Cerca de 350 acadêmicos participam esta semana das palestras realizadas na Jornada de Engenharia Civil da Unoeste, no Salão do Limoeiro, campus II. O evento organizado pelos alunos do 5º termo teve a presença, na abertura oficial, do pró-reitor Acadêmico José Eduardo Creste, do coordenador da graduação Amaro dos Santos, do representante do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), Ivam Liboni, de Bernardo Luiz Costas Fumio, representando o corpo docente e a professora Maria Helena Zangari Balarim, integrante da comissão organizadora.
Entre os temas expostos no primeiro dia, a palestra “Construção Industrializada” foi abordada pelos engenheiros Carlos Alberto Ribeiro Dib e Marco Antônio Olivetto. Eles explicaram que o sistema industrializado facilita a construção tornando-a mais rápida e eficiente. “Existem aspectos sociais e sustentáveis que devem ser levados em consideração. Desde a mão de obra, que não exige muita qualificação, elevando o índice de empregabilidade, o desuso da madeira e de nenhum tipo de escoramento, o que diminui o risco de acidentes até a não geração de nenhum tipo de entulho ou resíduo sólido”.
A apresentação do tema “Pavimento de Concreto” foi feita pelo doutor em infraestrutura pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e autor de livros, engenheiro Paulo Fernando Araújo da Silva. “O pavimento executado normalmente no Brasil era de asfalto, atualmente este tipo está sendo substituído pelo concreto, em todas as praças de pedágio, postos de gasolina e rodovias onde o tráfego é muito pesado. Falar sobre este assunto novo para os acadêmicos é de grande importância, pois é uma oportunidade ímpar de oferecer conhecimentos diferenciados para aplicação na futura profissão”.
Para a professora Maria Helena Zangari Balarim esta jornada tem grande representatividade para a graduação. “São momentos que conciliam os conhecimentos da sala de aula com as aplicações práticas do mercado de trabalho. O interesse dos alunos pela atividade é nítido e demonstra o interesse e comprometimento com o evento”.
Joyce Marinho Faita, acadêmica do 5º termo e integrante da comissão organizadora salienta que existe uma integração diferenciada. “Além do contato com todos os termos, visualizamos profissionais bem engajados no mercado que conciliam meio ambiente e construção civil e que nos incentivam na continuidade dos estudos para a formação profissional”.
Já foram abordados assuntos como Zoneamento, pelo egresso desta graduação e secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação de Presidente Prudente, Laércio Batista de Alcântara, além de Revestimento Cerâmico e Argamassa, pelo engenheiro Dorival Junior Simões Sanches, que presta assistência técnica e consultoria às empresas: Portobello Cerâmica, Eliane Cerâmica, Parex Argamassa e Docol Metais Sanitários.
Outros temas serão enfocados até sexta-feira (6) como: Orçamento e composição de custos em serviços de Engenharia (Paulo Hanke da Silva – eng. autônomo); Sindicato Circuito das Águas (Eng. Gilmar José Peixoto –Sabesp e Eng. Manuel Carlos de Morais – representantes do sindicato); Tecnologias Rodoviárias (Eng. Ernesto Preussler – diretor técnico da Associação Nacional de Infraestrutura de Transportes (Andit) e da empresa de engenharia Dynatest); Administração do estresse para enfrentar desafios (Dr. Jerson Joaquim da Silva – professor dos cursos de Administração, Informática e Medicina da Unoeste, autor de vários livros sobre estresse, conflitos e liderança) e Instalações Hidráulicas (Eng. Paulo Fernandes da Silva – sócio- proprietário da empresa Contatto Engenharia Ltda).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste