Exemplos de sucesso sempre são motivadores! Por isso, já é tradição da Semana de Computação e Informática (Infoeste) da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste) encerrar suas edições com palestras de egressos que se destacam no mercado de trabalho. Para finalizar a 25ª edição, os ex-alunos Felipe Nisrallah Saab, Giuliano Trevisan, Lucas Plis Dolce e Marco Aurélio Panizza Damato participaram do evento para relatar suas experiências profissionais.
Dolce é líder de equipe em uma operação de outsourcing responsável por 32 siglas de sistemas de diferentes áreas e gerente de projetos na Stefanini, consultoria multinacional de tecnologia no mercado financeiro. Ele, formado em Ciência da Computação em 2010, acredita que o segredo do sucesso é ser um eterno estudante, dedicar-se continuamente e sentir prazer nas funções que executa. “A parte técnica é muito importante, porém, o profissional diferenciado precisa ir além, precisa ter visão estratégica, conhecer processos de gestão, as melhores práticas e utilizar isso para atender as expectativas da empresa e dos clientes”, declara.
Graduado como tecnólogo em Desenvolvimento Web em 2006 – atual curso de Sistemas para Internet – Trevisan é gerente de Tecnologia da Informação (TI) e sócio da Credsat Informações e Automação Comercial. Ele começou a carreira como técnico de informática e analista de suporte no ano 2000. Após a formação universitária, passou a desenvolver, implementar e gerenciar soluções web. E não parou por aí, afinal sabe que manter-se constantemente atualizado sobre as inovações mercadológicas faz toda a diferença, pois “inovação está diretamente ligada ao crescimento tecnológico e quanto mais se tem o domínio das novas tecnologias, mais o profissional é capaz de desenvolver soluções inovadoras ao mercado e, consequentemente, terá mais sucesso em sua carreira”.
Ainda na graduação é possível sobressair-se, de acordo com Damato, que sugere aos acadêmicos participar de eventos científicos, palestras e cursos extracurriculares, além de ter domínio do inglês e manter e ampliar a rede de relacionamentos. “O aluno deve aproveitar ao máximo a infraestrutura que a faculdade oferece, bem como a experiência e o conhecimento do corpo docente. Explorar as disciplinas de uma forma mais aprofundada é essencial e a prática é muito importante para a fixação da teoria”. O egresso de Ciência da Computação, pela turma de 1998, é vice-presidente assistente de TI do banco de investimentos Credit Suisse Brasil e tem no currículo o Banco Santos, a BM&F e o Banco de Tokyo.
Saab é desenvolvedor de plataforma Java na Infracommerce e responsável pelo blog [link]Java Simples.|http://www.javasimples.com.br/[/link] Formou-se em Ciência da Computação em 2010, já trabalhou como desenvolvedor na DB1 Informática e até abril deste ano ficou no Itaú BBA como analista de sistemas. Para o egresso, conseguir ser bem visto no mercado de trabalho de Informática, um ramo tão vasto, é possível desde que o profissional tenha comprometimento e bom embasamento universitário. “É necessário que ele saia da faculdade sabendo ‘se virar’, pois a todo momento surgem coisas novas e que ele não conhece. Nesse momento, pode se destacar buscando esse conhecimento em um tempo hábil e mostrando resultados para a empresa”.
As palestras dos egressos, no encerramento da 25ª Infoeste, ocorreram na sexta-feira (17), no teatro César Cava, bloco B do campus I. No dia anterior, ocorreu o Ciclo de Palestras e Cursos das Escolas Técnicas Estaduais/Etecs (Fippetec), evento realizado pelo primeiro ano e que contou com a participação de mais de 200 estudantes de Adamantina, Osvaldo Cruz, Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Teodoro Sampaio.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste