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Projeto de Graduação
A disciplina de Projeto de Graduação tem por objetivo levar o discente, através de trabalho individual em nível de iniciação científica, ao desenvolvimento de sua capacidade criativa na solução de problemas da área de Ciência da Computação. O objetivo da disciplina deverá ser alcançado através da execução de um trabalho individual teórico e prático, no qual deverão ser aplicados os conhecimentos adquiridos pelo discente no decorrer do curso.
Características do trabalho:
- Tratar de Análise Científica, Especificação e/ou Desenvolvimento de Algoritmos, Metodologias, Técnicas, Ferramentas ou Sistemas de Software e/ou Hardware a serem empregadas pela Ciência da Computação, nas áreas de interesse da FIPP - UNOESTE;
- Ter seu assunto proposto por um docente da FIPP - UNOESTE;
- Ter seu plano de trabalho aprovado pela coordenação da disciplina, com parecer favorável da correspondente área;
- Produzir uma revisão bibliográfica sobre o assunto proposto;
- Desenvolver o assunto objeto especificado no ante-projeto, atendendo aos objetivos constantes neste;
Mais informações: projetograduacao@unoeste.br
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Histórico
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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Aluno | CARLOS VIN?CIUS DEARO DE CARVALHO | 2025 |
Orientador(es) | Helton Molina Sapia | |
Área | 1.03.01.03-8 - Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação | |
Título | A definir |
Aluno | DANIEL ELIAS FONSECA RUMIN | 2025 |
Orientador(es) | Francisco Assis da Silva | |
Leandro Luiz de Almeida | ||
Área | 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics) | |
Título | Monitoramento ambiental para identificação de queimadas em áreas de vegetação usando imagens de satélite |
Aluno | GABRYEL HENRIQUE BORGES | 2025 |
Orientador(es) | Francisco Virginio Maracci | |
Área | 1.03.03.02-2 - Engenharia de Software | |
Título | A definir |
Aluno | GUILHERME COLONHESE CAMARGO | 2025 |
Orientador(es) | Francisco Assis da Silva | |
Área | 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics) | |
Título | A definir |
Aluno | GUILHERME SOUZA RIBEIRO | 2025 |
Orientador(es) | Robson Augusto Siscoutto | |
Área | 1.03.04.00-2 - Sistemas de Computação | |
Título | Realidade Virtual Aplicada ao Tratamento da Ansiedade Social | |
Resumo | O transtorno de ansiedade social (TAS) é uma das condições mais prevalentes na sociedade atual, impactando milhões de pessoas ao limitar suas interações sociais e desempenho em ambientes profissionais e pessoais. Esse transtorno, marcado pelo medo persistente de situações sociais, pode levar ao isolamento, dificuldades emocionais e prejuízos na qualidade de vida. Embora a terapia cognitivo-comportamental seja o tratamento padrão, a replicação de cenários sociais no ambiente terapêutico apresenta limitações práticas e de custo. Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um aplicativo computacional de realidade virtual fazendo uso de ambientes virtuais tridimensionais interativos, visando auxiliar no tratamento de transtornos de ansiedade social e fobias (TAS). Desta forma, será possível expor o paciente, de forma gradualmente, em ambiente controlado, facilitando o processo de dessensibilização e reestruturação cognitiva. Além de uma revisão sistemática da literatura e levantamento de requisitos com profissionais da área vinculados ao projeto, o aplicativo será testado pelos pesquisadores visando quantificar e qualificar os ambientes virtuais desenvolvidos por meio de heurística de usabilidade. Palavras-Chave: Transtorno de Ansiedade Social, Realidade Virtual, Terapia de Exposição, Psicologia, Tecnologia. |
Aluno | GUILHERME ZORATO VERNILO | 2025 |
Orientador(es) | Francisco Assis da Silva | |
Área | 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics) | |
Título | A definir |
Aluno | IAGHO HENRIQUE SLAVIERO COSTA | 2025 |
Orientador(es) | Mario Augusto Pazoti | |
Francisco Assis da Silva | ||
Área | 1.03.04.00-2 - Sistemas de Computação | |
Título | A definir |
Aluno | JOÃO VITOR VALIM DE PAIVA | 2025 |
Orientador(es) | Leandro Luiz de Almeida | |
Área | 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics) | |
Título | A definir |
Aluno | LEON BRUCHMANN RONCHI | 2025 |
Orientador(es) | Francisco Assis da Silva | |
Leandro Luiz de Almeida | ||
Área | 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics) | |
Título | A definir |
Aluno | LUANA BEATRIZ SOUZA VENANCIO | 2025 |
Orientador(es) | Francisco Assis da Silva | |
Mario Augusto Pazoti | ||
Área | 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics) | |
Título | A definir |
Aluno | LUCAS HIDEKI MIYASAKI | 2025 |
Orientador(es) | Robson Augusto Siscoutto | |
Leandro Luiz de Almeida | ||
Área | 1.03.04.00-2 - Sistemas de Computação | |
Título | Pacientes com Parkinson auxiliados com Realidade Virtual e Jogos | |
Resumo | A Doença de Parkinson (DP) é uma condição neurodegenerativa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, comprometendo funções motoras e a qualidade de vida. A fisioterapia desempenha um papel essencial no tratamento, mas pode, em alguns casos, tornar-se repetitiva e monótona, impactando negativamente a autoestima dos pacientes. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma aplicação de Realidade Virtual personalizada, com ambientes tridimensionais interativos, para auxiliar no tratamento fisioterapêutico de pacientes com DP. Com o protótipo finalizado, testes formais serão realizados para avaliar a usabilidade e funcionamento do sistema e também dos ambientes virtuais, verificando se estes cumprem o objetivo de melhorar a experiência do tratamento, promovendo maior interatividade e engajamento dos pacientes com a fisioterapia. |
Aluno | LUIGI MARINHO GENERALI | 2025 |
Orientador(es) | Robson Augusto Siscoutto | |
Área | 1.03.04.00-2 - Sistemas de Computação | |
Título | Realidade Misturada aplicada no Auxílio do Tratamento da Dor Fantasma em Membros Superiores | |
Resumo | A dor fantasma é uma condição complexa caracterizada pela persistência de uma memória de dor no sistema nervoso central, na qual o cérebro continua a perceber sensações dolorosas do membro amputado, mesmo na sua ausência. Esse fenômeno resulta em desafios para o tratamento, incluindo reorganização neural mal-adaptativa, sensibilização emocional e impulsos nervosos anômalos. Essas dificuldades tornam os tratamentos convencionais, como medicamentos e fisioterapia, frequentemente insuficientes, limitando o alívio prolongado da dor. O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de Realidade Virtual (RV) que simule o "membro fantasma" de forma personalizada, promovendo uma reorganização neural adaptativa e aliviando a dor. Para avaliar os resultados, serão conduzidos testes clínicos utilizando a Escala Visual Analógica (EVA) para medir a intensidade da dor antes e após o uso do sistema, questionários para analisar o impacto psicológico. O projeto também inclui comparações com tratamentos tradicionais para validar o potencial da RV como uma alternativa inovadora. Palavras chave: Realidade Virtual, Tratamento da dor, Redução da dor, Dor Fantasma |
Aluno | MARCUS VINICIUS RAMOS DE ARAUJO | 2025 |
Orientador(es) | Francisco Assis da Silva | |
Leandro Luiz de Almeida | ||
Área | 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics) | |
Título | A definir |
Aluno | PAULO MARTIN CARREÑO FERREIRA DA MOTTA | 2025 |
Orientador(es) | Mario Augusto Pazoti | |
Francisco Assis da Silva | ||
Área | 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics) | |
Título | A definir |
Aluno | PEDRO CORREIA FELITTO | 2025 |
Orientador(es) | Leandro Luiz de Almeida | |
Área | 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics) | |
Título | Reconhecimento e Monitoramento do uso de EPI em obras utilizando Visão Computacional e Processamento de Imagens |
Aluno | VICTOR HIROSHI UEMURA | 2025 |
Orientador(es) | Francisco Assis da Silva | |
Mario Augusto Pazoti | ||
Área | 1.03.04.00-2 - Sistemas de Computação | |
Título | A definir |
Aluno | VITOR EYKI AKUTSU | 2025 |
Orientador(es) | Mario Augusto Pazoti | |
Leandro Luiz de Almeida | ||
Área | 1.03.02.02-6 - Modelos Analíticos e de Simulação | |
Título | Desenvolvimento de Algoritmos de Aprendizado de Máquina para Simulação Realista de Bots no Counter-Strike 2 |
Aluno | BRUNO VIANA DA SILVA | 2024 |
Orientador(es) | Leandro Luiz de Almeida | |
Área | 1.03.04.00-2 - Sistemas de Computação | |
Título | A definir |
Aluno | DANIEL FIGUEIRINHA SILVEIRA | 2024 |
Orientador(es) | Helton Molina Sapia | |
Área | 1.03.04.04-5 - Teleinformática | |
Título | Ciência de Dados Aplicada à Precificação de Apartamentos em São Paulo |
Aluno | ENZO MITSUO FURINI SANESHIGUE | 2024 |
Orientador(es) | Francisco Assis da Silva | |
Área | 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics) | |
Título | Estudo comparativo entre diferentes arquiteturas de redes neurais aplicadas à classificação de cobertura do solo utilizando imagens de satélite gratuitas |