Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2023

Educação Física promove integração entre egressos e alunos

  • Foto: Camila Costa Educação Física promove integração entre egressos e alunos O coordenador do curso de Educação Física, o professor Marcelo Crepaldi, durante sua participação no 3º Diálogo com Egressos de Educação Física

Bem posicionados no mercado, ex-alunos voltaram à universidade para compartilhar suas experiências do dia a dia com os atuais estudantes matriculados

Na primeira semana de aula desse segundo semestre letivo, o curso de Educação Física da Unoeste transformou uma das quadras do Centro Esportivo do campus 2 num local de troca de conhecimento e experiências. É que na última quinta-feira (10), foi realizado o 3º Diálogo com Egressos de Educação Física, um encontro em que alguns ex-alunos da faculdade que já atuam profissionalmente no mercado são convidados para retornar ao ambiente acadêmico e compartilhar suas experiências do dia a dia com os atuais estudantes matriculados na Educação Física.

A ação foi organizada pelo coordenador do curso, Marcelo Crepaldi, juntamente com os professores Camila Rodrigues Costa, Janaína Bezerra, Carlos Augusto, Everton Zanuto e Vinicius Milanez. O objetivo do encontro foi promover um diálogo onde os egressos do curso puderam compartilhar suas vivências profissionais junto aos graduandos que estão em processo de formação, inclusive os que entraram neste semestre.

“Esse tipo de evento é muito proveitoso no sentido de promover, construir um vínculo afetivo com a universidade e com os demais colegas. Nós nos preocupamos muito em fazer sempre essa semana de integração, de recepção dos novos alunos. Embora as aulas estejam sendo ministradas normalmente, reservamos horários em que juntamos dentro do Centro Esportivo os veteranos do curso, bem como os ingressantes. Normalmente fazemos jogos esportivos, atividades de gincana e atividades de dança, por exemplo. Mas, desta vez, mesmo não sendo a primeira vez, trouxemos alguns egressos formados aqui no curso, tanto no bacharelado, como na licenciatura. Já bem posicionados no mercado de trabalho, eles puderam ministrar oficinas e fazer uma ou outra atividade prática de acordo com o que desenvolvem profissionalmente”, explicou o coordenador do curso.

Para a atividade, foram convidados os egressos Nadia Fernanda da Silva Tito e Jéssica Peres de Albuquerque, que trabalham com recreação e lazer; João Fernando dos Santos, que trabalha com natação infantil; Paula Anaíse Penasso Gualtieri, que se dedica profissionalmente ao método Pilates; e Luana Nascimento Marques da Silva, que trabalha com treinamento funcional e é personal trainer. “Achamos muito positivo esse encontro porque faz nosso aluno de hoje vislumbrar uma perspectiva diferente: ‘olha esses profissionais formaram aqui e estão aí no mercado, alguns bem sucedidos e compartilhando essa experiência’. É muito importante que esses ex-alunos venham pra cá contar a história deles e motivar a todos aqueles que estão aqui a buscarem caminhos semelhantes”, completou Marcelo Crepaldi.

Aprendizado compartilhado

O convite para voltar à faculdade e participar da integração deixou a ex-aluna e hoje instrutora de Pilates, Paula Anaíse, bastante contente. “Retornar à Unoeste como aluna egressa foi um misto de emoções, sensação de dever cumprido, mas, ao mesmo tempo, pensando nas próximas metas, objetivos e oportunidades. O incentivo que recebi pelos professores durante o curso foi fundamental para realização de um sonho e preparação para o mercado”, ressaltou. Durante sua participação, Paula integrou os participantes realizando até uma atividade prática de Pilates. Na opinião dela, cultivar esses encontros é fundamental tanto para quem já se formou, quanto para quem ainda está vivenciado esse processo de formação. “Me senti muito honrada com o convite e acho extremamente importante cultivar esses encontros, mostrando as diversas atuações e possibilidades profissionais dentro do mercado de trabalho”.

[imagem_centro]

O aluno do 8º termo de Educação Física Christian Trombeta Reis, aprovou a iniciativa e disse que esse tipo de aula diferenciada acaba sendo inspiradora, principalmente para quem está chegando agora na faculdade e para quem já está prestes a se formar, como é o caso dele, que está no último semestre da faculdade. “Mostra como foi a jornada deles [ex-alunos] para que possamos nos inspirar, além de mostrar ramificações da aérea estudada para que possamos refletir em que área iremos ingressar. Essa palestra, junto com algumas matérias que estou tendo no momento, fizeram com que eu pensasse mais em que área específica. Apesar de muitos pensarem em se tornarem personal trainers, eu penso futuramente em prestar concursos em prefeituras. Também tenho vontade de construir uma academia para administrar”, comentou.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;