-
Foto: Cedida
Marcelo Emilio, Suzete Bofi, Marcos Pontes, João Canalle e Maria Salete Battilani
-
Foto: Cedida
Alunos Victor Martins e Heloane Souza durante oficina de foguetes do professor doutor João Batista Garcia Canalle
A egressa de Física da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, Maria Salete Battilani, docente na Escola Estadual Antonio Almeida Prado, de Iepê (SP), participou do curso de Formação Continuada em Astronomia e XVIII Erea (Encontro Regional de Ensino de Astronomia), realizado de 6 a 11 de junho, no Observatório Astronômico da UEPG, campus Uvaranas, Ponta Grossa (PR).
Durante evento, a docente também coordenou uma apresentação cultural. O aluno Victor Tassinari Martins recitou o Poema para Galileu, de Antonio Gedeão, acompanhado pelo violão da aluna Heloane Rodrigues de Souza, com a música Romance de Amor, de autoria de Antonio Rovira. Ambos são alunos do Ensino Médio. Também foi apresentado o vídeo “Pálido ponto Azul”, dublado pelo mesmo aluno e que pode ser encontrado no [link]Youtube|http://www.youtube.com/watch?v=fgut5FD6Rf4[/link].
Maria Salete ressalta a importância do evento que consiste na capacitação de professores, consolidação e implantação de atividades astronômicas nos diversos institutos e sociedades amadoras do Brasil. “O uso da Astronomia como forma de transferência informal e natural de conhecimentos deverá servir de auxílio para a popularização da Ciência, de estímulo e incentivo aos estudantes das diversas camadas sociais para carreiras científicas e tecnológicas. Promoverá também o uso e a difusão de resultados da Ciência e Tecnologia em ações de inclusão social e redução das desigualdades. Todas essas ações vão ao encontro da melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas das redes particular, municipal e estadual de ensino”.
Conforme a professora, cabe a escola proporcionar oportunidades para que os alunos descubram quais são os seus talentos, em quaisquer áreas como teatro, ciências, música, entre outras. Os alunos têm oportunidades de assistirem as palestras ministradas durante o evento e participar das oficinas. Pelo cronograma, os estudantes têm mais atividades do que se estivessem na escola, com os professores mais renomados e das melhores universidades do país. Como são alunos participantes da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), os gastos de passagens e hospedagens são totalmente cobertos pelo evento.
“Para o Erea de Pato Branco, no próximo mês, 15 alunos farão uma apresentação do ‘Show de Física’ e do teatro ‘Ombros de Gigantes’. No segundo semestre, o evento está previsto na Unoeste, entre 17 e 20 de novembro”, finaliza Maria Salete.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste