Tecnologia está entre os 10 cursos com maior empregabilidade
Constatação foi verificada em levantamento produzido pelo Instituto Semesp entre os meses de agosto e setembro deste ano
Estudo realizado pelo Instituto Semesp revela que a área de informática destaca-se pelos elevados índices de empregabilidade. Entre os 10 cursos com maior taxa de inserção no mercado de trabalho está o curso de Ciência da Computação que é oferecido pela Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste.
Essa alta demanda por profissionais da área é evidenciada também em outros cursos da área e que são oferecidos pela Fipp. Um exemplo é a rápida inserção de recém-formados no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Unoeste no mercado de trabalho. No presente semestre, a primeira turma do curso presencial concluiu a formação, e grande parte dos formandos já está empregada.
Wesley Gonçalves Rodrigues Junior é de Presidente Prudente e após concluir o curso ocupa hoje o cargo de analista de requisitos na Cobmais, uma empresa de desenvolvimento de software que atua no ramo de cobranças. O profissional buscou a universidade para sua primeira graduação e afirma que a formação acadêmica o preparou para o mercado de trabalho.
“O curso me deu uma base sólida em desenvolvimento de sistemas e análise de requisitos. As habilidades técnicas que adquiri, aliadas às experiências práticas oferecidas durante o curso, têm sido fundamentais para o meu desempenho”.
Para Wesley, o curso oferecido pela Unoeste é alinhado às necessidades do mercado. “Tive a oportunidade de aprender conteúdos relevantes e aplicáveis ao mercado de trabalho atual, além de desenvolver habilidades práticas e técnicas essenciais para minha área. A estrutura e o suporte oferecidos pela universidade contribuíram para que eu pudesse conciliar os estudos com outras responsabilidades”, conta.
Sobre o curso, o profissional ainda lembra que foi uma experiência enriquecedora devido aos conteúdos atualizados e professores qualificados. “Eles sempre estavam disponíveis para tirar dúvidas e orientar os alunos. Parte do curso sendo a distância proporcionou flexibilidade, permitindo que eu adaptasse meus estudos à minha rotina, sem comprometer a qualidade do aprendizado. Além disso, o ambiente virtual da universidade é intuitivo e fácil de usar, facilitando o acesso ao material e às atividades”.
[imagem_centro]
Desenvolvedor de sistemas na Zero Dezoito Sistemas, empresa de software de gestão em Prudente, o ex-aluno Lucas Honorio Peratelli afirma que pretende continuar os estudos na área. “Assim que sai do ensino médio ingressei no curso da Unoeste. Foi um desafio que contribuiu muito para meu desenvolvimento, tanto na minha carreira na área de TI quanto ao meu próprio desenvolvimento pessoal. Experiência muito importante que, quando eu entrei, aos meus 17 anos, me ajudou a adquirir mais responsabilidade”.
Lucas conta que o curso de ADS vai ao encontro com o que tem exigido o mercado. “Mesmo com as variações do mercado tecnológico, que está sempre mudando, o corpo docente consegue manejar muito bem essa variação. Durante o curso realizei estágio onde fui efetivado, me proporcionando uma evolução profissional rápida, mas desafiadora. Na Fipp, o corpo docente é muito qualificado, em conversas com os professores, eles compartilhavam experiências e conselhos que me ajudaram muito a planejar minha carreira”.
Formação Acadêmica
Para o coordenador do curso presencial, Emerson Silas Dória, uma das vantagens é a tradição que a Fipp tem em formar profissionais qualificados para a área da tecnologia. “Quem escolhe a Unoeste adentra a uma faculdade que funciona há 37 anos, tem história, outros cursos oferecidos, tem estrutura, experiência em ensino de informática no país. Os nossos professores sabem como formar um profissional para atuar nessa área e, ainda, temos a parceria com o Núcleo de Educação a Distância (Nead)”.
O docente explica que a formação do profissional de ADS tem um ensino voltado especificamente para a execução de tecnologias. “De uma maneira bem simples, esse profissional pode estar inserido em atividades rotineiras e que a maioria das pessoas não imaginam, a exemplo de comprar uma passagem área, pedir um carro de aplicativo, fazer uma transferência bancária, pedir uma comida. São ações que o habilitado em ADS é especializado, com sua formação direcionada exclusivamente para isso”.
Por fim, Emerson destaca que a Fipp se faz diferente devido a experiência em ofertar um ensino sólido. “Nossa experiência em ensino é alinhada com a experiência de atuação de nossos professores no mercado de trabalho. Temos docentes em tempo integral que estão aptos a atender nossos acadêmicos e tudo isso é devido a gestão da Unoeste que acredita nesse trabalho”.
Vestibular Unoeste!
Que tal fazer como o Wesley e o Lucas e investir em uma carreira de sucesso? O curso de ADS na modalidade presencial está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025 com bolsas que podem chegar até 80% off. Inscreva-se no Concurso de Bolsas até o dia 16 de outubro.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste