Ação de saúde em Taciba contribui para estimular prevenção
Rastreio busca a população sem o hábito de cuidados prévios, com a contribuição de estudantes de Enfermagem e Psicologia
Como parte das atividades da Semana Nacional da Saúde em Taciba, ação de interação comunidade e universitários serviu como rastreio para ampliar a busca da população por serviços de prevenção, considerando as pessoas que ainda não têm o hábito de procurar os serviços da unidade ou das estratégias de saúde. Razão pela qual a secretária municipal, a farmacêutica bioquímica Narria Nain Calixto de Oliveira, disse ter buscado a parceria da Unoeste para realizar a ação durante a manhã de sábado (6) na quadra de esportes Rafael Francisco Teodoro de Souza.
As atividades práticas estiveram voltadas à conscientização e melhora da saúde e do bem-estar de moradores da cidade; alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao objetivo 3 que é o de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. As temáticas aplicadas na ação foram as de prevenção e controle de doenças; promoção da saúde mental; e estilo de vida saudável. Aferição de pressão arterial e teste de glicemia (diabetes) constaram dos atendimentos.
Serviços prestados
Dezenas de pessoas foram atendidas pelas alunas do curso de Enfermagem, Bianca Barbosa Dutra e Vitória Thomaz Santos Bernardino. Pelo curso de Psicologia atuaram as alunas Rubia Gonçalves Lipari e Lanna Batista Moreira, atendendo crianças com jogos educativos, tais como jogo da memória e jogo Hanói, um quebra-cabeça com pinos. O professor Josué Pantaleão, responsável pelo Programa Unoeste + Cultura, ofereceu oficina de arte e artesanato de decoupage (arte de decorar um objeto) em tábua de carne, com a aplicação de imagem em papel e pintura.
[imagem_centro]
Pelos cursos de Pedagogia, presencial e a distância, a professora Denise Alessi Delfim de Carvalho conduziu atividades lúdicas e psicomotoras para crianças, com pinturas em desenhos e produção de slime, uma geleca maleável de diferentes cores. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou às crianças escorregador inflável e cama elástica; também como parte da estratégia de atrair as famílias. Ainda ofereceu orientação de saúde bucal e contou com a atuação da Equipe de Combate às Arboviroses de Taciba (Ecat); doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos.
Parceria e gratidão
O prefeito Alair Antônio Batista esteve presente. Ele disse que o município presta ótimos serviços de saúde e agradeceu mais uma parceria da Unoeste. A secretária Narria, egressa do curso de Farmácia e Bioquímica da Unoeste (instituição onde a filha Iascara cursa Medicina Veterinária), contou que o atendimento diário é de 150 pessoas em média, considerando os serviços prestados pela Unidade Básica de Saúde (UBS), três Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e a Farmácia Central. A ampliação de horários de atendimentos está entre as medidas para alcançar maior número de moradores.
A UBS tem atendido aos sábados e domingos até às 13h e os serviços odontológicos também são prestados em horário estendido, das 17h às 21h. Anualmente é realizada a Feira da Saúde e ocorrem realizações pontuais como a programada para esta segunda semana de abril em Taciba, com exame de Papanicolau (preventivo do câncer de colo de útero) e mamografia na Carreta do Hospital de Amor de Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul. A ação em Taciba contou com o suporte da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), representada por Richard Nazaré.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste