-
Foto: Cedida
Antonio Joaquim Bonfim é aprovado como trainee em uma grande indústria farmacêutica brasileira
-
Foto: Cedida
Jéssica Antonini Troiano fará mestrado em Ciências Fisiológicas pela Unesp
Ex-alunos do curso de Farmácia da Unoeste, que concluíram em dezembro passado, estrearam 2013 com motivos para comemorar o início da carreira profissional. Antonio Joaquim Bonfim, 22, foi aprovado em processo seletivo para atuar como trainee na indústria farmacêutica Prati Donaduzzi Medicamentos Genéricos, localizada em Toledo, interior do Paraná (PR). Já Jéssica Antonini Troiano, 21, foi aceita em Programa de Mestrado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Ciências Fisiológicas, na área de farmacologia. Conquistas importantes para os egressos e que comprovam a boa formação oferecida na Universidade do Oeste Paulista.
Natural de Rio de Contas, interior da Bahia, Bonfim foi contemplado com bolsa integral (100%) pelo ProUni e optou pela Unoeste para se formar. De família humilde, ele conta que sempre se empenhou para fazer valer a oportunidade que ele teve de fazer um curso superior. “Eu não conhecia outra cidade fora da Bahia”, revela.
Já em busca de um espaço profissional, no último semestre de aulas o egresso ficou atento aos editais de processos seletivos, até que encontrou a oportunidade oferecida pela Prati Donaduzzi, uma das maiores indústrias farmacêutica do Brasil. Lembra que o processo foi composto por três fases, sendo que a última ocorreu na sede da empresa, com dinâmicas em grupo, entrevistas em inglês, com gerentes e o departamento de Recursos Humanos. “Receber o resultado foi a maior alegria. Sensação de satisfação, de saber que valeu a pena todo o esforço e empenho colocado nesses quatro anos de universidade”, relata.
Enquanto universitário, Bonfim foi membro do Diretório Acadêmico, da Executiva Nacional e da Regional dos estudantes de Farmácia. Para ele, esses fatores foram determinantes na sua formação e contribuíram para seu bom desempenho na seleção para trainee. “Sempre contei com professores maravilhosos que me incentivaram a correr atrás dos meus objetivos. Fica agora o desafio de continuar batalhando e me dedicando pra fazer honrar essa chance. Quero me dedicar ao máximo e crescer lá dentro. Assumo esse desafio com muita ousadia e determinação”, salienta. Revela ainda que pretende continuar estudando e ingressar em mestrado.
Jéssica também sabe o que quer. Revela que sempre teve o intuito de seguir na carreira acadêmica, pois tem interesse pela docência. Relata ainda que a Unoeste lhe deu o suporte necessário para que ela pudesse ingressar em programa de pós-graduação
stricto sensu de uma instituição pública. “Agradeço aos meus professores que muito contribuíram para o meu aprendizado e me deram todo o apoio para esta nova etapa”.
Sua linha de pesquisa será na área de farmacologia cardiovascular, direcionada para fármacos utilizados na hipertensão. “O projeto é voltado para a avaliação da reatividade do músculo liso vascular a fármacos doadores de óxido nítrico que possuem função vasodilatadores”. Iniciando nesta nova fase acadêmica, Jéssica revela que não pretende parar por aqui, e sim seguir rumo ao doutorado. “Hoje, o mercado de trabalho exige uma formação completa para ser um profissional de sucesso”, afirma.
Para os calouros em Farmácia, Antonio Bonfim deixa um recado que recebeu no primeiro dia de aula da Unoeste: “Aproveitem ao máximo tudo que a universidade tem a oferecer, não se limitem a somente assistir aula, isso todos fazem. Se destaque, seja o melhor! É preciso fazer aquilo que ninguém mais faz, aí que está a diferença, e os frutos você colherá lá na frente”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste