Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019

Gastronomia viabiliza atuação de ex-alunos nos EUA

Atualmente cinco egressos foram aceitos em programas de trainee no exterior; dois já estão no país, um embarcou nesta terça (10) e mais dois irão em janeiro de 2020

  • Foto: Cedida Gastronomia viabiliza atuação de ex-alunos nos EUA De Santo Anastácio para o mundo: profissionalização na Unoeste possibilitou a Mariana dar início à carreira internacional

“Existem, no Brasil, 312 cursos de Gastronomia, sendo que menos de dez oportunizam aos seus ex-alunos a participação em programas de trainee na área nos Estados Unidos. A Unoeste está nesse seleto grupo”. A afirmação é do coordenador da graduação, Yuri Azevedo Moita Gonçalvez. Quem embarcou nessa terça-feira (10) foi a egressa Mariana Nezi Santana e já estão atuando por lá, o casal de namorados formados na universidade, Camila do Carmo França Costa e Giovanni Enrico Theotonio.
 
Aos 22 anos, a jovem Mariana é de Santo Anastácio (SP) e se formou na Gastronomia Unoeste em dezembro de 2018. Ela conta que a oportunidade de trabalhar no exterior surgiu por meio da graduação. “Na universidade tive a chance de assistir a uma palestra e participar de uma entrevista para a seleção. Além disso, foi por meio da instituição que me profissionalizei e adquiri formação técnica, o que fez a diferença no processo de recrutamento”, conta.
 
Ela irá trabalhar no Lansdowne Resort & Spa, localizado na cidade de Leesburg, estado da Virgínia. “Por um ano vou atuar em diversos setores, desde restaurante, parte de banquete e de supervisão. As minhas expectativas são muito positivas, tanto em relação ao crescimento profissional, por meio dos conhecimentos, quanto pelo pessoal, morando fora do país”.
 
[imagem_direita]
Enquanto o namorado Giovanni está em um resort no estado americano da Geórgia, a ex-aluna Camila, 22, atua no hotel cinco estrelas The Roosevelt Waldorf Astoria da rede Hilton, em Nova Orleans. Nascida em Santos (SP), ela morou em Presidente Prudente por 11 anos e se formou na Unoeste em julho de 2019. “Sempre gostei muito da área da gastronomia e o meu pai Rogério foi o maior incentivo para eu seguir na área. Sem dúvidas sempre foi a minha inspiração”, diz.
 
A egressa revela que sempre quis trabalhar fora do país. “Recebi um e-mail do curso informando que teria uma palestra da BRC e vi ali a oportunidade para dar início ao meu sonho. A Unoeste foi quem abriu as portas para essa empresa mostrar o trabalho e nos recrutar o que foi essencial para eu conseguir a oportunidade”.
 
Camila acrescenta que a BRC busca parcerias com instituições de ensino renomadas. “Não tenho dúvidas de que a universidade é um exemplo no Brasil. Além disso, recebi nela uma formação muito boa, por meio de todos os professores que são excepcionais no que fazem. Quero aprender muito durante esse ano que vou ficar nos Estados Unidos. Dar o meu máximo, mostrando o meu trabalho e futuramente retornar com uma bagagem profissional ainda maior”.
 
De acordo com Yuri, coordenador de Gastronomia, além desses três egressos, em janeiro de 2020 embarcarão mais dois. “Iniciamos essa ação em setembro de 2019, ou seja, em menos de seis meses temos cinco alunos levantando voo. No próximo ano, também iniciaremos a parceria para que os nossos ex-alunos possam trabalhar na França”.
 
Como funciona?
Yuri explica que os acadêmicos são incentivados desde o 1º termo a desenvolverem competências e habilidades para que tenham uma carreira internacional. Segundo ele, o J1 é um visto americano específico para profissionais de áreas específicas, para que possam dar um up no currículo.
 
“Temos um convênio com a BRC Brasil, que é especialista na construção de carreiras internacionais. Ela faz todo o processo para que a universidade possa viabilizar a atuação dos seus egressos como trainee, desde o cadastro na Secretaria de Estado dos Estados Unidos, o intermédio com as empresas, a preparação para a entrevista, visto e documentação”.
 
Acrescenta que, uma vez ao ano, a diretora geral da BRC vem do Canadá para falar sobre o programa na Unoeste e, durante todo o semestre são divulgadas as vagas disponíveis. “Os nossos ex-alunos passam primeiro por um processo seletivo com a BRC e, depois o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso realiza as avaliações do currículo e do desenvolvimento acadêmico, emitindo declarações e históricos que são essenciais para a viabilização do processo. A partir daí, vamos acompanhando em conjunto cada etapa, até o embarque”.
 
O coordenador expõe ainda que, em 2020, haverá algumas novidades. “Teremos uma turma de inglês dentro da universidade voltada para a Gastronomia e o restaurante pedagógico para que os alunos possam desenvolver essas competências”.
 
Venha para a Unoeste!
Quer fazer Gastronomia na maior universidade do oeste paulista? Aproveite para ingressar por meio do Vestibular de Verão que está com as inscrições abertas até o dia 20 de janeiro e podem ser feitas pelo site. A prova ocorre no dia 25, no campus II da universidade. Já para quem pretende ingressar por meio da nota do Enem, as inscrições vão até o dia 25.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;