-
Foto: Cedida
Atividade foi desenvolvida no último final de semana no Campus II da Universidade como parte das atividades da especialização na área
O curso de pós-graduação
Lato Sensu em Psicologia do Trânsito da Unoeste realizou um ciclo de palestras sobre Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs). Durante todo o dia, profissionais da área discutiram diferentes assuntos sobre o tema. Alunos e docentes das turmas I, II e III da especialização participaram da atividade no último final de semana, no Campus II da Universidade.
Durante a manhã, o foco do encontro foi a Psicologia e Pessoas com Necessidades Especiais. O docente da graduação na área da Unoeste, Luis Santos Schicotti, ministrou a palestra “Aspectos Históricos e Legais – Práticas Inclusivas e Acessibilidade”. Em seguida, Renata de Luca, também professora do curso, falou sobre “O Estranho-Familiar Despertado na Inclusão: Aspectos Psicológicos”.
No período da tarde, a médica de trânsito Viviane Brabo discutiu os “Aspectos Médicos” da Avaliação da PNE. Na sequência, o examinador de direção veicular da 1ª habilitação especial do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), Valdomiro Pereira, abordou a “Perícia em Direção Veicular”.
Para Zilda Rodrigues, uma das coordenadoras da especialização, toda a sociedade deve estar atenta à inclusão da PNE. “A acessibilidade é um dos principais problemas enfrentados atualmente. Ações cotidianas – como atravessar a rua ou subir a calçada – podem ser mais complexas para a Pessoa com Necessidades Especiais, por isso, discutir estas questões é uma forma de encontrar soluções que facilitem o direito e ir e vir”.
Psicólogo há 5 anos, o egresso da Unoeste, Anderson Correia Lopes, do município de Teodoro Sampaio (SP), aprovou a atividade. “Todos os cidadãos, sejam eles com necessidades especiais ou não, têm os mesmos direitos e deveres. Acredito que participar deste tipo de discussão colabora para o aprimoramento profissional”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste