-
Foto: Cedida
Licenciado em Ciências Biológicas e mestre em Ciência Animal pela Unoeste, voltará ao Brasil em 2014 para defender sua tese
Graduado em Ciências Biológicas em 2004 e mestre em Ciência Animal (2006-2008), ambos os cursos concluídos na Unoeste, o egresso Rafael Stuani Floriano teve mais uma conquista. Doutorando em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), recentemente o pesquisador foi aceito pela University of Strathclyde, em Glasgow, na Escócia, para fazer um ano de doutorado sanduíche, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Voltará ao Brasil somente em 2014 para defender sua tese.
Segundo ele, a oportunidade surgiu por indicação de sua orientadora, a doutora Léa Rodrigues Simioni, que mantém diversas colaborações internacionais. Conta que foi aceito pelo professor Dr. Edward Rowan, diretor do
Centre for Venom and Toxin Drug Discovery, Strathclyde Institute of Pharmacy and Biomedical Sciences, da instituição da Escócia.
Um dos personagens do livro de 40 anos da Universidade do Oeste Paulista, publicado em outubro deste ano, em depoimento Floriano afirma que os conhecimentos adquiridos na Unoeste abriram as portas para ele iniciar o doutorado numa das melhores universidades do Brasil.
Sobre sua linha de pesquisa o doutorando explica que “fundamenta-se em entender farmacologicamente o mecanismo de ação de neurotoxinas originárias de venenos de serpentes sobre a junção neuromuscular”. Na instituição escocesa, eleita recentemente como a Universidade do Ano, no Reino Unido, ele frequentará um laboratório de eletrofisiologia celular de referência internacional. “Sob supervisão do Dr. Rowan desenvolverei pesquisas complementares à minha tese”, relata. Afirma ainda que é um privilégio poder vivenciar essa experiência.
Quanto ao caminhado trilhado na carreira acadêmica, o pesquisador afirma que sempre esteve nos seus planos. Salienta que se interessou ainda mais pela área durante o mestrado na Unoeste, quando trabalhou ao lado da docente Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira. Atualmente é professor titular no serviço Social da Indústria (Sesi). Após defender sua tese no Brasil, o pesquisador revela que pretende voltar à Escócia para fazer um pós-doutorado.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste