Agronomia participa de Congresso de Ciência do Solo
O evento teve como tema principal ‘Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas’
Docentes, egressos e alunos do curso de Mestrado em Agronomia da Unoeste, participaram entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realizado na cidade de Uberlândia (MG). O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, teve como tema principal ‘Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas’.
A Universidade esteve presente através de Carlos Sérgio Tiritan, diretor do curso de Agronomia, dos docentes da graduação Carlos Henrique dos Santos e Fábio Fernando de Araújo, que também é coordenador do Mestrado em Agronomia, dos alunos do mestrado Ana Lígia de Lima Moreira, Cláudia Jaqueline Tome Iamamoto, Fabrício Loureiro de Almeida, Isabela Marega Rigolin, Tiago Aranda Catuchi e Thadeu Henrique Novaes Spósito, da graduação Everton Hassuo Sato e Érick Krabbenborg, além dos egressos do curso Iassanã Francisco da Silva e Rita de Cássia Lima Mazzuchelli.
“Este congresso que foi considerado o principal evento da área de Ciência do Solo, reuniu mais de 2,5 mil pessoas e ofereceu diferentes benefícios aos participantes. Inserção dos acadêmicos da graduação na iniciação científica, vivência de uma experiência diferenciada na área da pesquisa aos alunos do mestrado e estreitamento das relações interinstitucionais da Universidade com profissionais de diferentes áreas”, explicou Tiritan.
Ele conta ainda que a Unoeste participou através de 25 trabalhos em formato de pôster e apresentação oral baseados nos eixos temáticos: Os biomas brasileiros, com ênfase nos cerrados; uso de resíduos de atividades industriais e pecuárias como fertilizantes e condicionadores de solo; sistemas integrados e sustentáveis (lavoura-pecuária e agrosilvopastoris); uso eficiente da água e fertirrigação; uso do solo e mudanças climáticas e vice versa; bioquímica dos solos e bioremediação e sustentabilidade ambiental.
Para Fábio, a ciência do solo é uma área totalmente ligada a produção vegetal e merece uma atenção especial. “Este evento trouxe por meio de congressos e simpósios com pesquisadores nacionais e internacionais, novas técnicas na parte da pesquisa e, além disso, estabeleceu contatos para possíveis trabalhos neste campo”.
Érick Krabbenborg, que cursa o 7º termo de Agronomia, contou que participar do congresso foi uma maneira de ampliar os seus conhecimentos. “Estou sempre em busca de novos horizontes para aplicar futuramente na minha profissão e este evento permitiu um aprendizado diferenciado na área da pesquisa ligada ao solo”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste