Este clássico da divulgação científica,
divulgação que os «puristas»
têm vindo, ao longo do tempo, a considerar
como supérflua ou, até, impossível,
foi, e continua a ser, um
livro básico para a compreensão - a
nível do grande público, evidentemente
- da física moderna e, em
particular, da teoria da relatividade.
O admirável trabalho de colaboração
entre Leopold Infeld e Albert Einstein,
no qual a modéstia dos verdadeiros
sábios não desempenha menor
lugar que o seu imenso saber, veio,
com efeito, abrir a muita gente perspectivas
de maravilha sobre o livro
cifrado que a Natureza incessantemente
nos vai dando a ler!
[ Acessar Conteúdo ]
|
Na elaboração deste e-book houve empenho para citar corretamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos
autorais de quaisquer informações e materiais utilizados neste
texto, e há disposição para possíveis acertos posteriores caso,
inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles
tenha disso omitida.
[ Acessar Conteúdo ]
|
As etapas de construção de uma luneta, utilizando método totalmente artesanal, são abordadas de forma aplicadas ao ensino de Física e Astronomia. O construtor habilidoso tem como resultado final um instrumento com qualidade óptica suficiente para iniciar a prática observacional do céu noturno. Além da construção da luneta, os conceitos básicos de Astronomia também são explorados, incentivando estudantes de qualquer nível de ensino a conhecer mais sobre essa ciência. OBS: NECESSÁRIO CADASTRO GRATUITO.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Apesar de visível sucesso midiático, com inúmeras reportagens sobre os avanços em estudos de materiais ligados à FMC, uma figura histórica da mais alta relevância permaneceu, praticamente, ignorada pela recente historiografia da física no Brasil - Joaquim da Costa Ribeiro. O autor mostra Costa Ribeiro como uma figura de liderança na pesquisa científica e com forte interesse em formar jovens pesquisadores, além de dedicar grande parte de sua existência ao ensino da disciplina - física
[ Acessar Conteúdo ]
|
Livro do Prof. Roberto Leon Ponczek, que descreve a imensa influência que o filósofo judeu de origem portuguesa Baruch Spinoza exerceu sobre Albert Einstein.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A Pandemia do Covid-19 desencadeada no ano de 2020, no cenário mundial, impulsionou mudanças na vida cotidiana e, na seara da educação fez emergir demandas de reinvenção dos processos educativos em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior. Nesse contexto, fomos absorvidos
pelo ensino remoto, passagem da prática pedagógica presencial para o universo
digital, implicado pela tecnologia, ferramentas digitais, plataformas, aplicativos e
janelas de possibilidades.
Nesta correlação este ebook Ensino Remoto na Educação Básica: teorização, prática e experiências consolidadas idealizou-se tendo em vista focalizar
o ensino remoto na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e
ensino médio) e o debate teórico, prático e experiencial do processo ensino-
-aprendizagem no contexto pandêmico. Com este dimensionamento acolhe em
sua tessitura nove capítulos, estudos teóricos, reflexões teórico-práticas, relatos
de experiência reflexivos e pesquisas com coletas de dados.
[ Acessar Conteúdo ]
|
O objetivo deste manual é preparar os estudantes para que possam compreender o funcionamento
dos dispositivos elétricos e eletrónicos com que são confrontados na sua experiência
quotidiana e os que venham a aparecer no futuro.
Este livro foi escrito como texto de apoio para a disciplina de Física 2, do segundo
ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, na Faculdade de
Engenharia da Universidade do Porto.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Mencione as palavras física e história na
mesma frase e os olhos do leitor mediano
vão perder o brilho. No entanto, a história da
evolução do pensamento humano, especialmente
na física, é uma crônica dramática repleta
de personagens curiosos e descobertas
empolgantes. O objetivo fundamental deste
livro é mostrar que física e história podem
ser ao mesmo tempo estimulantes e incitadoras
do pensamento.
Este livro apresenta o perfil de oito físicos
que contribuíram de maneira relevante para
a revolução que ocorreu na física no século
XX e levou a toda uma nova compreensão da
realidade — das leis do universo.
[ Acessar Conteúdo ]
|
Este texto, Livro Digital de Metodologia e Prática de Ensino de Física - LDgMPEF
inicialmente publicado em português e no futuro, esperamos, também em
espanhol, é dedicado ao coletivo docente de Física em exercício e em formação
no Brasil e em outros países, tanto ibero-americanos como outros, onde há
docentes falantes destas línguas em todos os continentes, com destaque para
as ex-colônias portuguesas e espanholas. O livro digital é mais uma produção
acadêmica comprometida com a Formação e Prática Docentes de Professores
de Física inicial e continuada, presencial e a distância, e poderá ser utilizado
tanto na dimensão formativa como na profissional, pelos colegas que atuam no
Ensino Médio e Ensino Fundamental de Escolas públicas, fundacionais e
particulares.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A presença do conhecimento de Física na escola média ganhou um novo sentido a
partir das diretrizes apresentadas nos PCN. Trata-se de construir uma visão da Física que
esteja voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com
instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade. Nesse sentido, mesmo os
jovens que, após a conclusão do ensino médio não venham a ter mais qualquer contato escolar
com o conhecimento em Física, em outras instâncias profissionais ou universitárias,
2
ainda assim terão adquirido a formação necessária para compreender e participar do mundo
em que vivem.
[ Acessar Conteúdo ]
|
A inclusão escolar de alunos com deficiência impõe-se como tema a ser pesquisado para propor práticas adequadas à nova realidade educacional. Alunos com deficiência visual, por exemplo, começaram a frequentar espaços sociais como a escola sem que antigos paradigmas de normalização de comportamentos tenham sido revistos. Neste livro, Eder Pires de Camargo analisa os saberes que professores do ensino médio devem mobilizar para incluir alunos com deficiência visual em atividades de ensino. Toma como exemplo a interessante experiência de uma disciplina de graduação – Prática de Ensino – na qual futuros licenciados estruturaram e implementaram novas práticas de ensino para turmas mistas. A originalidade e contribuição deste trabalho está em propor atividades desenvolvidas por futuros professores e avaliá-las durante os cursos de licenciatura.
[ Acessar Conteúdo ]
|