Para exercer a função de contador a partir de 2015, obrigatoriamente o trabalhador terá que ser graduado. Os formados em cursos técnicos só terão o direito adquirido se tiverem o registro profissional feito anteriormente. Essas e outras informações relevantes sobre a área e a importância da formação superior estão sendo passadas na XVI Jornada de Ciências Contábeis.
A semana especial de reflexão para os universitários e profissionais contadores foca “O Contador e o Gestor nas Organizações”. Na abertura, o evento já mostrou o potencial dos alunos, com participação ativa. O auditório Azaleia do campus II ficou lotado no primeiro dia e os acadêmicos interagiram bastante com o palestrante Adriano Gilioli, mestre em Contabilidade e Finanças e em Administração e Negócios. “Dei a noção de quão preciosa é a área contábil e demonstrei as oportunidades que o mercado oferece para os formados em Ciências Contábeis”, declara.
Gilioli, também membro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP), mencionou que excelentes empregos estão na auditoria e na docência. A fala motivou Augusto Bruno Sergio Fernandes Silva, do 1º termo. “Todos que participaram conseguiram entender o que ele queria transmitir, foi uma palestra bem dinâmica”, diz o aluno, que optou por Contábeis por já trabalhar no ramo e por acreditar na Unoeste. “A Unoeste, com toda a sua capacidade, nos prepara para um futuro promissor”.
Estar qualificado é necessário para se sobressair no mercado. Tanto que desde 2011 foi retomado o Exame de Suficiência. Só com a aprovação nele será possível obter registro no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). E segundo Gilioli, buscar a excelência é fundamental. Ele diz que o Brasil possui 450 mil contadores e desse total, 33% estão no Estado de São Paulo, ou seja, 150 mil.
A contadora Tainara Luara Bragatto sabe bem dessa realidade e, por isso, sempre se esforçou. E nesta quarta-feira (18) recebeu de Antonio Moraes de Araújo, delegado regional do CRC-SP, o título de honra ao mérito por ter sido a melhor aluna da 28ª turma de Contábeis da Unoeste. “O caminho não é fácil, mas quem persiste e estuda muito chega lá”, resume a egressa.
Solenidade – O início da XVI Jornada foi marcado pela composição da mesa principal: Angelita Almeida de Oliveira Lima, pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária (Proext); Araújo; Augusto César de Oliveira Lima, diretor administrativo da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste; e Luiz Roberto Darben e Nancy Okada, respectivamente coordenadores de Contábeis e Administração. “Tivemos uma abertura excelente e a felicidade de ter um palestrante que trouxe valiosas informações. Dou-me por satisfeito”, declara Darben.
Programação – Nesta quinta-feira (19), às 19h30, haverá palestra intitulada “As Possíveis Comunicações do Contador”. Será ministrada pelos professores José Miguel Aldá e Marilani Soares Vanalli. Ainda será realizado um encontro entre gestores e contadores, mas no dia 20 – sexta-feira – e no mesmo horário. A XVI Jornada é organizada pela coordenação de Contábeis e comissão específica e pela Facic Jr. O CRC-SP e a Proext, por meio da Assessoria de Eventos Acadêmicos e Científicos, apoiam o ciclo de palestras.
Serviço – O evento ocorre até 20 de abril no auditório Azaleia (piso 2), bloco B3 do campus II. Mais informações pelo (18) 3229-2030.
Saiba mais - Conheça a melhor aluna da 28ª turma de Contábeis [link]aqui|http://www.twitpic.com/9bmjml/full[/link].
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste