-
Foto: Rafael Marquezi
Léo Bianchi falou sobre o seu trabalho no Globo Esporte, em São Paulo
-
Foto: Rafael Marquezi
Bruno Salgueiro, da agência Publicis, fechou a 16ª Semana de Comunicação
O retorno de ex-alunos para contar suas experiências profissionais sempre incentiva os estudantes universitários na busca por informações sobre o mercado de trabalho. Ciente desta importância, a Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste, no encerramento da Semana Acadêmica, realizada de 9 a 13 deste mês, trouxe os egressos Leonardo Bianchi, do Jornalismo, e Bruno Salgueiro, da Publicidade.
A primeira palestra foi com o atual repórter do Globo Esporte, da Rede Globo de São Paulo. Dinâmico, Léo Bianchi como é chamado, usou algumas de suas reportagens para exemplificar a nova linguagem que é usada pelo programa, como por exemplo, diferentes formas de escrever sobre um treino de futebol. “O segredo é saber ousar. Como acontece sempre a mesma coisa nos treinos de futebol, tem que diferenciar. Então o processo de decupagem [avaliação do material bruto gravado] é muito importante. Desta forma, algo que parecia não ter importância, pode virar a matéria do dia”.
De acordo com o jornalista, outro ponto importante que os estudantes precisam se atentar é quanto ao uso da locução em um vídeo. Segundo ele, este fator chega a representar 50% de todo o vídeo ao dar mais ritmo para a reportagem. “A locução é o que vai dar vida ao vídeo. Sem ela, a reportagem parece sem graça. O repórter tem que interpretar a informação que quer passar”.
Léo Bianchi, passou por diversos estágios em Presidente Prudente antes de ir para São Paulo, entre eles como narrador de rádio, ao lado de nomes como Luis Semensati e Oliveira Júnior. “O rádio me deu mais agilidade e improviso”, disse.
Após responder as dúvidas dos alunos da Facopp, que estavam bem curiosos em saber mais sobre a sua função na Rede Globo, Léo Bianchi reforçou a necessidade do conhecimento. “A Faculdade dá o básico ao aluno. Então é lá fora que você tem que exercitar e aprender o máximo em pouco tempo. Mas isso é de cada um. Estudar no interior não é ser inferior. O que faz a diferença é a vontade que o profissional tem de ser o melhor lá fora.”
Bruno Salgueiro – Formado pela Facopp em 2004, o publicitário Bruno Salgueiro encerrou a 16ª Semana de Comunicação com muita informação sobre a área e trabalhos em grandes agências. Ele usou filmes conhecidos e trabalhos produzidos e explicou os passos da etapa de criação. “O criativo em uma grande agência de Publicidade é fundamental. Mas ele tem que estudar para saber o que produzir. E especialmente, procurar se envolver em tudo que diz respeito ao produto”.
De acordo com Bruno, o jovem recém-formado tem que apostar tudo para ir bem em sua carreira, sempre mantendo a qualidade de seu trabalho e acrescentar o máximo de conhecimento possível. “Apostar significa deixar tudo de lado, muitas vezes. É trabalhar muito, às vezes sem ganhar muita coisa. Na carreira existem muitos degraus que eu só consigo subir se conquistar a confiança do meu chefe com boas criações ou bons trabalhos”.
Atualmente, Bruno Salgueiro trabalha na Agência Publicis, com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, atuando como diretor de arte. Entre os clientes estão o canal de TV Sony Entertainment Television, L’Oreal, Brookfield e Nestlé.
O publicitário ainda deixou uma mensagem a todos aqueles que sonham um dia trabalhar na área e conquistar espaço no mercado de trabalho. “É possível fazer propaganda em qualquer lugar, mesmo em crise. Independentemente do lugar, dá pra fazer coisa legal, com dinheiro ou sem dinheiro, acreditando sempre no seu potencial, que irá ser formado por uma base acadêmica forte e com muito conhecimento agregado de mercado”.
Por Ariane Viana, da Assessoria de Imprensa da Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste