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Foto: Débora André
Renato Silva, Graziella Souza, Luiz Ferreira, Jean Moraes e Iana Chagas
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Foto: Débora André
Professor Maia durante a apresentação do evento
Avaliar a elaboração da letra, figurino e cenário de 17 grupos de alunos do Ensino Médio foi a tarefa do corpo de jurados no 2o Musicando a História do Colégio Cristo Rei, realizado no último sábado (24). O júri foi composto por egressos de História, a convite do organizador do evento, Francisco Maia Neto, que também faz parte do corpo docente da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) da Unoeste.
A apresentação de aproximadamente 170 alunos, divididos em 17 grupos, foi avaliada pelos professores Graziella Plaça Orosco de Souza, Luiz Gustavo Simionato Tomaz Ferreira, Jean Bianchi Moraes, Iana Lopes Chagas e pelo acadêmico do 6o termo, Renato Roberto da Silva.
“Convidei para compor o corpo de jurados meus ex-alunos do curso de História da Unoeste. Conheço o potencial de cada um e sabia que o julgamento seria o mais acertado possível. O júri veio acrescentar qualidade e elevar o nível do evento, pois foi composto por pessoas com pleno conhecimento dos fatos e acontecimentos históricos”, enfatiza Maia.
Para Graziella, a experiência de participar da comissão julgadora de um projeto tão criativo é muito gratificante. “Me senti honrada com a confiança depositada em nós. Percebemos como os alunos realmente aprenderam os assuntos através desse projeto. Isso ficou muito transparente nas apresentações”.
Maia explica que o projeto é antigo, iniciado na década de 1980, no Colégio Objetivo de Presidente Prudente. Atualmente, o docente realiza a segunda edição no Colégio Cristo Rei. “Com o musicando, participei do projeto Brasil 500 Anos, pela TV Fronteira, afiliada da Rede Globo de Televisão. O projeto foi apresentado no Brasil e em Portugal com comentários de uma doutora professora de História da USP”.
Nesse concurso, segundo o coordenador, as classes do Ensino Médio são divididas em grupos com 8 e 10 alunos. Os temas históricos são sorteados e envolvem conteúdos de História do Brasil, História Geral e História da América. Todo o trabalho de elaboração da letra, figurino, cenário fica a cargo de cada grupo de alunos.
Maia ressalta que este projeto pedagógico faz com que o aluno saia da condição de agente passivo para ativo nessa disciplina, pois passa a pesquisar com profundidade os conteúdos históricos. “Tenho contatos com ex-alunos que participaram do musicando e comentam que até hoje não esqueceram da letra da música por eles elaboraram. Isso é muito gratificante”, comemora Maia.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste