Alegria e descontração marcaram o VIII Encontro de Ex-alunos e VI Mostra de Trabalhos do curso de Psicologia da Unoeste. As atividades foram abertas com apresentação do coral da licenciatura em Música da Universidade, na noite da última sexta-feira (27). Alunos, ex-alunos, professores e profissionais da área se reuniram no Auditório Azaleia, campus II. Os eventos se encerraram no sábado (28), com a realização de minicursos e apresentação de painéis.
Entre os temas abordados estava “A pesquisa na formação e atuação profissional do psicólogo: desenvolvimentos na Psicologia” abordado pelos docentes Igor Costa Palo Mello e Gabriel Vieira Cândido. “Muitos alunos ingressam na área com o objetivo de ajudar as pessoas, o que é extremamente natural. O que eles não podem esquecer é que grande parte do conhecimento adquirido para a atuação profissional nasce de novas pesquisas, indispensáveis para uma formação crítico-reflexiva”, disse Cândido.
Para Mello, esta área possui teorias que apresentam posicionamentos diversos. “Isso leva o acadêmico a tratar dessas diferentes correntes como verdades absolutas, o que é errado. A psicologia é uma ciência, por isso, deve estar em constante construção, reformulando seus conceitos. É neste momento que entra o trabalho da pesquisa”.
A aluna Ana Paula Domeneghetti Parizoto Fabrin, do 5º termo, prestigiou o encontro. “O psicólogo atua com pessoas, por isso, deve acompanhar as mudanças do homem, as novas tecnologias, comportamentos, pensamentos, patologias e até mesmo as novas sociedades que surgem. Quem traz essas referências que norteiam o profissional é a pesquisa científica, daí a importância de participar dessas atividades. Falar sobre pesquisa é um pré- requisito para a construção de um bom profissional”, revelou.
Regina Gioconda de Andrade, diretora desta graduação na Unoeste, explicou como surgiu a ideia de criar o encontro de ex-alunos. “Percebemos que alunos e professores sempre dialogavam e tentavam sanar dúvidas sobre as diversas áreas de atuação que a Psicologia apresenta. Decidimos então, promover este evento, que já está em sua 8ª edição”.
A docente do curso, Ilza Ligia Biceglia, falou sobre o objetivo. “Nossa intenção é trazer os ex-alunos para que eles possam relatar suas experiências sobre o mercado de trabalho, especializações e pesquisas, de forma que os graduandos possam observar e enriquecer o conhecimento”.
A egressa Bárbara Athayde de Oliveira, apresentou os resultados de sua monografia, intitulada “Infrações de Trânsito: uma visão qualitativa no município de Buritama, interior do Estado de São Paulo”, na VI Mostra de Trabalhos. “As infrações mais cometidas são consideradas gravíssimas como o não uso do cinto de segurança e do capacete, dirigir alcoolizado e o transporte irregular de crianças. Isso mostra a importância da atuação de psicólogos na formação de condutores mais responsáveis. Transmitir estes conhecimentos para os alunos e professores foi muito gratificante”, ressaltou ela, que também é ex-aluna da especialização em Psicologia do Trânsito da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste