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Projeto de Graduação

A disciplina de Projeto de Graduação tem por objetivo levar o discente, através de trabalho individual em nível de iniciação científica, ao desenvolvimento de sua capacidade criativa na solução de problemas da área de Ciência da Computação. O objetivo da disciplina deverá ser alcançado através da execução de um trabalho individual teórico e prático, no qual deverão ser aplicados os conhecimentos adquiridos pelo discente no decorrer do curso.

Características do trabalho:

  • Tratar de Análise Científica, Especificação e/ou Desenvolvimento de Algoritmos, Metodologias, Técnicas, Ferramentas ou Sistemas de Software e/ou Hardware a serem empregadas pela Ciência da Computação, nas áreas de interesse da FIPP - UNOESTE;
  • Ter seu assunto proposto por um docente da FIPP - UNOESTE;
  • Ter seu plano de trabalho aprovado pela coordenação da disciplina, com parecer favorável da correspondente área;
  • Produzir uma revisão bibliográfica sobre o assunto proposto;
  • Desenvolver o assunto objeto especificado no ante-projeto, atendendo aos objetivos constantes neste;

Mais informações: projetograduacao@unoeste.br

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Histórico

Busca projeto por:

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Aluno CARLOS VIN?CIUS DEARO DE CARVALHO 2025
Orientador(es) Helton Molina Sapia
Área 1.03.01.03-8 - Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação
Título A definir
Aluno DANIEL ELIAS FONSECA RUMIN 2025
Orientador(es) Francisco Assis da Silva
 Leandro Luiz de Almeida
Área 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics)
Título Monitoramento ambiental para identificação de queimadas em áreas de vegetação usando imagens de satélite
Aluno GABRYEL HENRIQUE BORGES 2025
Orientador(es) Francisco Virginio Maracci
Área 1.03.03.02-2 - Engenharia de Software
Título Implementação de pipeline de Integração e Entrega Contínuas para apoio ao ensino de Engenharia de Software
Aluno GUILHERME COLONHESE CAMARGO 2025
Orientador(es) Francisco Assis da Silva
 Lívia Natalin Chaparim Parmino
Área 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics)
Título Diagnóstico de esteatose hepática utilizando visão computacional no exame de ultrassonografia
ResumoA obesidade é um problema global que afeta milhões de pessoas e está diretamente associada a diversas complicações de saúde, incluindo a esteatose hepática (EH). Essa condição, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no fígado, pode evoluir para doenças mais graves, como a esteato hepatite não alcoólica, cirrose e carcinoma hepatocelular. No entanto, devido à sua natureza frequentemente assintomática, a EH é diagnosticada, na maioria das vezes, em estágios avançados. Diante disso, este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema computacional baseado em visão computacional e inteligência artificial (IA) para auxiliar no diagnóstico precoce da EH, utilizando técnicas de processamento de imagens e redes neurais, o sistema será capaz de identificar padrões sutis em exames de ultrassonografia, aumentando a sensibilidade diagnóstica e reduzindo a variabilidade entre observadores. Com o protótipo concluído, este será exposto a testes formais para avaliar a precisão e a aplicabilidade do sistema em um ambiente clínico simulado, com vistas a validar sua eficácia como ferramenta de apoio à tomada de decisões médicas e à melhoria do cuidado em saúde.
Aluno GUILHERME SOUZA RIBEIRO 2025
Orientador(es) Robson Augusto Siscoutto
Área 1.03.04.00-2 - Sistemas de Computação
Título Realidade Virtual Aplicada ao Tratamento da Ansiedade Social
ResumoO transtorno de ansiedade social (TAS) é uma das condições mais prevalentes na sociedade atual, impactando milhões de pessoas ao limitar suas interações sociais e desempenho em ambientes profissionais e pessoais. Esse transtorno, marcado pelo medo persistente de situações sociais, pode levar ao isolamento, dificuldades emocionais e prejuízos na qualidade de vida. Embora a terapia cognitivo-comportamental seja o tratamento padrão, a replicação de cenários sociais no ambiente terapêutico apresenta limitações práticas e de custo. Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um aplicativo computacional de realidade virtual fazendo uso de ambientes virtuais tridimensionais interativos, visando auxiliar no tratamento de transtornos de ansiedade social e fobias (TAS). Desta forma, será possível expor o paciente, de forma gradualmente, em ambiente controlado, facilitando o processo de dessensibilização e reestruturação cognitiva. Além de uma revisão sistemática da literatura e levantamento de requisitos com profissionais da área vinculados ao projeto, o aplicativo será testado pelos pesquisadores visando quantificar e qualificar os ambientes virtuais desenvolvidos por meio de heurística de usabilidade. Palavras-Chave: Transtorno de Ansiedade Social, Realidade Virtual, Terapia de Exposição, Psicologia, Tecnologia.
Aluno GUILHERME ZORATO VERNILO 2025
Orientador(es) Francisco Assis da Silva
Área 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics)
Título Detecção de Possíveis Focos de Dengue em Áreas Urbanas Utilizando Visão Computacional
ResumoA dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, cuja proliferação está associada a fatores ambientais urbanos, como água parada e falhas de saneamento. O controle da doença depende da identificação e eliminação de criadouros, mas os métodos tradicionais de inspeção enfrentam desafios, como limitações operacionais e altos custos. Nesse cenário, a visão computacional surge como uma solução inovadora para automatizar a detecção de focos do mosquito. Este projeto visa desenvolver um sistema que utiliza técnicas de processamento de imagens e aprendizado de máquina para identificar potenciais criadouros do Aedes aegypti em áreas urbanas. Serão analisadas imagens capturadas por drones, aplicando modelos de redes neurais convolucionais (CNNs) para segmentação e classificação dos dados visuais. O desempenho do sistema será avaliado por métricas como precisão, recall e F1-score, além de comparações com inspeções realizadas por profissionais da saúde. Espera-se que o protótipo contribua para aprimorar as estratégias de combate à dengue, fornecendo informações precisas e eficientes para gestores de saúde pública. O projeto também destaca a relevância da visão computacional em desafios sociais, evidenciando seu potencial na saúde pública e monitoramento ambiental.
Aluno IAGHO HENRIQUE SLAVIERO COSTA 2025
Orientador(es) Mario Augusto Pazoti
 Francisco Assis da Silva
Área 1.03.04.00-2 - Sistemas de Computação
Título Monitoramento de Ambientes Internos e Externos em Residências para Segurança Infantil usando Visão Computacional.
Aluno JOÃO VITOR VALIM DE PAIVA 2025
Orientador(es) Leandro Luiz de Almeida
Área 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics)
Título Aplicação de machine learning para análise de tendências no mercado financeiro
Aluno LEON BRUCHMANN RONCHI 2025
Orientador(es) Francisco Assis da Silva
 Leandro Luiz de Almeida
Área 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics)
Título Aplicação de visão computacional na identificação de danos em pavimentos de vias públicas.
Aluno LUANA BEATRIZ SOUZA VENANCIO 2025
Orientador(es) Francisco Assis da Silva
 Mario Augusto Pazoti
Área 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics)
Título Análise de ECGs para identificação de anomalias para Triagem Clínica
ResumoAs doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortalidade no mundo, e o eletrocardiograma (ECG) desempenha um papel essencial no diagnóstico e acompanhamento dessas condições. Contudo, o crescente volume de dados gerados diariamente pode prolongar o tempo de análise, atrasando a identificação de casos que exigem atenção prioritária, o que compromete a agilidade no diagnóstico. Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema automatizado que utiliza técnicas de Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial para identificar padrões em sinais de ECG, oferecendo suporte à análise médica e auxiliando na identificação de anomalias. A proposta se fundamenta no uso de bases públicas de ECG para treinar e validar o modelo. Com o desenvolvimento do protótipo, testes formais serão conduzidos para avaliar sua funcionalidade e usabilidade, visando aprimorar a triagem de condições críticas e otimizar o monitoramento cardiovascular, contribuindo para diagnósticos mais rápidos e precisos.
Aluno LUCAS HIDEKI MIYASAKI 2025
Orientador(es) Robson Augusto Siscoutto
 Leandro Luiz de Almeida
Área 1.03.04.00-2 - Sistemas de Computação
Título Pacientes com Parkinson auxiliados com Realidade Virtual e Jogos
ResumoA Doença de Parkinson (DP) é uma condição neurodegenerativa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, comprometendo funções motoras e a qualidade de vida. A fisioterapia desempenha um papel essencial no tratamento, mas pode, em alguns casos, tornar-se repetitiva e monótona, impactando negativamente a autoestima dos pacientes. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma aplicação de Realidade Virtual personalizada, com ambientes tridimensionais interativos, para auxiliar no tratamento fisioterapêutico de pacientes com DP. Com o protótipo finalizado, testes formais serão realizados para avaliar a usabilidade e funcionamento do sistema e também dos ambientes virtuais, verificando se estes cumprem o objetivo de melhorar a experiência do tratamento, promovendo maior interatividade e engajamento dos pacientes com a fisioterapia.
Aluno LUIGI MARINHO GENERALI 2025
Orientador(es) Robson Augusto Siscoutto
Área 1.03.04.00-2 - Sistemas de Computação
Título Realidade Misturada aplicada no Auxílio do Tratamento da Dor Fantasma em Membros Superiores
ResumoA dor fantasma é uma condição complexa caracterizada pela persistência de uma memória de dor no sistema nervoso central, na qual o cérebro continua a perceber sensações dolorosas do membro amputado, mesmo na sua ausência. Esse fenômeno resulta em desafios para o tratamento, incluindo reorganização neural mal-adaptativa, sensibilização emocional e impulsos nervosos anômalos. Essas dificuldades tornam os tratamentos convencionais, como medicamentos e fisioterapia, frequentemente insuficientes, limitando o alívio prolongado da dor. O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de Realidade Virtual (RV) que simule o "membro fantasma" de forma personalizada, promovendo uma reorganização neural adaptativa e aliviando a dor. Para avaliar os resultados, serão conduzidos testes clínicos utilizando a Escala Visual Analógica (EVA) para medir a intensidade da dor antes e após o uso do sistema, questionários para analisar o impacto psicológico. O projeto também inclui comparações com tratamentos tradicionais para validar o potencial da RV como uma alternativa inovadora. Palavras chave: Realidade Virtual, Tratamento da dor, Redução da dor, Dor Fantasma
Aluno MARCUS VINICIUS RAMOS DE ARAUJO 2025
Orientador(es) Francisco Assis da Silva
 Leandro Luiz de Almeida
Área 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics)
Título Uso de Visão Computacional para Prevenção de Lesões em Adultos de Faixa Etária Avançada Durante a Prática de Exercícios Físicos
ResumoEste projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo móvel acessível e preciso, utilizando técnicas de visão computacional e inteligência artificial, para monitorar e corrigir posturas em tempo real durante a prática de exercícios físicos. Destinado a adultos de faixa etária avançada – englobando desde a meia-idade até idades mais elevadas – o sistema visa prevenir lesões musculoesqueléticas, promovendo a segurança e a qualidade de vida dos usuários. A prática regular de exercícios é essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar; contudo, a execução inadequada dos movimentos pode levar a lesões graves. O aplicativo proposto capturará e analisará os movimentos do usuário por meio da câmera do dispositivo móvel, identificando posturas inadequadas e fornecendo feedback imediato e personalizado. Espera-se que, com a disponibilização deste aplicativo, os usuários possam melhorar a execução dos exercícios físicos, aumentando a segurança durante a prática e potencialmente reduzindo o risco de lesões. Os resultados esperados incluem a entrega de um aplicativo funcional, cuja eficácia será avaliada por meio de testes formais de precisão e usabilidade, com os dados coletados sendo apresentados de forma clara e objetiva, reforçando a eficácia dos algoritmos desenvolvidos e contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar.
Aluno PAULO MARTIN CARREÑO FERREIRA DA MOTTA 2025
Orientador(es) Mario Augusto Pazoti
 Francisco Assis da Silva
Área 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics)
Título Automatização da Contagem e Análise de Sementes de Orquídea por Meio de Visão Computacional e Aprendizado de Máquina
ResumoA automatização na análise de sementes de orquídeas surge como uma necessidade em meio aos avanços da agricultura e da computação. As sementes de orquídeas, que possuem características como seu pequeno tamanho e alta produção por planta, tornam sua análise manual suscetível a erros, além de ser um processo demorado. Este cenário destaca a relevância de utilizar visão computacional e aprendizado de máquina para otimizar a contagem e classificação dessas sementes, contribuindo para a conservação e propagação da espécie, especialmente em estudos relacionados ao teste de tetrazólio, fundamental para avaliar a viabilidade das sementes. Diante disso, o objetivo principal deste projeto é desenvolver um sistema automatizado que empregue técnicas de processamento de imagens e redes neurais para identificar e classificar sementes viáveis e inviáveis. O sistema também será capaz de gerar relatórios detalhados com informações morfológicas, como tamanho e diâmetro das sementes, otimizando o processo de análise em termos de precisão e eficiência. Para avaliar o prototipo, serão realizados testes formais em duas etapas principais: primeiro, comparar os resultados do sistema com contagens manuais realizadas por pesquisadores, avaliando métricas como precisão, recall e erro percentual. Em seguida, serão analisadas as características morfológicas geradas pelo sistema em relação a dados previamente documentados em artigos científicos. Os resultados obtidos serão apresentados em tabelas e gráficos comparativos para validar a eficácia e a utilidade prática do sistema desenvolvido.
Aluno PEDRO CORREIA FELITTO 2025
Orientador(es) Leandro Luiz de Almeida
Área 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics)
Título Reconhecimento e Monitoramento do uso de EPI em obras utilizando Visão Computacional e Processamento de Imagens
Resumo Esse trabalho tem como objetivo geral implementar um aplicativo para o monitoramento, em tempo real, do uso correto dos EPIs na construção civil, utilizando visão computacional, IA e processamento de imagem, visando contribuir com a redução dos índices de acidentes de trabalho e aumentar a segurança nas obras, beneficiando tanto empregados quanto empregadores. O projeto proposto envolve o desenvolvimento de um sistema automatizado de monitoramento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizando câmeras integradas a algoritmos de Inteligência Artificial e visão computacional. O sistema funcionará em tempo real, detectando a presença ou ausência dos EPIs nos trabalhadores enquanto executam suas atividades no canteiro de obras. Através de redes neurais convolucionais (CNNs), o sistema será treinado para identificar corretamente os EPIs obrigatórios e, em caso de falhas, enviar alertas automáticos aos supervisores responsáveis. Além de monitorar, o sistema irá registrar os dados coletados, gerando relatórios que poderão ser usados para análise contínua da conformidade com as normas de segurança e para a aplicação de medidas corretivas e preventivas.
Aluno VICTOR HIROSHI UEMURA 2025
Orientador(es) Francisco Assis da Silva
 Mario Augusto Pazoti
Área 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics)
Título Geração de Modelo Digital de Terreno a partir de imagens aéreas de VANTs usando deep learning
ResumoNos últimos anos, o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) aliado a avanços em processamento de imagem tem reduzido custos e ampliado a viabilidade de levantamentos topográficos de alta resolução. Um produto relevante gerado por imagens de VANTs é a nuvem de pontos tridimensional, essencial para criar Modelos Digitais de Superfície (MDS) e Modelos Digitais de Terreno (MDT), utilizados em aplicações como planejamento de infraestrutura e análise de impactos naturais. Este projeto propõe desenvolver uma solução computacional que automatize a geração de MDTs a partir de imagens aéreas, integrando redes neurais para melhorar a precisão e eficiência do processo, contribuindo para a integração das áreas de engenharia e computação.
Aluno VITOR EYKI AKUTSU 2025
Orientador(es) Mario Augusto Pazoti
 Leandro Luiz de Almeida
Área 1.03.02.02-6 - Modelos Analíticos e de Simulação
Título Desenvolvimento de Algoritmos de Aprendizado de Máquina para Simulação Realista de Bots no Counter-Strike 2
Aluno BRUNO VIANA DA SILVA 2024
Orientador(es) Leandro Luiz de Almeida
Área 1.03.04.00-2 - Sistemas de Computação
Título A definir
Aluno DANIEL FIGUEIRINHA SILVEIRA 2024
Orientador(es) Helton Molina Sapia
Área 1.03.04.04-5 - Teleinformática
Título Ciência de Dados Aplicada à Prevenção de Churn: Comparação de Modelos Preditivos em Empresas SaaS utilizando Machine Learning
Aluno ENZO MITSUO FURINI SANESHIGUE 2024
Orientador(es) Francisco Assis da Silva
Área 1.03.03.05-7 - Processamento Gráfico (Graphics)
Título Estudo comparativo entre diferentes arquiteturas de redes neurais aplicadas à classificação de cobertura do solo utilizando imagens de satélite gratuitas
ResumoNeste trabalho as arquiteturas de redes neurais convolucionais (CNNs) ResNet-50, DeepLabV3+, U-net e VGG16 são utilizadas para a classificação de cobertura do solo a partir de imagens de satélite gratuitas, com foco em culturas agrícolas (milho, soja, cana-de-açúcar), florestais (eucalipto) e áreas urbanas. Busca-se encontrar a melhor arquitetura de rede neural para realizar essa classificação. As imagens utilizadas foram obtidas a partir do satélite Sentinel-2, que oferece uma boa resolução espacial e temporal, contendo treze bandas. A metodologia envolve a coleta de dados (imagens do satélite), criação de um dataset contendo regiões das imagens com as culturas e áreas urbanas utilizadas na classificação, treinamento dos modelos de redes neurais e avaliação do desempenho com métricas como acurácia, precisão, recall e F1-score. As redes foram treinadas utilizando o ambiente computacional do Google Colab, ajustando hiperparâmetros e realizando testes com imagens que não participaram do treinamento para avaliar a qualidade dos resultados. Este trabalho visa contribuir promovendo uma abordagem acessível e economicamente viável para o monitoramento e gestão do uso da terra.