Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2019

Psicologia é premiada em evento referência da área

Trabalho “Mulheres em Prosa na Universidade: sororidade e enfrentamento do machismo estrutural” foi apresentado no 20º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social

  • Foto: Cedida Psicologia é premiada em evento referência da área Representantes da Unoeste durante o evento realizado recentemente em São Paulo

Todas as ações desenvolvidas pela Unoeste estão embasadas no tripé ensino, pesquisa e extensão, sendo que, muitas vezes, essas três vertentes se misturam em prol da construção do conhecimento e da formação acadêmica. Dessa vez, o resultado dessa integração foi visualizado durante o 20º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Enabrapso): o curso de Psicologia ganhou destaque com o melhor pôster do eixo temático “Psicologia social, democracia, autoritarismos e subjetividade”.
 
Intitulado “Mulheres em Prosa na Universidade: sororidade e enfrentamento do machismo estrutural”, o trabalho foi apresentado pelas acadêmicas da graduação, Thalita Brito dos Santos (4º termo), Natália Bezerra de Souza (9º termo), Steff Gabrielle Bispo da Silva (8º termo) e pela professora Andreia Duarte Alves Martins. São coautoras as alunas Ana Beatriz Manganaro (10º termo), Mariana Magro (4º termo), Sarah Malacrida Brocca (6º termo) e Jamily Fávari Brito (6º termo).
 
De acordo com Andreia, o Enabrapso é um dos mais tradicionais e importantes eventos da psicologia no Brasil. Ela explica que o pôster premiado é o relato de experiência do coletivo “Mulheres em Prosa”, que é uma ação extensiva vinculada ao Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Psicologia e Políticas Sociais (GEEPPS), coordenado por ela e pelo professor Igor Costa Palo Mello. “Apresentamos a experiência das rodas de conversa com mulheres, realizadas no campus II da Unoeste, que abordam temas sugeridos pelas participantes e divulgados no dia anterior no perfil do coletivo no Instagram @mulheres.em.prosa”, conta.
 
A docente acrescenta que a iniciativa acontece nos intervalos das aulas e a adesão dos acadêmicos do campus foi considerada durante o encontro uma prática inovadora e que despertou interesse de muitos professores, estudantes e profissionais de outras universidades do país. “Apesar da excelente repercussão durante o evento, recebemos nesta terça-feira (26), a notícia do prêmio com uma enorme surpresa e alegria. Estamos honradas de ver a Unoeste representada neste prêmio concedido pela Abrapso e num evento que contou com a presença de nomes reconhecidos da psicologia brasileira e latino-americana”.
 
A acadêmica do 9º termo, Natália Bezerra de Souza, 21, é uma das autoras do trabalho premiado. Para ela, foi gratificante ver o reconhecimento de uma ação recente, mas muito importante na discussão sobre questões de gênero, de interseccionalidade e de questões sociais no ambiente universitário junto a mulheres e homens. “O projeto que resultou neste pôster possibilita uma série de questionamentos e tem potencialidades de levar as reflexões adiante e gerar mudanças no dia a dia, na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, esse prêmio se mostrou como o reconhecimento de uma ação social com impactos positivos na vida das pessoas e da sociedade como um todo”, diz a jovem que apresentou outro trabalho neste evento sobre intervenções com homens autores de violências contra as mulheres.
 
Mais participações
Andreia comenta que durante o 20º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, as representantes da graduação da universidade participaram de minicurso e das apresentações de trabalhos nas formas orais e em pôsteres. “Todos esses estudos são resultados de intervenções de estágio, extensão e pesquisa do nosso curso durante este ano. É válido destacar que as alunas apresentaram excelentes trabalhos nessas duas modalidades. Além disso, ministrei um minicurso e uma comunicação oral baseados em minhas pesquisas”.
 
Confira a relação completa de trabalhos apresentados no evento:
 
Comunicação oral
“O enfrentamento das violências na/da escola: rejeição social e bullying” das autoras Vânia Santos Rodrigues e Thalita Santos Bastos (10º termo) e da professora Andreia Duarte Alves Martins;
 
Pôsteres
“Um olhar crítico frente à violência na/da escola: intervenção com os alunos” das autoras Vânia Santos Rodrigues (10º termo), Thalita Santos Bastos (10º termo) e da professora Andreia Duarte Alves Martins;
“Refletir com homens: uma possibilidade na luta pela erradicação das violências contra as mulheres” de autoria de Natália Bezerra de Souza (9º termo), Igor Costa Palo Mello (docente).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;