Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2023

Conheça parte da equipe multidisciplinar do Grêmio Prudente

  • Foto: Cedida Conheça parte da equipe multidisciplinar do Grêmio Prudente Epitácio é educador físico multifacetado e domina a área técnica do futebol; hoje é auxiliar do professor Marcos Campagnollo

Muitos profissionais da comissão técnica, departamento médico e comunicação são formados pela Unoeste que é parceira do clube na A-3

O Grêmio Prudente enfim estreia na Série A-3 do Campeonato Paulista. O time do técnico Marcos Campagnollo recebe neste sábado (21) o Votuporanguense. O jogo será a partir das 16h, no Estádio Paulo Constantino, o Prudentão. Para a temporada na série que equivale ao terceiro nível do futebol de São Paulo, o clube está todo estruturado para surpreender os adversários e avançar na competição. Nos bastidores, parte da equipe multidisciplinar e que poucos conhecem é formada na Unoeste, que renovou o contrato de parceria com o clube.

Um deles é o Luis Henrique dos Santos Dalben, conhecido como Epitácio. O educador físico de 33 anos está no time desde 2014 e hoje é assistente técnico do professor Marcos Campagnollo. Formado em Educação Física pela Unoeste, entrou a convite de um coordenador à época, que o viu trabalhando numa escolinha de futebol e se interessou pela dinâmica de trabalho. 

No começo, foi auxiliar da categoria sub-17, além de se dedicar a outras funções, como treinar goleiros, por exemplo. Em 2015 foi treinador da categoria sub-15. Em 2019 teve uma rápida saída para Osvaldo Cruz, já que naquele ano Grêmio Prudente não jogou o Campeonato Paulista. No fim daquela temporada retornou ao clube de Prudente já sob o comando da atual gestão.

Epitácio é multifacetado porque sempre dominou a área técnica do futebol, seja como auxiliar ou mesmo treinador. O que muitos não sabem é que quando jovem ele queria mesmo ser jogador. Fez testes em vários clubes e conseguiu se profissionalizar no futebol depois de várias tentativas. Porém, no que ele mesmo chama de “escalões baixos”, ou seja, times sem muita expressão em âmbito nacional. 

Enquanto auxiliar do treinador principal, a função dele é basicamente dar suporte em tudo que Campagnollo tem de ideia relacionado ao jogo, o que incluí o modelo de jogo particular encampado pelo técnico e as ideias que o treinador quer transmitir aos jogadores. Na Unoeste, ele se formou em Educação Física na condição de bacharel em 2016 para atuar na área esportiva. E na memória ele guarda com carinho os bons tempos da faculdade. 

“A estrutura que a Unoeste me ofereceu, os professores muito qualificados, a exigência diária, e todo o suporte que me foi dado foram fundamentais para me tornar o profissional que sou hoje”, reconhece Epitácio, que continua se capacitando e hoje cursa Pós-Graduação na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

Fisioterapia Desportiva

O fisioterapeuta do Grêmio Prudente, Fidelis de Souza Escobar Junior, de 25 anos, estudou na Unoeste entre os anos de 2016 e 2019, em tempo integral. Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, mora hoje em Presidente Prudente por trabalhar com fisioterapia desportiva no Carcará. Era um sonho que acabou se tornando real no início da pré-temporada de 2022. 

O foco do trabalho no clube é voltado para a prevenção e a reabilitação dos atletas. O que se intensifica em todo o começo de pré-temporada, quando o elenco precisa passar por várias avaliações. Seu trabalho colabora e muito para o trabalho multidisciplinar que hoje está entre as prioridades do clube. Além de deixar o elenco tinindo para alta performance durante os jogos, Fidelis assume missão ainda mais importante quando um jogador acaba sofrendo uma lesão inesperada. 

“O atleta machucado passa por um processo de reabilitação para que ele volte o mais rápido possível. Sempre priorizamos sua integridade e segurança para que volte a desempenhar em alta performance como antes de se lesionar”, conta o rapaz que antes de ocupar essa missão dentro Grêmio, já era torcedor de frequentar as arquibancadas.

Sobre seus tempos de faculdade na Unoeste, considera um dos mais importantes da vida para alcançar o sucesso profissional que tem tido hoje. “Poder falar da Unoeste é um imenso prazer, é minha casa, corre sangue verde dentro de mim e tenho muito orgulho de falar que estudei na universidade. A Unoeste me proporcionou vivências únicas, além de toda uma estrutura de primeiro mundo”. 

[imagem_centro]

Psicologia no esporte

Um outro integrante do Departamento de Saúde do Grêmio Prudente que é liderado pelo médico Dr. Breno Casari – também formado na Unoeste –, é o psicólogo Dimitri Francisco Santos Cunha, de 31 anos. Ele estudou na Unoeste entre 2011 e 2015, e hoje faz um trabalho relevante junto aos jogadores que lidam com pressões, derrotas, vitórias, frustrações e muitas cobranças. Dimitri sempre nutriu o sonho em trabalhar com futebol, inclusive quando entrou na Unoeste para cursar psicologia já tinha consigo esse propósito. A vontade em integrar a equipe multidisciplinar do Carcará era tanta que chegou abrir mão de estágio remunerado à época para trabalhar no clube voluntariamente. “Naquele período o futebol não tinha um olhar de busca, de compreensão sobre a importância do psicólogo. Entrei para desbravar, procurar um espaço dessa ciência que é imprescindível no esporte”.

No organograma de trabalho, Dimitri tem como principal missão “promover saúde por meio da psicoeducação”. São trabalhos individuais e coletivos. Mas na estrutura do Grêmio Prudente ele não atua profissionalmente como um psicólogo clínico. “Numa instituição esportiva, eu preciso ser atuante ao ponto de não ter nenhuma sala fixa de atendimento. Minha sala é o campo de futebol, me integrando a todo o contexto que envolve o clube”.

Sobre a formação na Unoeste, o psicólogo é só gratidão. “Eu me recordo que toda a vez que entrava naquele portão do campus 2 tinha essa sensação de gratidão e felicidade. Era muito significativo porque era o caminho para eu alcançar meu sonho. Sou grato a cada um dos professores, em especial ao meu orientador”, elogiou.

Grêmio Prudente em evidência

A responsabilidade pela divulgação do Grêmio Prudente foi dada a uma mulher: a jornalista Julhia Marqueti, de 24 anos, formada em Jornalismo pela Unoeste onde estudou entre 2016 e 2019. A Julhia comanda todo o setor de comunicação do clube desde setembro de 2020. “Sempre foi um sonho. Eu escolhi o jornalismo pelo futebol e não vice-versa. Sou apaixonada por esse esporte desde pequena, então eu queria alguma profissão em que eu estivesse mais próxima do dia a dia. A minha primeira experiência profissional é essa que estou agora, como assessora do clube há dois anos e meio, com três temporadas completas e iniciando a quarta”, contou.

No Carcará, são muitas funções que ela desempenha: atendimento a imprensa, abastecimento do site com informações e atualização das redes sociais. Julhia também grava vídeos, edita, monta as matérias no site, apresenta jogador, organiza entrevistas. Para ela, a universidade onde estudou foi quem deu base para que se tornasse a profissional talentosa que é hoje. 

“Foi a minha porta oficial para o mundo do futebol. Se não fosse a Unoeste, todos os professores e a minha bolsa de estudo eu não estaria aqui. Foi a Unoeste que possibilitou a minha primeira realização que era me formar em Jornalismo, e, consequentemente, todas as outras realizações”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;