motivos que justificam a presença desta disciplina no curso de Licenciatura em Matemática:
Através dela você terá a oportunidade de perceber a evolução do conhecimento, como resultado de um processo histórico, em constante movimento de construção e desconstrução do saber, a cada momento.
Verá também que o ensino e a aprendizagem da matemática está intimamente ligado aos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais de uma determinada época, estabelecendo, assim, relação com a situação vivenciada pela Educação Brasileira atualmente.
Poderá identificar conhecimentos de outras áreas de estudo presentes no estudo desta disciplina.
Você será provocado a pensar e refletir criticamente como sujeito, capaz de interferir e modificar a realidade. Já pensou nisso? Acredite: Você pode e deve contribuir para a melhoria das condições da Educação brasileira. Para isso é preciso investir em estudo e pesquisa, bem como observar e perceber o meio em que você se encontra. Assim, terá condições de investigar as problemáticas do processo de ensino e aprendizagem e propor soluções de forma coerente, viável e contextualizada.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O propósito de organizar uma coleção de livros sobre educadores e pensadores da educação surgiu da necessidade de se colocar à disposição dos professores e dirigentes da educação de todo o país obras de qualidade para mostrar o que pensaram e fizeram alguns dos principais expoentes da história educacional, nos planos nacional e internacional. A disseminação de conhecimentos nessa área, seguida de debates públicos, constitui passo importante para o amadurecimento de ideias e de alternativas com vistas ao objetivo republicano de melhorar a qualidade das escolas e da prática pedagógica em nosso país.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O propósito de organizar uma coleção de livros sobre educadores e pensadores da educação surgiu da necessidade de se colocar à disposição dos professores e dirigentes da educação de todo o país obras de qualidade para mostrar o que pensaram e fizeram alguns dos principais expoentes da história educacional, nos planos nacional e internacional. A disseminação de conhecimentos nessa área, seguida de debates públicos, constitui passo importante para o amadurecimento de ideias e de alternativas com vistas ao objetivo republicano de melhorar a qualidade das escolas e da prática pedagógica em nosso país.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A formação do leitor, o contexto da leitura e a produção literária para crianças e jovens no Brasil são as questões centrais desta coletânea, que oferece vasta matéria para reflexão sobre o assunto. O livro reúne artigos de pesquisadores do Grupo de Trabalho (GT) de Literatura Infantil e Leitura da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (Anpoll), criada em 1984 para representar a área junto às agências de fomento e aos fóruns responsáveis pelas políticas de pesquisa e pós-graduação no país.
Obs: necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro é com certeza um caminho para que muitos educadores tanto na
educação básica quanto no ensino superior possam planejar suas sequencias
didáticas e desta forma propiciar uma aprendizagem mais ativa e contextualizada
para os alunos do século XXI seguindo as indicações que cada texto oferece aos
leitores.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A coletânea de textos deste livro analisa os desafios e as possibilidades de uma educação que transcenda os muros da sala de aula e se abra para as linguagens e práticas do mundo. No novo cenário que vai se delineando para a educação do século XXI, o contexto de ensino e aprendizagem de línguas já vem mostrando os efeitos da "Idade Mídia" em que vivemos, sinalizando, também, o importante papel que as novas ferramentas de natureza tecnológica vêm desempenhando na definição de novas posturas e modalidades pedagógicas. Tais aspectos são discutidos por pesquisadores de renomadas instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, que propõem três eixos centrais de reflexão: linguagem, educação e virtualidade. Partindo de suas experiências didáticas e reflexões teóricas, os autores colocam em pauta assuntos de relevância para a compreensão das novas demandas que refletem diretamente em áreas como a formação inicial e continuada de professores, o trabalho docente na sala de aula presencial e virtual, o design de materiais didáticos e a forma como os novos meios e práticas incidem no funcionamento da linguagem e no surgimento de novos gêneros discursivos.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este manual tem como objetivo criar sinais para os termos de Ciências
que não existem em LIBRAS, melhorando o ensino e a aprendizagem
neste campo do conhecimento.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Maria Montessori é a figura de proa do movimento da nova educação. Existem poucos exemplos de tal empreitada visando instaurar um conjunto de preceitos educativos de alcance universal, e muito raros são os que exerceram uma influência tão poderosa e tão vasta nesse domínio. Esta universalidade é ainda mais surpreendente, pois, no estágio inicial de suas pesquisas, ela havia concentrado seus esforços nas crianças pequenas e só mais tarde ampliou o campo de suas pesquisas para incluir as crianças mais velhas e a família.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Meio ambiente & escola é assinado pelo educador e gestor ambiental Daniel Luzzi, cujos estudos dedicados às problemáticas ambiental e escolar permitem-lhe afirmar que a única saída para a crise socioambiental que vivemos é uma transformação cultural que alcance todo o conjunto de conhecimentos, valores, crenças, ideias e práticas desta época.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O Programa Temas Emergentes e Ensino Híbrido para Educação Básica
da Universidade Federal de Santa Maria, ampliou horizontes, estreitou distâncias, fomentou uma formação gratuita e de qualidade, e construiu uma rede de
compartilhamento entre as instituições
[ Acessar Conteúdo ]
|
Nas últimas décadas acentuaram-se as pesquisas em Educação sobre o tema Avaliação. Tais estudos retiram o poder dos instrumentos de medida, que, apesar de terem seu valor reconhecido, sabe-se hoje que não satisfazem todos os propósitos da Educação. As avaliações são vistas agora como voltadas para as modificações que a aprendizagem provoca no aluno e nos objetivos a que se propõe o programa educacional.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro reúne experiências e reflexões de académicos e não académicos sobre as potencialidades dos media para envolver e capacitar comunidades. Ao longo destas páginas, encontram-se textos que documentam propostas educativas e cívicas em torno dos media ou refletem sobre as capacidades dos media para trabalhar no seio das comunidades, incluindo as esferas da infância/juventude e/ou dos adultos e seniores.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro é publicado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP).
Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O Ensino Médio no Brasil está mudando. A consolidação do Estado democrático, as novas
tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a
escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões
fundamentais da cidadania e do trabalho.
Partindo de princípios definidos na LDB, o Ministério da Educação, num trabalho
conjunto com educadores de todo o País, chegou a um novo perfil para o currículo, apoiado
em competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta. Tínhamos um
ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações. Ao
contrário disso, buscamos dar significado ao conhecimento escolar, mediante a
contextualização; evitar a compartimentalização, mediante a interdisciplinaridade; e
incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender.
Estes Parâmetros cumprem o duplo papel de difundir os princípios da reforma curricular e
orientar o professor, na busca de novas abordagens e metodologias. Ao distribuí-los, temos a
certeza de contar com a capacidade de nossos mestres e com o seu empenho no
aperfeiçoamento da prática educativa. Por isso, entendemos sua construção como um
processo contínuo: não só desejamos que influenciem positivamente a prática do professor,
como esperamos poder, com base nessa prática e no processo de aprendizagem dos alunos,
revê-los e aperfeiçoá-los.
[ Acessar Conteúdo ]
|
As leituras selecionadas possibilitavam acompanhar a rica trajetória das posições de Paulo Freire, a partir de sua densa interação intelectual com filósofos, sociólogos, educadores, políticos e pensadores, especialmente no campo do catolicismo progressista, até sua crescente aproximação dos intelectuais de esquerda e dos quadros teóricos do marxismo.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A coletânea tem como eixo central a Educação Escolar e este tema conduz e confere unidade às reflexões, abordado a partir de diferentes perspectivas. A preocupação que perpassa todos os textos pode ser expressa na seguinte pergunta: como enfrentar os problemas vividos pela escola, num momento em que a ela se atribui uma gama enorme de responsabilidades? Cada autor, circunscrito à sua temática de pesquisa, nos instiga a pensar essa questão. O que move cada um é o desejo de que a escola acolha aqueles que lá chegam e que se responsabilize por eles, mas sem perder de vista o quanto é complexa e delicada essa atividade de inserção dos novos neste mundo. Talvez, a ideia de responsabilidade seja mesmo a que melhor defina os propósitos gerais desta coletânea, a qual se manifesta no compromisso político com a educação de crianças e de adolescentes, portanto, no compromisso com o mundo em que vivemos. A resposta a essa pergunta poderá ter como parâmetro os textos aqui presentes que estão assim organizados: na primeira parte da coletânea, os autores lidam com aspectos relacionados às Políticas Públicas e Educação; na segunda abordam a Formação de Professores; na terceira parte, focam Valores e Educação e, na quarta parte, voltam-se para as Práticas Educativas. Concluímos, destacando que esta coletânea explicita o quanto é complexa a tarefa de investigar a educação escolar, pois ela comporta uma série de nuances que precisa ser analisada por diferentes saberes que são complementares.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, é um instrumento
de planejamento do nosso Estado democrático de direito que orienta a execução e o aprimoramento de políticas públicas do setor. Neste novo texto, fruto de amplos debates entre diversos atores sociais e o poder público, estão definidos os objetivos e metas para o ensino em todos os níveis – infantil, básico e superior – a serem executados nos próximos dez anos.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019, pode ser considerada um marco na educação brasileira. O tema da alfabetização, fundamental para a vida escolar e para o pleno exercício da cidadania, é trazido com todo o vigor para o centro da política pública educacional do país.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Desse modo, pensar, debater e questionar as políticas educacionais e o
discurso sobre a qualidade da educação (discurso tão forte no contexto
brasileiro, a partir dos anos de 1980) faz-se necessário para iniciarmos a
mudança de direção da educação brasileira.
É nessa perspectiva que esse livro, ao discutir questões relacionadas à
política, gestão e qualidade da educação, propõe-se a analisar os entraves e
as possibilidades da política e da gestão educacional para a efetivação de uma gestão democrática da educação. A elaboração desse livro foi
influenciada pelas discussões construídas durante o II Seminário do Grupo
de Pesquisa em Política e Gestão da Educação Infantil, Ensino Fundamental
e Médio em parceria com I Seminário do Parfor (Plataforma Freire), cujo tema
central foi Política educacional, qualidade da educação e gestão
democrática.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro é o resultado de um trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT. O ProfEPT surge, em 2017, a partir do reconhecimento da necessidade de aperfeiçoar as práticas educativas e a gestão escolar vinculadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro é publicado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP).
Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Finalidade
Como uma ação inicial, a SEF/MEC oferece às secretarias de educação
e escolas/grupos de escolas interessados em implementar os
Referenciais Curriculares a realização, em parceria, da atividade
PARÂMETROS EM AÇÃO. Essa atividade foi planejada para ser realizada
em um contexto de formação de profissionais de educação, propiciando
o estabelecimento de vínculos com as práticas locais e tendo como
finalidades:
• Apresentar alternativas de estudo dos Referenciais Curriculares a
grupos de professores e a especialistas em educação, de modo que
possam servir de instrumentos para o desenvolvimento profissional
desses educadores.
• Analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais (Educação Infantil e
Ensino Fundamental) elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação,
norteadoras do trabalho das escolas.1
• Contribuir para o debate e a reflexão sobre o papel da escola e do
professor na perspectiva do desenvolvimento de uma prática de
transformação da ação pedagógica.
• Criar espaços de aprendizagem coletiva, incentivando a prática de
encontros para estudar e trocar experiências e trabalho coletivo nas escolas.
• Identificar as idéias nucleares presentes nos Referenciais
Curriculares e fazer as adaptações locais necessárias, atendendo às
demandas identificadas no âmbito do estado/município ou da própria
escola.
• Potencializar o uso de materiais produzidos pelo MEC.
• Incentivar o uso da TV Escola como suporte para ações de formação
de professores.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A questão central deste livro é como a Psicanálise pode contribuir com a Educação no processo que vai da imaturidade à maturidade, construindo vínculos e diminuindo agravos. Sua fundamentação está no pensamento de Sigmund Freud como teoria, método terapêutico e de investigação do inconsciente, e principalmente nas idéias de Wilfred Bion sobre o vínculo entre pensamento e emoção.
Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A desigualdade da renda e a distribuição da riqueza dentro dos países têm, de modo geral, crescido consideravelmente desde os anos 1980, da mesma forma que, apesar do forte crescimento da China, enfrenta-se uma ascensão da desigualdade global.3. Esse cenário cria imensas dificuldades para que os esforços voltados para o desenvolvimento e a expansão de oportunidades, especialmente dos mais vulneráveis, logrem êxito. O alcance das metas do ODS 10 possui um peso fundamental para a realização, pelo menos de forma duradoura, de todos os outros ODS.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Nesta coletânea, apresentamos 15 capítulos que discutem experiências no âmbito do Programa de residência Pedagógica e do Programa institucional de bolsa de iniciação à docência, os quais foram desenvolvidos no período de 2018 a 2020.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A educação e os cuidados na infância são amplamente reconhecidos como fatores
fundamentais do desenvolvimento global da criança, o que coloca para os sistemas de ensino
o desafio de organizar projetos pedagógicos que promovam a inclusão de todas as crianças.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional impulsionou o desenvolvimento da educação
e o compromisso com uma educação de qualidade, introduzindo um capítulo específico que
orienta para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, que deve
ter início na educação infantil.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Todos los titulados universitarios deben tener unas habilidades probadas en una amplia gama de competencias clave, entre las que se encuentran la resolución de problemas, el pensamiento crítico, la autogestión, la comunicación y la colaboración.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro é publicado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP). Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Tecnologias Digitais na Educação apresenta uma seleção de artigos que são resultado das monografias da primeira turma do curso de Especialização em Novas Tecnologias na Educação.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Esta obra é publicada em acesso aberto. O conteúdo dos capítulos, os dados
apresentados, bem como a revisão ortográfica e gramatical são de responsabilidade de
seus autores, detentores de todos os Direitos Autorais, que permitem o download e o
compartilhamento, com a devida atribuição de crédito, mas sem que seja possível alterar a
obra, de nenhuma forma, ou utilizá-la para fins comerciais
[ Acessar Conteúdo ]
|
Os Direitos Humanos, as Diferenças e a Diversidade no contexto educacional abrem espaços para que sejam desenvolvidos estudos, reflexões, propostas e práticas que culminem em uma Pedagogias DAS diferenças. Uma Pedagogia DAS diferenças é pautada em uma concepção sistêmica de mundo, sociedade e homem, bem como nos fundamentos filosóficos, políticos e pedagógicos da Educação Inclusiva.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Pesquisar sobre os problemas de atenção no contexto escolar lança-nos a um grande desafio: compreender como as crianças e adolescentes estão sendo diagnósticados com Transtorno de Déficit e Atenção e Hiperatividade - TDAH; conhecer os encaminhamentos e as intervenções realizadas por médicos, professores psicólogos, fonoaudiólogos e demais especialistas fora e intramuros da escola.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Travessias de Cecíliase constituiu a partir de um texto polifônico e dialógico - em que muitas vozes fizeram emergir histórias - trazendo episódios sobre formação docente e educação matemática no âmbito de Rondônia, considerando o período de 1977 a 2012. Na perspectiva da Nova História Cultural, a pesquisa de doutorado ampliou-se, o que possibilitou a construção da tese, agora livro; em busca de uma compreensão sobre o enredo que se moveu entre dificuldades e oportunidades das personagens, bem como da Educação no estado de Rondônia.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A obra trata da importância da vivência diária na pesquisa acadêmica. Sua abordagem crítica é direta e mostra de forma prática a eficiência da pesquisa a partir das experiências vividas pelo pesquisador.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este livro é publicado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP).
Obs: Necessita de cadastro gratuito para acessar o livro.
[ Acessar Conteúdo ]
|