Quarta-Feira, 5 de Maio de 2021

Cresce no mercado o interesse por arquitetura de interiores

  • Foto: Cedida Cresce no mercado o interesse por arquitetura de interiores Fellipe Sambinelli: a especialização abriu um leque de oportunidades

Além do avanço natural, o impulso do home office fortalece a atuação do profissional especialista nessa área

O planejamento do uso dos espaços interiores de residências e empresas tem apresentado avanço natural, na medida em que as pessoas vão compreendendo melhor a estética, o conforto, saúde, segurança e funcionalidade dos ambientes. No mercado é crescente o interesse por arquitetura de anteriores. Necessidade impulsionada pelo home office decorrente da pandemia do coronavírus. Condição que, embora eventual, cria a possibilidade de que o trabalho remoto poderá se tornar permanente em vários setores.

Responsável pela especialização ofertada pela Unoeste em Arquitetura de Interiores juntamente com Mariangela Barbosa Fazano Amendola, o mestre em design Marcelo José da Mota afirma que nos diuas atuais ocorre grande revolução dos ambientes internos, sejam residenciais ou corporativos. Os arquitetos especialistas nessa área Marcela Rodrigues Milano e Fellipe Sambinelli Luiz têm a especialização como diferencial de mercado no qual estão plenamente inseridos.

Várias oportunidades 

Arquiteta e urbanista egressa da Unoeste, formada em julho de 2014 e que durante a graduação fez intercâmbio de seis meses na Universidade Técnica de Lisboa com bolsa do Santander Universidades, Marcela Milano fez estágio com a arquiteta Maria Eunice Tosello, com quem continua trabalhando. Também atua no escritório Geoambiental Engenharia que presta serviços de engenharia ambiental, direito civil, topografia e arquitetura; mas onde também faz projetos de interiores.

“Logo que me formei apareceram várias oportunidades para trabalhar com projetos mais especializados em interiores. Então, eu precisava fazer detalhamento de marcenaria e projeto de iluminação... Daí a necessidade de me aprimorar nesse assunto. Como eu já tinha trabalho aqui na cidade, nessa área que eu gosto, achei melhor continuar aqui na região”, conta Marcela para dizer que assim surgiu o seu interesse em fazer a especialização na Unoeste.

Grande contribuição 

Antes de ingressar no curso, buscou informações no site da universidade e pôde constatar a qualidade do corpo docente formado por profissionais com experiências de mercado, incluindo alguns professores de fora, “com know-how bem interessante”, pontua. “A especialização tem contribuído muito com a minha atuação profissional, pois tive a oportunidade de aprender muitas técnicas construtivas, com novos materiais que estavam chegando no mercado”, afirma. 

Também formado pela Unoeste, na turma de 2012, Fellipe Sambinelli diz ter escolhido a especialização em Arquitetura de Interiores por sua vontade de atuar nesse segmento, se profissionalizar mais e entender um pouco mais desse mercado.  “É o campo que a gente consegue desenvolver diversos projetos comerciais, residenciais e até projetos cenográficos. A pós abriu para mim um leque de atuação no mercado de cenografia e de ambientação que eu não imaginava”, revela.

[imagem_centro]

Trabalho frequente 

Fellipe conta que tem atuado em projetos cenográficos em instituições como o Sesc Thermas e no Tênis Clube de Presidente Prudente. Conforme diz, são projetos que demandam um olhar criativo para determinados assuntos e têm um breve tempo de duração para que seja substituído por outro, de tal forma a possibilitar trabalho frequente, mas que reduziu por conta da pandemia. Em contrapartida, aumentou a procura em reformas ou pequenas intervenções em residências; pelo fato de as pessoas ficarem mais tempo em casa.

Ele diz ter escolhido fazer pós-graduação na Unoeste por causa de matriz curricular e pela equipe de professores com profissionais que atuam na área. “Isso é importante para nós. Eles são o ponto positivo para nos posicionar sobre o que está ocorrendo no mercado, quanto à atualização profissional”, pontua e fala que as aulas aos sábados facilita para quem trabalha durante a semana. “É um mercado que vem crescendo nesse período de pandemia. As pessoas começaram a olhar com outros olhos do ambiente de moradia e até o seu próprio comércio”, comenta.  

Inscrições abertas 

O professor Marcelo Mota, ao dizer que as inscrições estão abertas para a 17ª turma neste link, afirma ser importante para o arquiteto ou designer se especializar em Arquitetura de Interiores. “Essa pós é legal por abordar todos os tipos de interiores: industrial, comercial e residencial, assim como ambientes de eventos. Uma pós bem detalhada nesse sentido”, explica e conta que os arquitetos têm constituído no maior público em termos de alunos, exatamente por causa das oportunidades de mercado.

A pós-graduação voltada para arquitetura de interiores trabalha questões da estrutura e do mobiliário; e os confortos acústico, lúmico e térmico. “Para os dias atuais é muito interessante, por estar havendo uma grande revolução dos ambientes internos; coorporativos, principalmente. Os residenciais também, onde está ocorrendo mudança para abrir o escritório, local para home office. Nos corporativos ocorrem mudanças de 5 em 5 anos, por haver sempre necessidade de ampliação por causa de novos colaboradores, troca do mobiliário e aplicação da identidade da empresa”, diz.

Questão de mercado 

Com relação à pandemia, Marcelo Mota conta que houve reunião com os professores, no ano passado, para tratar desse assunto em sua relação com a arquitetura de interiores. “Então, a pós é bem atual, com muita questão de mercado. Nas aulas a gente traz empresas para mostrar os lançamentos. Exemplo: Ateliê Roberto Cervellini traz uma persiana nova, que tem isolamento acústico, de uso automático. Trazer o mercado para dentro da sala de aula ficou ainda mais fácil por meio remoto”, assegura.

Outro exemplo é o de terem recebido representantes de empresas, como os da Deca louças e metais. Nessas ocasiões e nas aulas, os interesses dos alunos, inclusive na condição de serem profissionais, fazem com que os assuntos sejam mais explorados. O mercado de trabalho nessa área é bastante forte, sempre precisando do arquiteto ou do designer com essa especialização, por conseguir vários serviços para um mesmo cliente em pouco tempo, o que é diferente de quando faz o projeto de imóvel cujo cliente geralmente é apenas para esse serviço e por bom tempo. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;