Quinta-Feira, 10 de Dezembro de 2020

Professor obtém menção honrosa em Prêmio do Mercosul de C&T

  • Foto: Cedida Professor obtém menção honrosa em Prêmio do Mercosul de C&T Dr. Lucas Prado Osco: estudo científico premiado em evento internacional

Qualidade e grau de inovação do estudo científico resultaram na premiação que equivale ao segundo lugar  

Professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste, o Dr. Lucas Prado Osco acaba de ser contemplado com menção honrosa pela qualidade e grau de inovação do estudo científico que remeteu à apreciação do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, na categoria Jovem Pesquisador. Produção de caráter interinstitucional em rede de colaboração nacional e internacional, em seu pós-doutorado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Seguindo o tema do evento, voltado ao desenvolvimento cientifico e tecnológico, que na versão 2020 do prêmio criado em 1998 foi “Inteligência Artificial”, o estudo inscrito pelo pós-doutor em recursos naturais apresenta solução inovadora, baseada em aprendizagem profunda, para contar plantas e detectar linhas de plantio em imagens geradas por drones. Abordagem capaz de auxiliar no mapeamento automático de áreas de cultivos agrícolas, reduzindo a dependência da inspeção visual humana.

De acordo com Lucas, a proposta envolve uma integração muito positiva entre sensoriamento remoto, visão computacional e agricultura de precisão. Pela Unoeste, cita o envolvimento na rede colaborativa a Dra. Ana Paula Marques Ramos e, pela UFMS, o Dr. José Marcato Júnior e Dr. Wesley Nunes Gonçalves.

Entre outras instituições, igualmente envolvidas, menciona a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Waterloo University, do Canadá. Lucas fez sua trajetória acadêmica, da graduação ao doutorado, na Unoeste, onde desde março deste ano é professor. É engenheiro ambiental, mestre em Meio Ambiente e doutor em Agronomia. Este ano publicou cerca de 20 artigos científicos, 14 em periódicos internacionais de alto impacto.

A menção honrosa do prêmio equivale ao 2º lugar. Sua realização é de iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados do bloco: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A organização brasileira é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) junto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mentes brilhantes 

Ao pontuar que a construção da carreira acadêmica de Lucas foi toda construída na Unoeste, o pró-reitor acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, comenta que no doutorado ele trabalhou com uma pesquisa inédita e inovadora, que tratou sobre um modelo de diagnóstico nutricional de plantas cítricas por meio de imagens de satélites. Um trabalho no qual, por meio de seus contatos, conseguiu articular e inserir vários outros pesquisadores e instituições a participarem nesta pesquisa. 

“Este fato fez com que ele se aproximasse muito do que idealizamos como fruto de nossos programas de pós-graduação, ou seja, a articulação, a discussão, a participação de outras mentes, interagindo e construindo o conhecimento, que é um dos papéis de uma universidade”, pontua o pró-reitor e cita as várias publicações científicas que resultaram da pesquisa e da tese de doutorado, a maioria em revista de elevado impacto científico. 

“Tudo isso, é claro, fez com que o Lucas tivesse a oportunidade de se inserir como membro do corpo docente da Unoeste. Portanto, a menção honrosa que recebeu nos traz muita alegria, pois, com certeza, mostra que  estamos formando mentes brilhantes em nossos cursos de graduação e pós-graduação. O Lucas é mais um deles", afirma Creste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;